Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

O outono e o tempo para quarta-feira

20 de março de 2013 0

Daqui a pouco começa o outono, mas precisamente às 8h02min. Começa o outono astronômico (com seu equinócio e dia e noite com a mesma duração de 12 horas), pois o outono climatológico começou no início de março. O outono é uma estação de transição do verão para o inverno em nosso clima temperado. Assim sua primeira metade ainda possui características de verão e na segunda metade com cara de inverno. O outono desse ano não estará sobre influência nem do El Niño, como da La Niña, mas da neutralidade climatológica. A maioria dos modelos climáticos aponta chuva dentro da normalidade para esse outono, excetuando o mês de março com chuvas acima do normal. Até a presente data choveu 50% acima de média histórica. Outra característica do outono em nossa região é a diminuição dos volumes de chuva com 120 mm para abril, 114 mm para maio e 98 mm para junho. As temperaturas também começam a decair. Para o mês de abril teremos média das mínimas em 18°C e das máximas em 27°C, para maio de 15/24°C e junho de 13/22°C. Os ventos predominantes são de sudoeste e nordeste. Também começa a temporada de ciclones extratropicais mais próximos da costa e dos nevoeiros. A chuva predominante passar a ser do tipo frontal por causa das passagens de frentes frias e em menor número convectivas – pancadas de verão.

Observem na imagem de satélite fortes áreas de instabilidades (colorido) sobre o Rio Grande do Sul e oeste catarinense e o predomínio da nebulosidade sobre o estado (tons de cinza). Hoje o dirá será com céu encoberto e chuva (até 50 mm). Em alguns momentos essa chuva poderá ser de intensidade forte. Pode ocorrer trovoada isolada. Nessa madrugada e início do dia já choveu 27 mm em Itajaí. A temperatura mínima foi de 20,0°C. Os ventos foram de sudeste/nordeste com rajadas moderadas e fortes. A máxima foi às 7 horas com 41 km/h. O vento continuará de nordeste com intensidade moderada (vento médio de 19 km/h) e rajadas fortes. No mar ondas de até 1,5 metros de sudeste/leste e em alto mar ondas de até 3 metros.

Imagem do satélite GOES 12/NOAA/EUA - Canal do Infravermelho + realce - dia 20/03/2013 - Hora local: 07:00 - Região Sul do Brasil

Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)/Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DSA) modificado por LabClima/UNIVALI.

Para quinta-feira a frente fria esta se deslocando pelo estado em direção ao sudeste e teremos condição de chuva na madrugada e manhã (total de até 20 mm), melhorando a partir da tarde com possíveis aberturas de sol. A temperatura ficará em 20/27°C. Ventos de nordeste/noroeste/sudoeste de intensidade fraca à suave com rajadas moderadas (vento médio de 16 km/h). No mar ondas de leste com até 1 metro.

Para sexta-feira o predomínio do sol com algumas nuvens e chance de chuva bem isolada. A temperatura ficará em 18/26°C. Ventos de sudoeste/sudeste de intensidade suave à moderada (vento médio de 18 km/h) com rajadas mais fortes (até 40 km/h). No mar ondas de sudeste com até 1 metro.

Os modelos indicam sol com variação na cobertura de nuvens e alguma chance de chuva bem isolada até domingo.

Envie seu Comentário