Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Farra do boi

27 de março de 2013 26

Santa Catarina acaba de sair do noticiário policial do país por conta dos atentados incendiários. Mas, infelizmente, está entrando novamente nas páginas policiais por conta de outro tipo de crime, a farra do boi, praticada por uma gente que parou no tempo.

Jornal  Folha de São Paulo estampa hoje na capa: “Ilegal, farra do boi resiste em praias de Santa Catarina na Semana Santa”.

Poderíamos ficar livres dessa vergonha.

Comentários (26)

  • Amigo diz: 27 de março de 2013

    Aconselho quem tem vergonha de mora em SC por causa da farra do boi…que se MUDE para outro estado.

  • Bibi diz: 27 de março de 2013

    Tudo bem concordo contigo. Farra do boi não tem nada a ver com nosso Estado. As pessoas que aqui moram, quase que na sua totalidade são pacíficos e ordeiros, e não merecem esse tipo de exposição. Mas vem cá, essa mídia nacional é uma palhaça só, pois quando temos eventos e bons exemplos aqui que merecem repercussão, e vou citar o último Torneio Mundial de Tênis Feminino aqui realizado, somos solenemente ignorados pela mídia de lá. Graças a Deus, Rio e São Paulo não servem mais de referencial para nós, em nenhum sentido.

  • Jonata diz: 27 de março de 2013

    Frase na internet que resume tudo:
    “Um bando de manés correndo atrás do boi = farra. Um bando de gaúchos correndo atrás do boi = tradição”.

  • moxca branca diz: 27 de março de 2013

    Ja aproveita e acaba com o tal de CTG tbem, que maltrata o animal da mesma forma como a farra do boi…vergonha!!!

  • mi diz: 27 de março de 2013

    Quando cheguei aqui em 1990 conheci minha companheira da Costa da Lagoa até participei para ver essa tradição aqui na Lagoa, mas quando meu Deus vi um boi cair do barranco e caio nas pedras na praia quebrou os chifres e quebrou duas pernas, nunca mais fui ver esse tipo de tradição.

  • Andre diz: 27 de março de 2013

    “Um bando de manés correndo atrás do boi = farra. Um bando de gaúchos correndo atrás do boi = tradição”.

    Sempre tem um retardado dando pitaco…essa é a maravilha da internet!

  • Saulo diz: 27 de março de 2013

    Que engraçado aqui é feito a farra com o boi, e em São Paulo e Rio é feito com gente e ninguem fala nada. Acho que deveriamos nos preocupar mais com a violencia com pessoas, ai sim se tudo tiver certo vamos nos preocupar com o boi. Ainda temos pastor Feliciano que engana as pessoas pela fé, esse sim deveriamos dar atenção e colocar atraz das grades, mas não o nomeamos Presidente do comite de diretos Humanos.
    Como dizia o Raul, para o mundo que quero descer.

  • da ilha diz: 27 de março de 2013

    e na espanha é o que? e os rodeios? só lembrando que sou contra a farra do boi

  • Berloque Gomes diz: 27 de março de 2013

    Farra do boi é um atraso, de fato. Mas quem divulga e patrocina rodeios, festas de peão, gineteadas, etc. não tem moral nenhuma pra criticar.

  • MY SWEET LORD diz: 27 de março de 2013

    Absurdo farra do boi, inaceitável!!!
    Absurdo também touradas! Inaceitável também!
    Sou contra, contra, contra, farra do boi, touradas, briga de galo, de pássaros, de cães, etc. Mas a do boi e das touradas não aceito e “pronto e tá acabado”!

  • mario diz: 27 de março de 2013

    Morei no Santinho por dois anos e tive o desprazer de ver a coisa de perto: um boi perseguido, exausto, entrando no mar prá tentar se safar da turba ignara. Mas embora ache essa prática uma estupidez, preciso perguntar: porque esses repórteres que mandam essas notícias prá São Paulo não dão uma passadinha lá em Barretos? Porque em SC é barbárie, enquanto em SP é chique? Se acham que é porque lá os bichos são tratados melhor, olhem este link, da própria Folha (o interessante é que, não obstante a foto absurda do boi sendo enforcado por um animal de chapéu, a Folha não faz nenhum comentário contra tal sevícia). A gente sabe que os touros só corcoveiam não é por causa do peão em cima dele. É porque logo antes de abrir a porteira, um ajudante dá uma puta apertada na corda que passa pelos bagos do animal (o boi, mas devia ser nos do peão). Bem, vejam a foto do carinho que eles têm lá em São Paulo: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ribeiraopreto/1140404-festa-de-barretos-sp-cancela-prova-de-bulldog-definitivamente.shtml.

  • Henrique diz: 27 de março de 2013

    Um bando de ”mané” e criminosos defendem e praticam esse ato que, além de ILEGAL é IMORAL. Sair correndo atrás de um animal pra fazer ele sofrer é, no mínimo, corvardia. Façam o contrário, machões: fiquem em um cercado com touros. Quer ver ser macho. Seja touradas na Espanha ou rodeios, na minha opinião, são coisas ultrapassadas e bestiais!! E tem mais: um ato errado não justifica outro. Ficar apontando o que os outros fazem de errado não nos faz melhores.

  • gilmar bnu diz: 27 de março de 2013

    Cada dia que passa vejo mais e acredito menos, o problema não é o BOi, é o pessoal que se machuca a vai para o hospital dando prejuizo ao SUS.

