Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Vadinho deixa o Metrô para assumir a Fesporte

17 de fevereiro de 2013 33

Ouvi muitas pessoas nos últimos dias. Umas confirmaram, outras desconversaram. Mas a informação já é suficientemente concreta para postá-la aqui no blog e na minha coluna que será publicada no Caderno de Esportes do Santa desta segunda-feira.

A vinda dos Jogos Abertos de Santa Catarina para Blumenau, tão falada na última semana após a desistência (não-oficializada) de Joinville, envolve outras questões, de certa forma alheias ao esporte ou a competição em si.

Na costura política que sustenta o governo Raimundo Colombo, as pastas ligadas ao esporte (Fesporte e Secretaria de Lazer, Cultura e Esporte) pertencem à cota do PSDB. E hoje toda a força dos tucanos no Estado está concentrada em Blumenau. O prefeito Napoleão Bernardes é, hoje, um dos principais expoentes (se não o principal) do partido em SC.

Desde o início do mês, antes até de Joinville desistir de sediar os Jasc, o PSDB de Blumenau já sabe que caberá a ele, neste primeiro momento, indicar o novo presidente da Fesporte (no lugar do atual, Adalir Pecos Borsatti). E dois são os nomes que o partido pretende colocar lá: o primeiro da lista é o presidente do Metropolitano, Erivaldo Caetano Júnior, o Vadinho.

A este blogueiro, o dirigente do Verdão admitiu o convite. Já conversou com o governador e aceita, mas não abre mão da condição de assumir só após a participação do Metropolitano no Catarinense 2013, que termina em maio. Quando também termina o mandato dele no clube (uma mudança no estatuto do clube, selada na ata da última eleição, já antecipava a saída da atual diretoria de novembro para maio ou junho, com a intenção de que quem assumir tenha tempo para trabalhar uma eventual participação na Série D). Esta é a condição de Vadinho. Se o governo estadual quiser a troca na Fesporte de forma imediata, ele não vai. Me garantiu isso.

Certo é que Vadinho e outros nomes da diretoria atual (como Ericson Luef e Marcelinho Georg) deixarão o clube após o Catarinense, no fim do mandato. No treino do Metrô de sexta-feira, Vadinho admitiu a saída nos próximos meses (pessoalmente ele é totalmente contra qualquer tipo de reeleição). Faz questão de deixar claro que não pretende se afastar totalmente do clube (topa fazer parte do Conselho, se convidado). E admitiu que tem sondado nomes para assumir o Metrô, que garante deixar em boas condições para seguir adiante.

Outra possibilidade é o presidente do Metrô tornar-se no fim do ano o novo secretário estadual da pasta de Esporte, Lazer e Cultura, no lugar de Beto Martins, que sairá para concorrer nas eleições de 2014.

Há ainda uma terceira possibilidade, que seria uma espécie de dança das cadeiras. Neste caso, Vadinho assumiria a Fundação municipal de Desportos (FMD) de Blumenau e iria para a Fesporte o atual comandante da pasta, o ex-atleta Sérgio Galdino. O problema, confirmado a mim nos bastidores, é que Galdino não vê essa possibilidade com bons olhos. Não gostaria de sair de Blumenau, politicamente falando.

Essa costura toda explica porque Blumenau trata com tanto cuidado esta questão dos Jasc ficarem sem pai nem mãe em 2013. Politicamente, não seria bom.

Para o esporte de Blumenau, seria muito bom ter qualquer um deles na Fesporte, certamente estão aptos ao cargo e mudariam a forma como a cidade é tratada atualmente. A cidade precisa voltar a ter influência política para não ficar à deriva das decisões e dos investimentos.

Para o Metropolitano, neste primeiro momento não é bom, sem dúvida preocupa o torcedor. Mas apenas antecipa uma demanda do clube para o ano: arrumar novos dirigentes para seguir o projeto do clube. Algo que também era temido quando da saída do presidente Edson Pedro da Silva, o Pingo, e Vadinho surgiu como um nome até desconhecido para fazer uma boa gestão. As pessoas passam, é o projeto do clube que precisa seguir em frente com pessoas competentes e focadas nisso.

