Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Tempo instável até quinta-feira, depois tempo bom e frio.

06 de junho de 2017 0

Com o acumulado das chuvas de ontem e dessa madrugada já passamos do esperado para o mês de junho. Esse outono já superou o outono do ano passado, que já havia sido chuvoso nos meses de abril e maio. O outono deste ano já teve chuva acima da média histórica no mês de abril (35%), maio (155%) e junho até hoje pela manhã (3%). Os modelos climáticos nacionais atuais colocam chuva acima da média histórica para esse mês, em torno de 50 mm, não atingido até esse momento. Normalidade para o mês de julho e acima da média para agosto. Estamos em neutralidade climatológica com tendência de aquecimento, mas sem chegar ao El Niño.

Continuamos com áreas de instabilidade atuando sobre a região sul. Essas mesmas áreas se intensificarão na quinta-feira formando uma nova frente fria que se deslocará pela nossa região. Contudo os modelos apontam condições de chuva forte pelo estado, mas principalmente no oeste, planalto e divisa com o Rio Grande do Sul, e até o momento não há indicativo de chuva mais intensa para nossa região. Recomenda-se observar os avisos das defesas civis municipais.

Logo após a passagem da frente fria entrará pelo interior do estado uma forte massa de ar polar e seca que deixará o tempo estável com o predomínio do sol e do frio. Temperaturas próximas a zero, ou até abaixo, com possibilidade de neve (sexta-feira) na serra catarinense.

Observe a imagem de satélite deste início de dia muita nebulosidade sobre a região sul.

Imagem do satélite GOES 13/NOAA/EUA – Canal do Infravermelho + realce – dia 06/06/2017 – Hora local: 06:40 – Sul do Brasil. Fonte: RAMSDIS Online – Central and South America and the Caribbean, Cooperative Institute for Research in the Atmospere, Colorado State University, EUA, modificado por LabClima/UNIVALI.

Imagem do satélite GOES 13/NOAA/EUA – Canal do Infravermelho + realce – dia 06/06/2017 – Hora local: 06:40 – Sul do Brasil. Fonte: RAMSDIS Online – Central and South America and the Caribbean, Cooperative Institute for Research in the Atmospere, Colorado State University, EUA, modificado por LabClima/UNIVALI.

Tempo instável até quinta-feira. Predomínio da nebulosidade, possíveis aberturas de sol e condições de chuva a qualquer momento, mas não com volumes significativos. As temperaturas ficarão entre 18/23°C e na quinta-feira a máxima chegará próximo dos 28°C.

Na sexta-feira o tempo melhorará. Condições de chuva na madrugada, mas o sol aparecerá no decorrer da manhã e a temperatura cairá à noite. No sábado e domingo tempo bom com o predomínio do sol e frio. As temperaturas ficarão entre 9/22°C. Essa condição permanecerá no início da próxima semana.

Ventos variáveis com intensidade geralmente fraca e rajadas fortes na quinta e sexta-feira com até 60 km/h.

Em nossas praias ondulação variando entre nordeste/leste e leste/sudeste com meio metro. Na quinta e sexta-feira ondas de 1 metro com algumas séries maiores.

Com o deslocamento da frente fria o mar ficará agitado fora da costa a partir de sexta-feira, permanecendo assim no mínimo até segunda-feira com ondas de até 4 metros. Restrição para embarcações de pequeno porte.

Envie seu Comentário