Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Pro Evolution Soccer 2010 não chega a empolgar

11 de novembro de 2009 54

Desde o final de semana, estou com uma cópia do Pro Evolution Soccer 2010. Desde então, os jogos são diários, é claro. Como um fanático por games de futebol, admito que não me empolguei muito com a nova versão do eterno “Winning Eleven” para o PlayStation 3.

A jogabilidade está lenta e driblar está muito complicado. O jeito é tocar muito a bola até chegar a área adversária e abusar dos lançamentos. Pelo menos, os movimentos dos passes estão mais bonitos.

Embora os gráficos dos jogadores tenham evoluído, as animações são praticamente as mesmas da versão anterior. Esperava variações.

Às vezes, chega a ser revoltante a facilidade com que a máquina desarma as jogadas, mesmo que você tente esconder a bola. Aliás, achei os jogadores lentos. Quando aperto o botão de corrida, parece que eles não disparam como no PES2009. Alguém mais teve essa impressão?

Senti falta do gráfico de habilidade dos jogadores, aquele famoso losango. Não tem mais. Também notei alguns bugs na jogabilidade, como um jogador “travado” em campo, por alguns segundos. Por outro lado, os jogadores agora podem ter um controle maior nas orientações das equipes.

Campeão da Liga

Nesta quarta-feira, terminei a Liga dos Campeões com o Real Madrid. Na primeiras partidas, goleei com facilidade os adversários, atuando no nível avançado (quatro estrelas). Fui campeão e não me empolguei muito. Vai entender.

Para fazer gols, duas dicas básicas:

– Cruze muito, principalmente se você tiver um bom cabeceador na área,
como o Drogba;
– Arrisque de fora da área. Os chutes saem que um foguete à média distância; Tem o Gerrard no seu time? Arrisque o tempo todo;

Em geral, não me agradou a última versão do game. Tanto, que penso em continuar jogando o PES2009. Aliás, quero trocar meu PES2010 por Uncharted 2: Among Thieves, caso alguém tenha interesse.

Talvez eu seja crucificado aqui no blog, mas creio que o Fifa 2010 esteja melhor do que o PES2010.

Comentários (54)

  • Fanio diz: 11 de novembro de 2009

    Ainda não joguei o 2010, pretendo dar uma olhada mas.. Fifa SEMPRE foi melhor que PES! :P

  • PES 2010 diz: 11 de novembro de 2009

    Cara, sempre acompanho seu blog mas tenho que te dizer, essa sua analise foi no mínimo pífia.
    A últimas versões todos estavam reclamando justamente da correria. A Konami arruma isso e vc ainda critica.
    Pelo seus comentários posso dizer que você custuma sair com a bola da zaga driblando todo mundo e faz o gol. Muito realismo nisso mesmo. Alias quem joga contra o computador no nível 4 e reclama que está perdendo muito a bola realmente não é um profundo conhecedor ou mesmo jogador.
    O jogo tem que ser cadenciado mesmo, toque de bola, chutes de fora, tabelas, não existe gol fácil.
    Vc deve decidir se quer jogar um simulador de futebol ou um arcade onde qualquer criança de 4 anos ganha da máquina no nível máximo.
    Aconselho acompanhar mais os foruns sobre PES, as analises constuma ser bem criticas mas sempre próximas da realidade.
    O Jogo ainda está longe de ser perfeito, mas com certeza melhorou muito em relação ao criticado PES 2009

    Continue:
    Tiago. Sou fissurado na série e realmente não me empolguei com o PES2010. Quanto as quatro estrelas. Comecei assim para me adaptar, mas só jogo no nível máximo.
    Sou um jogador experiente. Já participei de campeonatos e acompanhei os melhores jogadores do Sul no Brasileirão de PES, em Brasília. Me garanto no game.
    Não costumo querer driblar todo mundo, mas sou um “driblador”. Gosto mesmo de enfeitar a jogada, fazer firulas. E ficou mais difícil no PES2010.
    Realmente acho que o game está cada vez menos simulador. Mas esse texto foi de impressões. A análise mais técnica, vou publicar aqui na próxima semana.

  • Giovanni Santin diz: 11 de novembro de 2009

    Que me desculpe o blogger, mas desde o ano passado PES esta MUITO pior que FIFA e esse ano não foi diferente… Para esses jogos, sou usuário deles via videogame, e ainda não confirmei se para XBOX 360 haverá ou ja tem alguma patch pra atualizar os times do Brasil de FIFA 2010, mas em termos de jogabilidade FIFA estraçalha PES…

    Abraço!

  • ECAS diz: 11 de novembro de 2009

    Esse cara só pode estar brincando “fifa sempre foi melhor que PES”, só pode ser brincadeira.
    Não tem noção de futebol em dizer uma coisa dessas, é um ridiculo.

  • Michael diz: 11 de novembro de 2009

    Discordo que o Fifa foi sempre melhor que o PEs. PES sempre foi mais real.

  • Jerônimo diz: 11 de novembro de 2009

    De fato a jogabilidade do FIFA sempre foi melhor, porem não sei o que acontece parece q o pessoal tem um certo preconceito com o FIFA. Esta semana comecei a jogar o FIFA2010, muito bom, melhor que o 09 que já era bem melhor que o PES por sinal.