Vadinho me disse que até já manteve conversas com algumas pessoas que poderiam assumir o clube, mas ainda sem maiores avanços. Também é importante que outros nomes apareçam, dispostos a ajudar. Vamos aguardar.

Comentários (33)

  • Eduardo diz: 17 de fevereiro de 2013

    Safado, sem vergonha. Sempre achei que ele estava fazendo um bom trabalho, mas esse ano só tá fazendo m….Largar o barco agora na hora ruim é fácil né sr. Vadinho? Nas horas boas era o primeiro a botar a cara seu safado.

    Do blogueiro: Está claro no texto que o Vadinho não vai renunciar, muito menos abandonar barco. Ele sai após o Estadual, quando termina o mandato dele. Não há nada de errado nisso.

  • Antônio diz: 17 de fevereiro de 2013

    Pobre Governador!
    Estas no mesmo caminho do JPK. Com este time, não chegarás ao segundo tempo.

  • Adair diz: 17 de fevereiro de 2013

    O Vadinho vai muito bem recomendado para a Fesporte: montou um péssimo time de futebol, mantém no clube pessoas nocivas ao bom andamento do futebol e plantou as sementes de um possível rebaixamento. Que vergonha, que horror, que lástima, por quê nao volta a desempenhar sua atividade de advogado? A derrota vergonhosa para o timeco do alto vale foi a gota dágua. Fora Vadinho, fora Viton!!!!!!!!!!

  • Sérgio diz: 17 de fevereiro de 2013

    Olha meus amigos,

    Esse pessoal do metropolitano sempre usa o clube para se promover. E esse Vadinho é, na verdade, um pavão; só gosta de fazer fumaça. Ta sempre atrás de um carguinho. Aliás, essa parece uma prática de todos os “políticos” da cidade. Todos se preocupam muito em assumir os cargos e resolver o problema, que é o que deveria acontecer, nada.
    E ainda falam do BEC. O BEC, mesmo fora dos gramados, ainda é o time da cidade.

  • Adair diz: 17 de fevereiro de 2013

    Caro Braga, eu acompanho futebol a uns 30 anos e nesse período nunca vi alguém administrar de verdade um time de futebol em Blumenau, pelo contrário, só amadores, aventureiros, temperamentais, arrogantes e debochados. Eu nao consigo entender como uma cidade rica e de um nível educacional bem acima da média nacional, tem enorme dificuldade em descobrir pessoas capazes de administrar um clube de futebol profissional. É uma vergonha para nossa cidade terem montado nesses anos todos porcarias de times sem qualquer identificaçao com nossa cidade. Palmeiras, BEC, ABF, Real, Santa Catarina, Madureira, só exemplos de fracassos, imcompetência, amadorismo e destempero emocional. O Metrô infelizmente segue essa cartilha infâme e deplorável. Aqueles que poderiam administrar com eficiência e racionalidade, preferem aplicar esse potencial em outras áreas e torcer feito cordeirinhos para timecos de SP e RJ. Estamos perdendo tempo e dinheiro indo ao Sesi esses anos todos.

  • juliano diz: 17 de fevereiro de 2013

    mas me falaram na cidade que o Ericson ERA O CARANO METRO VAI SAIR TAMBÉM?ESSA POLITICA É UMA DIVISÃO DE CARGO MESMO O QUE VADINHO ENTENDE DE ESPORTE PARA ASSUMIR UMA PASTA DE ESPORTES

  • Eduardo diz: 17 de fevereiro de 2013

    Braga, eu entendi isso que ele não vai sair agora. Mas na prática vc bem sabe que ele já abandonou o barco. Não é ele quem manda lá dentro mais. E sabemos também que nas horas boas ele vivia na mídia dando discurso e querendo aparecer. Agora que o clube tá em crise ele está se escondendo da imprensa. Hoje mesmo, ele e o Viton sequer deram as caras na frente da arquibancada. Sabiam que a cobrança viria. É isso que revolta.

  • juliano diz: 17 de fevereiro de 2013

    meu sonho e o Vadinho e ver o vadinho entregar o cargo com o metropolitano na segunda divisão.Será que é difícil isso?

