Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

A dor das cobaias

31 de maio de 2013 3

Li tua nota de hoje “a dor das cobaias”. Sou cirurgião, fiz cirurgias em cães. Até hoje tenho remorso do que fiz, pois gosto muito de animais, principalmente cães. Hoje tenho a convicção que foi desnecessário, pois o treinamento recebido após foi muito mais importante. Quando aprendemos, ninguém começa fazendo cirurgia. inicia entregando os instrumentos, depois cortando fios cirúrgicos, afastando os tecidos, auxiliando o cirurgião. Somente após adquirir boa experiência é que fará cirurgia, assim mesmo orientado por um cirurgião mais experiente. Não acho que se um estudante não fizer a cirurgia em cães  será prejudicado. Concordo com uso de animais para outras finalidades científicas que não a cirurgia experimental. Edgard Vicente de Souza. CREMESC 4785

Comentários (3)

  • Paulo Antonio Severo diz: 31 de maio de 2013

    Concordo plenamente com a proibição de experimentação em animais, é uma barbárie
    que deve ser extinta

  • José Luís Guimarães Netto diz: 31 de maio de 2013

    Parabéns ao Dr. Edgard. Ele, com conhecimento de causa, está corretíssimo em ser contra a utilização de animais em prática cirúrgica, seja na medicina humana ou animal.

    Nesses casos, acredito que o aprendizado correto deveria ser através de aulas práticas em “residência médica” nos hospitais. No caso de animais, porque não um hospital veterinário?

    Os animais também sentem frio, fome, sede, dor e ficam doentes. São vidas que não merecem sofrimento.

  • Carlos Alberto Fiorenza diz: 31 de maio de 2013

    Caro Cacau…

    Em relação a nota em sua coluna da ultima quinta ” A dor das cobaias ” gostaria de parabenizar o juiz que proibiu o uso de animais nas aulas de medicina da UFSC. Isso deveria valer para todo o Brasil e nem para isso seria necessário usar forro de sofá ou frutas. Bastaria que fossem usados como cobaias os pedófilos, estupradores, traficantes, os bandidos que envenenam os animais, e aqueles que – pasmem – caçam animais. Cobaias perfeitas.

    Abraço e parabéns pela coluna.

    Carlos Alberto Fiorenza
    Radialista – Içara -SC

Envie seu Comentário