Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

[Jogos para meninas] A beleza estética dos personagens masculinos

18 de março de 2010 12

Sabrina NaudBom, hoje vou falar de algo do qual não tenho nenhuma certeza a não ser pelo clichê: “gosto, cores e amores, não se discutem”.

Seguinte: estava debatendo na minha mente a questão da beleza dos personagens de jogos. Boa parte das equipes de desenvolvedores são formadas por homens, então fazer uma personagem bonita e gostosa é fácil, né?! Mas e quando se trata de um personagem masculino, como se aprova se ele está ok ou não? Quem cria?

Sei que existe uma intensa preocupação com cada detalhe da criação de uma personagem feminina (feita por um homem). Li entrevistas, vi palestras e todos sempre dizem que não liberariam a personagem enquanto ela não estivesse perfeita. Existe este mesmo tipo de preocupação com as meninas jogadoras?

E não falo só de personagens principais ou coadjuvantes, mas também dos cenográficos.

Me pergunto devido ao constante comportamento dos homens em dizer que homem bonito e bem arrumado é gay e que macho, que é macho, não acha outro homem bonito. Então, isto se aplica também aos games?

Não sei! Quero saber!

Uma vez ouvi de um professor de história em quadrinhos que o Gambit era um personagem previsto como passageiro nos X-Men. Mas a Marvel viu que depois que o herói foi lançado o público feminino não somente aumentou como também ficou mais fiel. Ele é bonitão, tem sotaque francês, é metido, tem jeito de perigoso e garanhão.

Partindo-se de que games são uma mídia, que assim como quadrinhos, começaram por terem um universo tipicamente masculino, vou trabalhar com a hipótese de que o mesmo preceito possa ser aplicado.

Aí me questiono de novo, se boa parte da equipe é masculina, quem cria os personagens que devem (ou deveriam) despertar nas meninas o que muitas despertam nos jogadores?

E visto que de país pra país, mudam os conceitos de beleza (clica aqui pra entender do q estou falando) como eles são criados?

Em um livro ou mangá, quem decide é o autor. Ele pode ter uma equipe trabalhando, mas ele é quem decide e não tem discutir.

Será que existe este tipo de preocupação para com as meninas gamers?

Toby Gard, criador da Lara Croft, animou ele mesmo a caminhada dela, para ser EXATAMENTE como ele imaginava. Para que os meninos a amassem, como ele idolatrava. Houve um cuidado. Que eu imagino que os homens devem ter com todas as personagens que criam.

Bom, deixo aqui a minha questão. Trabalho com meninos o tempo todo e sei com é fácil saber se a personagem está bonita o suficiente, mas quando é UM personagem? Como faz?

Não que isto seja algo que vai mudar a minha vida ou a sua, mas fiquei bem curiosa a respeito disto. Pode parecer uma dúvida babaca, porém eu não sei. E sim, estou desconsiderando todo o aspecto que a personalidade possa influir no personagem. Aqui estou falando única e extritamente da sua aparência física.

Mas sei que existem personagens que tem o “título” não por serem lindos, mas pela história criada para eles, exemplo clássico:

Sei que os personagens que eu escolhi não foram criados pensando nas meninas que irão jogar com eles. Mas são personagens que eu gosto e também foram os que lembrei na hora de fazer o post.

Publicitária, Sabrina Naud tem uma coluna aqui no Canal dos Games, as quintas-feiras. Gamer nata, é editora do blog www.gamersin.blogspot.com. http://www.twitter.com/sabrinanaud.

Comentários (12)

  • Kau *-* diz: 18 de março de 2010

    Jin Kazama junto com shyriu de dragão são meus preferidos… apesar de que o Shyriu não eh de game… eh de animê.

    :)

  • Mari Amaro diz: 19 de março de 2010

    Sabrina, talvez o processo não seja o mesmo, de beleza sexual, mas sim de identificação. Eles criam personagens baseados nas idéias que eles querem trasmitir. Logo para fazer um héroi machão pegam todos os “clichês” e colocam ali. E acho que não é uma questão de achar bonito, talvez os heróis de quadrinhos e games não sejam nada mais do que estes criadores gostariam ou veêm como o modelo ideal para um homem. Não é por acaso que a maioria dos personagens tem musculos definidos, cortes marcantes, maxilares fortes e olhares penetrantes, porém sem deixar tem algum charme (seja um charme ironico ou mais misterioso como o jin).

    E isto se aplica a todos os personagens que ilustram este post. =) Mas claro, isto é só uma opinião baseada no bom senso.

  • Ana Paula Ferreira diz: 19 de março de 2010

    Muito bom esse post,acredito que de uma certa forma o personagem masculino tem todo trabalho afinal os personagens são o que eles gostariam que fossem,e assim vice-versa.Vai falar que nenhuma menina gostaria de ser uma heroína,estilo Lara Croft?

  • tobias fuhr diz: 19 de março de 2010

    poiséh, como eu estava falando contigo…

    pode até ser que não tenha se pensado em atrair um publico feminino somente por causa dos fortões/gostosões, etc. mas atraiu… talvez pelo motivo de ter um backstory mais bem feito faça com que as mulheres curtem mais o personagem, até pq mulher(a maioria) não olha só o corpinho bonito, mas todo um conjunto e tal….

    valeu,
    bjaoo, bina

  • Claudio Bandeira diz: 19 de março de 2010

    Olha… não sei se realmente existe essa preocupação toda com a beleza de personagens, eu achava que eles tinham que ser “fiéis” a proposta e história do game, e não um atrativo “sexual” rsrsrs… Mas em todo caso, imagino que os padrões de beleza devam ser os mesmos aplicados à realidade, uma mulher bonita é de rosto afilado, corpo bem feito, seios grandes, etc… (em geral)… o homem deve ser levado em consideraçao musculatura, feições, etc.