  • Antonio I.Ribeiro Jr diz: 17 de fevereiro de 2013

    Vadinho foi a maior decepção desses 11 anos de metropolitano, tinha tudo para da certo mais pelos PÉSSIMOS, AMADORES, RUINS, BURROS dirigentes que ele tem não conseguiu nada. E vamos e viemos Vadinho nunca foi um cara do futebol um cartola, nunca vou me esquecer da bisonha comemoração dele na “classificação” para serie D do ano passado no jogo que o metropolitano perdeu de 5 para o Avai e graças a vitoria do Marcilio em ibirama, quando ele entrou em campo pulando comemorando uma classificação feia sem méritos algum se fosse um PRESIDENTE MESMO ele não iria entrar abraçando os jogadores como se eles que acabavam de perde de 5 em casa fosse os vencedores iria cobrar uma postura diferente.
    É triste ver que o futebol em Blumenau parece que vai ser tratado como AMADOR por um bom tempo ainda, um clube que faz o que o metropolitano faz desde a venda de Maurinho em abril do ano passado até esses 4×1 do atletico hoje no sesi é a prova que tem que mudar TUDO no metropolitano, pq não adianta nada de CT (se é que vai sair) sem ter profissionais competentes para não apenas defender as cores de um time mais sim de uma cidade e não é qualquer cidade é uma FORÇA é BLUMENAU.

  • Pedro diz: 17 de fevereiro de 2013

    Que media que o blogueiro faz…..puxa saco de um incompetente ,

  • Charles Rafael Vltolini diz: 17 de fevereiro de 2013

    KKKKKK. oportunista, entende o que de esporte para assumir a Fesporte, Braga?

    ELE É CONTRA A REELEIÇÃO? QUE ARGUMENTO PARA JOGAR A TOALHA E CORRER PARA O CARGUINHO COMISSIONADO…CADÊ A ONDA VERDE? CADE O CLUBE POPULAR?

    TENTEI ACREDITAR, MAS NÃO DÁ. Ô TIME SEM IDENTIDADE COM A CIDADE, SEM ENERGIA, SEM GRAÇA, NÃO EMPOLGA, APESAR DE TODO O ESFORÇO E TORCIDA DA EDITORIA DE ESPORTES DO SANTA-

  • Mazinho Alvinegro diz: 17 de fevereiro de 2013

    Braga!
    Essa é a senha para o clube metropolitano encerrar suas atividades?

    Do blogueiro: com certeza não

  • Jonatas diz: 17 de fevereiro de 2013

    Só pesso uma coisa, antes do presidente sair, manda embora o Viton, hoje o jogo do SESI comprovou mais uma vez o que o ex-técnico Barbieri vinha dizendo, falta jogador.
    Quem contrata… A verdade é que o Viton não assumiu a culpa pelo seu fracasso e mandou o barbieri embora pagando o pato pelo seu erro…
    Será que não é hora de mandar o viton embora e contratar o Barbieri para ser o gerente de Futebol…
    Para finalizar, é uma vergonha o anucio de pagantes, não sei o que acontece, pois acho que hoje tinha muito mais que o anunciado… Dinheiro na cueca será…

  • Alemão diz: 18 de fevereiro de 2013

    O Atlético tinha que ganhar esse jogo de qualquer maneira, se o Metropolitano ganha ele abre 8 pontos sobre o Atlético e praticamente teria a vaga na Série D garantida. O Juventus é fogo de palha não tem condição de brigar com Atlético e Metropolitano pela vaga na Série D. Braga voçê não acha que essa vaga na Série D vai ser disputada ponto a ponto e rodada a rodada entre Atlético e Metropolitano como foi ano passado, quando o Metropolitano acabou conquistando a vaga na Série D por 1 ponto de vantagem sobre o Atlético.

    Valeu Atlético, grande vitória. Eu não ia no jogo com o Camboriú, mas depois dessa vitória mudei de idéia.

  • Ernesto diz: 18 de fevereiro de 2013

    Eu sai de sócio quando o Barbieri foi demitido, me senti demitido também, e já falei só retorno quando Viton e Cia for embora, o que falar agora? depois dessa vergonhosa derrota???
    com a palavra essa diretoria? diretoria!!!

