Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Outono de 2017.

19 de março de 2017 0

O outono começa amanhã às 7 horas e 29 minutos com o equinócio de outono no hemisfério sul, onde o dia e a noite terão a mesma duração. Essa é uma estação de transição entre o verão e o inverno, e assim, em sua primeira metade está mais próxima do verão e na sua segunda metade mais próxima do inverno. Outras características são o aumento das passagens de frentes frias e de ciclone extratropicais, principalmente sobre o oceano.

Os modelos internacionais dessa semana colocam que estamos em neutralidade climatológica (nem El niño e La niña) com tendência de aquecimento. Essa condição se mantém no mínimo até junho. A partir de julho alguns apontam para um El niño fraco próximo da neutralidade (figura 1). Uma das características gerais da neutralidade é a inconstância, tanto de temperatura e precipitação. Apresenta uma grande variabilidade, por vezes um período maior sem chuva e de repente uma chuva concentrada.

Figura 1 – Probabilidade para ENSO em 2017. Fonte: IRI – International Research Institute for Climate and Society, Earth Institute, Columbia University, USA

Figura 1 – Probabilidade para ENSO em 2017. Fonte: IRI – International Research Institute for Climate and Society, Earth Institute, Columbia University, USA

A média histórica para o município de Itajaí das médias das temperaturas máximas e mínimas para os meses de abril, maio e junho são de 27°C, 24°C e 22°C (máximas) e 18°C, 15°C e 12°C (mínimas). Para precipitação os registros históricos indicam totais de chuva de 120, 110 e 105 mm para os mesmos meses.

Para esse outono o consenso dos modelos é que tenhamos chuva dentro da média e um pouco acima para os meses de maio e junho. Os modelos internacionais indicam para junho e os nacionais para maio. Quanto a temperatura deverá ficar na média e um pouco acima de média histórica. Modelos nacionais apontam o mês de abril dentro da média e levemente abaixo.

Envie seu Comentário