Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de outubro 2009

Vida e morte de uma SC

31 de outubro de 2009 2

Lá pelos idos de 1950, moradores de Florianópolis começaram a frequentar o norte da Ilha de Santa Catarina, para usufruir das deliciosas águas puras de Canasvieiras. Por volta da década de 60, os primeiros passos eram dados para transformar aquele ponto num mágico local destinado ao turismo.

No governo de Colombo Salles, um grande homem, por sinal, e aí já era anos 70, o acesso para o norte da ilha recebeu uma estrada à altura da beleza das paisagens encontradas, só que agora não somente em Canasvieiras, mas em todos os pontos privilegiados da região.

Em 1980, já com a avalanche de argentinos, que vieram somar com os turistas brasileiros provenientes dos estados do Sul e de São Paulo, o ponto começou a sofrer valorização, ao mesmo tempo, lamentavelmente, em que os problemas começaram a surgir. O mar ficou sujo, o asfalto rachou por conta do excessivo movimento não calculado para tráfego pesado e intenso, e as recuperações foram sendo feitas com desleixo.

Veio a duplicação. No final da década de 80, Beto Stodieck em uma de suas geniais sacadas, sentenciou: “Decididamente, o asfalto que é utilizado em Florianópolis não é à prova d`água”. Neste início de século, a história do acesso, via SC-401, é sentida e vista por todos e nada mais precisa aqui ser descrito. Lamentavelmente.

Postado por Cacau Menezes – Floripa

Espiando

30 de outubro de 2009 22

Divulgação

Caro amigo Cacau…

Ao me deparar com esta foto, fiquei inconformada ao saber que os guarda municipais ficam batendo fotos dos funcionários da Zona Azul que estão em greve em vez de cuidar do trânsito da cidade, que está horrível com avenida Paulo Fontes, em vez de cuidar do segurança da cidade e da população de Florianópolis. Isto realmente é um absurdo ficar na cara de pau fotografando os manifestantes em vez de execerem suas funções…. AGORA JÁ NÃO SÃO MAIS GM DE TRÂNSITO E SIM FOTÓGRAFOS AMBULANTES.

Abraços

Ana

Postado por Cacau Menezes – Floripa

Papo Literário

30 de outubro de 2009 1

Final de semana de sol, todos na praia, menos os vestibulandos. Agora pelo menos neste sábado, eles podem optar por uma atividade mais leve. A professora de literatura do Energia Regina Brasil estará na Livraria Catarinense do Calçadão às 14h, discutindo o livro Treze Cascaes, compilação de autores catarinenses. É uma das obras da lista do vestibular da UFSC. A atividade é gratuita e aberta a todos os interessados.

Postado por Cacau Menezes – Floripa

Avisando

30 de outubro de 2009 3

A Receita Federal começou a convocar 10 mil donos de casas de alto padrão construídas em condomínios fechados em São Paulo e que deixaram de recolher contribuições previdenciárias sobre os salários de trabalhadores como determina a lei. Também abriu 200 ações fiscais para autuar construtoras e empresas subcontratadas que deixaram de pagar tributos — como PIS, Cofins e Imposto de Renda.

As duas ações fazem parte da Operação Mansão, iniciada esta semana em São Paulo e que se estenderá a outros Estados, inclusive Santa Catarina.

Postado por Cacau Menezes – Floripa

Defendendo Brizola

30 de outubro de 2009 16

Reprodução

Caro Cacau!

Como professor de História, e também suplente de vereador na Câmara de Floripa pelo PDT, sei que o meu compromisso, assim como o seu, enquanto comunicador, é de procurar trabalhar sempre com a verdade dos fatos, mas sei também que “uma mentira repetida muitas vezes acaba parecendo uma verdade”. Digo isso, pela relação estabelecida em sua coluna de semana passada, ligando o nome de Leonel Brizola ao aumento nos índices de violência na “Cidade Maravilhosa”. Você não é o primeiro a fazer esta relação e nem será o último. Porém, se não bastasse o fato do Governo Brizola ter investido pesado em projetos sociais ligados à educação por todo o Rio de Janeiro, recomendaria também a leitura da revista Veja, edição 644, de 7 de janeiro de 1981 (www.veja.com.br/acervodigital), que trazia como matéria de capa, a manchete “O Rio Ferido a Bala”. Ficava estampado o aumento exagerado nos índices de violência naquela cidade, dois anos antes da posse de Brizola como governador. Vamos tratar o assunto da violência com a seriedade que merece e deixar de lado a falsa acusação de que Brizola, aliado à bandidagem do Rio de Janeiro, tenha fabricado a violência naquela cidade.