  • OSVALDO SCHREIBER diz: 18 de fevereiro de 2013

    OLHA SÓ O CARA TEM MEU (VADINHO) SÓ QUE PARA ISTO ELE DEVE HONRAR,,, OO POLITICA,,, NUNCA MUDA ,,,GENTE A FESPORTE É NEGOCIO SÉRIO APESSOA DEVE INTENTER DO ASSUNTO , PORQUE ALI NAO É SÓ FUTEBOL ,VAMOS TRABALHAR CHEGA DE TRAMOIAS ,,,

  • fiedler diz: 18 de fevereiro de 2013

    Estes mesmos torcedores que sexta feira arrotaram que iriam ganhar de 3 , 4 , atropelar etc, hoje estão aí brabinhos porque perderam de quatro para uma pequena cidade que em matéria de futebol profissional dá de 10 nos blumenauenses … Só garganteiam quando está bom … Saudações Atleticanas

  • Ivo Sérgio Barbeta diz: 18 de fevereiro de 2013

    Braga, teu artigo está perfeito e independente de paixões, vejo que o Presidente irá até o final do mandato. Quanto a situação atual, guardando-se as proporções, nada diferente de Palmeiras, Vitória e outros clubes por este mundão do futebol. Ressalte-se e analise-se – Blumenau é uma terra de insatisfeitos e negativos. Nada é bom. Nada serve. Ninguém é competente… Será?…

  • Elcio diz: 18 de fevereiro de 2013

    Depois de acertar os 4 x 1 para o Atlético ontem, Braga anota aí os próximos resultados do Metro.

    Avai 3 x 1
    Metropolitano 2 x 5 Criciuma

    Vai terminar o primeiro turno em 8º lugar, somente a frente de Camboriu e Guarani.

    No segundo turno diante do quadro atual vai ser uma lástima, Metropolitano rebaixado a segunda divisão em 2013.

    Eu te pergunto o que o Sr. Vadinho entende de esporte? Acredito que entenda tanto de esportes quanto eu e você entendemos de balé. quer dizer nada.

    É por estes motivos que nunca vamos deixar de ser um país de terceiro mundinho.

    Pessoas erradas nos lugares errados, isso chama-se incompetencia.

  • Thiago Antunes diz: 18 de fevereiro de 2013

    Mais um cargo político. Aproveita e leva o Viton junto! Já que ele não faz nada, um cargo político é o ideal para ele.

  • JV diz: 18 de fevereiro de 2013

    Apos o jogo do Metro na arena, falei que o Metro tinha um bom goleiro, uma boa zaga e iria ganhar muitos jogos, tomara que nao estragam…estragaram.

  • Fabiano diz: 18 de fevereiro de 2013

    Eu ja falei….tem que fechar o futebol “profissional” ficar só com as peladas amadoras em Blumenau, cidade nao tem “carisma” para o futebol………só envergonham o nome da cidade!!!
    É Braga…vais ter que virar comentarista policial, tem muito mais campo!!!!!

  • João Eduardo diz: 18 de fevereiro de 2013

    O futebol em Blumenau encontra problemas como todos os times encontram. Temos vários exemplos de grandes times com grandes títulos que passam por fracassos: Vasco, Palmeiras e até o Flamengo que apesar não estar mal no bizarro campeonato carioca não tem um grande time condizente com sua história e o tamanho de sua torcida. Não vejo o mandato do Vadinho como uma péssima administração. Acredito que o caminho para uma história de sucesso não vai ser da noite pro dia.

  • André Silva diz: 18 de fevereiro de 2013

    Já vai tarde.

    E vai pro lugar certo, lá em Floripa, junto com o rei do Tapete Negro, JPK e o inérte do Raimundo Colombo. Tudo farinha do mesmo saco.

