Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Perini cresce 20% no primeiro semestre

28 de julho de 2014 0
Paulo Silas de Abreu, Divulgação

Paulo Silas de Abreu, Divulgação

A Vinícola Perini tem muito o que brindar o primeiro semestre deste ano. O faturamento da empresa de Farroupilha cresceu 20% nos primeiros seis meses na comparação com o mesmo período do ano passado.

O avanço mais expressivo ficou no segmento de espumantes, que teve alta em valor de 40%. As vendas de suco de uva 100% — elaborado sem adição de água, açúcar ou conservantes — também ajudaram no bom desempenho da vinícola, já que tiveram crescimento na ordem de 35%.

Além do faturamento, a Perini festeja outras conquistas do primeiro semestre, como as 22 distinções recebidas no período. Destaque para as quatro medalhas obtidas no Concurso de Bruxelas, considerado um dos mais importantes do mundo no setor de bebidas.

Pantufa aquecida no micro-ondas

28 de julho de 2014 0
Claudia Velho, Divulgação

Claudia Velho, Divulgação

Já pensou poder aquecer os pés com uma pantufa que pode ser colocada no micro-ondas? O mercado agora oferece essa opção e a inovação foi desenvolvida — pasmem! — por estudantes do Ensino Médio.

O produto é a criação da Termotufas S.A./E, empresa criada por 21 estudantes do segundo ano do Centro Tecnológico da Universidade de Caxias do Sul (Cetec) dentro do Programa Miniempresa, iniciativa que estimula o empreendedorismo em várias escolas da região. A pantufa foi desenvolvida com preenchimento térmico de lã de rocha e palmilha de sementes de linhaça, o que permite aquecê-la no micro-ondas sem problemas.

A inovação dos estudantes do Cetec recebeu, não à toa, o prêmio Produto Destaque — Região Nordeste. A cerimônia de formatura dos alunos que participaram do programa será no próximo sábado, no Teatro do Sesi, em Porto Alegre.

Farroupilha terá destaque na Plastech

28 de julho de 2014 0

Por ser um dos maiores polos nacionais em processamento de polietileno de baixa densidade (PEBD) — utilizado para produção de engradados de bebidas, embalagens flexíveis, mangueiras, tubos de irrigação e filmes como aqueles que servem para guardar alimentos —, Farroupilha deve ocupar um lugar de destaque na Plastech Brasil 2015.

O projeto para uma ilha de exposição específica do município será apresentado nesta segunda-feira, a partir das 19h30, durante jantar no restaurante Parque dos Pinheiros. O que já está definido: o espaço dedicado a Farroupilha terá localização nobre na Plastech, logo na entrada do pavilhão 1 do Parque de Exposições da Festa da Uva. A feira ocorre no próximo ano, de 25 a 28 de agosto.

Dia de debater qualidade na CIC

28 de julho de 2014 0

Se palavras como retração e desaceleração são os termos que norteiam as análises econômicas do momento, a qualidade e a inovação seguem sendo as principais estratégias apontadas por quem consegue se destacar no mercado mesmo em tempos de crise.
Para aprofundar esse debate, ocorre nesta segunda-feira, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), o Seminário do Dia da Qualidade. O encontro está completando 20 anos e esta edição tem como tema a gestão colaborativa.

Os convidados falarão, em diferentes painéis, sobre experiências bem-sucedidas em suas organizações e como a competitividade desponta como resultado do trabalho de equipes de alta performance. O compartilhamento da liderança, lembra Nadia Korosue, sócia da Goakira Consultoria, é uma boa maneira de engajar os funcionários explorando o que cada um faz melhor.

O seminário da CIC ocorre das 8h10min às 17h20min e tem como destaque a reunião-almoço que contará com a palestra da diretora de Desenvolvimento de Liderança no Great Place to Work, Kelly Bitencourt, sobre o tema Construindo um excelente lugar para se trabalhar. A apresentação do case O jeito Disney de encantar clientes, que será realizada pelo representante do Disney Institute, David Lederman, é outro momento aguardado.

O encontro vem em boa hora para empresários e empreendedores que almejam conquistar no atual cenário de incertezas uma oportunidade para se sobressair.

