Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Vôlei terá alteração na regra em 2013

26 de setembro de 2012 26

A Federação Internacional de Vôlei (fivb) promove novas modificações nas regras. A partir de janeiro de 2013 haverá duas alterações: recepção e advertência. Quanto à recepção, a nova regra não permite que os atletas façam a chamada “recepção de toque” após o saque. Isso passará a ser uma falta.

A nova determinação sobre a RECEPÇÃO diz que “é falta, durante a recepção do saque, um contato duplo ou um toque usando a ponta dos dedos”.

Sobre a ADVERTÊNCIA, a Federação Internacional mudou os critérios para aplicação do cartão amarelo, que passa, a princípio, de penalização para advertência, deixando de dar ponto ao adversário. De acordo com o novo texto, na primeira vez o árbitro terá de dar uma repreensão verbal ao capitão da equipe, que poderá receber o cartão amarelo em caso de reincidência.

Comentários (26)

  • ber diz: 26 de setembro de 2012

    Não gostei dessa mudança do saque, é algo que vai causar bastante problema até a adaptação, que vai ser demorada, no entanto o saque flutuante vai causar enormes estragos e a linha de passe vai ter que ser mais recuada do que o normal, principalmente no feminino.

  • BORNAY diz: 27 de setembro de 2012

    Adorei…. Concordo que teremos um tempo de adaptação, porém a mudança faz com que os atletas , treinadores, preparadores fisicos ,árbitros, enfim todos os envolvidos com voleibol reinventem a maneira de se preparar para uma partida….Graças as mudanças constantes e a estas loucuras é que hoje não temos vantagens, não bloqueamos saques, sacamos em todos os nove metros da linha de fundo…..coisas que para os que viveram estas regras não devem interferir na opinião deles de que o voleibol evoluiu….ou tem gente que acredita que só subindo a rede haverá evolução…..kkkkkkk

  • Bruno rezende capixaba diz: 1 de outubro de 2012

    o saque flutuante vai fazer estragos,,,,

  • thiago diz: 3 de outubro de 2012

    Recepção sem ser de toque. Vamos ver quem é bom mesmo e quem ta ai enganando como jogador de volei

  • Joao Maria diz: 5 de outubro de 2012

    Não vejo grande mudança. Em alto nivel já se recebe quase todas as bolas de manchete. quanto ao saque flutuante é só fazer uma pequena mudança de posissionamento na equipe na hora do saque.

  • vinicius moura diz: 30 de outubro de 2012

    essa mudança sobre recebiçao.. acho isso muito erado,primeiro
    agora sobre o cartao tudo bem …
    eu acho que tinha que dar umas aulas boas para os árbitros do parana,alguns sem educaçao, total.
    isso que tinha que ser mudado

  • AURELIO diz: 25 de novembro de 2012

    BOM NA MINHA OPINIAO ESTA REGRA VAI ATAPALHAR NA HORA DO SAQUE NA ANTIGA REGRA NAO ERA VALIDO PEGAR DE TOQUE TEM QUE DEIXAR DO JEITO QUE ESTA TEM QUE MUDAR E DEIXAR A REGRA DA REDE SE TOCAR NA REDE E REDE E PRONTO. E NAO FICAR INVENTANDO MAIS REGRAS PRA PREJUDICAR O VOLEI, JA TEM BASTANTE VOLUME DE JOGO.

  • Mikaélly Batista diz: 26 de novembro de 2012

    Tambem Não gostei eles estão sufocando o volei estão tirando suas origens e implantando bestagens pois o volei não precisa ser reprimido desse jeito! como eles querem que peguem a bola na hora do saque de cabeça com no futebol?! tao de brincadeira. nao gostei nada nada!

  • PAULO SERRA diz: 1 de dezembro de 2012

    Depois de tantas mudanças que modernizaram o voleibol. vamos regredir na regra de recepção. Que pena! Quem decidiu isso parece que não pensou no quanto é difícil hoje, executar uma boa recepção, principalmente, para as categorias de base. Dizer que o jogo fica mais feio não é verdade (não dar conta de receber a bola é que vai tornar o jogo feio). Tanto é, que você praticamente não vê alguém receber um saque de toque nos jogos da categoria adulto. FEIO É ACEITAR QUE A BOLA BATA NA REDE APÓS O SAQUE, POIS, É UM LANCE ACIDENTAL, NÃO É RESULTADO DE UMA TÉCNICA APURADA, PODENDO ,ENTRETANTO, DEFINIR UM SET OU PARTIDA. SE RECEBER UM SAQUE É TÃO SIMPLES POR QUE CRIARAM O LÍBERO PARA MELHORAR A RECEPÇÃO DAS EQUIPES (lembrando que nas categorias de base nem líbero permitem, normalmente). Acho que deveriam ter feito uma pesquisa de opinião com aqueles que trabalham com o voleibol, antes de tomarem uma decisão como essa.

