Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Fraude no RS: Ministério Público descobre no leite substância que causa câncer

08 de maio de 2013 127

Galpão onde grupo adulterava o leite no RS (Fernando Goettems / Agência RBS)

* Por Cid Martins, de Ibirubá, Guilherme Pulita, de Guaporé, e Giane Guerra

Já chega a oito o número de presos em ação que o  Ministério Público (MP) realiza hoje em três regiões do Rio Grande do Sul: a Operação Leite Compensado. Entre eles, João Cristiano Marx. Ele foi preso em Ibirubá e é considerado suspeito pela promotoria de ser o responsável pelo transporte e adulteração. No início do ano, foi descoberta uma fraude que pode gerar sérios problemas de saúde. Segundo os promotores Mauro Rochemback, da Promotoria Criminal, e Alcindo Bastos Filho, da Promotoria do Consumidor, algumas empresas voltaram a adotar uma prática proibida para obter 10% a mais de lucro. Estão adicionando água de poço, não tratada, e ureia no leite que é transportado do produtor para postos de resfriamento, antes de chegar na indústria. O problema é que na ureia foi constatado formol, substância que causa câncer. O risco é ainda maior porque atinge todos os derivados do leite e este produto adulterado é encaminhado também para São Paulo e Paraná.

Operação Leite Compensado do MP é realizada em três regiões do RS / Foto: Cid Martins

Investigação

Tudo começou quando o Ministério da Agricultura analisou para amostragem a qualidade do leite em um posto de resfriamento, ou seja, quando o leite chega do produtor. Na ocasião, foi constatado que havia água e outras substâncias no produto. Uma delas é a ureia, utilizada para que as indústrias não notassem perda de nutrientes do leite. No entanto, o engenheiro químico Jerônimo Friedrich constatou que na ureia tem formol e este por si só causa câncer nos consumidores.

“Era uma técnica (uso do formol)  usada há 30 anos, quando não tinha muita eletricidade no campo e foi proibida desde o ano de 1981″, diz Friedrich.

Em apenas um ano, estes empresários das três cidades que são alvo do MP transportaram cerca de 100 milhões de litros de leite com suspeita de adulteração. Além disso foram cerca de 100 toneladas de ureia, 83 toneladas somente em Ibirubá.

Operação

Estão sendo cumpridos mandados de prisão, busca e apreensão nos municípios de Ibirubá (8 mandados de prisão e 7 de busca), Horizontina (apenas 3 de busca) e Guaporé (1 mandado de prisão e 3 de busca). Além das prisões de empresários do ramo de transporte, o MP está apreendendo em empresas e residências documentos, computadores e 17 caminhões utilizados para transporte de leite adulterado. Em Ibirubá, entre os presos está o dono de uma transportadora, o pai, esposa e cunhado dele. A justiça indeferiu um mandado de prisão em Guaporé e dois em Horizontina.

Fraude no Leite

Água de poço com ureia, que contém formol (substância cancerígena), era adicionada no leite / Foto: Cid Martins

Segundo o MP, para um total de 10 litros, 9 são de leite e 1 de água de poço. Isso foi confirmado pela Corsan, já que no local onde estes transportadores retiram água não foi constatado atendimento pela companhia. Depois disso, para que não fosse constatada a diminuição de nutrientes do produto, os empresários adicionavam 100g de ureia, que tem formol, para cada 10 litros de leite. Pelo menos 20 laudos técnicos comprovam que o leite foi adulterado com substância cancerígena. A mistura de água com ureia é feita dentro do tanque de um caminhão e antes do leite ser colocado. O promotor Mauro Rochemback diz que a fraude não envolve produtores e indústrias, mas que estas deveriam ter um controle maior.

“O risco é grande porque o formol não sai mesmo com a pasteurização e tivemos que antecipar o fim da investigação para que a população do RS soubesse deste problema no leite que consome”, diz Rochemback.

A adulteração consiste no crime hediondo de corrupção de produtos alimentícios, previsto no artigo 272 do Código Penal.

