Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Surfe na marola

31 de agosto de 2009 16

Lula disse que a crise mundial não era mais do que uma “marola” para o Brasil. Foi um pouco maior, mas o raciocínio do presidente estava certo. O Brasil saiu da turbulência global maior do que entrou.

O jornal O Estado de São Paulo ouviu oito grandes economistas brasileiros e estrangeiros e todos foram unânimes em apontar que o crescimento de importância do Brasil e de outras economias emergentes é ua das características do novo mundo surgido com a crise econômica. Se era apenas uma marola ou uma grande onda, a verdade é que o atual governo soube surfar muito bem e o mundo inteiro reconhece e olha para o Brasil com mais respeito.

— O fato de que o Brasil passou tão bem pela crise tinha mesmo de instilar confiança — diz Kenneth Rogoff, da Universidade de Harvard, ex-economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Lula virou piada e foi duramente criticado pelos mais apressados. Quantos que o criticaram, na imprensa e fora dela, agora vão dar o braço a torcer e confessar que ele estava certo?

Postado por Cacau Menezes – Floripa

Comentários (16)

  • Alessandro diz: 1 de setembro de 2009

    Até agora, Lula acertou muito, mas muito mais do que errou. E marcou um golaço colocando o pré-sal na mão do Estado… Ponto para o Brasil. Que torçam o nariz os mauricinhos de plantão, que não admitem ver um metalúrgico fazendo sucesso.

  • marco diz: 31 de agosto de 2009

    Luiz, me permita discordar em parte de vc. É fato a crise afetou principalmente os países mais industrializados “desenvolvidos”. Mais a questão nem é essa. Em crises minúsculas Por ex. qq “paisinho” da Asía que quebrasse. Nosso país já entrava em coma profundo, consequentemente recessão braba. Desta vez com uma crise que a história nunca teve igual tiramos de letra.

  • luiz roberto oliveira itice diz: 31 de agosto de 2009

    A crise afetou paises industrializados,manufatureiros, nao e o caso do Brasil.
    Um araço.

  • Daniel Santos diz: 1 de setembro de 2009

    “cada povo tem o governo que merece”…
    Se tivemos FHC é porque merecíamos aquele governo e se agora temos Lula é porque está tudo às mil maravilhas, não se está usando dinheiro público para aumentar a dependência do miserável ao governo de palntão, via bolsas-esmolas e não se gasta mais em marketing e propaganda do que em educação e saúde.
    Vamos ver no que essa “receita de prosperidade” vai dar…
    Tomara Deus que acabe bem!

  • Velci Nunes diz: 1 de setembro de 2009

    O Carlos Eduardo e o Berloque Gomes já disseram o que eu gostaria de dizer…

  • Ká diz: 3 de setembro de 2009

    A SOLUÇÃO É:
    MARINA PRESIDENTA 2010!!!!!!!!!

  • Guto Lenartovich diz: 1 de setembro de 2009

    Não há qualquer dúvida que a mídia corporativa brasileira usou o seus “colunistas” de economia para transformar a “marola” em “tsunami”. Miriam Leitão, foi a urubologista-mor desse grupo que torceu pela crise por motivos que respondem pelas iniciais José Serra. No fundo, ler os comentários de Míriam Leitão é bastante útil e serve como uma bússola: se ela está pensando assim, o correto deve ser assado… Podem conferir, não tem erro!

  • Carlos Eduardo diz: 31 de agosto de 2009

    Não vão dar o braço a torcer nunca! Essa gente se sente frustrada porque foi no Governo Lula que o Brasil melhorou um pouco. Agripino Maia, Artur Virgílio, Tasso Jereissati, e demais “éticos” de última hora, são iguais ao Renan Calheiros, Collor e Sarney. Claro que Lula teve deslizes, principalmente em compor algumas alianças com gente sem nenhum compromisso com a decência. No próprio PT, teve gente que se lambuzou no poder. Mas o saldo é muito positivo. Essa gentalha tem que aguentar!!

