Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

O fim de uma era se encerra com a Monkey Lan House

12 de março de 2010 13

Esse é um post triste e nostálgico. Em 2002, eu passava as madrugadas jogando Counter-Strike em uma lan house chamada Monkey, na Avenida Nilo Peçanha, em Porto Alegre. Era como religião: os jogos eram sempre as terças-feiras com amigos (como Guilherme, Carmelito e Gabiru) estudantes de jornalismo aqui da empresa, entre outros.

(O problema é que eu tinha aula de manhã nas quartas-feiras. Isso não é exemplo pra ninguém, mas as jogatinas atrapalharam muito uma cadeira minha na faculdade. Mas passou)

Fotos: Genaro Joner

O fato é que a Monkey de Porto Alegre fez parte da minha cultura gamer, assim como de muita gente. Além disso, a loja foi uma das grandes responsáveis da popularização das lans pelo Brasil. Por isso, tenho a lamentar o anúncio oficial do encerramento das atividades da franquia, como divulgou o site oficial, nesta mensagem abaixo.

“A Loja Monkey Paulista encerra suas atividades no dia 1º de Abril de 2010. Inaugurada em 1998 e primeiro espaço no Brasil a utilizar o nome Lan House, a Monkey Paulista foi projeto piloto da Franquia Monkey LAn4Fun, que alcançou mais de 60 lojas em 2003 e serviu de inspiração para milhares de pequenos empreendedores de todo o Brasil para um seguimento que, hoje, é responsável por 48% dos acessos a internet da classe D e E. Com orgulho e satisfação encerramos nossa empreitada no ramo de Lan House, e continuamos com nossas atividades com eventos e consultoria”.

No dia 28/06/2003, a Zero Hora publicou uma matéria de duas páginas (era a reportagem mais importante do dia) sobre a explosão das lans por causa do jogo Counter-Strike.

Vocês podem conferir abaixo parte da reportagem de 2003.

A guerra não sai de cartaz: conflito no Iraque, em morros cariocas, no Oriente Médio. E o Rio Grande do Sul acaba de ser invadido. Mas nada de pânico: a tropa é formada por guerreiros virtuais que combatem nos monitores das LAN Houses, casas de jogos eletrônicos que abrigam computadores ligados em rede e que são a nova moda entre crianças e adolescentes de todo o mundo.

A invasão das LAN Houses chegou ao Brasil em 1998, vinda da Coréia do Sul. Hoje, estima-se que o mercado atinja cerca de 45 milhões de pessoas em todo o mundo – de acordo com uma pesquisa da empresa Jupiter Communications – e que movimente mais de US$ 9 milhões por ano apenas nos Estados Unidos. Em Porto Alegre, funcionam mais de 20 LAN Houses.

Anderson Ferreira, que inaugurou a GO Play em dezembro de 2002, diz que a munição das LAN Houses é potente. Ele observa que não é novidade ligar o computador em casa e combater adversários até de outros países, através da Internet:

- As LAN são diferentes. As pessoas se organizam em equipes, que jogam entre si. Cristiano Zaffari, 26 anos, um dos proprietários da franquia Monkey em Porto Alegre, diz que em jogos como o Counter- Strike é importante a imprevisibilidade:

- Cada vez é uma situação diferente. O ambiente da LAN quebra o isolamento de uma pessoa sozinha em frente ao micro. Aqui, as equipes se incentivam, dão alerta.

Na foto aí, aparece Luciano Lima, outro cupincha aqui que era adepto nas madrugas na Monkey.

Comentários (13)

  • Acacio diz: 12 de março de 2010

    Porra Diego, triste mesmo a noticia. Assim como vc passava varias noites na Monkey de São José do Rio Preto com o pessoal da facu. Foi uma época muito boa, me lembro de muitas vezes ficar puto por ter perdido para garotos que talvez não tivessem nem 15 anos ehehehe fazia parte.
    O fato que assim como inúmeras outras coisas a Mokey e outras Lans fizeram parte de nossa geração.
    Grande abraço.

  • JOÃO ANTONIO DE MELLO PINTO diz: 12 de março de 2010

    TENHO UMA L@N HOUSE EM PANAMBI,RS, COM 18 MÁQUINAS, AMBIENTE AMPLO, INAUGURADA EM 15 DE NOVEMBRO DE 2007. ATUALMENTE, OS CLIENTES VEM NA L@N PARA, NA MAIORIA DAS VEZES ACESSAR INTERNET: PESQUISAS, ORKUT E MSN. TENHO JOGOS COMO COUNTER STRIKE ENTRE OUTROS.