  • Geovane diz: 11 de novembro de 2009

    O maior problema que eu achei foi a arbitragen que está muito ruim
    mas espero que eles lancem um patch

    vlw ai

  • Marcus Sousa diz: 11 de novembro de 2009

    Quero falar uma parada aqui, sempre fui fã de Goal Storm que depois eu passei a conhecer como Winning Eleven e agora PES,
    e eu nunca gostei de FIFA pois me parecia muito artificial, os gols eram fáceis de fazer a qualquer distância e sempre saíam como uma bomba apesar de ter a sensação do jogador sempre parecer flutuar…enfim, não curtia mesmo (exceto na era Mega Drive).

    Sendo que de uns tempos pra cá, comparando PES 2009 e FIFA 09, eu tenho notado que o PES tá se tornando muito mais um jogo de Arcade e FIFA tá vindo por fora pra tomar a frente. E quando eu joguei PES2010 e FIFA 10 eu confesso que me sentí muito mais tentado por FIFA e acho que ele agora merece um crédito, pois é nítido o trabalho que a EA tá fazendo. Na minha opinião, PES agora só cai bem quando tiver rolando um churrasco com os amigos. hehehehe

  • Cássio diz: 11 de novembro de 2009

    Respeito as opiniões em contrário, mas concordo com blogger… o pes sempre foi melhor que o fifa, mas essa última versão dacaiu muito, principalmente quanto à jogabilidade. os gráficos estão melhorados, mas a lentidão dos jogadores e a previsibilidade dos alguns lances deixam o jogo muito fraco. vou continuar no pes 2009.

  • ezequiel diz: 11 de novembro de 2009

    Nas versões 08 FIFA e PES se igualavam. Nas versões, 09 o FIFA já havia passado o PES.
    Pelo que tenho lido sobre o PES10, o FIFA10 ta melhor tb.
    Até as versões lançadas em 2006, o PES era melhor, a partir das versões lançadas em 2007, o FIFA começou a virar o jogo novamente.

  • ezequiel diz: 11 de novembro de 2009

    Uma coisa que ainda acho mto ruim em AMBOS os jogos, são os impedimentos.
    os bandeirinhas sempre acertam… tinham que errar pelo menos uma ou 2 vzs por jogo…
    dar impedimento q nao é, nao dar impedimento q é…
    seria um pco mais real.

  • Flávio Dutra diz: 11 de novembro de 2009

    Fala Diego!
    Bem, quando o assunto é jogo de futebol, a coisa complica, hehe. Na minha opinião, PES, na era PS2 e início da nova geração, estava anos luz à frente do Fifa. Sinceramente, o Fifa não me agradava muito (a não ser o clássico Fifa da era Mega Drive/SNES). Porém, de uns anos para cá, mais especificamente nas versões 08 de ambos, a situação começou a mudar. E quando chegaram as versões 2009, a situação simplesmente já estava invertida, com o Fifa sendo muito superior ao PES (minha opinião). Nas versões 2010, para mim a situação é a mesma. Fifa evoluiu nos últimos anos, criou novas mecânicas de jogo, virou um simulador de futebol, ou ao menos faz esse papel mais bem feito do que o PES. E a evolução segue ano a ano. Não gostei nada do PES 2010 também. Gostaria de ter uma opinião diferente e poder comprar e me divertir com os 2 jogos. PES atualmente, pra mim, ainda está na época do PS2, somente com gráficos melhorados e uma mecânica de jogo muito parecida com a antiga. Uma pena… quem sabe o PES 2011 mude e melhore. Torço por isso.
    Vou de Fifa mais uma vez!
    Abraços.

  • Thiago Nunes diz: 11 de novembro de 2009

    Bugzinho de jogador travado ainda ?????

    Eles brincam tambem!

  • Giovanni diz: 11 de novembro de 2009

    Apenas um trecho do review da IGN que saiu para PES 2010:

    Notas (PES/FIFA):
    Apresentação: 7.5 / 8.5
    Graficos: 9.0 / 9.0
    Som: 8.0 / 9.0
    Jogabilidade: 7.5 / 9.0
    “Rejogabilidade”: 8.0 / 9.5

    Nota final: 7.7 / 9.0

    Closing Comments
    I don’t mean to make Pro Evolution Soccer 2010 sound like a bad soccer game, because it isn’t. It’s just a disappointing one. Just about everything except the visuals feels a bit stale, even the new Become A Legend mode which feels like it’s from an ’08 edition. The gameplay is solid; it just isn’t able to keep pace with FIFA 10 in most regards. It’s tough to recommend this to anyone when EA Sports’ superior product is on the market, but if you’re a diehard PES lover, you’ll feel right at home with this one.

    Tradução livre:
    “Eu não tenho a intenção de fazer PES 2010 soar como um jogo ruim de futebol, porque ele não é. Ele é apenas um jogo decepcionante. Quase tudo exceto o visual parece deteriorado, até o novo modo “Become A Legend” que parece que veio da edição 2008. A jogabilidade é sólida; só não é capaz de competir com FIFA 2010 na maioria dos quesitos. É díficil recomendar esse jogo pra todo mundo quando a EA Sports tem um produto muito superior no mercado, mas se você é fã aficcionado de PES, você se sentira em casa com esta edição do jogo.

