Pessoal! Este post é uma contribuição de Klein Finkler Boelter e Felipe Oviedo Frosi – alunos do curso de Jogos Digitais da Unisinos. Querem aprender a fazer games rapidamente? Então confiram aqui dois minis tutoriais para vocês conhecerem dois programas muito legais para começar, o Game Maker e o RPG Maker.
Começando a criar games
Criar games não é fácil, é preciso muito esforço, dedicação e responsabilidade. Porém, iniciar um jogo não é uma tarefa difícil, mas ter gás para terminá-lo e testa-lo inúmeras vezes não é para qualquer pessoa. Para quem quer iniciar e de cara ter um resultado interessante, aí vai duas sugestões de ouro: RPG Maker e Game Maker!
Se você se decepcionou ao ler esse dois nomes, cuidado! Ferramentas de desenvolvimento rápido de jogos são – ao contrário do que muitos pensam e dizem – ótimas ferramentas de criação. Muito mais que isso: são boas opções para se inserir no mercado.
RPG MAKER
Se você gosta de RPG e quer iniciar seu primeiro game, essa é a opção ideal: o RPG Maker! Há inúmeras versões do software, algumas em trial version e outras free. Uma boa opção para iniciar é o RPG Maker 2000, que pode ser baixado pelo link http://p.download.uol.com.br/superdownloads/games/7255_rpg_maker_2000_106e.exe, mas atenção! Para criar seu primeiro game você precisa de um conjunto de imagens e sons chamados RTP, que pode ser baixado e instalado facilmente. Você encontra o RTP nesse link: http://rapidshare.com/files/14151689/RTP_2000.rar

O RPG Maker certamente é a ferramenta mais fácil e indicada para iniciar seus jogos. Não é necessário conhecer nenhuma linguagem de programação para utilizá-lo, apenas aprender a utilizar a interface gráfica, que é bem fácil.
Para o pessoal mais avançado, uma boa opção é o RPG Maker XP. O programa tem mais recursos e a opção de programar em linguagem RUBY, o que amplia o horizonte de possibilidades imensamente. Há efeitos de sombras e modos de batalhas incríveis criados pelo programa. Mas cuidado, se você é totalmente iniciante, não tente sair programado, ou pode se frustrar e desistir. O caminho para criar um game é longo, portanto, dê um passo de cada vez.
GAME MAKER
Todo jogo surge de uma ideia. Dependendo da intenção do criador, a ideia deve ser trabalhada e modelada, até que tome forma e possa atingir o público desejado. Até aí, a jornada é longa. Chega a ser de mau-gosto resumir toda esta odisséia em apenas um parágrafo.

Fato é que, tendo-se fins comerciais, ou apenas desejando-se criar um jogo para divertir os amigos, a criação de um protótipo é sempre benéfica para a concretização desta empreitada, e o uso de ferramentas para desenvolvimento rápido de jogos é um dos mais adequados caminhos.

O Game Maker é basicamente um motor de jogos com uma interface extremamente intuitiva, mas um tanto limitado. Seu forte é a criação de games 2D, poré
Postado por Diego Guichard