Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Contrários e a favor: UFSC decide adesão ao Sisu nesta sexta

28 de maio de 2015 0

009c7cf3

 

Rendeu muita discussão na terça-feira e deve gerar ainda mais amanhã, a partir das 14h, a votação do Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sobre a adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Enem como forma de ingresso. A proposta é implantar gradualmente, destinando 30% das vagas a partir de 2016. A UFSC é uma das quatro entre as 63 federais que não aderiram ao programa ainda.

 

 UFSC deve destinar metade das vagas a alunos da rede pública

 UFSC define datas das provas do Vestibular de Verão 2016

 Veja a lista dos vestibulares em Santa Catarina para 2015

 

Aderir ao Sisu pode mudar o perfil dos alunos e, segundo o MEC, é “mais uma forma de democratizar o acesso à universidade pública”. Os números do último vestibular (veja tabela) podem basear algumas teses. Do vestibular 2005 ao 2015 houve queda na relação candidato/vaga até mesmo em Medicina. As inscrições de alunos de escola pública ainda não chegam à metade do total (41%), embora entre os classificados a proporção praticamente seja a mesma das inscrições (42%).

Entre aspectos contrários, conselheiros apontaram a possível queda de qualidade na seleção dos alunos, visto que o Enem tem histórico de problemas. Como o exame é integrado, também foi citada a possibilidade de a universidade receber mais alunos de fora, reduzindo vagas dos catarinenses.

Instituições que aderiram ao Sisu recebem mais recursos do MEC. Como a UFSC hoje usa apenas a nota do Enem para complementar a do vestibular, já recebe parte das verbas e o ganho com 30% de vagas pelo Sisu seria pequeno.

Já os pontos a favor apontados são que o vestibular deste ano deve registrar déficit e, na seleção do ano passado, 1,5 mil vagas públicas na graduação não foram ocupadas na primeira chamada. Talvez optar pelo Sisu ajude na atratividade.

 

 

Veja também:

 UFSC deve destinar metade das vagas a alunos da rede pública

 Aos 50 anos, Udesc aposta em cursos a distância e estuda ter metade das vagas pelo Sisu

 UFSC define datas das provas do Vestibular de Verão 2016

 Veja a lista dos vestibulares em Santa Catarina para 2015

 Não conseguiu o Fies? Veja alternativas para financiar a faculdade

 

 

Envie seu Comentário