  • Raphael diz: 11 de novembro de 2009

    Bom, eu como viciado em winning eleven posso dizer tambem, essa versão 2010 me pareceu que os jogadore jogam sem vontade, porra, os filha da puta não correm, o messi que é um dos jogadores mais rapidos do mundo corre menos que eu de costas po uhahuahua. quanto a fazer gols de fora da area sempre foi assim, na minha opinão é o que da emoção ao jogo sempre poder chutar de um local diferente com a possibilidade de gol, abre espaço para varias jogadas, naminha opinão é mto bom isso, na dos meus amigos amigos pregos não, segundo eles não tinha graça jogar, pois, eu fazia gol de qualquer lugar…. acho que oq ta faltando pro winning eleven(pes) fica melhor é melhorar a dinamica dos bonecos ao meu ver eles parecem muito parados, não passam a verdadeira emoção de jogar bola, os dribles do pes deixam mto a desejar em relação aos dribles do fifa, poderia haver uma melhoria nesse quesito… Eu vou comprar o pes2010 só porque sou fã da série… tenho o demo no meu play3 admito que jogo sempre, mas por falta de ter um jogo que ainda possa bater de frente com ele. quanto ao fifa nunca gostei e acho dificil um dia gostar, por mais que seja um jogo em constante evolução diferente do winning eleven que parece um tanto quanto estagnado. joguei o demo de fifa e digo fifa pode ser um ótimo simulador de futebol, mas não me parece um futebol vivo e bem jogado,
    saudades dos winning elevens pra ps2
    esses eram os melhores :(
    abraços

  • matheus diz: 11 de novembro de 2009

    Gostaria de saber quais são as ligas e times disponíveis no PES 2010, bem como os times que são “falsificados”, como a seleção da alemanha na versão 2009, com craques como FRUTES e MESSENGER em campo..

  • Gilberto Marley diz: 11 de novembro de 2009

    Diego, gostei muito que tu deixou o teu lado pessoal de gamer (sei que tu gosta mais de PES) para dizer que a versão do FIFA está superior ao PES, mas na minha opinião, em momento algum, nas novas plataformas, a KONAMI conseguiu bater a EA. Desde as demos eu considerei (e continuo considerando, mesmo sem jogar os jogos completos) o FIFA melhor, concordo com o Giovanni (de fato, concordo com os editores da IGN hehehe) que o PES não é ruim, mas o FIFA é melhor, e ficar dizendo que o FIFA é ruim só porque gosta mais do PES seria hipocrisia e falta de sensibilidade. Meu pai vai pros States nesse fds, e se tudo der certo, ele pega FIFA, ou Assassin’s Creed 2, ou God Of War Collection, dependendo da disponibilidade. Abraços. (Se tu comprares o FIFA, vamos marcar uma peleia)

    Continue:
    Disse tudo, meu velho. Escrevi com o coração sangrando. hahaha
    abração

  • Marco diz: 11 de novembro de 2009

    Ola Gostaria de saber pq o fifa 2010 para play2 Não tem juiz em campo alguem pode informar
    obrigado

  • Luiz Bandeira diz: 11 de novembro de 2009

    ACHO QUE A RAPAZIADA JÁ FALOU TUDO!!! ATÉ AS VERSÓES 2008 O PES MATAVA A PAU. APARTIR DAÍ A COISA MUDOU ! O FIFA ESTÁ REALMENTE MUINTO MELHOR DO Q O PES. AQUELE MODO EM QUE O JOGADOR É APENAS UM ATLETA EM CAMPO, DEPOIS QUE VC ACOSTUMA É UM DIFERENCIAL EMPOLGANTE ! NÃO SEI SE VCS NOTARAM, MAS OS TREILERS DE APRESENTAÇÃO QUE VC VE NO YOUTUBE E ATÉ NO INICIO DOS DOIS JOGOS, SÃO UMA ENGANAÇÃO SÓ! TU NÃO VE AQUELA QUALIDADE DE CENAS EM CAMPO, O QUE EU ACHO UMA FARÇA E AQUI PRA NÓS ……VAI DEMORAR PARA ELES CONSEGUIREM FAZER UM JOGO COM TANTA QUALIDADE COMO SE VE NAQUELAS APRESENTAÇÕES…O QUE É DEVERAS LAMENTAVEL PELO PREÇO QUE COBRAM!!!! AINDA BEM Q EM SANTA MARIA TEM CAMELO KKKKKKKK!!!!!!

  • Tiago diz: 11 de novembro de 2009

    O jogo é bem mais dífícil q o 9 sem dúvida.Mas ficou bem mais real.Não existe mais akela mentira de sair correndo com a bola,atravessar o campo e fazer o gol.É uma questão de adaptação,vamos jogando até aprender a melhor maneira de chegar até o gol.

