Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Jogos para Meninas - O Mundo Rosa das Gamers

28 de janeiro de 2010 22

Apesar de não fazer parte deste share, existe um imenso público muito característico de meninas gamers. Elas compram:

Celular rosa

V3 Pink
DS rosa


PlayStation rosa e PSP rosa

E sim, elas movimentam muita grana do Mercado.
São meninas que adaptaram as brincadeiras “tradicionais de meninas” aos games. Gostam muito de jogos como The Sims (que na minha opinião seria uma brincadeira de Barbie virtual) ou jogos casuais.

Logo que foi lançado a cor rosa e lilás para celular, lembro de ter visto uma palestra que mostrava um aumento de downloads de games para celular por parte das mulheres. Elas chegaram a alcançar em determinada época, porcentagem superior dentre os usuários do serviço.

E para ter uma idéia do poder deste público, elas conseguem colocar jogos de casamento nas lista do 100+ da Europa e dos 50+ do mundo (falo aqui de um jogo desenvolvida pela antiga Southlogic, atual Ubisoft). E foi vendo o poder deste público que, cada vez mais, as desenvolvedoras vem investindo pesado nelas.

Jogos de casamentos, de carreiras, de modelos, jogos fofos, consoles rosa, periféricos rosa, bom, muitas coisas. Foi notando este público que a Disney criou o segmento Princesas Disney. Ele reúne todas as suas mais belas princesas com seus finais felizes e vestidos rodados e fazem novas aventuras para TV, videogames, jogos de mesa e tantos outros diversos produtos. É vendo este segmento que abrange a cada ano uma faixa etária mais ampla que lançaram o PSP edição Hannah Montana.

Podemos contabilizar aqui jogos como o MissBimbo (que eu jogo), HelloKitty Online ou Paper Mint.

Estes são apenas exemplos de alguns produtos que movimentam alguns milhares de dólares graças a estas meninas que adoram coisas fofas e rosa. É muito mais do que isto, é adaptar as brincadeiras antigas de boneca a um novo mundo virtual. Nele podemos interagir com outras pessoas que pensam parecido ou diferente. Mas sempre estão unidas por gostarem do assunto em questão.

Então, apesar do preconceito porque elas não gostam de atirar de doze na cabeça de um monstro ou atropelar pessoas para passar de fase, elas ainda sim sabem construir um mundo inteiro como ninguém. Já dizia o povo: “gosto, cores e amores não se discute, respeita-se”.

———————————————————————

Publicitária, Sabrina Naud tem uma coluna semanal aqui no Canal dos Games, as quintas-feiras. Gamer nata, é editora do blog www.gamersin.blogspot.comhttp://www.twitter.com/sabrinanaud.

Comentários (22)

  • Cássio Varisco Haetinger diz: 29 de janeiro de 2010

    eu queria aquele DS rosa *______*

  • Beatriz diz: 29 de janeiro de 2010

    ate q fim o ROSA ta dominando o mundo

  • Kau *-* diz: 29 de janeiro de 2010

    En quanto existirem reportagens que dividem as meninas gamers entre as que gostam de rosa e jogos fofos e as que gostam de matar pra passar de fase vai exiistir preconceito.
    Eu adoro coisas fofas, mas prefiro jogar MMORPG e RPGS de consoles. Não gosto de nenhu dos jogos citados na reportagem.
    Então o que sou? um híbrido ? uma anomalia?

    Bjokas.

  • Bruna diz: 29 de janeiro de 2010

    Nãão eu não to lendo isso! Aonde já se viu The sims parecer com jogo de barbie! The sims tem sexo brigas e inimigos isso não tem nada parecido com Barbie! Aff é cada um mesmo !

