Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Apresentações de games dominam seletivas do WCS

18 de maio de 2011 6

Os games mostraram mais uma vez que vieram para ficar. Com apresentações baseadas em personagens dos consoles, duas seletivas para o World Cosplay Summit que foram realizadas neste fim de semana – no AnimeXtreme, em Porto Alegre/RS, e no AnimABC, em Santo André/SP – garantiram vaga para a grande final brasileira no campeonato mundial, que acontece no dia 17 de julho durante o Festival do Japão na capital paulista. Além das competições, os games marcaram presença nos tradicionais torneios e em uma sala temática com direito a dois dias de free play.

Antes de falar das disputas, vamos ao AnimeXtreme, que aconteceu neste fim de semana no Colégio La Salle São João, na capital gaúcha. Lembram da sala Supercontrole Podcast que anunciei aqui no blog? Eu fui lá conferir o que os gamers do evento poderiam desfrutar.

O espaço totalmente dedicado aos gamers foi montado pelos podcasters do site Supercontrole Podcast. Há dois anos no ar, o trabalho conta com cinco integrantes – Augusto Di Marco (“Fuca”), Juliano Mosena (“Djuli”), Mateus Chies (“Six”), Rodrigo Lanzoni (“Lanzoneti”) e Andrios Cislaghi (“Frajola”) – e mais quatro colaboradores de Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

Um dos responsáveis pela sala, “Fuka” conta que enfrentou duas horas de estrada, de Carlos Barbosa, cidade dos podcasters, até Porto Alegre. Na bagagem, o grupo levou todo o equipamento viodegamístico que tinha em casa. Um verdadeiro acervo para exposição de consoles, revistas e jogos antigos, prêmios personalizados (canecas com o logo do site) aos vencedores dos torneios, além dos videogames disponibilizados para a diversão dos players. Enfim, tudo ficou por conta deles, desde a organização dos campeonatos ao guia da exposição e montagem da sala. Eles se revezaram para cumprir as tarefas.

Aliás, “Fuka” e “Djuli” já frequentavam eventos de animes antes até que surgiu a ideia de montar uma sala voltada para os games. O hábito é comum em eventos como o Anime Friends, em São Paulo. Vi muitas quando estive lá, mas aqui no Rio Grande do Sul ainda há poucos espaços assim nos eventos, em especial para o free play.

Smurfs em dose tripla

Entre os já tradicionais convidados de eventos como AnimeXtreme, dubladores fazem a alegria dos fãs ao dar voz ‘ao vivo’ a personagens de desenhos ou filmes. Um dos convidados da vez foi Silvio Navas. Entre seus principais trabalhos estão Darth Vader, Mum-Rá e o trio azul formado por Papai Smurf, Fazendeiro e Vaidoso. Ele deixou um recado: Quem dubla, faz com a alma. Então não importa quem vai dublar, tem que fazer com carinho. Relembre a voz dos smurfs:

Além dos games, os concursos de cosplay são as atrações mais visadas pelo público. No primeiro dia de apresentações, a criatividade, em especial na categoria ‘livre’, que abusou das trilhas musicais regadas a coreografias de danças famosas, arrancou boas risadas e muitos aplausos da plateia. O destaque vai para duas performances que chamaram a atenção – Mortal Kombat, que levou ao palco uma dobradinha entre Sub-Zero e Scorpion (este na forma de um boneco de papelão) e Darkstalkers. O grupo de MK também inovou ao isnerir o tradicionalismo gaúcho nas falas dos lutadores.

No sábado, levei o cosplay de uma das minhas personagens preferidas – Saber, do game Fate Unlimited/Codes para PS2.

No segundo dia, foi a vez da aguardada seletiva gaúcha para o World Cospplay Summit. Ao todo, nove duplas se inscreveram, mas uma foi desclassificada ainda na pré-seleção e outra não compareceu no dia. A disputa final ficou entre sete apresentações: X 1999, Final Fantasy VII: Crisis Core, Angel Sanctuary, Medabots, Kingdom Hearts, Fate Stay/Night e Biohazard.

Além de trazer tudo o que aconteceu no AX, eu também participei da seletiva do WCS. No ano passado, pude acompanhar a final brasileira em São Paulo, quando decidi que da próxima vez estaria lá como jornalista e como cosplayer.

