Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Hoje começa o verão e o tempo para o final de semana

21 de dezembro de 2012 0

Daqui a pouco às 9 horas e 11 minutos (horário Brasília) começa o verão astronômico no país, pois o verão climático já começou em Dezembro. O verão astronômico começa com o solstício de verão quando o nosso hemisfério está mais inclinado em direção ao sol. Esta inclinação esta na altura do Trópico de Capricórnio. Como nosso hemisfério esta mais inclinado em direção ao sol, começamos a receber mais radiação (energia) e assim um maior aquecimento. Hoje é o dia mais longo do ano. O verão astronômico não começa na mesma data e hora porque esta ligado ao movimento de translação e inclinação da terra (órbita elíptica).

Algumas características do nosso litoral centro-norte baseadas no município de Itajaí (nos últimos 30 anos):

A média da temperatura máxima para Janeiro é de 29,3°C e para Fevereiro de 29,7°C. A mínima fica em 21,0°C e 21,2°C respectivamente. Os dados históricos demonstram que chove 18 dias em Janeiro e 15 dias em Fevereiro. Aqui cabe ressaltar qualquer tipo de precipitação registrada desde um chuvisco a uma pancada forte de chuva. A precipitação média de Janeiro é de 234 mm e de Fevereiro de 188 mm. O vento predominante em Janeiro é o Nordeste e a segunda direção de Sudoeste. Para Fevereiro é o Sudoeste predominante com o Nordeste de segunda direção. A intensidade é fraca com média entre 6 a 8 km/h.

Outra característica climática é que nossa chuva passa a ser principalmente de processos convectivos, ou seja, as famosas pancadas de verão. Com o aquecimento do dia o oceano começa a receber mais energia e vai aquecendo e transpirando. Essa umidade começa a subir e condensa formando as nuvens e precipita. Também temos chuvas ligadas a frentes frias, mas em menor número.

As condições climáticas para esse verão:

Nesse verão não teremos influência de El Níño como do La Niña. Estamos num período de neutralidade, que irá no mínimo até Abril de 2013.

Existem algumas variações nas condições climáticas (precipitação e temperatura) nos prognósticos dos institutos meteorológicos.

Alguns institutos internacionais em seus últimos modelos indicam um verão típico para a região. Com chuva dentro da média histórica e com temperaturas na média e um pouco acima da média histórica.

No Brasil a variação se dá sobre a precipitação: alguns colocam chuva na média histórica e um pouco acima da média histórica para o trimestre Janeiro/Fevereiro/Março de 2013. Isso se daria pelo maior aquecimento das águas superficiais do oceano Atlântico Sul. Contudo o CPPmet da Universidade Federal de Pelotas junto ao 8º distrito de meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia de Porto Alegre colocam chuva na média a abaixo da média para Janeiro e Fevereiro e na média e um pouco acima da média para Março.

Para nossa região seria bom que realmente as chuvas se normalizassem, pois estamos com chuva abaixo da média desde Agosto. No mês de Novembro as chuvas não atingiram nem 40% da média histórica. Assim já estamos com problemas de abastecimento em algumas cidades da região e no verão o consumo de água é maior pelo aporte de turistas em nossas cidades.

O tempo para hoje e final de semana

Já faz calor nessa manhã. Em Balneário Camboriú às 8 horas já estamos com 25°C. A máxima hoje poderá chegar aos 32/33°C aqui na região.

Observe na imagem de satélite a frente fria se deslocando para o Estado. Assim teremos condição de pancadas de chuva com trovoada a partir da tarde e noite. Podem ocorrer rajadas de vento fortes entre tarde e noite.

Imagem do satélite GOES 12/NOAA/EUA - Canal do visível - dia 21/12/2012 - Hora local: 09:00 - Região Sul do Brasil

Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DSA) modificado por LabClima/UNIVALI.

Para sábado ainda temos condição de chuva na madrugada e manhã e depois melhoria com períodos de sol. A temperatura ficará em 20/26°C. Ventos de sul/sudeste de intensidade moderada com rajadas mais fortes. No mar ondas de um metro de direção sudeste.

Para domingo sol com variação de nuvens. Chance de chuvisco isolado na madrugada/início do dia. A temperatura ficará em 20/27°C. Ventos de sudeste/nordeste de intensidade suave a moderada. No mar onda de um metro de direção sudeste.

Envie seu Comentário