Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Memória curta

30 de agosto de 2015 2

Caro Cacau

Sobre a polêmica em torno da propalada aliança dos partidos PP, PSD, PSB e PSDB – que o PMDB – aponta como retorno da ARENA, parece que os peemedebistas têm memória curta (os históricos) e falta de conhecimento da própria história do partido (pelos mais jovens). Senão vejamos. Em 1984 em vias das discussões da campanha pelas eleições diretas para presidente de República – quando surgiu o movimento Diretas Já – o então governador de Santa Catarina Esperidião Amin (PDS), foi um dos primeiros dissidentes defender a campanha contrariando o comando da sigla que tinha José Sarney como presidente nacional. Eu jovem na época lembro que Sarney veio enquadrar o Amin porque ele defendia o movimento e se negara a apoiar Paulo Maluf, que acabou disputando no colégio eleitoral com Tancredo Neves. Curiosamente Sarney acabou colocado como vice de Tancredo, representando a Frente Liberal que depois virou PFL e agora DEM.
Engraçado que o PMDB de hoje bate nos “arenistas”, mas um dos seus maiores líderes – senão o mais influente – é José Sarney, que foi carrasco do PMDB no período da ditadura, humilhava o partido na votações no congresso em que a ARENA deteve o comando desde o fim do anos 1960. E no entanto o PMDB de hoje beija a mão de Sarney. E digo isso com autoridade, porque na juventude era eleitor do MDB, que impunha a bandeira da retomada da democracia, e odiávamos o Sarney e cia, para ver ainda em 1985 o coronel do Maranhão ser levado à condição de presidente do Brasil, com a morte de Tancredo, e pior presidente de honra do PMDB. Tem coisa história pior que esta?

Abraço,
Mario Pera

Comentários (2)

  • Giliam diz: 30 de agosto de 2015

    Que texto sem noção. Nem vale a pena discutir.

  • gualter diz: 30 de agosto de 2015

    Mario, tem coisa pior. É ouvir essa ladainha de Arena de vozes do PCdo B. Em SC estao aliados ao ( bom) Governador, oriundo da Arena. mas isso é assim mesmo. Qdo dá tudo errado a culpa é da Arena….

Envie seu Comentário