Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de janeiro 2008

Polêmica!

31 de janeiro de 2008 6

Preconceito disfarçado: A arma mortal da palavra

Por Carlos Brickmann em 29/1/2008
(Observatório da Imprensa)

Afrodescendente é a mãe. E não se queixe: se a origem do ser humano é a África, de acordo com os mais recentes conhecimentos científicos, o caro leitor é afrodescentente, junto com este colunista, junto, respeitosamente, com a senhora sua mãe. E o mais loiro dos suecos albinos é também um afrodescentente.

É preciso tomar cuidado ao tucanar as palavras, o que ocorre com muita freqüência nos nossos meios de comunicação: isso, muitas vezes, revela o preconceito que existe mas gosta de se ocultar. Judeu, por exemplo, nem sempre é chamado de judeu: tenta-se o %22de ascendência judaica%22 (ou, infelizmente com muito mais freqüência, %22de descendência judaica%22). E chamar alguém de %22indivíduo com sobrepeso%22, referindo-se ao gordo, chega a ser ridículo. É como chamar preto de %22moreninho%22, ou referir-se ao Fausto Silva como %22forte%22.

Há, entretanto, palavras que só são usadas por sua carga de preconceito. Chamar alguém de %22menor%22 traz à memória o noticiário policial. %22Admitir%22 ou %22confessar%22, em vez de %22dizer%22, força uma carga negativa — e isso é comum quando o repórter está convencido de que alguém tem culpa, mas não quer se arriscar a ser desmentido nem a tomar um processo.

Há nomes que, por força de preconceitos muito antigos e profundos, tiveram de ser mudados. Mongolismo virou Síndrome de Down, leproso se transformou em hanseniano, caduco hoje tem Alzheimer. Isso é bom: retira das pessoas o carimbo negativo que aumenta o sofrimento já trazido pela doença. Há nomes que às vezes têm carimbo negativo, às vezes não. Chamar Pelé de Crioulo (ou até de O Crioulo, ou O Negão) definitivamente não significa racismo.

E como separar aquilo que é simples tucanagem da mudança necessária? É simples (e ao mesmo tempo muito difícil): basta usar o bom-senso. Basta, ao escrever, analisar o significado da frase para verificar se transmite ou não preconceito. Se transmitir, deve ser mudada. Se não transmitir, às favas a tucanagem.

A propósito, veado virou gay – ótimo. Mas GLBTS é veadagem.

Postado por Cacau Menezes – Floripa

Chuva na Grande Florianópolis

31 de janeiro de 2008 11

H Hatori
No pior janeiro de todos os tempos por aqui, os bairros de Campinas e Kobrasol também estão sofrendo com a enxurrada.

Mais fotos aqui

Postado por Cacau Menezes – Floripa

Plano B

31 de janeiro de 2008 1

Os organizadores do Oscar tem um plano B para a cerimônia de premiação no dia 24 de fevereiro, caso a greve dos roteiristas prossiga e impeça a realizaçado dos planos originais do evento. Se nao houver acordo com os grevistas, a festa de entrega das estatuetas vai mostrar clipes de filmes, material histórico e outros recursos. O presidente da Academia, Sid Ganis, declarou à Associated Press que a cerimônia será realizada de qualquer maneira, independentemente da situação das negociações entre o sindicato dos roteiristas e os estúdios.

Postado por Cacau Menezes – Floripa

Mais sorte

31 de janeiro de 2008 2

Os felizardos que conseguiram seu ingresso para a Feijoada do Cacau podem ter ainda mais sorte: sempre com objetivo de contribuir para o sucesso da festa, o Angeloni vai sortear uma TV Panasonic plasma de 42 polegadas. O sorteio, que será exlusivo para clientes do Clube Angeloni, será às 17h do sábado, bastando que se preencha um cupom eletrônico no local. E não será necessário que o pessoal esteja com o cartão em mãos, pois estarão também no local computadores com a relação de associados.

Postado por Cacau Menezes – Floripa

Dica

31 de janeiro de 2008 1

Fala Cacau!

Leitora assídua que sou da tua coluna, vai aí uma dica pra esses dias de chuva em Floripa, é o novo CD da SoundScape Big Band Jazz,
Uncle Charles — pra quem não conhece ainda — a orquestra é genuinamente brasileira (paulistana) de 19 músicos, com arranjos próprios de causar inveja aos grandes arranjadores de jazz. A grande novidade é que Uncle Charles foi o primeiro Vinil CD lançado aqui no Brasil, só por isso já vale a comprar (dá pra matar a saudade dos bolachões).Ah! e o repertório é de primeira, recentemente recomendado pela revista Veja, pra quem ama jazz, ou simplesmente curte boa música, vale a pena conferir.

