Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Returno começa como terminou o turno

11 de março de 2013 8

No Catarinense, largamos para a reta final, com a primeira rodada do returno.

E quase tudo segue como antes.

A Chapecoense sobra, com futebol eficiente na defesa e no ataque. E fôlego de sobra. Rodrigo Gral é, disparado, o melhor jogador do campeonato. E o Verdão do Oeste encerra a passagem por Xanxerê com 100% de aproveitamento. O próximo jogo como mandante, contra o Figueira, já será na remodelada Arena Condá, prontinha para a participação na Série B. Que, aliás, promete.

O Metropolitano é a sensação do torneio, com atuações seguras e empilhando vitórias (são três seguidas). Administra com tranquilidade a vaga na Série D e sonha com um lugar nas semifinais.

O Figueirense alterna boas a más atuações (no caso, foi a vez da boa). Não empolgou ainda, mas também não decepciona. Deve chegar sem maiores sustos à semifinal.

O Joinville continua entregando pontos de forma inacreditável. Até joga bem, mas falha demais. Permitir uma virada vencendo por 2 a 0, ainda que seja na casa do melhor time do campeonato, é uma prova disso. Tem potencial, mas por enquanto não conseguiu transforma isso em um time consistente.

Criciúma e Avaí preocupam, se já projetarmos o Brasileiro. O Tigre venceu, mas foi aquela vitória meio sem graça. O Avaí tomou uma virada inacreditável do Atlético, após estar vencendo por 3 a 1, e está sem técnico: Sérgio Soares enfim caiu. Já passou da hora de começarem a pensar em comissão técnica e reforços para a Série B, pois só assim serão capazes de esboçar alguma reação ainda no Estadual. O Tigre apresenta nesta segunda Osvaldo Alvarez, o Vadão. Técnico com algum currículo, mas não sei se era a melhor opção.

O Leão, pelo jeito, deve acertar com Paulo Porto, finalista do turno do Gauchão com o São Luiz. Também fez boas campanhas no estado vizinho com Caxias, Inter-SM e Veranópolis. Já esteve em SC em 2008, dirigindo o Metropolitano, e foi muito mal. Sei que o dinheiro não anda sobrando pelos lados da Ressacada, mas creio que o Avaí precisa de um nome com mais cacife para aguentar a pressão que vem por aí.

Guarani e Camboriú cada vez mais confirmam o favoritismo no rebaixamento. E o Atlético dá mostras de que o returno será melhor.

Faltou falar do Juventus, mas foi de propósito. O clube, que faz ótima campanha diante das expectativas iniciais, voltou a ameaçar abandonar o campeonato, alegando dívidas. Quer apoio, do contrário, vai pular fora.

Sobre a situação, escrevi o seguinte na minha coluna publicada nesta segunda-feira no Santa:

Apesar da derrota no Sesi, o Juventus faz uma baita campanha no Estadual, muito acima de qualquer expectativa. E ela fica ainda maior se considerarmos que o clube está atolado em dívidas, com salários atrasados há mais de cinco meses (no caso da comissão técnica). Se os jogadores mostram profissionalismo exemplar, o mesmo não dá pra dizer da cartolagem juventina. Deixaram a situação chegar a esse ponto e agora fazem chantagem ameaçando abandonar o Catarinense (pela segunda vez) se não tiverem aporte financeiro da prefeitura de Jaraguá do Sul. Dinheiro público no futebol, ainda mais dessa forma, é absurdo. Se o Juventus não tem mesmo como se manter, que feche as portas de uma vez. Na verdade, nem deveria ter se aventurado na base de “promessas de fulano e beltrano de que haveria apoio”. Não dá mais para aceitar amadorismo no futebol catarinense, colocar um time profissional em campo hoje em dia exige estrutura e muito dinheiro. Fazer na base do “vâmo que vâmo” e passionalidade é sinônimo de fracasso.

Aliás, fica a dica para outros aventureiros por aí.