  • camila diz: 19 de março de 2010

    Camila: bem legal
    Sabrina: =)
    q tu acha?
    qual tua resposta?
    Camila: q o homem n pensa em faze um cara bonitao o cara perfeito ateh pq pelo que eu sei os homens nao ficam pensando como seria o cara perfeito entao eles n tm uma ideia pronta concreta de como seria
    n tem por onde se basea
    eles n pensam na usuaria
    e sim no game em si
    em como esse persogfem ficaria melhor para a historia

  • Rodrigo SeVeN diz: 19 de março de 2010

    Primeiramente preciso dizer que a facilidade em criar uma personagem feminina está tanto no gosto pervertido e fácil de suprir da maioria dos homens, quanto na estereotipagem da figura da mulher, seja na gostosona ou na menininha (vide Soul Calibur, etc), enfim, são poucas as personagens de personalidade forte e/ou com uma história interessante como diversos personagens masculinos costumam ter por padrão de serem protagonistas.

    Meio em off-topic mas referente ao que os supostos “homens” costumam fazer e tal, EU fico me perguntando se esses tais homens tem medo de que se disserem que outro homem é bonito, passem a gostar da coisa, ou seja, são fracos porque evitam problemas ridículos como esse. De qualquer jeito, que cada um seja como quer desde que não prejudique alguém.

    Se for considerar apenas a aparência, eu diria que não há tal preocupação e que em geral eles devem ser criados a partir da história deles para justificar qualquer ou a maioria dos aspectos que possuem.

    Portanto eu diria que mesmo sendo mais aberta a mente dos geeks e nerds do mundo dos jogos, ainda há uma mentalidade machista, mas até que exista uma maior representação pela parte das meninas na criação dos games, a visão ideal delas continuará sendo só delas e privada para o mundo. E no fim, as meninas acabam achando seus favoritos também por falta de opção, mas tendo uma grande gama de personagens meninos por aí, um deles se aproximará mais do gosto das meninas em geral.

  • Francisco Tupy / @games2learn diz: 19 de março de 2010

    Ok. Te fiz um elogio e vc pediu um depoimento sensato:
    Aqui vai o que achei do seu texto sem achômetro:
    -logo de cara eu gostei do texto, toda e qualquer iniciativa que busca compreender signos, estética, etc, eu acho muito válido. Nunca tinha pensado na questão visão feminina em função do personagem masculino e dos games de um modo geral. De fato, temas assim são os que mais me encantam ultimamente.
    - outro fato importante, lembrando do Christopher Knwoles, que escreveu “Nossos Deuses são Heróis”, ele aborda dois exemplos femininos interessantes, a Mulher Maravilha, que foi criado por um homem precursor do feminismo e do sexo BDSM; e também da Elektra, que ele taxou de mulher com características de homem. Enfim as criações, principalmente quando feitas por homens encaram uma mistura de gêneros, uma transferência da projeção masculina.
    - Creio que a tendência com as mulheres adentrando cada vez nesse mercado de trabalho e como consumidoras, irá equilibrar mais as coisas, inclusive enfoques sutis quanto a sensibilidade.
    - Respondendo sua pergunta, em relação aos meninos, mesmo deixando de lado o aspecto psicológico do personagem, até mesmo na aparência, o que rola é uma identificação. Logo os personagens que voce curte por aparência, são os mesmos que voce curte por psicologia, história etc…
    - Inclusive eu preciso criar um grupo de personagens para um curso que vou dar na Unesp, e o grupo dos Heróis dessas vez as mulheres serão a maioria. 3 mulheres para 2 homens, inverter a fórmula, para buscar novos resultados.

    Bem espero ter chegado perto do que voce queria como resposta. deixo aqui o convite visitar meu blog, tem alguns textos assim nessa pegada também. gamestolearn.blogspot.com

    E mais uma vez, sou seu fã, ok?

    Até a próxima.

    Francisco Tupy / @games2learn

  • Endon diz: 19 de março de 2010

    Quem foi que deixou sair esse post ???

  • maroni diz: 19 de março de 2010

    fica comigo :))

Envie seu Comentário


Warning: get_object_vars() expects parameter 1 to be object, null given in /u00/webblogs/httpd/htdocs/blogs39/wp-content/plugins/intensedebate/intensedebate.php on line 548

Warning: get_object_vars() expects parameter 1 to be object, null given in /u00/webblogs/httpd/htdocs/blogs39/wp-content/plugins/intensedebate/intensedebate.php on line 548

Warning: get_object_vars() expects parameter 1 to be object, null given in /u00/webblogs/httpd/htdocs/blogs39/wp-content/plugins/intensedebate/intensedebate.php on line 548

Warning: get_object_vars() expects parameter 1 to be object, null given in /u00/webblogs/httpd/htdocs/blogs39/wp-content/plugins/intensedebate/intensedebate.php on line 548