    Por que se fosse a preocupação com os BOIS, não existiria matadouro… os defensores do animal pensam que a carne vem da onde… de marte, matam o bicho na marreta ou no choque…vão se catar… querendo fazer mala pra cima do BOI.

    Quem tem vergonha da nossa gente, que se mude.

    Que tenha apenas um local adequado para a tradição… em vez de se preocuparem com os BOIS, deveriam cuidar das nossas fronteiras onde passa um BOI passa uma BOIADA, e que essas boiadas estragam a nossa familia.

  • Abul Zido diz: 27 de março de 2013

    Incrível como somos solidários com um boi mesmo com o freezer cheio de carne.

  • sabe tudo diz: 27 de março de 2013

    tinha q c farra de avaiano…

  • Betto Mecking diz: 27 de março de 2013

    Esses selvagens querem justificar essa “tradiçao ” criticando os rodeios…mas quem falou que quem é contra essa imbecilidade chamada farra do boi é favor de rodeios ?? Parem de falar besteira e acabem com essa vergonha.É simples….e so dar o exemplo pro pais…acabem com essa tradiçao imbecil ou….entrem num cercado fechado com alguns bois ferozes…justificar o erro dando exemplo dos outros é no minimo burrice !!!

  • Alvaro diz: 27 de março de 2013

    Farra do boi não, o que fazem é “farra com o boi”. Tira o boi e coloca um touro, aí quero ver o farrista “brincar”. A “Farra” que o Cacau, mostrou o ano passado, feito nos Açores, aquela achei legal.

  • Mirian diz: 28 de março de 2013

    Saulo, querido…
    Não me preocupo com as “pessoas”, mas com o estado dos animais, SIM!
    Afinal nós é que deveríamos preservá-los e não admitirmos maus-tratos a esses seres indefesos.

  • mario diz: 28 de março de 2013

    Deviam fazer a farra da ANTA pro Betto Mecking, que não sabe ler. Ou, parcial, só enxerga a parte que lhe apraz. E ainda por cima se adona de uma ira que aqui neste fórum não vai resolver nada. Cresça, garoto.

  • Betto Mecking diz: 28 de março de 2013

    Paabens mario…vc nao deve se uma anta…com certeza…Tenha vergonha dessa tradiçao….so isso… Vc deve ser um cara muito “educado” por concordar com essa tao “bela” tradiçao …Ira?? Nada disso apenas ,como a maioria,julgo essa “tradiçao” uma selvageria e pra selvagens ha a lei…ahhh mas a lei…

  • HELOISA diz: 28 de março de 2013

    Um fato (farra)não justifica o outro (CTG) ou touradas.Todas as atividades que envolvem animais,sejam quais forem,são um absurdo e uma vergonha.O que consola é que já tem gente séria que,apesar de ser mané,não tolera tal prática.Temos que denunciar e acabar com a Farra do Boi.

  • Paulo Sérgio/São José/SC diz: 28 de março de 2013

    VOU REPETIR, FAÇAM UMA “FARRA” DO BOI NOS MOLDES DE PAMPLONA/ESPANHA. VAI GERAR RECEITA P/O TURISMO E A POPULAÇÃO MANTEM UMA TRADIÇÃO CENTENÁRIA. OBS>: NINGUEM TEM PEITO OU COMPETENCIA P/DEFENDER ESTA BANDEIRA?

  • mario diz: 28 de março de 2013

    Porra, Betto Mecking. Lê o meu comentário de novo, cara. “Tive o desprazer de ver uma farra, na rua, no Santinho”. O que quis salientar é que esse repórter paulista boca-alugada, como a maioria dos que se refestela aí nessa ilha maravilhosa, devia também enviar uma matéria de contraponto: a farra de Barretos, lá no estado da Folha.

  • Tinho diz: 29 de março de 2013

    A farra do boi era uma tradição que estava naturalmente com os dias contados, devido ao crescimento populacional e urbanização do nosso litoral. Mas, na década de 80/90 veio a imprensa e fez a cabeça da nação e nos fez parecer os mais selvagens dos povos do mundo. Na década de 80 a tradição era feita com meia dúzia de bois e apenas na semana da páscoa. Com o assédio da imprensa, as pessoas começaram a soltar boi logo após o natal. Em Porto Belo, por conta disso, chegaram a soltar mais de 80 bois numa só temporada. Resumo da história: a imprensa, principalmente o Grupo RBS, ajudou a alavancar a farra do boi, cuja tradição estava morrendo.
    Outra constatação: se fosse uma tradição gaúcha, jamais teria sido proibida.

  • FARRADOBOIÉTRADIÇÃO diz: 30 de março de 2013

    TODOS QUE SÃO CONTRA SÃO VEGETARIANOS NÉ?? rs”
    O gente ignorante, falam falam da farra do boi que maltrata e tals
    MAIS COMEM CARNE DE BOI!!
    IGNORANCIA PURA!
    DEIXEM A NOSSA TRADIÇÃO EM PAZ!

  • Simas diz: 1 de abril de 2013

    Precisamos acabar com essa Lei contra a farra do boi. E sim planejar um evento organizado. Pois com a lei, é preciso fazer a farra em condições não favoráveis.
    O plano de fundo da lei: acabar com a cultura local, facilitando a especulação imobiliária.

Envie seu Comentário