* Confira no Blog Acerto de Contas os lotes e marcas de leite, apontados pelo MP, com substância cancerígena. Saiba também como fazer uso dos direitos do consumidor.

* Confira entrevista em video com promotores e engenheiro químico:

Comentários (127)

  • Veja quais são os lotes de leite contaminado e orientações para o consumidor | Acerto de Contas diz: 8 de maio de 2013

    [...] Fraude no RS: Ministério Público descobre no leite substância que causa câncer [...]

  • roque diz: 8 de maio de 2013

    quais são as marcas comerciais deste leite? quero evitar a compra acidental.

  • Antonio diz: 8 de maio de 2013

    EXCELENTE TRABALHO CONJUNTO, protegendo a população de criminosos de alimentos que chega a mesa de todos.

  • Edson diz: 8 de maio de 2013

    Tem que fechar estas empresas e prender os envolvidos.
    Produtores e Empresa de alimento distribuindo produtos com itens cancerígenos.
    Onde está a responsabilidade destas pessoas !!!

    E a quanto tempo isto vinha está sendo feito ???

  • Cezar diz: 8 de maio de 2013

    Não há palavras para descrever estas pessoas. Monstros, assassinos, sei lá! Pessoas como estas deveriam ser condenadas a pena de morte se o Brasil fosse um país sério. Leito, normalmente é consumido por crianças e idosos. Pena que receberão pequenas multas e tudo ficará no mesmo. Esse país é uma vergonha!

  • Paulo Moraes diz: 8 de maio de 2013

    Por favor descubram o numero dos lotes do leite latvida e anunciem para o povo/consumidor verificar.

  • Eduardo Pereira diz: 8 de maio de 2013

    Depois da água oxigenada, de o preço do leite subir nas alturas agora é a vez da ureia e água de poço. Será que o preço do leite já não é caro o suficiente para alguns poucos lucrem? Além disso há, com certeza, o reaproveitamento do leite que, quando não consumido ou vendido, retorna para o fabricante para ser reprocessado e “ganhar” novamente alguns nutrientes.

    Isso que dá morar num país sem controle e onde um empresário pode pagar bons advogados para se ver livre de qualquer processo ou da cadeia.

  • Marcelo diz: 8 de maio de 2013

    É notório a todos que a especialidade no Brasil é FRAUDE!!!Falta vergonha na cara dessa gente e penas severas aos que praticam a ilegalidade, fraude em licenças ambientais, fraude no leite,etc… Não é de se espantar que tenhamos uma fraude no papel higiênico e a policia federal lance a operação “LIMPA C*”

  • Bartira Bittencourt lobo diz: 8 de maio de 2013

    Por favor, meu comentário é só para o Macedo gente, não é para publicar. Bartira

  • Ronaldo diz: 8 de maio de 2013

    Poderiam ser mais específicos e indicarem para quais indústrias foram repassados estes “leites”. Já não basta o elevado preço que pagamos por litro de leite, ainda vem adulterado… pobre consumidor!!

  • Deivi Nichetti diz: 8 de maio de 2013

    Que bando de safados filhos da ____… Onde já se viu… Agora me respondam, como nós vamos cobrar dos nossos políticos que fazem o que fazem eles seguem nosso exemplo, se nós mesmos nos fraudamos uns aos outros, e a justiça está de mãos atadas porque o máximo que faz é prende-los e desbaratar as quadrilhas e não passa disso, já que “as leis não permitem que se faça justiça”… Ainda não perdi as esperanças com o meu país, mas não sei até quando…

  • leandro diz: 8 de maio de 2013

    ouvi agora pouco sobre essa grande fraude no leite,e gostaria de saber porque o povão e sempre o ultimo a saber,e não divulgaram as marcas do leite improprio,tanto faz o lote,isso ja deve vir acontecendo a um grande tempo, a rbs tão poderosa não deveria ter medo em falar isso ao vivo no ar ou na radio,a final ela e do povo ou esta so interessada em audiencia ou pontos,abraço e so por intermedio de Deus que podera nos ajudar.

  • Jorge proença diz: 8 de maio de 2013

    Num país sério esses criminosos seriam condenados à morte ou prisão perpétua tranquilamente.

