Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 28 janeiro 2009

14 empresas brasileiras na lista das 100 poderosas

28 de janeiro de 2009 0

Quatorze empresas brasileiras figuram na lista das 100 companhias de economias emergentes classificadas como sérias concorrentes a multinacionais de países desenvolvidos.

O ranking foi publicado pela consultora Boston Consulting Group e divulgado no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

O Brasil é o terceiro país com mais firmas na lista, atrás da China, com 36, e da Índia, com 20. No mercado verde-amarelo, o destaque vai para o conglomerado Camargo Corrêa, que atua em setores que vão da construção ao têxtil e foi incluído no levantamento por seu crescimento internacional.

As outras 13 empresas brasileiras já faziam parte da lista. São elas: a Petrobras, a mineradora Vale, a construtora Odebrecht, a siderúrgica Gerdau, a aeronáutica Embraer, os frigoríficos Sadia e Perdigão, a têxtil Coteminas – da família do vice-presidente José de Alencar -, a cosmética Natura, o conglomerado Votorantim, a fabricante de motores elétricos WEG e a produtora de carne bovina JBS-Friboi.

E mais: a fabricante de ônibus caxiense Marcopolo também integra a lista.

Postado por Silvana Toazza, Caxias do Sul

Serra tem novo superintendente do Banrisul

28 de janeiro de 2009 0

Osmar Paulo Vieceli toma posse em evento nesta quinta-feira/Elisa Schwerz, divulgação
O Banrisul tem novo superintendente para a Serra.

Osmar Paulo Vieceli, que substitui Marcus Borges Gonzaga, toma posse nesta quinta-feira, às 15h30min, em evento na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias.

Na oportunidade, Eduardo Júnior Lewandowski assume a gerência-geral da agência Caxias do Sul.

Participam da cerimônia o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, diretores do banco, autoridades, convidados e clientes.

Natural de Nova Bréscia, Viecele começou a carreira na instituição em 1977. Estava há oito anos à frente da superintendência do Banrisul em Santa Cruz do Sul.

Postado por Silvana Toazza, Caxias do Sul

Seca freia negócios sobre rodas no campo

28 de janeiro de 2009 0

A estiagem que aflige produtores agrícolas do sul do país e do Uruguai, Paraguai e Argentina está preocupando indústrias, inclusive da Serra, que produzem tratores e colheitadeiras.

Entre novembro e dezembro do ano passado, a venda de máquinas agrícolas no atacado caiu de 4.079 para 3.547 unidades.

Além do clima desfavorável, a restrição no crédito para agricultores também intensifica esse cenário de redução na produção e de enxugamento nos quadros de funcionários.

Postado por Silvana Toazza, Caxias do Sul,

Embarque de vinho à Rússia

28 de janeiro de 2009 0

A Vinícola Garibaldi espalha seu aroma além-fronteiras. A cantina serrana embarca nesta quarta-feira à tarde 168 mil litros de vinho à Rússia. Trata-se do primeiro lote de um total de 480 mil litros da bebida contratados por aquele mercado. 

A remessa representa o primeiro grande passo para a consolidação da exportação para países da Europa. Entre as variedades eleitas pelos compradores estão riesling, trebbiano e moscato, que servirão como base para elaboração de espumantes.

Já o vinho tinto das variedades merlot, cabernet sauvignon e cabernet franc serão engarrafados e comercializados por uma das maiores companhias da Rússia.

O trabalho para ganhar espaço nas taças internacionais vai além: a vinícola de Garibaldi também se prepara para marcar presença, em março, na Feira Prowein, na Alemanha.

O objetivo é alinhavar acordos com grandes cadeias varejistas, lojas especializadas em vinhos e atacadistas daquele país. 

- Estamos construindo uma longa cadeia de interessados na qualidade de nossos produtos – orgulha-se o presidente da Vinícola Garibaldi, Oscar Ló.

Postado por Silvana Toazza, Caxias do Sul,

Preocupações no horizonte

28 de janeiro de 2009 0

Infelizmente, a maioria das empresas brasileiras espera aumento da inadimplência do consumidor para este primeiro trimestre.

Entre janeiro e março, 72% das companhias acreditam que a falta de pagamentos vai subir, informa pesquisa Serasa Experian Expectativa Empresarial. O resultado é o pior para o período na série histórica do levantamento, iniciado em 2006.

A inadimplência deve piorar por causa do crescimento do desemprego, da menor oferta de crédito e da expectativa de queda na renda. A enquete de abrangência nacional consultou 1.024 empresas do comércio, indústria e serviços. Confira abaixo mais dados da pesquisa.

Pés atrás

46% dos bancos pretendem cortar os financiamentos para pessoas físicas entre janeiro e março.

49% das empresas acreditam na redução da renda média da população para o período.

29% das companhias acreditam que terão faturamento menor no trimestre, ante 9% em igual período de 2008.

Pela primeira vez em três anos, há mais empresas decididas a não investir (57%) entre janeiro e março.

Postado por Silvana Toazza, Caxias do Sul,

Mostrando a cara no Exterior

28 de janeiro de 2009 0

Gramado sabe se vender bem como destino de lazer.

Prova disso é que o secretário de Turismo da cidade, Gilberto Tomasini, participou de workshop que reuniu mais de 300 profissionais nesta semana em Madri (Espanha).

Em função do Festival de Turismo, a mesa gramadense no evento foi uma das mais concorridas.

Pudera: segundo o Escritório Brasileiro de Turismo na Espanha, hoje o destino mais procurado por jornalistas para fazer reportagens turísticas é Gramado e Região das Hortênsias.

Postado por Silvana Toazza, Caxias do Sul,

Palco para exibir atrativos

28 de janeiro de 2009 0

Não é só Bento Gonçalves que se beneficia da Fenavinho, com a movimentação de toda cadeia turística.

Municípios da Serra instalam QGs na festa, que abre nesta sexta-feira, para exibir o que têm de melhor.

Farroupilha, por exemplo, está montando um estande institucional para apresentar  apelos como vinhos, móveis, kiwi, pontos turísticos e religiosidade. E, assim, atrair visitantes.

Postado por Silvana Toazza, Caxias do Sul

Nova marca de móveis

28 de janeiro de 2009 0

A Única, de Bento Gonçalves, escolheu Caxias para instalar a primeira loja autorizada de sua nova marca no Estado: a New, voltada para produtos com qualidade e custo competitivo.

Localizada no bairro Pio X, na Rua Moreira César, 1.637, a Zyara Móveis abre as portas nesta quinta-feira em espaço de 350 metros quadrados.

O negócio, envolvendo R$ 200 mil, tem a assinatura das empresárias Jaqueline e Silvia Zietolie.

A New deve ser a grande responsável pelo crescimento de 20% previsto no faturamento da Única para 2009, atingindo R$ 372 milhões.

Postado por Silvana Toazza, Caxias do Sul,