  • Luís diz: 18 de fevereiro de 2013

    Outro dia uma amigo me apontou que a falta de ética da imprensa e suas verdadeiras intenções são verificadas com mais facilidade analisando suas omissões do que suas abordagens.
    Acompanhando a cobertura da “mídia esportiva” após o clássico pude constatar que nehum momento está sendo comentado que todo a pressão que o Vaiai conseguiu fazer no final do jogo decorreu de ato do Célio Amorim, que marcou falta para o vaiai no momento em que um jogador daquele time meteu a mão na bola e, em seguida, esperou o “choque” e se jogou no chão. O cidadão colocou a mão na bola deliberadaemnte e se jogou sabendo muito bem o que fazia. E o fato da imprensa não tocar no assunto bem mostra a operação abafa que foi feita, quem sabe para que não se especule os motivos do Sr. Célio Amorim tentar conseuir o empate para o vaiai.
    E se não bastasse, a imprensa ainda ficou cogitando a existência de penalti para o vaiai e não teve um comentarista, repórter ou congênere quese dignasse em falar a verdade e dizer que a bola bateu no quadril do jogador alviengro e que o penalti não existiu. ficaram cogitando e cogitando, mas não falaram a verdade.
    E sobre a ladroagem em Camboriú, também não poderia ser diferente, nenhum comentário.
    Com FCF e RBS juntas, não esperem ética, verdade ou onestidade.

    Do blogueiro: Sinceramente, não entendi, Luis. Não vi os jogos da rodada, nenhum deles, por causa de outros compromissos. E aí ficaria ridículo fazer qualquer tipo de comentário. Parem de achar que tudo é conspiratório, não pensem que o mundo gira em torno do que vocês julgam prioridade. Quando eu ver os lances polêmicos da rodada, darei minha opinião, como sempre fiz. Abraço

  • Jose Carlos diz: 18 de fevereiro de 2013

    Próxima candidatura para o Governo:
    JPK – Governador
    Vadinho – Vice
    Viton – Encarregado de contratações
    Raimundo Colombo – Chefe de Segurança
    Vereadores de Blumenau – Comissão de ética
    Foz do Brasil – esgoto em todas as cidades
    Metropolitano – Guiness Book – o time mais enganador do mundo.

  • APV diz: 18 de fevereiro de 2013

    ESSE TIME DE CAVALO PARAGUAIO, BANDO DE SENVERGONHA .

  • Adair diz: 18 de fevereiro de 2013

    Teve um período raro nesses anos todos de que o futebol profissional de Blumenau conseguiu se igualar aos grandes do estado, foi de 1988 a 1991 quando chegou a ser vice-campeao em 1988 e as semifinais em 1991. Tinha como administradores pessoas competentes e sérias: Joao Telles, Raimundo Mette, Pingo, Romeu Fischer e outros mais que deram a nós torcedores a possibilidade de enfrentar de igual pra igual outros times, chegamos a disputar uma Copa do Brasil em 1989. Pena que aquele projeto teve vida curta, sucumbiu ao imediatismo e a crises econômicas da época. Foi um raro período de lucidez e orgulho para o futebol da nossa cidade.

  • Magda Claudio Cipriani diz: 18 de fevereiro de 2013

    Alguém poderia me responder,como vai ficar aquela Vergonha, terrorismo cometida por pessoas que se dizem torcedores,arruaceiros,Vândalos,bandidos, da Mancha Jovem Metropolitana,o terror que passamos após o jogo do Atlético de Ibirama,quando da volta para nossas casas, o nosso Ônibus foi apedrejado covardemente,quebrando porta e janelas,machucando pessoas inocentes,com pedras e vidros quebrados,isto porque ainda tinha escolta Policial.quem irá se responsabilizar,a Diretoria do Metro, a Polícia Militar,Os Lideres das torcidas Organizadas,quem irá pagar os prejuízos sofrido pelos torcedores machucados, e a depredação do Ônibus.Ficamos aguardando mais de duas horas parados na chuva,no acostamento,pessoas com fome,querendo ir ao banheiro,pessoas com ferimentos leves,enquanto a Policia realizava o B.O.,Pergunto para que Fazer o B.O, assim que ocorreu o depredação, toda imprensa de Blumenau , já sábia, mas não apareceu ninguém nem da Diretoria,nem da mídia para dar solidariedade,será tomadas algumas providências?,vai haver investigação? Espero respostas,espero justiça.Pois o Futebol é um dos esportes mais bonito para se assistir dentro dos estádios,e rivalidade de torcida tem que existir dentro dos estádios,e não fora para mim,não são torcedores,não gostam e não torcem pelo seu time,o verdadeiro torcedor não farias atos de horror, como foi o que passei junto com meus filhos, que viemos até Blumenau para apoiar o Atlético de Ibirama com muito Orgulho.