  • Robson Verri diz: 11 de novembro de 2009

    Talvez eu tivesse “cantado a pedra” antes afirmando que PES era apenas “mais do mesmo”. Errei e feio. PES acabou ficando pra tráso que foi pior…realmente FIFA tá detonando…

  • Rafael Gelatti diz: 11 de novembro de 2009

    O cara ali disse tudo. FIFA bom era o do Mega, depois disse sempre foi decepcionante, ainda mais pra desafios 1×1. Sempre teve curvas a la R.Carlos no Barthez do meio da rua e sempre foi comum.. que isso?!?!! O Fifa10 ainda tem bizarrices do tipo ninguem vai na bola, trombadas medonhas. Boa mesmo é a serie Goal Storm-Winning Eleven(times japoneses!! Evair e Edilson)-PES. PES08 pro Play2 com grande dinamica pra desafios x1. 09 e agora 10 são decepção. Porque aquilo que te faz criar uma expectativa e não chega perto disso é uma decepção.

  • Beto diz: 11 de novembro de 2009

    Duas coisas para falar desse jogo. Primeiro que quando joguei as primeiras partidas odiei o jogo. Depois fui descobrindo, aprendendo e gostando. O jogo agora é mais tecnico e tatico. Os sliders de taticas sao o que “mandam” no jogo. Uma boa formaçao ajuda demais no desempenho do time, o que antes nao importava no 2009. Driblar é muito mais gratificante que no 2009 onde até o GATUSO driblava e fazia gol. Nesse o cara tem que ser bom de drible e praticar bastante o momento do comando é o que conta.
    A segunda coisa que tenho a dizer, é que jogar contra o cpu é uma coisa, agora, jogar contra um amigo é OUTRO jogo! MUITO melhor e mais divertido, muda demais pq da pra criar a vontade e o jogo nao segue o mesmo roteiro de jogadas.

    Nesse jogo as jogadas fazem a diferenca e nao 2 passes até o atacante dps trombada, quadrado + X e gol como era antes, Futebol nao é isso, é jogo de conjunto. PES 2010 é jogo que demora pra dominar, que cada vez se descobre algo novo. Claro que é CHEIO de defeitos mas nao existe “NAO GOSTEI DESSE, VOU VOLTAR PRO 2009″. PES é lei, quando a KONAMI lanca o novo, é o novo que se joga e o outro vai pra memoria.

  • kratos diz: 11 de novembro de 2009

    fifa eh ridiculo e sempre foi, pes eh superior e sempre foi.

  • Thiago diz: 11 de novembro de 2009

    bah cara… tá certo que PES2010 deixou a desejar na jogabilidade e diversão… mas FIFA 10 para PC está muito abaixo…. grafico pobre e ainda é “robótico” nos movimentos. PES2010 joguei bastante… para fazer Gols só insistindo em cruzamentos para a área ou chutes de média distancia (quando consegue achar um espaço para o chute.. o que é muito dificil contra equipes mais fortes), Graficos e movimentos beiram a perfeição… camisas, campo, redes… também não entendi o motivo para manterem as mesmas animações do PES09.. mas no quesito diversão o 09 ainda é melhor! 2010 só fica mais emocionante quando o confronto é contra algum amigo, pois contra a maquina fica meio sem graça mesmo..

    Continue:
    Falo aqui das versões para PS3 e Xbox 360. A avaliação de Fifa 10 pra PC deixa muito a desejar e está neste link http://wp.clicrbs.com.br/canaldosgames/2009/11/03/nova-temporada-%E2%80%93-avaliacao-de-fifa-2010/?topo=13,1,1,,10,13.

  • Luiz Henrique Pasini diz: 11 de novembro de 2009

    Cara

    muito bom o Post. Acho que nao adianta os cara ficar discutindo o que é melhor, se FIFA OU PES, cada um tem um gosto e pronto..

    Fiquei de cara , com os jogadores “preguicosos” tem uns cara que ficam parados do nada. mas blz o que eu quero dizer e tirar uma duvida.. é o seguinte

    sempre gostei de montar meu esquema e o meu time titular, aí salvo os dados no hd e qdo preciso importo

    só que isso nao tá acontecendo, ele até salva o esquema, mas nao o time… e quando to com o jogador 2 nem tem a possibilidade de gravar no hd,, o jogador 1 que tem que salvar ou importar

    Continue:
    Isso pra qual versão de console, meu velho?

  • Tche_loko diz: 11 de novembro de 2009

    Concordo em gênero, número e grau contigo, Diego. Análise perfeita. PES2009>PES 2010. Na minha opinião, o comentário do cara abaixo te criticando é totalmente sem fundamento

    Continue:
    Valeu, Tche_loko. Mas assim, continuo jogando. Na semana que vem, publico uma análise.
    abraço

  • Diego diz: 12 de novembro de 2009

    Jogo o PES desde o Play Station 1 (meados do ano 2000), posso me considerar experiente no jogo. E sempre achei a jogabilidade do PES muito mais realista que o FIFA (pelo menos até o FIFA 08 que foi o ultimo que joguei), sobre o PES 2010 acho que o 2009 estava melhor realmente os jogadores são muito lentos, Cristiano Ronaldo quase não consegue chegar na linha de fundo livre de marcação, “driblar então” parece que todos os jogadores tem defesa “99″, sem dizer que se tiver um cabeceador na equipe é mandar a bola na areá isso ficou muito fácil, na minha opinião jogarei o “2009″ com as atualizações do mercado do futebol.