O direito de representar o evento na final brasileira foi concedido a Bruno Pagno e Débora Guerra, que levaram ao WCS uma performance baseada no game Kingdom Hearts: Birth by Sleep. Com uma apresentação extremamente dinâmica, a dupla mostrou desenvoltura, sincronia e, principalmente, aquela que já é a marca que os acompanha desde a estreia diante dos holofotes, a presença de palco.

Aliás, os dois já apareceram aqui no blog, com apresentações baseadas nos jogos Final Fantasy VIII e Soul Calibur IV (quem quiser pode assistir no meu canal de vídeos). Confiram a apresentação vencedora:

O segundo lugar ficou com uma apresentação baseada no anime Medabots, de Pedro Branco e Mário Fleck, e a medalha de bronze foi para outro game. Com performances de Final Fantasy VII: Crisis Core, Pâmela Sanchez e Alessandro Portela Cristiano, também subiram ao pódio. Com muita movimentação e jogos de luta, o fim foi selado com uma trilha marcante da série FF: The Price of Freedom. Essa é a mesma música que escolhi para minha formatura. Foi uma apresentação emocionante para os fãs da franquia.

Para quem ficou curioso para saber como eu estava lá, vou deixar também o vídeo da apresentação que fiz com minha dupla, baseada no mangá Angel Sanctuary.

Enquanto isso em São Paulo…

No mesmo fim de semana, os paulistas disputaram mais uma seletiva para o WCS 2011. Campeonato foi decidido no Instituto Coração de Jesus, em Santo André/SP. O trio premiado levou ao palco apresentações baseadas em games.

A dupla Juliana Pereira e Paulo Melo garantiu o primeiro lugar com uma apresentação baseada em Vocaloid, com direito à música, dança e troca de roupa no palco.

Em segundo lugar ficaram Daniela Takahashi e Erika Almeida, com uma performance baseada no jogo Muramasa. A terceira colocação foi para Márcia Corrêa e Flávia Correa Barros, que fizeram uma apresentação baseada no jogo Mario Party.

Confira a galeria completa de fotos.

*Com vídeos do Cosplayers.net e colaboração do fotógrafo Gabriel Dias, o @neo_nights.

________________________________________________________________

Post de Natália Cagnani, colaboradora do Canal dos Games. Jornalista e cosplayer fissurada por cultura japonesa, games e animes. No Twitter, pode ser encontrada como@natyaeris

Comentários (6)

  • Diego Guichard diz: 18 de maio de 2011

    Excelente post, Naty. Excelente cosplay o teu também. Parabéns!

  • @rodrigocimerio diz: 19 de maio de 2011

    SUPERCONTROLEEEEE!!

    AX porto alegre realmente tem uma pessima organização, 3 horas da tarde e tive que ficar 1 h e 20 na fila pra poder entrar, FAIL!

  • Bruno diz: 20 de maio de 2011

    Parabéns pelo post, Naty!
    Eu fico feliz de ver os games tomando conta das das apresentações =D.
    E tu, está de parabéns pela tua apresentação, também *-*
    Quero te ver no palco em todos eventos

  • Com games no pódium, apresentação de ‘Princess Tutu’ leva vaga do WCS no Kodama | Canal dos Games diz: 31 de maio de 2011

    [...] 5ª (AnimABC – SP) e 6ª (AnimeXtreme – RS) Apresentações de games dominam seletivas do WCS [...]

  • ‘Breath of Fire’ vai ao topo de seletiva do WCS 2011 no Rio | Canal dos Games diz: 9 de julho de 2011

    [...] 5ª (AnimABC – SP) e 6ª (AnimeXtreme – RS) Apresentações de games dominam seletivas do WCS [...]

  • Kingdom Hearts Birth by Sleep, o game que levou à disputa de um mundial | Canal dos Games diz: 14 de julho de 2011

    [...] 2011 – Etapa JBC Brasil. A ideia deu mais do que certo. Na pele dos personagens Terra e Aqua, Bruno e Débora garantiram vaga na seletiva do AnimeXtreme, em maio, e disputam neste domingo a final brasileira em São [...]

Envie seu Comentário