Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Estereótipos gamers - parte 1: as Meninas-Moleques

10 de dezembro de 2009 7

Sabrina NaudOs estereótipos femininos

Bom, vamos a um assunto meio polêmico. Vou falar dos estereótipos, que dentro do que vivenciei, considero os principais. Mas um de cada vez, começando pelas meninas-moleques.

Ou do inglês: “tomboys”.

A tradução retirei de um post da Suzana Bueno no blog.

São aquelas meninas que estão sempre no meio dos meninos, se vestem como eles, falam e agem como eles e o mais importante:

  • 1. Não tem surtos psicóticos de TPM
  • 2. Sabem o que é um impedimento.
  • 3. Jogam pra caramba.

O problema destas meninas é que por terem um comportamento parecido com o dos meninos as pessoas costumam achar que são lésbicas ou que querem ser homens. Por ser uma atividade, assim como o futebol, tida como masculina, existe o pensamento que quando você encontrar uma menina gamer ela aparentará ser assim:

 

 

Por causa desta quantidade imensa de meninas (basta você ir num evento para encontrá-las) criou-se o preconceito. Que toda mulher que joga de maneira mais hardcore ou games como: Counter-Strike, Fatal Frame, Manhunt, Resident Evil, tem que parecer um moleque.

E quando você parece uma garota e joga, vêm a cara de surpresa da pessoa que recebe a notícia e a frase: “Nossa, nunca ia dizer que tu jogava video-game.” ¬¬

Para algumas garotas isto é ofensivo, eu acho engraçado. Mas é um preconceito que temos que colocar abaixo, mulheres jogam sim, jogam tão bem quanto meninos (se quiserem, leia-se treinarem).

Então da próxima vez que você encontrar aquela garota linda e gostosa em uma festa lembre-se: ela pode ser viciada em WOW. Só porque usamos salto alto não quer dizer que não possamos tirá-los pra jogar um futebol.

E sim, faço muitas alusões ao futebol porque é o melhor esporte que existe (dentre os não radicais) na minha opinião. E eu sei, sim, o que é um impedimento. ¬¬

Enjoy people!

Publicitária, Sabrina Naud tem uma coluna semanal aqui no Canal dos Games, sempre nas quintas-feiras. Gamer nata, é editora do blog www.gamersin.blogspot.com.

Comentários (7)

  • Diego Schmitt diz: 11 de dezembro de 2009

    Minha noiva jogou WoW comigo durante mais de um ano.
    Pra quem não conhece tem a @wowgirl do blog http://www.wowgirl.com.br/ que é outra garota que joga.

    Legal o post.
    [].

  • Diego diz: 11 de dezembro de 2009

    A minha irmã mais nova é desse “modelo” ai… menina-moleque… mas apesar disso nunca vi grandes preconceito para com ela… eu vejo mais comigo por ser mais velho e ainda manter alguns hábitos de guri, jogar video game, assistir anime, ir a eventos de anime, do que com ela por causa do jeito moleque de ser…

  • Ique Muniz diz: 11 de dezembro de 2009

    Realmente esse estereótipo existe, mas se você observar um pouco nos sites especializados de esportes eletrônicos (aí cito a Teamplay como exemplo, onde os cadastrados têm cards e tal) dá pra ter uma idéia que essa figura mudou bastante. Tem muita menina com foto bem arrumadinha, bem bonitas até, que fazem um baita sucesso no site por serem gatas e jogadoras de CS, com time e disputando campeonatos.

    Tá ficando um pouquinho mais popular. O grande lance é que essas meninas viram alvo de ataques dos marmanjos jogadores da comunidade ehehehe Bom artigo!

  • Kvera diz: 11 de dezembro de 2009

    Bah!
    Conheço muitas minas que jogam diversos games e elas nao tem geito moleca e nem nerd, bem pelo contrário, muitas de parar o transito.

    Esteriótipos não estão com nada, mas infelizmente existem. Se vestir como isso ou aquilo, só reflete um pouco da identidade da pessoa, nao que ela seja isso ou aquilo. Concerteza uma mina dessas molecas quando usa um vestido de festa e um salto alto arrasa.

  • Ricardo Almeida diz: 12 de dezembro de 2009

    Me desculpem se eu for grosso ou algo do tipo, mas o blog é pra falar de games ou de meninas?
    Acho q o blog ultimamente está tomando uma direção meio diferente da proposta inicial.
    Perdoem-me pelo comentário mas eu acredito que as noticias postadas pela nova repóter poderiam ter mais relação com o mundo gamer. Abs!

  • Diego Guichard diz: 12 de dezembro de 2009

    Nao foi grosso, nao Ricardo. Eh teu ponto de vista. Mas o blog nao esta tomando outra direcao nao. Convidei a Sabrina pra falar aqui justamente sobre “games para meninas”. E tem dado um retorno super positivo em questao de audiencia. Mas se nao se interessar sobre o tema, recomendo apenas que pule os posts dela, embora ela tenha colocado assuntos bem interessantes.

    Qualquer duvida ou sugestao, manda ai.
    Diego

    PS: Utilizei um teclado “americano para responder. Por isso que nao esta formatado”

Envie seu Comentário


Warning: get_object_vars() expects parameter 1 to be object, null given in /u00/webblogs/httpd/htdocs/blogs39/wp-content/plugins/intensedebate/intensedebate.php on line 548

Warning: get_object_vars() expects parameter 1 to be object, null given in /u00/webblogs/httpd/htdocs/blogs39/wp-content/plugins/intensedebate/intensedebate.php on line 548

Warning: get_object_vars() expects parameter 1 to be object, null given in /u00/webblogs/httpd/htdocs/blogs39/wp-content/plugins/intensedebate/intensedebate.php on line 548