Abs, Sinara.

Postado por Cacau Menezes – Floripa

Assunto da semana

31 de janeiro de 2008 10

Prezado Cacau,

Estava lendo hoje sua coluna como faço todos os dias no horário do almoço e vi que você consultou o site Windguru para ver a previsão do tempo, porém, eu como geógrafo muito ligado às questões climáticas dou uma dica muito importante. O único Centro, Instituto, site, ou qualquer outra coisa do gênero que tem pessoal técnico e informação de primeira para gerar as tais previsões do tempo, que ultimamente todo mundo gosta de falar que só erram, é o Instituto Brasileiro de Pesquisa Espacial (Inpe), mais específico, o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) — link aqui.

Todos os outros são cópias, mal feitas por sinal, inclusive o nosso Climerh, da Epagri, isto porque, o Inpe é o único instituto nacional que lança satélites climáticos. Os outros centros de previsão do tempo tem parcerias com o CPTEC, que comercializa os dados oriundos dos satélites climáticos que tem que ser interpretados. Aí é que está o perigo.

Analisando o material disponibilizado hoje pelo CPTEC, que encaminho em anexo, procede a informação coletada no Windguru, estando sua tradicional feijoada garantida, até nova previsão, que tem todos os dias.

Essa dou de lambuja: para quem acredita que, com o aquecimento global, as únicas modificações serão o aumento das temperaturas e do nível do mar, está muito enganado, para nós do Sul do Brasil a principal alteração será na precipitação atmosférica, pois a principal alteração, e a mais séria, é o deslocamento da umidade da Selva Amazônica para as regiões Sul e Centro-Oeste e conseqüente seca na Região Amazônica. Este fato extinguiria toda a Floresta Equatorial Amazônica, que liberaria mais CO² na atmosfera acelerando ainda mais o processo de aquecimento da Terra. Mas acredito que até lá haja a tão sonhada renovação mental do planeta e nós não precisaremos sentir essas conseqüências.

De tempo e clima acredito que entendo um pouco, por curiosidade e formação, vale conferir as dicas dadas.

E só para comentar, estou escrevendo este e-mail e vendo a chuva cair lá fora, e que chuva, até parece que a Amazônia é aqui…

Abração pra ti meu camarada, quem sabe ano que vem nos vemos na tua feijoada, esse ano como os últimos três, vou para o camarote da Setur na Passarela Nego Quirido, que por sinal é sempre espetacular

Hugo Gonçalves Martins
Geógrafo

Especialista em geoprocessamento e sensoriamento remoto
ELETROSUL S.A.
DPM/DIAC/SETOP

Postado por Cacau Menezes – Floripa

Mudou

31 de janeiro de 2008 3

Meteorologia é uma coisa dinâmica. A previsão pra sábado na Ilha agora tem vento Nordeste. Entrada de um Sul forte fica para domingo à noite. Por enquanto.

Postado por Cacau Menezes – Floripa

Rumo a Tóquio

31 de janeiro de 2008 2

Pro lado da Ressacada, já se começam a ouvir aqueles gritos de %22rumo a Tóquio%22.

Muita calma nessa hora. 

Postado por Cacau Menezes – Floripa

Adiada

31 de janeiro de 2008 0

Devido as fortes chuvas e os alertas emitidos pela Defesa Civil o coquetel de abertura do Salão Jovem Artista foi adiado para data ainda não definida. A exposição já estaria aberta à visitação a partir desta sexta-feira,1o de fevereiro, e permanecerá até 2 de março, no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), no Centro Integrado e Cultura (CIC), em Florianópolis..

Postado por Cacau Menezes – Floripa

As mais lindas

31 de janeiro de 2008 4

A atriz galesa Catherine Zeta-Jones, casada com o ator Michael Douglas, foi eleita a mulher mais bela do mundo.

Segundo o tablóide inglês Daily Express, uma pesquisa em que foram ouvidas cerca de 8 mil mulheres em diferentes capitais do mundo, de Nova York e Londres a Tóquio, concluiu que Zeta-Jones, de 38 anos, é a mulher mais bonita do mundo.

Em segundo lugar ficou a atriz francesa Brigitte Bardot, de 73 anos, seguida pela estrela de Hollywood Audrey Hepburn, que morreu em 1993 aos 63 anos de idade.

Postado por Cacau Menezes – Floripa