Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

A primavera começa hoje!

22 de setembro de 2014 0

A primavera astronômica começa hoje às 23 horas e 29 minutos horário de Brasília com o equinócio de Setembro, ou seja, hoje temos o dia e a noite com a mesma duração. A mesma termina com o solstício de verão no dia 21 de Dezembro às 21 horas e 3 minutos (horário de verão). Para a climatologia e meteorologia a primavera já começou no início de setembro e o verão começará em Dezembro.

O que esperar? A primavera é uma estação de transição entre o inverno e o verão. Assim na primeira parte da mesma temos características ainda parecidas com o inverno e na segunda metade características mais parecidas com o verão. Dessa forma no início da mesma ainda teremos alguns períodos de frio, como no dia de hoje onde tivemos temperatura de 9,9°C pela manhã. Com a proximidade do verão cada vez menos teremos frio e cada vez mais calor. A estação florida também é a estação da recuperação das chuvas. Por que recuperação? Porque o a estação que menos chove é o inverno.

A estação desse ano estará sob a influência o El Nino (observe a figura). O mesmo estará ativo até no mínimo março de 2015. Contudo o mesmo não se intensificou, estando entre o fraco e moderado.

elnino

Fonte: Climate Prediction Center, National Weather Service, EUA.

A primavera passada com exceção do mês de setembro teve chuva abaixo da média histórica. Para esse ano a grande maioria dos modelos e os próprios institutos nacionais colocam que a chuva será na média e acima da média histórica para esse período. Quer dizer que haverá enchente? Não é possível afirmar isso. No mês de Agosto tivemos chuva acima da média histórica, mas de uma forma bem distribuída e não tivemos problemas. A não ser aqueles recorrentes de nossa região por problemas de micro drenagem, que são os locais que acabam tendo alagamentos.

A média histórica é 143, 154, 152 e 156 mm para os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro. A média de dias de chuva para esse período é de 14 dias/mês.

Quanto a temperatura deveremos ter uma primavera mais quente, com temperaturas na média e acima da média histórica. As médias históricas para esse período são de 18, 20, 22 e 24°C. O que nos interessa mesmo são a médias das temperaturas máximas, ou seja, a média dos dias de calor. Para os meses do período são 22, 25, 27 e 28°C.

Para terminar. Quanto a preocupação com as chuvas acima de média ficar sempre atento aos prognósticos dos institutos meteorológicos e dos avisos das Defesas Civis. Nesse ano tivemos 6 meses com chuvas abaixo da média e 3 meses com chuva acima da média. O mês de Junho por enquanto foi o mais chuvoso com 180% acima da média histórica.

Os ventos predominantes para essa estação será o Nordeste com velocidade média de 7 km/h.

Ótima primavera a todos.

Envie seu Comentário