Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Festa para os olhos

31 de outubro de 2012 4

As orquídeas florescem em novembro em Santa Catarina.  Belas e perfumadas, elas compõem, com a floração dos garapuvus amarelo espalhados pelos morros, uma alegre sinfonia. São centenas de variedades de todas as cores, das microcóspicas do tamanho de uma cabeça de alfinete, sem valor comercial, aos tipos mais valorizados, como a “Laelia pururatalba” – a mais bela flor da mata atlântica. Antes abundante na região de Florianópolis, ainda fazem a alegria dos cultivadores.

Comentários (4)

  • Tadeu diz: 31 de outubro de 2012

    Tens razao; e uma grande oportunidade todo os anos, é a Festa da Flores em Joinville aonde pode-se observar as melhores e mais belas orquideas de colecionadores de todo o Brasil.
    Embora, quem tiver oportunidade deve conhecer o festival das Hemerocalis na Agricola da Ilha http://www.hemerocallis.com.br/galeriaa.asp , impressionante o cuidado e organizaçao, lembrando muito Keukenhof na Holanda, claro, guardando as devidas proporçoes.

  • LesPaul diz: 31 de outubro de 2012

    LAELIA PURPURATA – Esse é o nome correto da orquídea que é a flor símbolo de Santa Catarina e que meu avô Affonso Micholet Lehmkuhl cultivava num belíssimo orquidário na chácara do Estreito. No site do Giverno do Estado o nome também está grafado errado, só que lá é um acento indevido no nome próprio latino. (http://www.sc.gov.br/conteudo/governo/paginas/santacatarinaflor.htm).
    Foi o Espiridião que assinou o decreto instituindo o símbolo. Abraço, Paulão

  • OOBento diz: 1 de novembro de 2012

    Bom dia

    Só para constar, o Município de Florianópolis tem 03 (três) símbolos natuarais oficiais (pois a Lagoa da Conceição deveria ter essa distinção), os quais são:
    1) Uma árvore denominada “GUarapuvu” – LEI 3771/92;
    2) Uma ave denominada “Martim Pescador Verde” – LEI 3887/92;
    3) Uma flor denominada “Laelia Purpurata” – LEI 7037/06

    Abraço,

  • OOBento diz: 1 de novembro de 2012

    Em tempo: “símbolos naturais”.

    Abraço,

Envie seu Comentário