  • William Pereira diz: 12 de novembro de 2009

    Eu era um usuário de FIFA.. joguei o 2000, 2002 e 07.. até que por amigos conheci o pes.. não tinha nem comparação.. PES era infinitivamente melhor.. até hoje continuo no PES.. Só que nos comentários que vi aqui, quase ninguém falou em que plataforma joga.. eu sempre joguei em PC.. e pra PC digo que FIFA é um lixo.. ainda mais com o descaso da EA de não se esforçar pra fazer um jogo de qualidade..
    Quanto a jogabilidade PES10 e PES9.. PES9 era jogo de quem não sabia jogar, na moral.. pegar um cristiano ronaldo, um messi da vida sair correndo, cortando todo mundo e driblar o goleiro.. é pra fracos.. gostei do PES10.. agora tu tem que ter o controle de bola, tática e etc.. drible você consegue dar sim.. só tem que saber quando dar.. o que deixou a desejar é o critério nas faltas.. o coro come.. as vezes o juiz da falta e poucas vezes cartão.. mas no mais tá beleza..
    então.. pra PC acho que ainda hoje prevalece o PES.. agora pra xbox e play3, não sei.. nunca joguei!
    abraço!

  • Roger diz: 12 de novembro de 2009

    olá..
    cara, não gostei nada da versão 2010 do PES pro Xbox.
    muito pior que o 2009.
    RUMO AO ESTRELATO: Sempre jogava no intermediário (dificuldade) e agora coloquei no médio e passo correndo pela marcação.. Daí coloquei no Profissional e não ganho partidas, meu jogador ainda eh ruim, e meu time eh pior ainda, pq nunca tocam pra mim quando estou livre..
    MASTER LIGA: Até gostei do modo de jogo, bem como o menu da ML, mas teria q ter a opção de começar com uma eqauipe que vc cria e joga…

    resumindo, estou frustrado por esperar tanto tempo e agora não ter vontade de jogar..

    abração

  • luiz henrique pasini diz: 12 de novembro de 2009

    Esqueci de dizer, to jogando no PC.

  • Marcus Sousa diz: 12 de novembro de 2009

    @Thiago – Mas o FIFA 2010 para PC não pode entrar no confronto das plataformas pois ele foi propositalmente feito “abaixo” das expectativas. A EA divulgou que a partir de agora eles irão priorizar os video-games e fazer algo mais “genérico” para PC pois pretendem com isso alcançar um outro público que tenham computadores mais simples sem aquelas configurações sinistras…

  • André diz: 12 de novembro de 2009

    Cara, alguém que vem aqui criticar, não coloca o nome, provavelmente nem o e-mail, é no mínimo covarde.

    O jogo estava uma correria só, não tinha graça mesmo, era só pega um jogador com velocidade alta e deu. O jogo estava ganho.

    Diminuiram a velocidade, mas praticamente ABOLIRAM o drible do jogo. “O jogo tem que ser cadenciado mesmo, toque de bola, chutes de fora, tabelas, não existe gol fácil.”, acaba-se de ver uma frase de quem realmente não joga futebol.

    Isso depende mto de time pra time, não são todos que o jogo é cadenciado, há times que realmente utilizam da velocidade como arma, mas essa “arma” praticamente inexiste no novo PES.

    E realmente sou cada vez mais adepto do pensamento: “Criança não poderia ter acesso livre a internet.”

  • Guilherme Coelho diz: 12 de novembro de 2009

    FIFA 2010 é extremamente melhor do que PES 2010. Isso já ocorreu no 2009. Nunca fui fã de FIFA, sempre dei ampla preferencia para PES, pois o jogo, na minha opinião, sempre foi melhor que os FIFAs. Porém nessa nova geração de games, o FIFA está absurdamente melhor que o PES sem a menor sombra de dúvida. Jogar Fifa 2009, 2010 é realmente se sentir em campo, o jogo te oferece tudo oq uma partida de futebol tem a dar, os dribles são fantásticos, os movimentos em 360° do fifa 2010 são realmente inovadores e por fim o esquema de jogo-de-corpo do jogo é simplesmente incrível, dando uma caracteristica única para cada boneco do jogo.
    PES 2010 só é melhor que FIFA 2010 nos gráficos dos bonecos, poie em todo o resto FIFA é esmagadoramente melhor. Essa é a opinião de quem sempre jogou PES, mas se rendeu a impressionante e realistica jogabilidade de fifa.
    Resumindo PES continua um jogo ARCADE para crianças e FIFA é realmente um SIMULADOR de futebol.
    (esse comentário se baseia nos video games, pois o FIFA do PC é um LIXO!)

  • Vitor Haselein diz: 12 de novembro de 2009

    Quem acha que o FIFA é melhor é que joga em casa contra a maquina

    A questão é que o FIFA é melhor em grafico e mais algumas besteiras

    Mas o que realmente importa pra quem joga em alto nivel assim como eu que diputo as seletivas para o brasileiro e
    já ganhei eventos de anime e varios torneios na locadora FDGAMES a maior de porto alegre

    sabe que o que importa é sempre a JOGABILIDADE e nisso não a comparação o PES é muito melhor sempre.

