Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Início da semana e um pouco mais

19 de agosto de 2012 0

Nessa segunda e terça-feira ainda teremos mais nuvens e aberturas de sol. Na segunda-feira poderemos ter chuviscos no início do dia e na terça à noite. A partir de quarta-feira teremos bons períodos de sol com momentos de um pouco mais de nuvens e chuvisco isolado na quinta-feira e sábado. Os modelos continuam demonstrando pouca chuva nos próximos quinze dias. Até agora (19/08) choveu apenas 9 mm e a média histórica para esse mês é de 94 mm, ou seja, até agora choveu apenas 10% do esperado. Além de um mês mais seco que o normal, está sendo também um mês mais quente. As temperaturas para essa semana serão agradáveis com mínimas de 16/17°C e máximas de 24/25°C. Para o final da semana teremos máximas superiores aos 25°C. A temperatura média histórica para esse mês em Itajaí é de 16,5°C e até hoje a temperatura média está em 19,8°C, ou seja, estamos com 3,3°C acima da média histórica. A média das máximas desse mês ficou em 23,3°C. A média histórica é de 22,0°C, assim estamos com 1,3°C acima da média. A diferença maior é na média das mínimas que ficou em 16,3°C. A média histórica é de 13,0°C assim estamos com 3,3°C acima da média. Os modelos atuais não indicam também mudança significativa nas temperaturas para os próximos 10/15 dias. Para o início da semana que vem às temperaturas mínimas ficarão mais baixas em torno de 13/14°, mas depois subirão novamente.

O vento está dentro da normalidade de direção com predomínio do nordeste e na intensidade fraca, característica da região.

Essa condição dos últimos deve-se um sistema de alta pressão sobre o oceano que cria um bloqueio atmosférico, bem como uma massa de ar seca atuando em boa parte do país. Assim os sistemas frontais acabam desviando para o oceano, não trazendo chuva mais significativa e também o frio. A maior nebulosidade e chuva fraca (por vezes chuvisco) dos últimos dias sobre Itajaí é resultado da ação do sistema de alta pressão sobre o oceano que favorece a circulação marítima (ventos vindos do oceano – de nordeste e leste trazendo umidade para o litoral).

As condições do mar também não mudam. Teremos ondas de meio a um metro de direção nordeste, ora leste/nordeste.

Envie seu Comentário