Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Fenômeno

31 de janeiro de 2012 8

Entrevistei hoje no Jornal do Almoço o jovem  André Sgrott, 17 anos, catarinense de Imbituba, que conquistou o que os amigos chamaram de a tríplice coroa. Ele foi  primeiro colocado  geral do Vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) 2012, passando para o curso de Engenharia Mecânica, além dos primeiros lugares gerais nos concursos da Acafe 2012-1 (Medicina) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) 2012-1 (Engenharia do Petróleo). Mês que vem começam as aulas aqui na Universidade federal no Curso de Engenharia Mecânica, o que ele realmente vai cursar. Os outros dois foram testes. Dois testes nos primeiros lugares gerais. Nada mau. Andre não faz o genero nerd 24hhoras. Gosta de jogar tênis e surfar. Mas durante esse ano de 2011 de muitos estudos só fez isso umas cinco vezes.

Como diz o manezinho da Ilha, o homem é um é um “fenonimo” 

Comentários (8)

  • maneca diz: 1 de fevereiro de 2012

    Muito oportuna , Cacau, a tua entrevista com o estudante André, mais ainda por servir de exemplo para essa gurizada que acha que vida é só o aqui e o agora, que prorrogam a adolescência, e deixam transcorrer seus dias e mesmo suas vidas na mais completa ociosidade e futilidade sem nunca realizar seus sonhos (se é que algum dia os tiveram).
    Quando pensamos que a juventude está perdida e nada mais resta, senão malandros e desocupados, esse jovem surge como uma luz no fim do túnel, revigorando nossos ânimos e nossas esperanças quanto ao futuro.
    Está aí uma boa forma de você e a RBS incentivar essa juventude.

    “Eia ! Toda fraqueza em ti se mude.
    Em ócio ou sobre as plumas
    Prêmio ninguém conquista da virtude.
    Aquele que a existência assim consuma,
    Tal vestígio de si deita na terra,
    Como o fumo no ar e na água a espuma.
    Ergue-te, pois ! Torpor de ti desterra.
    Recobra o esforço que os perigos vence!
    Impera alma no corpo em que se encerra !”
    (Dante Aliguieri, A Divina Comédia , Canto XXIV)

  • Ricardo diz: 1 de fevereiro de 2012

    Cacau, não vamos tirar os méritos do rapaz, que se esforçou pra alcançar tudo isso. Mas, como era de se esperar, ele fez um cursinho pré-vestibular no curso mais caro do estado, o que significa, que ele investiu um belo montante de dinheiro. A notícia seria muito mais impactante se ele tivesse estudado em escola pública (não sei se foi o caso dele) e, principalmente, se tivesse participado de um cursinho pra alunos sem as condições financeiras que o permitissem pagar um curso tão caro, como existe na própria UFSC. Qual a novidade em um rapaz que paga caro por um curso pré-vestibular ficar em primeiro na UFSC ou na Udesc? Todos os anos o mesmo ocorre, já que nossos jovens menos abonados geralmente têm que começar a trabalhar cedo, muitas vezes sem o tempo hábil para os estudos e com pouquíssimas chances de concorrer com os mais privilegiados financeiramente. Sem querer ser chato, mas já sendo, me pareceu mais um merchandising do cursinho pré-vestibular no teu espaço do JA. Não me leve a mal, te admiro e adoro seu quadro no programa! E viva a liberdade de expressão!

  • Luiz Carvalho diz: 1 de fevereiro de 2012

    Cacau, segundo o seu leitor Ricardo, você vai se aposentar e não entrevista um aluno que sempre estudou em escola pública, não fez cursinho, ter o mesmo sucesso que o garoto André conseguiu.
    O mérito estar na disciplina do aluno (nem todos que fazem cursos caros passam) e no acompanhamento e educação que os pais lhes deram.
    Não basta ter dinheiro (a família nem parece que é rica), senão não teríamos tantos marginais oriundos de famílias ricas, tradicionais e que estudaram em bons e caros colégios.
    Abraços.

  • Maria C. diz: 1 de fevereiro de 2012

    Parabéns ao rapaz e sua família que deve estar muito orgulhosa !
    Se continuar nesse caminho vai conquistar muito mais.
    Ricardo seu comentário foi infeliz , de muito mau gosto.
    Bjs Cacau

  • Ilde diz: 1 de fevereiro de 2012

    “Sem querer ser chato, mas já sendo…..” É claro Sr. Ricardo, que vc deve ser um chato de galochas, um chato profissional, falar isso de um cara que foi o primeiro lugar em 3 vestibas. Gostaria de informar ao ilustre, se todas as pessoas que fazem cursinhos pré vestibulares pagos passassem em primeiro lugar, iria faltar “primeiros” lugares, não haveria segundo terceiro quarto e etc…. A pergunta é: Quando o Sr. fez (ou se é que fez) vestibular, em qual colocação vc ficou???? E viva a liberdade de expressão!

  • Ricardo diz: 1 de fevereiro de 2012

    Desculpe se ofendi alguém, mas está cada vez mais difícil ter uma opinião neste país!

    E viva a liberdade de expressão! (2)

  • Adriana diz: 1 de fevereiro de 2012

    Cacau, cadê os defensores das cotas, enem’s e prouni’s, programas corrompidos, mal preparados e que só JOGAM na Universidade os coitados que não têm NENHUMA base, pois estudaram em escolas públicas de PÉSSIMA qualidade, com professores sem qualificação e totalmente desmotivados, quer por falta de condições técnicas, quer porque se acham “donos” da função, já que funcionário público não é demitido a não ser por falta gravíssima?
    Cadê o PT que PROMETEU, em campanha de 2001, AUMENTAR o percentual do PIB para a Educação, mas continua fazendo os Estados reféns das esmolas de um orçamento preparado por CORRUPTOS e de emendas parlamentares que só são liberadas para quem se “vendeu” aos interesses do Governo Federal?
    Não era o PT que dizia que iria fazer as REFORMAS AGRÁRIAS, FISCAL, PREVIDENCIÁRIA E POLÍTICA?
    Quando querem, aprovam QUALQUER PROJETO, pois têm maioria absoluta nas duas casas do Parlamento, mas quando não querem, CULPAM os parlamentares e estes aceitam calados porque já recebem para assumir os desmandos.
    Até quando?

  • Ricardo diz: 2 de fevereiro de 2012

    Impossível tentar discutir com quem não tem o mínimo de discernimento (talvez nem saiba escrever esta palavra corretamente…). Até.

Envie seu Comentário