Panvel no San Pelegrino

26 de julho de 2014 0
Michel Dalla Vechia, Divulgação

Michel Dalla Vechia, Divulgação

Considerada a maior rede de farmácias do Sul do país, a Panvel vai inaugurar nova filial em Caxias. A unidade será instalada no piso térreo do Shopping San Pelegrino, em setembro.

Com a novidade, o empreendimento volta a contar com o serviço em seu mix de lojas — a lacuna havia sido deixada no final do ano passado, quando o Nacional fechou o supermercado e a farmácia que mantinha no shopping.

A nova unidade terá 150 m² e oferecerá produtos de marcas nacionais e internacionais, além da linha própria da Panvel. A rede conta com mais de 290 lojas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

23 anos vitaminados

24 de julho de 2014 0

O Prato Feito, maior grupo gaúcho de refeições corporativas nascido em Santa Cruz do Sul , celebra 23 anos com projeção de faturamento de cerca de R$ 300 milhões em 2014.
Mesmo em tempos de desaceleração econômica, o valor representa 30,5% de aumento em relação ao ano anterior.

De acordo com o diretor operacional da companhia, Sérgio Freitas, as perspectivas de crescimento devem impulsionar a geração de 600 novos empregos diretos e 1,8 mil indiretos.
Presente em nove Estados, a empresa administra 280 restaurantes e fornece 170 mil refeições diárias.

Troféu diamante vem para Caxias

24 de julho de 2014 0
Magrão Scalco, divulgação

Magrão Scalco, divulgação

Nem tudo é lamentação na indústria caxiense, que acumula mais de 3 mil demissões em 12 meses. Os trabalhadores da JOST Brasil Sistemas Automotivos festejaram nesta terça-feira a maior façanha em excelência: o anúncio da conquista do troféu diamante no Prêmio Qualidade RS, considerado o oscar da qualidade. A mais alta premiação do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) é concedida às empresas com os melhores indicadores na busca pela melhoria contínua no sistema de gestão.

Para obter esse resultado, a empresa alinhou há 14 anos suas práticas a rigorosos critérios de qualidade. Ou seja, a JOST Brasil começou sua caminhada em busca da excelência em 2000, quando conquistou o troféu Bronze, seguido por dois troféus Pratas, em 2002 e 2003, e pelo Ouro, em 2004 e 2005. Com a conquista do Diamante, a empresa ambiciona agora alcançar o Prêmio Nacional da Qualidade.

– Visamos o aperfeiçoamento constante e a melhoria contínua em nossos métodos, processos e gestão, baseados sempre em inovação tanto em produtos quanto em condições para que cada parte interessada se sinta inserida na busca pela qualidade – festeja o gerente executivo, Ricardo Escoboza.
Essa excelência também é comprovada na gestão de pessoas, já que a JOST figura nos rankings das melhores empresas para se trabalhar no Estado e no país.
Resultado de uma joint venture entre o grupo Randon e a alemã JOST-Werke GmbH, a indústria produz soluções em acoplamentos para as maiores montadoras de caminhões e implementos rodoviários do mundo. Outras empresas pertencentes à Randon, como Fras-le, Suspensys e Randon Implementos, já levaram para Caxias o troféu diamante.

Neste ano, 76 organizações foram campeãs na 19ª edição do prêmio, sendo a JOST a única em Diamante. Os vencedores receberão os troféus e medalhas na noite de 8 de agosto, em cerimônia que promete reunir 7 mil pessoas na Fiergs, em Porto Alegre. A premiação integra o 15º Congresso Internacional da Gestão, formando o maior encontro mundial na área.

Cavalgada Raul Anselmo Randon

23 de julho de 2014 0

Os preparativos estão intensos em torno da 7ª Cavalgada Raul Anselmo Randon, marcada para o dia 2 de agosto (não no próximo sábado, no outro). O motivo é nobre: homenagear o fundador e atual presidente do Conselho de Administração das Empresas Randon pelo seu empreendedorismo e por sua dedicação às tradições gaúchas. O encontro também faz alusão ao aniversário de 85 anos, comemorado no dia 6 de agosto, de um dos mais expressivos empresários de Caxias.