  • sergio ulisses nogueira de souza diz: 8 de maio de 2013

    Absurdo, bandidos para ganharem dinheiro não estão nem um pouquinho preocupados com o que pode acontecer com a saúde dos consumidores, devem ficar presos, afastados de convívios sociais, são ameaças a sociedade.

  • Sival Jardim diz: 8 de maio de 2013

    Fiquei com uma dúvida. Segundo a Rádio Gaucha as indústrias desconheciam a prática ilícita de misturar uréia e água de poço ao leite. Então quer dizer que se um produtor por engano misturar veneno de rato ao produto o mesmo não será detectado pela indústria?????? A população está atirada na mão de corruptos, ladões e bandidos que fazem oque querem com nossa saúde e nosso dinheiro, e só são pegos quando existe algum desacordo entre a irmandade. Oremos.

  • Luís Fernando Krause diz: 8 de maio de 2013

    Possuo empresa GAUROS que esteva hospedada na incubadora de empresas raiar do tecnopuc e desenvolvimentos dispositivo manual móvel para medição de qualidade do leite nas fazendas ou na chegada na fabrica totalmente eletrônico e automatizado, sem nenhum custo por análise. Produto: GauQuality.
    Qualquer duvida entrar em contato por email

  • CARLA BRITTO diz: 8 de maio de 2013

    MAS NÃO FALA AS MARCAS DOS LEITES O CONSUMIDOR TEM DIREITO A SABER. DIVULGUEM AS MARCAS.

  • sergio diz: 8 de maio de 2013

    Vocês fala de prisão de empresários do ramo de transportes? Mas quem são os culpados, os produtores, os donos das empresas de leite ou os transportadores? Vocês tem que explicar direto porque ninguém sabe quem é quem!!!

  • Robinson diz: 8 de maio de 2013

    Quais as marcas de leite ???

  • Ricardo H. Castanho diz: 8 de maio de 2013

    É muita sacanagem

  • Diego diz: 8 de maio de 2013

    Parabéns ao MP, ao Ministério da Agricultura e demais autoridades pela agilização em investigar e informar a população da fraude.

    Só me resta algumas dúvidas. Porque o transportador age dessa forma? Qual o benefício? Será que há envolvimento com produtor ou industrias que ainda não foi descoberto?

    Exemplo: a cada 10L de leite, é acrescentado 1L de água, ou seja, podem ser 9L de leite e 1L de água, chegando na indústria 10L “só” de leite. Será que aquele 1L nem sai do produtor, mas é vendido de igual forma para a indústria? Seriam 10% da venda que o produtor ganharia ao não distribuir este 1L no lote do produto.

    Talvez não tenha sido muito claro, mas é uma hipótese.

  • maria de lourdes garcia diz: 8 de maio de 2013

    Parem o mundo que eu quero descer ……..
    Ganância ou doença ????
    Estas pessoas que fazem isso não tem família, filhos … netos ….

  • Adriana diz: 8 de maio de 2013

    E como saber se os lotes que chegaram agora nos estabelecimentos comerciais também não estão adulterados, pois no final de semana comprei 1 caixa de leite Italac e fiquei com medo de ingerir depois dessas notícias!!!!

  • Eliseu P. Schneider – de São Leopoldo diz: 8 de maio de 2013

    Colocar na cadeia e fazer beber o leite como agua,estão brincando com saúde aleia!!!!

  • Roberto diz: 8 de maio de 2013

    Temos que estar sempre vigilantes.

  • Moacir diz: 8 de maio de 2013

    Quais os leites que foram adulterados, para que possa proteger os meus filhos.

  • junior diz: 8 de maio de 2013

    Pelo preço que pagamos. Ainda vamos viver com o risco de nossos filhos terem uma doênça pela ganâncias desses miseráveis. O pior é saber que nada vai acontecer como sempre. Sempre tem alguem com influência que livra esses da cadeia. O estado deveria intervir e banir essas transportadoras e retirar seus bens para amenizar os danos já causados. Que vergonha…Que vergonha…

  • Paulo diz: 8 de maio de 2013

    E a industria que recebe este Leite?
    Não faz teste, para ver a qualidade do leite que recebe?
    Se o ministério publico esta aqui na reportagem, fez teste no local de resfriamento e descobriu.
    Com a palavra as industrias.

