Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Thomaz Bellucci fica com o vice-campeonato no ATP de Houston

16 de abril de 2017 0

Em uma semana que surpreendeu até ele próprio, o brasileiro Thomaz Bellucci ficou com o vice-campeonato do ATP 250 de Houston, Texas, nos Estados Unidos. Na decisão realizada neste domingo (16), o canhoto de 29 anos perdeu para o norte-americano Steve Johnson, 29º do ranking mundial, em três sets, parciais de 6/4, 4/6 e 7/6 (5), em 2h25 de partida.

Johnson ganhou seu segundo troféu - Divulgação/@mensclaycourt

Johnson ganhou seu segundo troféu – Divulgação/@mensclaycourt

Oitavo cabeça de chave, o brasileiro enfrentou uma maratona nos seus quatro jogos anteriores, todos encerrados em três sets, diante do norte-americano Frances Tiafoe, do argentino Máximo González e de outros dois tenistas locais, Sam Querrey e Ernesto Escobedo. No primeiro set, ele começou melhor que Johnson e conseguiu uma quebra logo no terceiro game, mas não conseguiu abrir vantagem e foi quebrado logo a seguir. Com o confronto já equilibrado, Bellucci fez um péssimo 10º game e permitiu novo break, o que acarretou a derrota na parcial.

Bellucci tem quatro títulos e quatro vices - Divulgação/@mensclaycourt

Bellucci tem quatro títulos e quatro vices – Divulgação/@mensclaycourt

Já no segundo set, os dois jogadores mantiveram o saque até o oitavo game. No nono, Thomaz Bellucci se aproveitou de alguns descuidos de Steve Johnson e fez 5/4, para logo depois confirmar o serviço e empatar a partida, devolvendo o 6/4. Embalado por ter vencido os três últimos games, o brasileiro abriu a última parcial com mais um break e deu sinais de que poderia vencer.

Johnson marcou nove aces - Divulgação/@mensclaycourt

Johnson marcou nove aces – Divulgação/@mensclaycourt

Sacando bem e forçando o adversário ao erro, o brasileiro manteve o domínio da partida até o sétimo game. Porém, no oitavo, teve uma queda de desempenho e permitiu que o norte-americano devolvesse a quebra e empatasse em 4/4. A partir deste momento, os dois tenistas mantiveram o serviço até Johnson marcar 6/5. Porém, logo depois, ele sentiu um desconforto muscular na coxa esquerda e durante o 12º game não esboçou nenhuma reação nos saques de Bellucci, que se aproveitou da oportunidade para forçar o tie-break.

Com campanha em Houston, Bellucci ganhou 13 posições no ranking - Divulgação/@mensclaycourt

Com campanha em Houston, Bellucci ganhou 13 posições no ranking – Divulgação/@mensclaycourt

No tie-break, a questão física parecia favorecer o paulista, que começou vencendo por 1/0 com um mini-break. Mas logo depois, ele perdeu os dois serviços e permitiu um crescimento do adversário e da torcida, que incentivou Steve Johnson a chegar a 5/3 e conseguir a diferença necessária para fechar o jogo em 7/5 e garantir o segundo título de sua carreira.

Esta foi a oitava decisão da carreira de Thomaz Bellucci e a quarta derrota. Sua última conquista aconteceu no ATP 250 de Genebra, na Suíça, em maio de 2015. Com a campanha no saibro texano, o brasileiro garantiu um prêmio de US$ 50.295 e 150 pontos na classificação mundial, devendo saltar da 65ª para a 52ª posição na atualização da próxima segunda-feira (17).

Envie seu Comentário