Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

O outono começa hoje à noite.

20 de março de 2015 0

O outono astronômico começará hoje às 19h45min, ou seja, o equinócio de outono no hemisfério sul. O equinócio representa que as horas do dia e noite são iguais. O outono é uma estação de transição entre o verão e o inverno, onde a primeira metade mantém características do verão e a segunda metade assumindo características do inverno. Só percebemos o outono, como a primavera, com maior clareza nas médias latitudes (climas temperados ou subtropicais), onde essa estação fica mais evidenciada, principalmente pela temperatura.

Para a região de Itajaí essa estação traz temperaturas máximas de 27°C, 24°C e 15°C respectivamente e médias da mínimas de 18°C, 15°C e 13°C. Assim fica evidenciado a lenta diminuição da temperatura em direção ao inverno. Outra característica é a diminuição dos totais de chuva com 124 mm para Abril, 114 mm para Maio e 104 mm para Junho. Os sistemas frontais (frentes frias) também serão mais frequentes, bem como a passagem de ciclones extratropicais.

Os principais institutos nacionais com seus modelos apontam para a presença do El Niño, mas de forma fraca para esse outono. Os modelos nacionais colocam precipitação dentro da média histórica para o litoral e na média e acima da média para o interior do estado. Quanto as temperaturas ficarão na média e acima da média histórica.

Os modelos internacionais (NCEP-NOAA/IRI-COLUMBIA, etc.) corroboram com a presença do El Niño para essa estação. Quanto a temperatura esses modelos também indicam temperaturas acima da média histórica. Quanto a precipitação alguma divergência. Esses modelos colocam chuva na média e acima da média histórica para os meses de Abril e Maio no estado, e não somente no interior.

Importante ressaltar que as chuvas começam a diminuir no outono, mas principalmente na região sul devido a mudança do tipo de chuva. No verão as chuvas convectivas (pancadas de verão) prevalecem, mas com a presença também das chuvas frontais (passagem de frentes frias). O outono as chuvas convectivas diminuem e assim os totais também diminuem. Contudo nesse outono a temperatura da superfície do mar (TSM) do Atlântico Sul está mais quente, favorecendo a presença maior das chuvas convectivas. Assim é possível termos chuva acima da média histórica, mas sem prognósticos ou confirmação de volumes elevados nesse momento.

Envie seu Comentário