  • robson caetano lopes diz: 2 de dezembro de 2012

    jogo volei já faz muito tempo, meu forte não é muito o passe, mais geralmente só passo de toque, ou seja estou ferrado, mais afinal sou jogador oposto de rede então que sevire os pontas e os liberos para passarem, quanto as mudanças das regras não concordei pois os passes de toque tornam os jogos mais rápidos e com jogadas mais administradas pelos levantadores…

  • Paulo diz: 24 de dezembro de 2012

    Muito bom.Gostei,pois quem também joga areia,não vai precisar ficar se policiando quando for jogar quadra.
    O passe com uma manchete exige mais concentração e posicinamento para dar sequência as jogadas.Valeu,o pessoal da areia agradece.

  • Denise diz: 2 de janeiro de 2013

    Exelente!!! A recepção tem que ser feita de manchete, o voleibol ficará mais bonito com certeza, esse fundamento passará a ser muito bem trabalhado principalmente nas categorias de base, uma vez que se tem mais sucesso no passe quando este é feito de manchete… O trabalho de base no voleibol agradece!!!!

  • ANDRÉ BRUM diz: 7 de janeiro de 2013

    GOSTEI DA MUDANÇA MAS ACREDITO QUE PARA NÃO PREJUDICAR TANTO AS EQUIPES DEVERIA VOLTAR TAMBÉM A REGRA DE SAQUE QUEIMADO, POIS HOJE O FUNDAMENTO DO SAQUE É PRATICAMENTE UM ATAQUE E QUANDO O SAQUE BATE NA FITA ATRAPALHA MUITO A RECEPÇÃO.

  • Paulo Sergio Netto diz: 18 de janeiro de 2013

    Concordo, até certo ponto, com a alteração da regra atual. O que não deve ser permitido são os dois toques na recepção, tanto com a ponta dos dedos como de manchete. Um toque perfeito na recepção do saque não deveria ser punido e previlegiaria os jogadores mais habilidosos.

  • JOÃO MARIA diz: 23 de janeiro de 2013

    NÃO VAI ACABAR COM O TOQUE, É SÓ NA HORA DO SAQUE. DURANTE O RALY VAI PODER RECEBER DE TOQUE. PELO MENOS É O QUE EU ENTENDI.

  • Sérgio Cruz diz: 29 de janeiro de 2013

    Gente, acho que está acontecendo um erro de interpretação. A nova regra diz: “Caracteriza-se como falta a ação de, durante a recepção de um saque, cometer um duplo contato ou condução da bola, utilizando-se de uma ação de
    voleio executada com a ponta dos dedos”. Ou seja, se o toque for perfeito, não tem problema nenhum. Ou será que sou eu quem está interpretando incorretamente.

  • Thalyson diz: 30 de janeiro de 2013

    Acho que nao vai ser muito dificil… Mas vamo ver no que vai dar!!! :)

  • wisland lima diz: 24 de fevereiro de 2013

    jogo volei a bastante tempo e eu concordo com essa nova regra, pelo menos assim evita a discussão entre os jogadores e a duvida dos arbitros, se foi dois toques ou condução. então dessa regra eu gostei.

  • joel delaunay teixeira diz: 24 de fevereiro de 2013

    Toda mudança gera insatisfação de alguém. as mudanças de regras vem , exatamente , dar mais mobilidade ao volei, tornar mais emocionante. Ao caracterizar como falta a ação de recepcionar o saque de volei (se houver um contato duplo), acredito que essa regra valoriza o volei; onde teremos que nos adaptar.

  • victoia diz: 4 de março de 2013

    eu gostei da mudança nao entendo nada disssoo (kkkkkkkkk)

  • mariah diz: 9 de abril de 2013

    Toda mudança gera insatisfação de alguém. as mudanças de regras vem , exatamente , dar mais mobilidade ao volei, tornar mais emocionante.

  • josyane diz: 9 de abril de 2013

    acho que não fikou bom essa nova regra

  • Rodrigo diz: 14 de abril de 2013

    Eu não gostei dessa nova regra de saque isso esta acabando com o volei. Infelismente.

  • Rodrigo diz: 14 de abril de 2013

    Essa regra a gente vai acostuma, mais nao e nada boa. Daqui uns dia eles vão querer que o levantador só levante dentro da linha dos trés, e vão proibir de atacar atraz da linha dos três, só falta isso.

  • Tânia Molina diz: 24 de abril de 2013

    Quanto mais alto o atleta mais dificuldade de não receber o saque de toque.
    É muito idiota esta mudança.

  • rodrigo piazza diz: 2 de agosto de 2013

    Agora sim com a recepçao nao podendo mais ser feita de toque vamos ver quem passa mesmo que sabe receber e ser mais complete do que muitos enganadores que estao nas quadras por ai. E isso nao so a nivel professional mas nos regionais temos muito disso.

Envie seu Comentário