  • Sergio Antonio Rickes diz: 8 de maio de 2013

    Como fica os derivados deste leite???

  • MARCIO SOUZA diz: 8 de maio de 2013

    Tenho filhos pequenos que consomem leite e derivados diariamente gostaria de receber as marcas que foram detectados os problemas… obrigado

  • Claudio diz: 8 de maio de 2013

    Os lotes são de até seis meses atrás, será que os atuais não estão adulterados também?
    Podemos confiar nas inspeções do Ministério da Agricultura? Levam seis meses para mandar recolher produto adulterado dos supermercados. Pagamos altos impostos e o serviço oferecido é este? onde está a eficiencia pública?

  • Roberto diz: 8 de maio de 2013

    Se possível digam a marca dos leites quando embalados.

  • Ana Rita Carboni Ritter diz: 8 de maio de 2013

    Infelizmente, nós brasileiros somos muito acomodados e aceitamos as coisas como são!!! Pensamos muito pouco em relação aos alimentos que consumimos, neste caso (leite e seus derivados), quando na maioria das vezes eles são de péssima qualidade e apresentam substâncias nocivas ao organismo.
    Comparado a outros países o leite brasileiro é de péssima qualidade (falta de higiene e adicão de substãncias para conservar o produto e ganharem mais dinheiro).

    sds Ana Rita

  • Celso diz: 8 de maio de 2013

    Meu Deus, esse mundo ta perdido, tem que se muito FDP pra fazer isso, será que esse tipo de coisa nunca vai ter fim, lamentável, tem que da uma camaçada de pau em uma pessoa que manda faze isso, só assim não vai faze de novo, nem preso vai se for vai se por pouco tempo…

  • Miriam diz: 8 de maio de 2013

    Se lembra da Cow Parade?
    Quem sabe colocamos o tumor das pessoas em pontos da cidade para as pessoas ficarem olhando e tirando foto.

  • luciana diz: 8 de maio de 2013

    Uma das marcas é Bom gosto e MUMU. A Mumu fez uma grande campanha para se posicionar. A embalagem é atraente e as crianças adoram. Sempre comprava para meus filhos, até semana passada. E esta droga dá câncer. bando de FDP gananciosos, mas o lugarzinho na patente do inferno tá reservado para estes M*.

  • daiana souza diz: 8 de maio de 2013

    ola .que devemos fazer? meu filho tomo essas marcas?eu tenho uma caixa de leite mumu fecahada.meu filho passo mau com diareia febre e vomitos

  • Cacá,o indignado! diz: 8 de maio de 2013

    Têm é que pegar os responsáveis por esta maracutaia(mais uma entre outra tantas que já existem),e dar-lhes uma tremenda surra e fazê-los tomar todo este leite contaminado,e depois perguntar se os mesmos teriam a coragem e a safadeza de oferecer esse subproduto aos seus familiares,bem como filhos,esposas e netos e etc.
    Duvido muito que esses vermes venham a ser presos ou paguem alguma multa ou coisa parecida,pois vivemos no país do famoso e famigerado”jeitinho de levar vantagem em tudo”! Cadeia para esses lixos é pouco,diante dos prejuízos causados por eles.Lamentável,profundamente lamentável!

  • Elder diz: 8 de maio de 2013

    Quantas substâncias cancerígenas outras consumimos diariamente? Quantos outros empresários inescrupulosos estão a enriquecer de forma criminosa, como estes sujeitos? Ô raça triste…

  • Ernesto diz: 8 de maio de 2013

    Vamos voltar no velho e conhecido assunto, o que falta neste país são penas rigorosas contra a criminalidade. Devo pensar 10 vezes antes de cometer um crime porque se me pegarem é o meu fim. Porém acontece o inverso e quem tem seu fim determinado é o Contribuinte Honesto que infelizmente nasceu neste torrão. Aqui tudo é movido a Propina pois toda a semana aparece um estouro desses. Não sou nenhum alienado, sei que acontece em toda parte do globo mas é aqui que o crime compensa.