  • Adriellly diz: 29 de janeiro de 2010

    Um que bom dia 29 de janeiro o dia do meu aniversário tem esse blog do Mundo Rosa das Gamers” que é super , hiper , mega interesante

  • deta * diz: 29 de janeiro de 2010

    eu amo rosa mais tabem ñ acho q The Sims parace com o jogos da barbie eu sou fanatica por Barbies tenho até a coleção e eu gosto do jogo The Sims mais ñ acho pararecido com o da barbie eu amo rosaaaaaaa

  • Alana Mendes diz: 29 de janeiro de 2010

    Só pra descordar,sou mulher e fanática por jogo de futebol, PES,fifa. E tbém adoro COD.GTA,Doon…Sou fanática principalmente por PES e COD! Lógico que não deixo de jogar the sims! hehehehe…

  • vitória diz: 29 de janeiro de 2010

    Amei…tudo que eu compro é ROSA…kkkkkkk
    ROSA, ROSA, ROSA, ROSA……KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Michella diz: 29 de janeiro de 2010

    Amo rosa! Meu DS e meu PS2 são pretos, mas eu adoraria que fossem rosa, o que não quer dizer que eu só goste de jogos de meninas. Gosto, mas também gosto de Call of Duty e adoro jogos de luta (quanto mais porrada melhor!). Uma coisa não exclui a outra, posso perfeitamente jogar Street Fighter no XBOX com um controle rosa (o que me faria muito mais feliz!).

  • Vinícius Girotto Vargas diz: 29 de janeiro de 2010

    Pessoal, venho a concordar com a Sabrina com a teoria de The Sims ser parecida com Barbie, pois ela esta analisando a essencia do jogo em relação a brincar de Boneca(não necessariamente barbie, barbie foi um exemplo que ela usou pra ilustrar creio eu), o ponto em questão é que The Sims de fato tem grandes semelhanças com brincar de boneca, so que claro é diferente em detalhes.
    Uma das diferenças por exemplo, é o caos controlado que existe em The sims, que não existe da mesma maneira na brincadeira de boneca, os Personagens em The Sims não necessariamente reagem sempre com o que o(a) jogador(a) espera, mesmo fazendo exatamente as mesmas coisas você as vezes tem resultados diferentes.
    O Jogo é semelhante no aspecto que The Sims é um jogo não linear, assim como a brincadeira de Boneca, não existe inicio meio e fim exatamente definidos, eles são completamente definidos pelos jogadores.
    Em The Sims voce é onisciente do que acontece na casa, na brincadeira de bonecas também de certa forma, em The Sims você não tem a mesma onipotência que possui na brincadeira de bonecas, por exemplo, você não pode ter 100% de certeza sempre que o que fizer vai funcionar, ou você nem sempre vai poder comprar qualquer coisa(a nao ser que trapaceie) se não tiver conquistado o dinheiro necessario, na brincadeira de bonecas em contrapartida as jogadoras são completamente onipotentes podendo decidir quando como e porque as coisas acontecem, inclusive se elas querem definir limitações semelhantes ao the sims como por exemplo precisar de dinheiro para comprar determinada coisa e assim por diante.
    Tanto The Sims como a Brincadeira de bonecas exploram bastante os relacionamentos entre os personagens e a narrativa de certa forma é conduzida pelas jogadoras, elas podendo reagir da maneira que desejarem a qualquer situação que apareça.

    Na minha visão The Sims é sim de fato uma brincadeira de bonecas mais avançada, de certa forma um pouco menos limitada “fisicamente” (você pode ter quantas “bonecas” desejar, e fazer a situação que quiser), The Sims não tem tanta liberdade quando a brincadeira por ter um conjunto de regras e limitações definidas(seu dinheiro, o dia a noite no jogo, e outros fatores).
    Não vou entrar nos méritos de diferenças estéticas e outras coisas do tipo pois não foi o que a Sabrina colocou em questão na hora de fazer a comparação.
    Pois bem esta é minha opinião sobre o assunto, claro que com mais tempo poderia ser desenvolvido mais o assunto mas enfim é minha contribuição para o assunto.

