Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

ITF suspende Maria Sharapova por dois anos e russa está fora dos Jogos Rio 2016

08 de junho de 2016 0

A Federação Internacional de Tênis (ITF) anunciou nesta quarta-feira (08) que um tribunal independente concluiu que a tenista Maria Sharapova infringiu o artigo 2.1 do do Programa Antidoping da entidade e que por essa razão ela teve seus resultados anulados a partir de 26 de janeiro, data em que testou positivo durante o Aberto da Austrália, e ficará suspensa até 25 de janeiro de 2018, dessa forma sem possibilidades de disputar os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Sharapova foi flagrada em exame antidoping - Divulgação

Sharapova foi flagrada em exame antidoping – Divulgação

O teste de Sharapova foi realizado logo após a disputa de quartas de final contra a norte-americana Serena Williams e o exame detectou a presença de Meldonium, um modulador metabólico incluído na lista de substâncias proibidas pela Agência Mundial Antidoping (WADA).

Em comunicado, a WADA reconheceu o resultado do tribunal independente e afirmou que irá avaliar se irá ou não recorrer à Corte Arbitral do Esporte (CAS) para buscar uma pena maior a jogadora de 29 anos que possui em seu currículo cinco títulos de Grand Slam, uma medalha de prata nos Jogos Olímpico de Londres-2012, num total de 35 títulos no circuito da WTA. No momento, ela ocupa a 26ª colocação no ranking mundial.

Sharapova testou positivo, após derrota para Serena, na Austrália - Divulgação/Aus Open

Sharapova testou positivo, após derrota para Serena, na Austrália – Divulgação/Aus Open

Maria Sharapova fez um comunicado através das redes sociais, onde voltou a afirmar que não fez uso intencional da substância.

“Hoje, com sua decisão de uma suspensão por dois anos, o tribunal da ITF concluiu de forma unânime, que o que eu fiz não foi intencional. O tribunal considerou que eu não procurei tratamento com o meu médico para obter um aumento de desempenho. A ITF gastou muito tempo e recursos tentando provar que eu violei intencionalmente as regras anti-doping, mas o tribunal concluiu que não. Vocês precisam saber que a ITF pediu uma suspensão por quatro anos – suspensão requerida para uma violação intencional – e o tribunal rejeitou o posicionamento da ITF. Enquanto o tribunal concluiu corretamente que não violei as regras de antidoping de forma intencional, eu não posso aceitar uma suspensão dura de dois anos. O tribunal, cujos membros foram selecionados pela ITF, concordou que não fiz nada errado intencionalmente, mas eles querem me afastar do tênis por dois anos. Eu vou apelar imediatamente de parte da suspensão de acordo com as regras da Corte Arbitral do Esporte (CAS). Eu sinto falta de jogar tênis e dos meus fãs incríveis, que são os melhores os mais leais do mundo. Eu li suas mensagens nas redes sociais e seu amor e apoio tem me ajudado a passar por esses dias difíceis. Eu tenho intenção de defender o que acredito que é certo e é por isso que vou lutar para estar de volta à quadra de tênis o mais rápido possível. Com amor, Maria”

Envie seu Comentário