Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Fim do inverno. Início da primavera.

15 de setembro de 2012 0

A primavera começa no próximo dia 22 de Setembro às 11h49min. Essa data refere-se à primavera astronômica, pois a primavera climática já começou no início do mês. A primavera astronômica é quando acontece o equinócio da primavera (para o hemisfério sul) onde o dia e noite tem a mesma duração. No inverno o nosso hemisfério está menos inclinado para o sol recebendo menos energia e assim mais frio nas médias e altas latitudes. Já o hemisfério norte está mais inclinado para o sol recebendo mais energia e assim é verão. Agora estão indo para o outono e nós para a primavera, transição para o solstício de verão (hemisfério sul).

Esse inverno teve algumas características diferenciadas. Quanto à precipitação: o inverno na nossa região é a estação menos chuvosa do ano. Contudo nesse inverno tivemos um mês de julho chuvoso, o mais chuvoso desde 1983 (79% acima da média respectivamente) e o mês de agosto mais seco dos últimos 30 anos (63% abaixo da média histórica). O mês de setembro até essa primeira quinzena, também está com chuva abaixo da média histórica, algo em torno de 80%.

Quanto à temperatura: o inverno para nossa região é a estação mais fria com uma média próxima dos 18°C e tivemos um inverno até agora com 0,9°C acima da média histórica.

Quanto a anomalias da temperatura média: mês de julho – 0,5°C abaixo da média, agosto – 1,7°C e setembro – 1,5°C, ambos acima da média histórica.

Os desvios das médias das temperaturas máximas: 1,2°C para julho; 0,7°C para agosto e 0,4°C para setembro, todos acima da média histórica.

Os desvios das médias das temperaturas mínimas: 0,5°C para julho, 3,3°C para agosto e 4,4°C para setembro, todos acima da média histórica.

Assim as anomalias positivas das temperaturas para esse inverno são principalmente nas mínimas registradas. Dessa forma demonstra que não tivemos até agora um calor excessivo, mas sim, que não tivemos o frio esperado.

O que esperar?

Os principais modelos indicam condição do fenômeno El Nino (aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico equatorial e tropical) de intensidade fraca até o mês de dezembro. Os mesmos modelos indicam condição de chuva acima da média histórica para os meses de outubro e novembro (40 a 45% de chance). Alguns modelos atuais indicam anomalias de 25 a 50 mm acima da média para cada mês.

As temperaturas ficarão na média e levemente abaixo da média histórica segundo os atuais modelos.

Para conhecimento: nossas médias históricas (Normal Climatológica de Itajaí – SC)

A média histórica de precipitação para setembro é de 146 mm, para outubro de 155 mm e novembro de 154 mm. Para temperatura: setembro é de 18,9°C, outubro de 21,0°C e novembro de 22,6°C.

Para o final do mês de setembro a tendência é de chuva entre os dias 19 e 21 e depois entre o dia 24 e 26. De qualquer forma os modelos atuais indicam para a última quinzena desse mês chuva mais constante. Essa situação se repete para a primeira quinzena do mês de outubro. Os modelos atuais indicam chuva mais significativa entre 6 e 10 de outubro. Deve fazer um pouco mais de frio próximo ao dia 26 do corrente mês. No dia 21 próximo cai à temperatura, mas não muito.

Importante ressaltar que as informações colocadas são tendências de previsão numérica de tempo e dos modelos atuais. Lembrando que o tempo meteorológico é caótico e nem sempre previsível.

Envie seu Comentário