Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Como será nosso inverno.

18 de junho de 2016 0

Na próxima segunda-feira às 19h34min. começará o inverno astronômico, com seu solstício de inverno, onde a duração da noite será maior que o dia. O inverno climatológico começou em junho.

Este inverno estará sob a influência do fenômeno La Niña, mas com intensidade fraca, e o mesmo permanecerá no mínimo até janeiro de 2017 (figura 1 – barras em azul). Este fenômeno apresenta como características gerais para a região centro sul do Brasil, diminuição das chuvas e das temperaturas.

Fonte: International Research Institute for Climate and Society – Earth Institute – Columbia University – EUA.

Fonte: International Research Institute for Climate and Society – Earth Institute – Columbia University – EUA.

Os modelos climatológicos internacionais e nacionais atuais apresentam algumas diferenças em relação ao que esperar em termos de precipitação e temperatura.

Os modelos nacionais atuais indicam para o trimestre julho, agosto e setembro chuvas na média e acima da média histórica e temperaturas dentro da média histórica. Alguns modelos nacionais específicos colocam chuva acima da média para julho e abaixo para o mês de agosto.

Os modelos internacionais indicam para o mesmo trimestre chuvas dentro da média histórica e temperaturas acima da média histórica.

O inverno para nossa região é a estação de menor precipitação e de menores temperaturas. Para Itajaí os totais de chuva para julho, agosto e setembro é de 118, 94 e 150 mm respectivamente. A média das temperaturas mínimas para estes meses são de 12, 13 e 14°C e das temperaturas máximas são de 21, 22 e 23°C. O vento de sudoeste predomina em julho e o nordeste em agosto e setembro.

O recorde de temperatura mínima absoluta para esta estação foi em agosto de 1991 com 0,5°C negativo. Já de temperatura máxima absoluta foi em agosto de 1993 com 36°C.

No inverno temos a intensificação dos sistemas frontais e também maior número de ciclone extratropicais.

Envie seu Comentário