  • Michel diz: 12 de novembro de 2009

    Crucificado?

    Tem que ser crucificado que ainda TEIMA em achar PES comparável ao FIFA.

    Cara… a versão 09 do fifa já acaba com qualquer PES.

    PES/WE era o rei do futebol, já na é mais faz tempo. A diferença entre FIFA e PES é gritante exatamente pela jogabilidade do fifa que tu faz a jogada que quiser. No PES 2 apertos no X e um no Triangulo vc tá na cara do gol, ISSO É EXTREMAMENTE ARCADE!

    Além das animações de passes e cabeçadas serem ridiculas e no PES 2010 são iguais! que absurdo!

    Fora o corpo a corpo que no fifa existe e no 2010 é um absurdo de perfeito! O combate dos zagueiros nos atacantes é fantástico, nas dividas aéreas é magistral…. e no PES? mal existe.

    Além dos 360º de movimentação dos bonecos, outra coisa inexistente no PES…

    além dos dribles… coisa que inexiste no PES.

    além do…. ahhhh posso ficar falando o dia inteiro aqui, de tão IMENSA que é a diferença dos dois jogos.

    PES = arcade Fifa= SIMULAÇÃO

  • Artur diz: 12 de novembro de 2009

    Pessoal… tem uma grande diferença entre o PES dos consoles e do PC.
    O PES 2009 dá de lavada no FIFA 09 para PC.
    Esse ano joguei primeiro o FIFA 09 e gostei bastante. Mas quando peguei o PES 2009, o FIFA caiu de conceito.

    Não duvido que o PES 2010 para Play 3 esteja ruim…

  • ezequiel diz: 12 de novembro de 2009

    tem gente comparando versão de PC com de PS3/XBOX…
    são coisas mto diferentes… a de PC sempre é inferior ao do console.
    Tem que comparar versão de PC com de PC, de PS2 com PS2, PS3 c/ PS3 e Xbox c/ Xbox…

  • William Silva diz: 12 de novembro de 2009

    vocês são do tipo de pessoas que só vÊ o lado negativo!

    Tipo assim… 100% dos meus amigos jogam PES! migramos todos pro 2010! No primeiro momento pensamos… o jogo ficou podre, mas nos adaptamos ao jogo e agora ele é muito melhor que o 2009(q Ibra pega a bola derruba todos, por se o ibra q ta com a bola ninguem marca ele, passou por um, bom é o ibra, a cobertura nem vai atraz…chutou!!gol!!),

    Ah e o FIFA É FAIL!!!!! nem se comenta!!!!! quem joga deve jogar sozinho pq não conheço ninguem que jogue ;)

    PES 2010 vai ownar até vir o 2011! FACT!!!

  • Dejair Papo diz: 12 de novembro de 2009

    Cara larguei o PES há muito tempo, ainda acho que tu demoraste pra enxergar isso! O FIFA10 mata a pau, é quase perfeito!

  • Edgar – GA diz: 12 de novembro de 2009

    Acompanho a saga do PES e concordo e discordo com algumas coisas que foram ditas, mas não se esqueçam galera, o jogo foi preparado para ser um simulador com mais realismo e estratégias, cabe aos adépitos do jogo a conhecer um pouco mais das novas jogabilidades e realizarem estratégias de jogo e, bem como também, utilizar outras ferramentas que estão disponibilizadas e não ir com fome de bola e chutar de qualquer jeito que sai gol, como nas outras edições anteriores.

  • Joanilson diz: 12 de novembro de 2009

    eu joguei só o demo, gostei sim, mas ainda acho que a melhor versão foi o PES 4, equivalente ao winning eleven 8 ou 9, num lembro…

    mas a questão dos cruzamentos e dribles é sempre assim: um ano fica mais fácil marcar gol de cruzamento e mais dificil de driblar, ai o pessoal acha a jogabilidade truncada e no ano seguinte então fica mais fácil driblar e mais dificil o cruzamento, ai o pessoal acha muito fácil e truncam de novo…

    quanto ao fato de não correr tanto, acho que está certo, porque no pes2009 vc consegue correr com o Messi de uma grande área à outra sem problema nenhum… Cristiano Ronaldo idem e alguns outros jogadores, acho que isso é irreal demais, ainda bem que corrigiram.

    E FIFA NUNCA MAIS!
    Até hoje só existiram 3 Fifas que me agradaram, o Fifa 97, o 98 e o 2000, o resto é resto…

  • Alberi diz: 12 de novembro de 2009

    Bom, eu sou fâ do GoalStorm, PES, enfim, mas acho que vcs estão enganados desde o começo, primeiramente, a evolução do PES para PS2, para o PS3, me decepcionaram muito, eu achei que iria mudar muito, mas não vi evolução nos jogos de futebol, pouca melhora gráfica, e jogabilidade é quase a mesma do PS2, espero que o PES 2010 tenha evoluido, e acho que quanto mais dificel o jogo, mais real se torna, não é fácil fazer gol em um futebol de campo, e se o PES 2010 esta assim, que bom, pois eu jogo futebol de campo, e sou apaixonado pelo PES, FIFA nem comento, odeio a jogabilidade, muito fácil de driblar e fazer gol, futebol de campo se ganha nos mínimos detalhes, tem que ser difici mesmo… minha opinião..Abraço…

  • sandro diz: 12 de novembro de 2009

    Olá Diego, com tantas informações, ñ sei qual comprar, se o pes 2010 ou fifa 2010 ? Qual seria o melhor, no quesito, dribles e jogabilidade, emoção….