Os cavalarianos percorrerão 18 quilômetros, com saída da UCS. A programação inclui bênção e almoço. Os organizadores estimam a participação de 800 cavalarianos, número superior ao da última edição, que registrou 600 participantes.

A saber: a Cavalgada Raul Anselmo Randon é promovida anualmente pela SER Randon e está registrada na 25ª Região Tradicionalista.

Mercopar a caminho

23 de julho de 2014 0

Em tempos de incertezas econômicas, investir em inovação pode injetar ânimo (e dinheiro) às empresas. Caxias do Sul será parada para a apresentação de novidades industriais por 500 expositores, na 23ª edição da Mercopar – Feira de Subcontratação e Inovação Industrial, de 30 de setembro a 3 de outubro, no Centro de Eventos da Festa da Uva.

Cerca de 85% dos 16 mil m² da área disponível já estão reservados por empresas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Também já confirmaram presença expositores da Alemanha, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Portugal e Turquia.

No comando com Thiago Dal Pizzol

23 de julho de 2014 0
BIBIANA RIBEIRO MENDES, DIVULGAÇÃO

BIBIANA RIBEIRO MENDES, DIVULGAÇÃO

Conheça Thiago Dal Pizzol, diretor comercial do grupo Brisa Calçados e integrante do Sindilojas Jovem de Caxias. Foi vice-presidente da entidade de 2010 a 2012.

Idade: 28 anos
Formação: cursando Administração de Empresas
Onde já trabalhou: Mandal Farroupilha
Qualidade: dedico-me em tudo que faço, não sou de me acomodar e sou extremamente ambicioso
Defeito: ansiedade, esquecer das coisas, acho que tenho vários
Uma causa: educação
Um temor: falhar em qualquer âmbito
Um sonho: trabalho sempre com metas curtas e se referem a cada vez fazer um pouco mais, ser um pouco melhor e, sem hipocrisia, ganhar um pouco mais. Quero dar uma boa vida para meus filhos
Uma frustração: Mazembe
Um conselho: para um dia conseguir fazer o que gosta, é necessário primeiro gostar do que faz
Um hobby: praticar esportes, tênis, futebol, academia…
Um prato: lasanha (a da minha esposa)
Um lugar: sítio da família
Um time: Internacional
Um livro: A Lógica do Consumo
Um filme: O Conde de Monte Cristo
Uma personalidade: Raul Randon
O governo: enquanto formos hipócritas ao ponto de acharmos muito um presidente da república ganhar R$ 26.700 para governar um país onde bons executivos ganham muito mais que isso, nós não vamos mudar nada. Um deputado federal gasta R$ 5 milhões para se eleger por uma receita que, somado todo o mandato com as verbas de gabinetes, não chega a 60% disso. Quem se candidata?
Para ser um bom empresário é preciso: o que eu vejo no mercado é muita gente lamentando e pouca gente trabalhando. Acho que para ser um bom empresário é preciso criar seu mercado, criar a demanda, ou seja, ser audacioso e otimista, e não ficar esperando que o governo, o mercado ou sei lá quem faça as coisas por você
Se não fosse empresário seria: publicitário
Desafios do setor: mostrar para a população que dá para ganhar dinheiro trabalhando no comércio, e que existem vagas com ótimos salários, para as quais não se consegue profissional. É possível ter boa carreira no comércio
Maior investimento que já fez: dois filhos, investimento com retorno garantido
Investimento que gostaria de fazer: uma boa viagem com minha família
Um país, e por quê: Brasil. Acho que temos tudo para sermos um país excelente, porém não adianta reclamar da corrupção se a maioria das empresas sonega impostos e as pessoas fazem rolo na hora da declaração. Cada um tem de fazer sua parte
Uma boa lei: Lei de Incentivo ao Esporte
Uma lei que gostaria de ver surgir: uma lei que acabasse com as campanhas políticas e seus exacerbados gastos, quem é bom e honesto não precisa dizer, as pessoas reconhecem. Talvez assim o dinheiro mandasse menos que o caráter
Uma lei que gostaria de ver cumprida: lei que tira os ambulantes da rua