  • Eduardo diz: 8 de maio de 2013

    Absurdo!!! Cadeia pra esses vagabundos!!

  • Paulo Soares diz: 8 de maio de 2013

    é mais uma vergonha em nossa cidade ( Ibirubá) será que as pessoas só pensão em falcatruas, corrupção para enriquecimente inlicito, ora politica e agora com leiteiros. Queremos que seja divulgado na imprensa os nomes dos transportadores e as marcas dos leites adulterados. abs.

  • Miguel Parede diz: 8 de maio de 2013

    Perfeito a cobertura da inprensa e do ministério publico, só tem um porém, a fiscalização pelo ministério da agricultura ou do órgão responsável não deveria se rdiariamente atavés dos seus técnicos . Sabidamente, temos sérios problemas de falta fiscalização por falta de pessoal e também por omissão de funcionários desmotivados, preguiçosos e mal pagos. Este caso não difere muito do incêndio de Santa Maria, também por falta de omissão e corrupção na fiscalização,, portanto o Estado também tem culpa . Tem que punir também os responsáveis públicos porque eles são o elo principal que autoriza, coordena e é beneficiado diretamente atrávés de inpostos altíssimos em toda a cadeia, tanto produtora, logistica e consumidora. Somos penalizados por um órgão omisso, irresponsável que demonstra cada vez mais que não tem capacidade de assumir tão alto compromisso.

  • Mauricio Jorge Daugustin Cruz diz: 8 de maio de 2013

    Tem alguma coisa errada nas explicações sobre a fraude do leite. Se os exames realizados pela indústria não são capazes de detectar o batismo, como é possível afirmar categoricamente que o leite Mumu na minha casa não está contaminado? O Ministério da Agricultura testou todos os lotes? Acho que não. Devem estar mentindo.

  • Helio diz: 8 de maio de 2013

    quais os orgãos responsáveis pela fiscalização? pelo jeito trabalham por amostragem, ou nem isso..

  • Francisco Vogel diz: 8 de maio de 2013

    10% da carga é muito leite. E as industrias não conhecem a capacidade de produção dos seus produtores?, o transportador também é produtor?… Muitas perguntas sem respostas.

  • Fernando diz: 8 de maio de 2013

    Vamos lá VONPAR se expliquem com o seu MUMU!! (Editado por conter ofensas)!! Amanhã o caso já será abafado… e tudo volta ao normal… alguns com uns pilas a mais no bolso para ficarem quietinhos!!!

  • Mirian Daise Durgante diz: 8 de maio de 2013

    Parabéns ao Ministério Público, por mais essa investigação que resultou em ganhos para a população gaúcha, uma vez que foi alertada sobre o leite consumido. Também parabenizo pelas prisões dos responsáveis pela contaminação do produto.
    É salutar que os meios de comunicação apoiem a continuidade das investigações pelo Ministério Público, visando garantir a segurança dos direitos das pessoas, a exemplo dessa operação do leite compen$ado, que atinge diretamente à saúde pública.
    Por fim, sugiro que os criminosos presos sejam alimentados exclusivamente com o leite e os derivados que contaminaram, provando assim, do próprio veneno…

  • natalie diz: 8 de maio de 2013

    o lote do leite é igual ,mais a data da fabricaçao nao ,ele é adulterado ?

  • Nena diz: 8 de maio de 2013

    Olha gente , uma coisa só, leite é alimento principal para crianças, e os idiotas que fazem isto estão cometendo o maior crime, só espero que sejam condenados , pq a polícia civil ou federal, levanta o problema, consegue pegar em flagrante mas chega na hora da punição parece que ninguém mais tem provas etc e liberam os caras, o que é isto,,,, que vergonho, bandidagem dos caras fazer isto com qualquer produto ainda mais com leite…

  • olavo budke diz: 8 de maio de 2013

    Isso acontece porque estamos num país sem punição…não temos leis severas…para casos assim deveria ser pena de morte ou prisão perpétua, isso é crime hediondo. que seja divulgado imediatamente as marcas de leite que podem estar adulterados.