Comentários (8)

  • jhe diz: 11 de março de 2013

    E AS BONECAS BARBIES QUE AS BAILARINAS ESQUECERAM LÁ NO VESTIÁRIO EM XANXERE? PRECISAMOS DEVOLVE-LAS, AS JOGADORINHAS JEQUEANAS DEVEM ESTAR TODAS CHORANDO PURPURINAS ESTAS HORAS…

  • URUBICIENSE ALVINEGRO SERRANO – 2014 SÉRIE A ??? – DIZ diz: 11 de março de 2013

    Braga, só para lembrar o amigo que o Criciuma esta na série A, portanto sua projeção é para a Elite, enquanto a do bvai sim, é para a série B, e em 2014 série C, com certeza. Outra, o Figueirense vence mas não convence, esta mesmo é tendo muita sorte, na colocação que hoje se encontra, com certeza vai disputar a semi final, mas tambem, com certeza não tem time para ser campeão, e muito menos para subir para a série A em 2014. abraços e fui.

    Do blogueiro: Gente, é óbvio isso. E por isso a situação do Tigre é mais preocupante. Algumas coisas estão subentendidas nos textos, não precisa desenhar. Abraço

  • Bruno diz: 11 de março de 2013

    Eu li errado ou tu escreveu que o Tigre joga a serie B esse ano?

  • Pereira diz: 11 de março de 2013

    O Juventus continua alegando não ter condições de se manter no campeonato?!
    Cadê a FCF e seu presidente nessas horas? Gostam mesmo é de aparecer na hora de entregar da taça, ou para ser membro da comissão olímpica e viajar com todas as regalias para Londres!
    Braga, eles mudaram o nome do campeonato para ter patrocínio da Chevrolet, aonde foi parar a grana, você sabe? Quanto disso foi para Juventus, Ibirama, Metrô…

    Com uma CBF corrupta, com as Federações cheias de parasitas puxas sacos, e por último os dirigentes dos clubes totalmente complacentes a sujeira que vem de cima, não tem como ser diferente:
    - jogo suspenso com os times em campo;
    - trave caindo;
    - estádios vazios;
    - times com nível técnico horroroso;

  • JV diz: 11 de março de 2013

    Paulo Porto acertou com o ABC…vai se apresentar amanha.
    Esta sobrando o Argel…o Helio, Sergio Soares, e o Arthur Neto, baitas treinadores.
    Como sempre digo…tecnico de futebol de campo, e a forma como tem o Futsal, fosse a mesma, no campo, nao sobrava um…uns medrosos

  • JV diz: 11 de março de 2013

    Braga…ref. a venda de bebida no jogos…
    No Rio vai ser liberada a cerveja, mas somente nos bares do Estadio, antes da partida, no intervalo e proibido no final do jogo.
    O torcedor vai ter que ir buscar la, nunca com vendedor ambulante…
    Ate que os cariocas sabem pensar….

  • Alemão diz: 12 de março de 2013

    Apesar de toda emoção do jogo, o Avaí ter feito 2 x 0 no 1°tempo e o Atlético ter sido vaiado e saído vaiado no 1°tempo ( eu fui um dos que vaiei ), ter diminuido para 2 x 1, o Avaí ter feito 3 x 1 e depois o Atlético ter virado para 4 x 3, Atlético 4 x 3 Avaí foi sem dúvida o melhor jogo desta primeira rodada do returno, apesar de tudo isso, o Atlético apenas ganhou de um time fraco como ele, de um time que está mal no campeonato como ele e que morre de medo de vir jogar aqui em Ibirama. Se o Atlético ganhar do Criciúma sábado e do Juventus quarta que vem aqui em Ibirama aí sim o Atlético vai postular alguma coisa nesse campeonato, no mais é o que eu escrevi acima.

  • Alemão diz: 12 de março de 2013

    Braga voçê não acha que Atlético 4 x 3 Avaí foi o melhor jogo desta primeira rodada do returno ?

Envie seu Comentário