Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

O tempo para quarta-feira e semana.

23 de março de 2016 0

Hoje estamos sob a influência de um anticiclone que amanhã se afasta para o oceano e áreas de instabilidade começarão atuar pelo interior do estado. Essas mesmas áreas se fortalecerão formando um centro de baixa pressão (ciclone) na sexta-feira e seguirão em direção ao oceano formando uma nova frente fria entre o sábado e domingo.

Com essas condições sinóticas teremos sol com variação na cobertura de nuvens nessa quarta e quinta-feira com condições de chuva ocasional, mas com intensidade fraca. As temperaturas ficarão entre 20/29°C.

Na sexta-feira o tempo terá céu encoberto com chuva e em alguns momentos de intensidade mais forte com trovoada isolada. Essas condições se manterão na madrugada e manhã de sábado, e o tempo melhora a partir da tarde.

Cabe aqui ressaltar que os modelos de hoje diminuíram os totais de chuva para esse período. Os totais agora é de até 70 mm. Mesmo assim recomenda-se atenção para os avisos das defesas civis municipais.

No domingo se nada mudar teremos o predomínio do sol com chance de nevoeiros isolados na madrugada e um pouco de frio no início do dia com 18°C e máxima de 28°C.

Ventos variáveis com intensidade fraca à suave e rajadas de até 40 km/h entre sexta-feira e domingo.

Em nossas praias ondulação entre sudeste e leste para hoje, quinta e sexta-feira com até 1 metro. No sábado a ondulação passa para leste com 1 metro e séries maiores. No início da próxima semana o tamanho recua para até 1 metro.

No domingo teremos ondas de até 3 metros fora da costa. Condição que requer cautela na navegação para embarcações de pequeno porte.

Observe a imagem de satélite desse início de dia nebulosidade esparsa no estado mais concentrada entre o planalto e o litoral.

Imagem do satélite GOES 13/NOAA/EUA – Canal do Infravermelho + realce – dia 23/03/2016 – Hora local: 05:40 – Sul do Brasil.  Fonte: RAMSDIS Online - Central and South America and the Caribbean, Cooperative Institute for Research in the Atmosphere, Colorado State University, EUA, modificado por LabClima/UNIVALI.

Imagem do satélite GOES 13/NOAA/EUA – Canal do Infravermelho + realce – dia 23/03/2016 – Hora local: 05:40 – Sul do Brasil.
Fonte: RAMSDIS Online – Central and South America and the Caribbean, Cooperative Institute for Research in the Atmosphere, Colorado State University, EUA, modificado por LabClima/UNIVALI.

Para comemorar o Dia Meteorológico Mundial, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promove uma palestra sobre o tema “Mais quente, mais seco, mais úmido: vamos enfrentar o futuro”. O evento será realizado hoje entre 10h30 às 12h, no Auditório Sampaio Ferraz, localizado na sede do Instituto, em Brasília.

Envie seu Comentário