  • mariana diz: 8 de maio de 2013

    Isso é uma vergonha….deveria ser fechado essas empresas, as crianças não precisam de UREIA para crescer, quem precisa disso é as plantas…é um absurdo isso, já tomei leite dessas marcas e sempre passei mal, já não basta a quantidade de misturas que fazem ainda tem que colocar mais uma?!onde esta a vigilância que não viu isso?!a onde esta os donos dessas empresas que deixaram isso acontecer, aaaa os donos só querem saber do dinheiro do lucro , não se preocupam com a sociedade com as crianças….

  • VIVIANE DORNELES CONTESSA diz: 8 de maio de 2013

    comprei 36 litros do leite Latvida e já fiz uso de uns 20 litros,o mesmo faz parte do registro CISPOA/DPA sob n°0036/661.Eatá contaminado,quais são os riscos pelo consumo já feito?

  • Antonio Carlos diz: 8 de maio de 2013

    Ainda querem tirar poderes MP.
    A rota que percorre o leite esta a bangu, exigem o máximo de igiene do produtor ai, esquecem de controles para acompanhar até a industria, quem deveria fazer isso não faz. Será que o setor de qualidade dessas indústria não tem como verificar antes o leite.
    Sugiro uma matéria sobre a ROTA DO LEITE.

  • Robson diz: 8 de maio de 2013

    Vamos divulgar a notícia e as marcas no FACEBOOK!!!!

  • Jonas Casca diz: 8 de maio de 2013

    Cid, ureia é ureia, formol é formol. Alguém não entendeu alguma coisa no meio do caminho, e agora fica todo mundo repetindo a bobagem de que “ureia contém formol”. A ureia devia ser adicionada com um propósito (elevação do teor de proteína, talvez), e o formol com outro (preservação, talvez).

  • edu diz: 8 de maio de 2013

    ….a reportagem ok,…mas queremos saber quais as marcas de leite…pq não estão divulgando esta informação, que para nós consumidores, é extremamente importante?!?!

  • Ronaldo diz: 8 de maio de 2013

    O Ministério Público acusará estas empresas de HOMICIDIO DOLOSO ?? São varias pessoas que consumiram estes produtos , já que é um clime grave as indenizações e processo civil e cadeia talvez seja um exemplo a ser dado para os demais empresários que cometem fraude.

  • Alvaro diz: 8 de maio de 2013

    ESTES ASSASINOS DEVEM SER FUZILADOS, MAS ANTES DEVEM PAGAR OS CUSTOS DO FUZILAMENTO…. CHEGA!!! ESTE É O CUSTO DA DEMOCRACIA….

  • João Pacifico diz: 8 de maio de 2013

    Esta é uma pequena fatia das falcatruas que ficamos sabendo,imagina só o que se passa fora de nossos olhos, tenho até medo.

  • cleber monteiro rodriguez diz: 8 de maio de 2013

    divulgaram os nomes das marcas dos leites. os transportadores é que fizeram a adulteração? quem são e nomes destas transportadoras.?

  • Luís Fernando Krause diz: 8 de maio de 2013

    Trabalhei em um projeto inovador na incubadora da pucrs para analise do leite que resolve esse problema.
    Ainda não foi finalizado por falta de recurso para empresas incubadas e inovadoras. Se houver
    Temos um mestrado na ufrgs sobre o assunto em andamento.
    Se houver interesse podemos falar a respeito.