  • Paulo César Melim diz: 18 de fevereiro de 2013

    Primeiro é bom enfatizar, braga seu blog está bombando, meus parabéns !
    Mas quero me reportar ao comentário do Adair, ele está coberto de razão pois acompanha o futebol de Blumenau a 30 anos, eu também tenho esse tempo de
    acompanhamento, apenas uma única ressalva caro Adair, respeito ao Palmeiras
    se tem dois clubes de tradição em Blumenau, é o Palmeiras e o Olímpico, clubes
    com quase 90 anos de fundação, mesmo o Palmeiras que já não existe mais, o problema do Palmeiras como o do Olímpico foi a falta de estrutura e administração, ainda que o o Olímpico tenha sido o único a conquistar títulos, palmeiras merece respeito, se nunca ganhou títulos foi falta de apoio dos empresários da cidade que tinham ódio do Palmeiras, porque o Palmeiras era o time do povão, dos pobres, e o Olímpico era o time dos ricos, o time da alameda. Agora hoje, é o que eu à um certo tempo venho falando, não sou profeta e nem quero ser, mas era previsível, repito o que eu já disse, sem dinheiro você não contrata bons profissionais, nem comissão técnica, nem jogadores, futebol hoje é dinheiro, é coisa de gente grande, não tem dinheiro, não tem estrutura, vai disputar a segundona, é digno. Deveriam fazer uma campanha em Blumenau e não apoiar mais esses aventureiros, essa piada chamada Metropolitano,pelo amor de Deus, é ridículo, FECHEM ESSA PIADA DENOMINADA DE METROPOLITANO E VÃO DISPUTAR A SEGUNDONA É MAIS DIGNO, DETALHE SE TIVEREM CONDIÇÕES, QUE ATÉ PARA A SEGUNDONA HOJE É NECESSÁRIO UM POUQUINHO DE CONDIÇÕES SENÃO PASSA MICO. UM ABRAÇO A TODOS

  • Paulo César Melim diz: 18 de fevereiro de 2013

    BLUMENAU, PRECISA DE UM ESTÁDIO MUNICIPAL, BLUMENAU PRECISA DE UM AEROPORTO, BLUMENAU PRECISA REVITALIZAR SEU PARQUE INDUSTRIAL, NOVAS INDUSTRIAS, BLUMENAU PRECISA DE MAIS HOSPITAIS, DE MAIS FACULDADES, ENFIM BLUMENAU PRECISA SAIR DO BURACO EM QUE SE ENCONTRA, A CIDADE PRECISA GERAR DINHEIRO, GERAR EMPREGOS, SAIR DESSA ESTAGNAÇÃO DE ANOS, ONDE FOI ULTRAPASSADA POR JOINVILLE QUE É A POTÊNCIA DO ESTADO, ACORDA BLUMENAU! ACORDEM EMPRESÁRIOS DE BLUMENAU !JOINVILLE ENFIOU BLUMENAU NO BOLSO A MUITO TEMPO, SEM ECONOMIA FORTE NÃO HÁ FUTEBOL.

  • André Silva diz: 19 de fevereiro de 2013

    Blumenau não precisa de um Estádio Municipal. Tem outras prioridades. Se querem futebol, que a iniciativa privada se mexa e construa seu estádio, pois não podemos misturar política com futebol profissional.

  • Moacir diz: 19 de fevereiro de 2013

    Verificando todas as análises feitas chegamos a uma conclusão, Blumenau precisa investir no ponto que sempre foi forte.
    Como era bonito ver os ginásios lotados com grandes jogos de handebol, futsal e volei que eram as grandes alegrias que os blumenauenses tinham.
    Agora a prefeitura acena com uma possibilidade (tomara que não) de ajudar financeiramente o Metropolitano, isso é um absurdo, uma cidade cheia de problemas (já citados anteriomente) não precisamos ser repetitivos; ACORDA BLUMENAU.

Envie seu Comentário