  • André diz: 12 de novembro de 2009

    Em primeiro lugar, estou falando do FIFA e do PES pra playstation 3…

    Vitor Haselein diz:
    (…)
    A questão é que o FIFA é melhor em grafico e mais algumas besteiras.

    Vou discordar desse comentário. Se tu pegar o gráfico isolado do PES 2010, ele é muito melhor do que o do FIFA. Porém (contudo, todavia, entretanto, no entanto), olhar pro jogo do FIFA em movimento te dá muito mais a sensação de estar vendo um jogo real. Acho que é porque o PES é meio robótico, duro, sei lá. Me incomodou jogar o 2009 (que eu achei o pior jogo de futebol de todos os tempos) porque os jogadores eram duros e lentos e os gols eram toscos… É difícil de explicar com palavras, mas é uma impressão que eu tive jogando o PES 2009.

    Acho que o PES 2010 melhorou isso, a jogabilidade ficou mais parecida com a do Playstation 2 (em que o PES realmente mata o FIFA a pau), mas ainda está menos real que o FIFA 10. É uma questão de olhar pros dois jogos sem preconceito. O Diego do blog já está começando a fazer isso (embora ainda com um certo ressentimento). Engraçado é que um jogo de play 3 ficando melhor por voltar a ser o que ele era no play 2 é muito irônico… Já o FIFA não: o FIFA evoluiu.

    O problema é que a Konami está “errando a mão”. Dizem que o jogo está rápido demais, aí eles travam o jogo artificialmente, endurecendo e deixando lenta a jogabilidade. Reclamam que era muito fácil fazer gols: aí eles fazem os atacantes errarem chutes ridículos de fáceis… O resultado pra mim foi perda de diversão. E assim vai…

    Resumindo, eu também acho que o FIFA 10 está melhor que o PES, inclusive comprei o FIFA e não me arrependo. Mas eu torço para que o PES melhore, porque é decepcionante ver o jogo que eu sempre joguei (desde o super nes e play 1) cair tanto de qualidade… Ainda bem que a EA compensou essa perda, porque jogo de futebol é essencial…

    Para encerrar, me impressiona que as pessoas parecem ser mais fiéis do que deveriam a um jogo de videogame que está em decadência. A Konami não me paga nada pra defender o PES se o FIFA está mais perfeito. E acusar o FIFA disso ou daquilo não ajuda nada.

    Abraços a todos

  • Ivan Silveira diz: 12 de novembro de 2009

    Bom meus amigos e boa parte do Brasil adora PES ( Winning Eleven ) eu particularmente adoro FiFa e todo mundo me critica por isso em consideração a esse debate venho algum tempo acompanhando ambos os jogos em suas versões ano após ano e cheguei em algumas conclusões;
    Na questão de jogadores parecidos graficamente acho o fifa mais perfeito que o Winnin eleven;
    Na questão de jogabilidade dos jogadores o PES é bem melhor que o fifa pois o fifa é muito truncado ja o winning eleven não;
    Mas existe duas coisas meramente estúpidas no PES que fazem pra mim perder um pouco a graça a primeira é muito fácil fazer gol nos goleiros chute de longe de perto é muito fácil sendo que os jogadores de Elite como ronaldinho e etc… decidem o jogo sozinho ou seja eu posso pegar o cara la na zaga e sair correndo q ninguém busca e eu faço gol é simples assim!
    E a segunda coisa é que não possuí história algo que seja mais interessante como no modo carreira do Fifa em que você é um dirigente do clube e de cara você escolhe o clube que quer mas depois passando o primeiro ano as coisas são bem dificeis para arrumar clube de elite ou seja é muito mais divertido contratando jogadores pela temporada disputando os torneios que realmente existem como champions league brasileirão sem ser nada armaod,respondendo perguntas dos jornalistas ,se caso você perde algumas a torcida cobra e consequentemente com as derrotas vc acaba sendo demitido esse realismo não existe no PES eu não vejo graça em jogar PES se não for realizando partidas contra amigos e torneios em ksa tomando uma gelada e se divertindo.

    Para mim é o que difere nesses 2 jogos um possui uma jogabilidade bem melhor (PES) mas não tem um conteúdo de uma forma mais realista pois simplesmente vc disputa torneios como uma liga jogando com gremio enfretando milan ..barcelona na mesma liga..bah nada haver..ou seja é chato virar um campeonato meio armado.

    Mas no fifa a jogabilidade bem mais fraca mas não me importo tanto com isso pois prefiro mais o conteúdo!

    E o modo de jogar com 1 player só francamente o NSS com gráfico nintendinhos ( o NSS4 até melhoro o gráfico) é bem melhor pois possui um conteúdo bem mais próximo do que é realmente o futebol no mundo.

