Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Assunto da semana

31 de janeiro de 2008 10

Prezado Cacau,

Estava lendo hoje sua coluna como faço todos os dias no horário do almoço e vi que você consultou o site Windguru para ver a previsão do tempo, porém, eu como geógrafo muito ligado às questões climáticas dou uma dica muito importante. O único Centro, Instituto, site, ou qualquer outra coisa do gênero que tem pessoal técnico e informação de primeira para gerar as tais previsões do tempo, que ultimamente todo mundo gosta de falar que só erram, é o Instituto Brasileiro de Pesquisa Espacial (Inpe), mais específico, o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) — link aqui.

Todos os outros são cópias, mal feitas por sinal, inclusive o nosso Climerh, da Epagri, isto porque, o Inpe é o único instituto nacional que lança satélites climáticos. Os outros centros de previsão do tempo tem parcerias com o CPTEC, que comercializa os dados oriundos dos satélites climáticos que tem que ser interpretados. Aí é que está o perigo.

Analisando o material disponibilizado hoje pelo CPTEC, que encaminho em anexo, procede a informação coletada no Windguru, estando sua tradicional feijoada garantida, até nova previsão, que tem todos os dias.

Essa dou de lambuja: para quem acredita que, com o aquecimento global, as únicas modificações serão o aumento das temperaturas e do nível do mar, está muito enganado, para nós do Sul do Brasil a principal alteração será na precipitação atmosférica, pois a principal alteração, e a mais séria, é o deslocamento da umidade da Selva Amazônica para as regiões Sul e Centro-Oeste e conseqüente seca na Região Amazônica. Este fato extinguiria toda a Floresta Equatorial Amazônica, que liberaria mais CO² na atmosfera acelerando ainda mais o processo de aquecimento da Terra. Mas acredito que até lá haja a tão sonhada renovação mental do planeta e nós não precisaremos sentir essas conseqüências.

De tempo e clima acredito que entendo um pouco, por curiosidade e formação, vale conferir as dicas dadas.

E só para comentar, estou escrevendo este e-mail e vendo a chuva cair lá fora, e que chuva, até parece que a Amazônia é aqui…

Abração pra ti meu camarada, quem sabe ano que vem nos vemos na tua feijoada, esse ano como os últimos três, vou para o camarote da Setur na Passarela Nego Quirido, que por sinal é sempre espetacular

Hugo Gonçalves Martins
Geógrafo

Especialista em geoprocessamento e sensoriamento remoto
ELETROSUL S.A.
DPM/DIAC/SETOP

Postado por Cacau Menezes – Floripa

Comentários (10)

  • Jacob diz: 1 de fevereiro de 2008

    LFreitas, a METSUL realmente faz um ótimo trabalho sobre meteorologia mas, tenho que discordar de você no assunto Catarina. O primeiro a afirmar sobre o Catarina foi o Ronaldo Coutinho que trabalha na Climaterra.

  • Rui Kuka Schürmann diz: 31 de janeiro de 2008

    Quem sou eu para questionar o Sr. Hugo, afinal de contas, ele de certa forma é do ramo.
    Mas, como usuário quase que diário, posso atestar que o WindGuru é uma excelente e confiável fonte de informações.

  • Antonio Luiz da Silva diz: 1 de fevereiro de 2008

    Cacau realmente tens olho de Lince e muita percepção (experiência de vida nem precisa comentar) , Berloque Gomes é o cara tem futuro o cara hem…em termos de comentário com humor e sátira está imbatível, o homem é bom .

  • Hugo Gonçalves Martins diz: 1 de fevereiro de 2008

    Mas se podemos ir direto a fonte, porque nos dirigirmos a “atravessadores”? Sabemos que neste percurso coisas estranhas podem acontecer… desculpem-me pelo que escrevi sobre o CLIMERH, pelo menos sobre como ficou entendido, o que quis dizer foi que eles tb são clientes do CPTEC – INPE. Nada contra o pessoal do CLIMERH onde conheço bastante gente, e sei que realizam um ótimo trabalho contanto com excelentes técnicos.
    Abraços a todos.

    Ahhh quase esqueci, pô BERLOQUE??

  • Ronaldo diz: 31 de janeiro de 2008

    Mto confiável tb é o site do Weather Channel (www.weather.com). Mais satélite que os ômi o INPE com certeza não tem…
    abssss

  • LFreitas diz: 31 de janeiro de 2008

    Recomendo o site da MetSul, que foi inclusive , a classificar o Catarina como furacão e dar o alerta, mas ninguém acreditou. E Está chuva que cai hoje em Florianópolis foi anunciada durante toda a semana pelo METSUL. Confiram!

    http://www.metsul.com/blog/

  • Rutger Hauer diz: 31 de janeiro de 2008

    Cacau, acho que esta chuva deve ser algum castigo dos céus. Depois que apareceu aquela sujeira toda nas areias de jurerê na virada do ano, São Pedro não liberou mais sol aqui pra ilha. É merecido, convenhamos.

  • Jacob diz: 31 de janeiro de 2008

    Mas se o Windguru tem a informação do tempo da CPTEC é porque comprou. Então a informação do Windguru está correta.

  • Rafael diz: 7 de fevereiro de 2008

    Meu quirido, uns dizem que com todas essas modificações no planeta o mesmo vai aquecer, aquecer e iremos todos morrer, outros dizem que o mesmo vai esfriar, esfriar até todos congelar. Da mesma forma que numa década a medicina diz que comer algo faz mal, depois diz que este mesmo algo faz bem. Sabes de uma coisa, prefiro a filosofia do Luis Fernando Veríssimo ou escutar Miguel no jogo do Avai do que escutar esses donos do destino do planeta Terra. A se Raul Seixas faz uma música pra esses caras

  • Berloque Gomes diz: 31 de janeiro de 2008

    Tô até cum pena do nosso geógrafo aí, mô quirido! O ouvido dele vai fervê, ô! É que a cambada enche os cornos no carnaval e, por isso, sempre tem altas raça que chama o Hugo, não tem? Quem se chama Raul também vai s`incomodá! E o Windguru devia mudá o nome pra Windguri. É mais jovem e não dá rima, ô!! E se o CO² incomoda, o que dizê então do 2xCO (CO-CO). Pelo menos o CO² não tem cheiro, mas o 2xCO dá altas murrinha, tailigado? Passa ali perto da estação de esgoto da Casan pra vê se não é!!

Envie seu Comentário