Um forte abraço,

Professor Felipe Augusto Teixeira

Postado por Cacau Menezes – Floripa

Levamos outra

30 de outubro de 2009 2

Michael Camiloto e Caroline Trentini/Divulgação

O modelo catarinense Michael Camiloto, da Way Model, foi um dos grandes vencedores do Prêmio Moda Brasil, que aconteceu na última quarta-feira, 28, na Casa Fasano, em São Paulo.

O top model brasileiro disputou a premiação com dois concorrentes na categoria “ melhor modelo masculino. 

Camiloto, que atualmente mora em Nova York, é dos modelos brasileiros de maior prestigio no mercado internacional e sua imagem pode ser vista em campanhas da Versace, Dolce & Gabanna e Armani.

Dentre os seus trabalhos mais recentes está a nova campanha da Forum, com fotos do polêmico fotografo Terry Richardson, da marca americana Express, Gap e Pepe Jeans.

Postado por Cacau Menezes

OAB

30 de outubro de 2009 19

Prezado Cacau Menezes,

No domingo, dia 25 deste mês, a OAB realizou a prova prática do seu exame nacional de ordem, ocorre que mais uma vez, como ocorreu na primeira avaliação, a Cespe, organizadora e elaboradora das questões, formulou questões dúbias, isto é com vários entendimentos, inclusive a questão principal da prova que é a chamada de peça, quem realizou a prova de direito do trabalho, sofreu um grande prejuízo, pois a esta deixa clara a presença de várias falhas, que poderiam levar a confecção de várias peças, sendo que nenhuma delas satisfazia a resposta correta,  dentre a peças possíveis a grande maioria 50 a 60 %, formulou como peça o Inquérito Judicial de Falta Grave, outra parte formulou a Consignação de pagamento, que é uma peça da área civilista, mas que possui uma aplicabilidade pequena na Justiça do Trabalho, e o restante do povo fez a chamada Reclamatória Trabalhista.

Ocorre que a questão não é clara, sobre seu objetivo, isto é, deixa muito em aberto, razão da indignação dos candidatos.

Não bastanto ainda é de se questionar a formulação de questões que, exigiriam disponibilidade de matéria de pesquisa muito recente, explico melhor a grande maioria utiliza os chamados vademecum, material que disponibiliza um grande número de leis, mas como são editados e impressos na sua grande maioria no início do ano, algumas alterações da legislação não constam neles, e assim suas atualizações fornecidas pelas editoras via internet não podem ser utilizadas na prova, é um paradoxo, entretanto venho buscar o apoio da imprensa para divulgar o matéria abaixo.

Att

Juliana Carioni

Postado por Cacau Menezes – Floripa

Cena insana

30 de outubro de 2009 2

Leitor da coluna presenciou, às 12h30min de hoje, um idiota pulando a cerca recém colocada na BR-101, em torno de 500 metros antes e 500 metros depois das passarelas, pouco antes da entrada do túnel que liga Itapema a Balneário Camboriú. Pelo visto, aquilo que já se sabia apenas é confirmada pela atitude cretina do personagem desta nota: aquela cerca, que mais parece grelha de churrasqueira, é apenas uma barreira a mais para ser superada e não para servir de obstáculo aos pedestres. É por isso que esse mesmo leitor, advogado ilhéu, diz que “no zoológico os bichos ficam atrás das grades não para atacar o ser humano, mas apenas para impedir que eles sejam atacados exatamente pelo ser humano”.

Postado por Cacau Menezes – Floripa

Parada

30 de outubro de 2009 8

A SC-401 está engarrafada desde cedo dos dois lados. Obras na pista. Tem que ter paciência. Ou melhor, tem que ter saco. Roxo.

Mais informação sobre a situação em Florianópolis no Blog de Trânsito

Postado por Cacau Menezes – Floripa

Começou a festa

30 de outubro de 2009 4

Hhattori, divulgação

As gêmeas Jamile e Júlia Moreira hoje cedo embelezando o Riozinho, no Sul da Ilha, num dos dias mais indos e proveitosos para a praia desta primavera.

>>> Saiba mais: previsão de 35ºC no fim de semana

Postado por Cacau Menezes – Floripa