  • Rafael Schoenardie diz: 12 de novembro de 2009

    Ae! tenho o Uncharted 2 europeu (em inglês) e troco pelo PES2010.
    Teu pes é americano ou europeu?

    Abraço!

    Continue:
    Me add no msn diegoguichard@hotmail.com? É americano.
    abraço

  • thiagoo diz: 15 de novembro de 2009

    amigo , tanbem nao me enpolguei nao velho muito mais dificil mudo muita coisas desnecessarias , velho e os penalts de lado q isso ?? noss e eu nao consigo driblar , eu moro no japao minha versao é americana muita treta to querendo quebra ele todo tanbem kkkkk alguem sabe como dar o cortinho ,q no 2009 era quadrado e x agora é como kkkkk

  • William Guterres Felix diz: 19 de novembro de 2009

    Horroroso! É a única palavra que se pode dizer deste PES 2010,pelo menos a versão para PC é isso. Não se dribla no jogo. É impossivel carregar a bola com qualquer jogador. Não importa se é o Messi ou o C.Ronaldo, o defensor sempre tem vantagem em lhe roubar a bola. E se você consegue fugir um pouquinho da marcação leva um carrinho pelas costas. Acha que é falta? Não! Não existe falta nesse jogo. Não importa como você é derrubado pelo adversário nunca é marcada a irregularidade. Olha que tentei jogar, mas não dá. Não adianta ser lindo graficamente se na jogabilidade é uma porcaria. Jogo o PES desde quando era o Winning Eleven da J-League e isso faz tempo. Faz tanto tempo que na primeira vez que joguei o Dunga era jogador do Jubilo Iwata. Sempre achei o PES melhor que o FIFA mas dessa vez ficou muito aquém do que eu esperava. Não acredito que os produtores do PES deixaram sair essa bomba, será que ninguém testou depois do jogo finalizado? Ninguém reparou que não se dribla,não se corre e não se marca falta no jogo?
    É chato isso mas vou desinstalar o 2010 e reinstalar o 2009, nele pelo menos se pode driblar e o arbitro marca as faltas existentes.
    O únicos pontos positivos do jogo são:
    * A Master League que está bem mais realista nas contratações e na adminstração do time;
    * O design gráfico, simplesmente espetacular;
    * Os campeonatos europeus como a UCL e a Europa League. Faltando somente as Ligas Portuguesa e Alemã mesmo que sem licença oficial;
    Pontos negativos:
    * A jogabilidade. É a pior jogabilidade que o PES já apresentou;
    Espero que lancem um patch ou uma nova versão do 2010 corrigindo essa mancada que foi esta versão. Enquanto não sai fico me divertindo no 2009.

  • Pes2010 diz: 22 de novembro de 2009

    Na boa discordo da sua análise ,claro que a joga bilidade mudou muito , e a maneira de jogar deve acompanhar, o 2010 exige mais calma , toque de bola, tática, o pes2009 era muito veloz era só pega uma jogardor veloz e sair driblando muito errado , isso foi corrigido na nova versão , não é tão difícil driblar e o computador não rouba a bola tão facilmente, acho que o 2010 é muito mais real , a propósito fifa sempre foi horrível, jogadores que flutuam , bicicletas e voleio toda hora, sei la , é questão de gosto , só concordo em uma coisa com você o PES (disparado) sempre foi melhor que o fifa, fui ……………………….. sómais uma o Cristiano Ronaldo dribla muito,,, só que não é como na versão anterior que era correr com a bola e ninguem pega se fosse assim o Babangida ( PES das antigas) acabaria com todo jogo

  • Victor Hugo diz: 23 de novembro de 2009

    O PES 2009 é muito melhor que o 2010, Os graficos estão nota 10, mais a jogabilidade chega dar raiva.

  • braga diz: 8 de dezembro de 2009

    CREDO FIFA 2010 MELHOR Q O PES? jamais, aquele grafico de fifa98 quase comparado com jogo de nintendo64, olha sinceramente um jogo atual precisa de imagem, se vc quer só jogabilidade vai jogar super nintendo………… em fifa 2010 CAGARAM no grafico e é lamentavel isso, me arrependi de baixar.

    Continue:
    No post, me referi as versões para PS3 e X360.

  • julio cesar diz: 27 de dezembro de 2009

    como faço para salvar os meus gols em pes 2010 no meu pc nao consigo
    alguem pode me ajudar

  • hgj diz: 28 de outubro de 2010

    E o seguinte,a Konami esta querendo deixaro jogo mais real ainda,por isso voce nao pode chegare pegar a bola com o messi e dibar todo o time adversario,isso nao acontece.Para voce dibrar e preciso segurar somente para o lado sem o de corre,outro jeito facil de dibrar e voce apertar o de chutar e rapidamente X isso fara um corte q fara o jogador adversdario ficar bobao tambem funciona com o goleiro.Os chutes de media distancia é verdade quase sempre sai um bom,basta encher metade da barra,Gerrard,Lampard,Anelka,Roberto Carlos,Adriano,Totti,Etoo,Villa e outros sao otimas opcoes.

Envie seu Comentário