  • anderson diz: 2 de setembro de 2009

    o brasil está a merce de um ataque e o nosso exercito esta sucateado , hoje perderiamos todo o petroleo e a amazonia em meses para qualquer exercito até do equadorrrrrr , brasil um país de cegos e hipocritas.

  • arnaldo diz: 1 de setembro de 2009

    Até parece que o Lula falou isso da cabeça dele…até parece que o Brasil está bem(?) graças ao Pt e ao Lula ou qualquer desgoverno desses….uma coisa não tem absolutamente nada haver com a outra…aliás…o Brasil está bem?…como assim?

  • João Carlos diz: 1 de setembro de 2009

    Realmente parte do nosso povo tem memoria curta outros não, alguns lembram com muita precisão o governo FHC, lá se vão sete, oito anos, mas esquecem a dois anos atrás o Mensalão e por aí vai….como se um suposto bom(?) governo tudo estivesse resolvido. Recentemente o ministro da saúde Temporão, com relação a gripe suina,disse que o Brasil não seria atingido pela mesma, a poucos dias saiu a informação que em numeros de mortes o Brasil é lider mundial. Falar é fácil… Depois dizem Eu ñ sabia..

  • luiz roberto oliveira itice diz: 2 de setembro de 2009

    Tiramos de letra? Oque mudou?
    Pobresa, escola publica,fome, hospitais,desemprego, transporte, estradas, hidrovias, ferrovias,esta tudo uma esculhambaçao, insegurança, oque mais…crianças nas ruas sem escola, drogas, traficantes, voces acham que isso nao e CRISE? Essa e a crise no Brasil. Voces devem usar a internet para conhecer outros paises, ha varios tapes que mostram a organisaçao, o desenvolvimento, o governo fazendo seu papel, etc etc etc.
    Um abraço.
    Luiz.

  • Berloque Gomes diz: 31 de agosto de 2009

    Braço a torcer? Não vão nem mesmo admitir que estavam errados e que o presidente estava certo. Crise tem muito a ver com confiança e o Lula fez o seu papel, tentando manter a confiança em nossa economia. Claro que a oposição fez a festa. No governo FHC, o país quebrou duas vezes, mas mesmo assim o ex-presidente (de tristíssima memória) foi poupado pela mídia. O Brasil passou a ser reconhecido no mundo, tanto econômica quanto politicamente. E tem gente que morre de raiva por ter sido com Lula.

  • marco diz: 31 de agosto de 2009

    Desde qto viúvas do fhc darão braço a torcer??. Menos mal que essa raça já se foi. Viva o Brasil, viva o sofrido porém lutador povo brasileiro.

  • Carlos Eduardo diz: 1 de setembro de 2009

    Daniel!!!! Vc poderia dar o braço a torcer!!!! Não está tudo a mil maravilhas. Nosso país tem problemas estruturais históricos. Somente nos últimos anos a coisa melhorou um pouquinho. Gosto do Lula, mas é verdade que o governo FHC não foi de todo ruim, apesar que também teve muita roubalheira. O que eu fico puto é que para alguns, o Sarney virou corrupto agora. Sempre foi um sem vergonha e todos os senadores que agora o acusam, estiveram do seu lado por muito tempo.

  • socrates diz: 8 de outubro de 2011

    As pessoas que não perceberam a mudança do Brasil com o governo lula, são pessoas de idéias fixas. Eu conheci um cara que adorava atonio carlos magalhaes e disse que o governo lula seria um fracasso e que o brasil e se acabar com o governo do pt, aí sairam as falcatruas que todos sabem e que existem em todos os governos que se passaram, com o aperfeiçoamento da tecnologia foi possivel descobrir mais desonestos, porem, nao so de um partido, mas de todos os partidos do brasil, sempre vai haver desonestos na politica, mas tenho que admitir que o lula foi o melhor até agora, dou meu braça a torcer por tenho inteligencia para ser flexivel quando percebo a verdade, apenas sei ser humilde, e talvez por isso tenho muito sucesso na vida, não gosto da idéia da tortura e dos segredos do passado, prefiro o atual governo, e acho que o proximo será melhor ainda.

Envie seu Comentário