    abraços

    Vinícius

  • Adriana Germani diz: 29 de janeiro de 2010

    Cara, eu adoro games. Infelizmente, quando criança não tinha muito acesso. Somente na adolescência fui jogar Mario Bros no Super Nintendo. Porém sempre gostei de games.
    A questão é que os games são um produto. Cada tipo de pessoa gosta de um tipo de game. Cada um na sua. A questão é que podemos ter a liberdade de estudar cada nicho. Por exemplo, o mercado se adapta ao nicho que está se destacando mais e assim por diante. No caso deste texto ele faz uma análise sobre o nicho “cor de rosa” dos games.
    Mas não necessariamente, faz uma critica ou generaliza. Seria um erro pensar desta maneira.
    Precisamos ter a mente aberta e saber absorver as informações sem preconceito. Como citado pela Sabrina, não é por que você gosta de games de bichinhos e tem um celular rosa que você é “patricinha”, hoje em dia vivemos em um mundo muito diverso. Você pode ter um celular rosa, andar toda de preto, jogar Farmiville, escutar Britney Spears e tomar cerveja no boteco da esquina, e dai qual é o problema. Cada um na sua. Mas o estudo das tendências de mercado sempre é enriquecedor. Fica a dica. Mente aberta galera.

  • Paloma diz: 29 de janeiro de 2010

    Olha tem algúm meninas q ñ tem miolos na cabeça… pénsa bm as mulher estão vendo o mundo de um jeito diferente
    ADORO PINK,ROSa
    E ACHO ESSA novidade maravilhosa sou patricinha com muito orguçho
    Bjooijinho ..

  • jessica diz: 29 de janeiro de 2010

    oii tudo bem vc so meninas bonita fotos

  • Kaol diz: 29 de janeiro de 2010

    Rosa, tudo bonitinho… Eu particularmente acho tudo muito fofo, mas vcs jah repararam que tudo que é game pra garota/relacionado… É besta ou infantil?
    Respeito as garotas qu gostam de sims ok, nao briguem comigo

  • Lu Cullen diz: 30 de janeiro de 2010

    Ai eu amoo rosaaa
    Miha cor predilta masii nao gosto de ta misturando assim naum…
    Briga com amor…Ai qm dera…

  • uberVU – social comments diz: 30 de janeiro de 2010

    Social comments and analytics for this post…

    This post was mentioned on Twitter by sabrinanaud: Meu post no @CanaldosGames sobre um perfil de publico de meninas gamers: http://bit.ly/dzIqo5 Eh um dos varios perfis q ainda tenho q fazer….

  • yasmim de queiroz magalhaes diz: 30 de janeiro de 2010

    gostei muito do celular e gostaria de ganhar um celular

  • Joao Paulo diz: 2 de fevereiro de 2010

    Oi, bem legal o seu blog, muitas informações de qualidade e um ótimo ambiente para se informar e descontrair. Voltarei sempre e também indicarei.
    http://www.jogos.infonews.net.br
    Abraço!

  • Sabrina Naud diz: 3 de fevereiro de 2010

    Pra quem ainda não captou a ideia do que eu quero dizer ocm perfil de público, aqui um exemplo de laçamento deste entendimento para 2010: http://gamersin.blogspot.com/2010/02/psp-rosa-fashion.html

  • Karen diz: 4 de fevereiro de 2010

    minha capinha da Hanna Montanna ta chegando =D

Envie seu Comentário


Warning: get_object_vars() expects parameter 1 to be object, null given in /u00/webblogs/httpd/htdocs/blogs39/wp-content/plugins/intensedebate/intensedebate.php on line 548

Warning: get_object_vars() expects parameter 1 to be object, null given in /u00/webblogs/httpd/htdocs/blogs39/wp-content/plugins/intensedebate/intensedebate.php on line 548

Warning: get_object_vars() expects parameter 1 to be object, null given in /u00/webblogs/httpd/htdocs/blogs39/wp-content/plugins/intensedebate/intensedebate.php on line 548