  • Robson Verri diz: 12 de março de 2010

    Não é piada antecipada não? Sei lá, pela data de encerramento (01 de Abril) me parece piada…

  • kau *-* diz: 12 de março de 2010

    Nossa eu também.. :( Tinha uma galera confirmada pra virar as noites jogando counter strike. E foram muitas….
    Depois eu comecei a jogar MMORPG daí abandonei as Lans…jogava CS on line, mas desanimei com os cheets.
    É o final de uma era .. realmente.

  • Guilherme diz: 12 de março de 2010

    Os clientes das lan, que antes eram gamers, que precisam de equipamentos específicos, bons, pesados, agora são qualquer cidadão interessado em acessar redes sociais. Isto já foi uma transição para as lan houses.

    Agora que a computação móvel está pegando, que os micros estão indo pras residências, que as pessoas querem mais é “orkutar”, “tuitar” e “colheitar” e por aí vai, coisas que rodam nos medíocres micros linha-cinza e até em alguns celulares mais robustos, é natural ver que as lan houses vão ter o negócio diminuído.

    Ou seja, o fim da Monkey é realmente o fim de uma era, pois acredito que é uma transição da computação popular. É claro, está cada vez mais fácil ter micro em casa, banda larga popular está quase aí, enquanto isso tem as wifi abertas sendo instaladas, celulares cada vez com mais recursos e baratos, veja o clone chinês do iphone, o “hi-phone”, por 300 reais você arranja um aparelho bem robusto… isso tudo vai minar o mercado das lan. Enfim, Lan Houses são peças de transição na nossa inclusão digital.

    As lan vão acabar? Não… mas sua importância vai reduzir muito nos próximos anos e muitas vão ter que sair do negócio… ver uma das grandes pulando do barco significa que o processo de transição vai ser mais rápido do que eu pensava…

  • Pedro diz: 12 de março de 2010

    q pena!
    jogava mto na Monkey há uns anos atrás…
    :/

  • William diz: 12 de março de 2010

    Bons tempos… eu matava aula pra jogar! hehehe

  • Josue diz: 12 de março de 2010

    Pois é… qdo li sobre o primeiro de Abril pensei que pode ser pegadinha antecipada. Será que neste dia eles não vão anunciar que estão expandindo ou fechando parceria com alguma empresa grandona sei lá..

    De qualquer forma, uma pena o fechamento.

  • Josue diz: 12 de março de 2010

    putz… não havia visitado o sites deles. Achei uma possível pegadinha pq eles também não disseram o motivo pelo qual estão fechando.

  • Josue diz: 12 de março de 2010

    mas pode ser que eles estão vendendo para comprar tudo máquinas i7 em uma parceria com (nome de grande fornecedor aqui)… vai saber. Mas pelo jeito estão fechando mesmo.

  • Siciliano diz: 13 de março de 2010

    Eu jogava pacas na MK, joguei muito CS, NeverWinter Nights, Battlefield e GunBound. Todo corujao eu estava presente. Usava o nick O_Siciliano.

  • PAUL WILLIAM DIXON diz: 21 de abril de 2021

    Eu fui um dos poucos que ia ao Monkey para (tentar) trabalhar, junto com 23 pessoas jogando CS. Freqüentava o Monkey Paulista e também a loja na Vila Mariana. Ia lá porque fazia traduções (com faço até hoje) e na época eu não tinha computador.
    Os monkeyistas talvez se lembrem de mim, o único calado no salão, na primeira máquina.
    Gostava do Monkey e dos seus maravilhosos doces. E cheguei a acompanhar jogos de CS (mas nunca joguei).
    Hoje tenho computador mas a impressora está quebrada, assim quando preciso imprimir um boleto vou numa lan house aqui perto, mas nada como a Monkey. Apenas duas máquinas, sem jogos. Agora não posso usar devido à pandemia. Ponho que preciso imprimir no pen drive e levo para o dono da loja imprimir, ou scanear para mim.

Envie seu Comentário


Warning: get_object_vars() expects parameter 1 to be object, null given in /u00/webblogs/httpd/htdocs/blogs39/wp-content/plugins/intensedebate/intensedebate.php on line 548

Warning: get_object_vars() expects parameter 1 to be object, null given in /u00/webblogs/httpd/htdocs/blogs39/wp-content/plugins/intensedebate/intensedebate.php on line 548

Warning: get_object_vars() expects parameter 1 to be object, null given in /u00/webblogs/httpd/htdocs/blogs39/wp-content/plugins/intensedebate/intensedebate.php on line 548