Os produtores de uvas da Serra Gaúcha estão em alerta com possíveis problemas que a cadeia produtiva possa enfrentar na próxima safra. O crescimento previsto de área de produção e os estoques elevados de vinho aliado ao aumento das importações colaboram para este temor da cadeia produtiva.
O presidente da Comissão Interestadual da Uva salienta que além do aumento da produção, o consumo está caindo. Olir Schiavenin salienta que as indústrias não devem ter capacidade para absorver o volume de produção previsto.
- As empresas estão sinalizando que, para o próximo ano, não vão ter condições e capacidade de receber o volume de uvas que estão recebendo nas últimas safras e, consequentemente, não estão conseguindo vender o vinho e repassar os valores no preço - argumenta.
Ele informa que a orientação aos produtores é que eles busquem a qualidade na produção e diminuam a quantidade. Além disso pedem ao governo políticas públicas como incentivo ao escoamento da produção e a regulamentação dos vinhos coloniais para aproveitamento dessa produção.