  • eleonor galli diz: 8 de maio de 2013

    parabens ao mp

  • Carlos diz: 8 de maio de 2013

    bando (editado por conter palavras impróprias) tem dar cancer na boca de cada envolvidos

  • lamarcio diz: 8 de maio de 2013

    Amostras coletadas no decorrer da investigação em supermercados da capital apontaram fraude em 14 lotes de leite UHT. Os leites das marcas abaixo apresentaram adulteração por formol, conforme laudos de laboratórios credenciados pelo Mapa:

    Italac Integral
    Lotes: L05KM3, L13KM3, L18KM3, L22KM4 e L23KM1

    Italac Semidesnatado
    Lote: L12KM1

    Bom Gosto/Líder UHT Integral
    Lote: TAP1MB

    Mumu UHT Integral
    Lote: 3ARC

    Latvida UHT Desnatado
    Registro :37/661

    Latvida UHT Semidesnatado
    Registro: 48/661

    Latvida UHT Integral
    Registro: 36/661

    Latvida Semidesnatado
    Registro: 48/661

    Latvida Integral
    Registro: 24/661

  • Laís L. diz: 8 de maio de 2013

    Do que as pessoas são capazes de fazer para ganhar dinheiro? Ferir? Invalidar? Matar? O ser humano está cada dia mais ridículo e frio!

    Vergonhoso e lamentável!

    Vamos consumir de empresas que tenham procedencia e sem notificações registradas.

  • agata diz: 8 de maio de 2013

    Latvida,Bom gosto,Mumu,Italac.. essas soa as marcas contaminadas!

  • jeder aloisio felipin diz: 8 de maio de 2013

    PARABENS AO MINISTÉRIO PUBLICO E AOS INVESTIGADORES PELO EXLENTE TRABALHO,MAS ACREDITO QUE ISSO NAO É SÓ LÁ,E DEVE TER MAIS ALGUNS POR AI FAZENDO ESSA SUJEIRA COM O LEITE E OUTROS ALIMENTOS,TOMARA QUE QUEM SABE ALGO SEMPRE DENUNCIE,POIS É UMA VERGONHA O PRODUTOR TRABALHAR CERTINHO NO CAMPO PARA QUE CHEGUE UM LEITE LIMPO, SAUDAVEL E NUTRITIVO Á MESA DO CONSUMIDOR,E UNS MAU CARATER DESSES FAZENDO ISSO,,,,FALO ISSO E ME REVOLTO,POIS SOU PRODUTOR DE LEITE, E SEI O CUSTO DE PRODUZIR UM LITRO DE LEITE LIMPO E SAUDAVEL,AI VEM UM SACANA E POE TODO O NOSSO SERVIÇO POR AGUA ABAIXO FALSIFICANDO O LEITE,,,,,PENA QUE QUEM SOFRE NOVAMENTE COM ISSO SOMOS NÓS, OS CONSUMIDORES COM A ADULTERAÇAO, E O PRODUTOR ,POIS DEVE BAIXAR O CONSUMO PELA DEVIDA NOTICIA E ASSIM DERRUBA O NOSSO PREÇO QUE JÁ NAO É DOS MELHORES,,,

  • Wilson José de Almeida diz: 8 de maio de 2013

    Uma das primeiras preocupações sobre esta descoberta seria a divulgação imediata das marcas contaminadas para que a população possa se precaver de continuar consumindo esse produto contaminado. Não é uma falta de respeito com o consumidor?
    Pensem nisso!!!!.

  • Honorio Antonio Gonçalves neto diz: 8 de maio de 2013

    Com toda a ação do valente Ministério Publico ainda tentam uma PEC (PROJETO DE EMENDA CONSTITUCIONAL) que tira o poder investigativo do Ministério Publico , existe um mistério oculto para existir tal interesse, louvores ao M.P.

  • eduardo Wolff diz: 8 de maio de 2013

    Coloquem esses bandidos na cadeia e deixem apodrecer, porcos só visam lucro e a saude do povo que se Fo…da

  • Anselmo erre brum diz: 8 de maio de 2013

    Lembram a anos,da soda caustica,acabou Não dando em nada,é o que vai acontecer agora…

  • Telmo Francisco Pereira diz: 8 de maio de 2013

    Telmo/Santo Ângelo RS
    Primeiro adicionavam Alcool no leite o povo ficava bebado.
    Agora formol no leite, vão acbar com os agentes funerários, desemprego total.

  • Julianna diz: 8 de maio de 2013

    O leite muitas vezes é o alimento primordial para algumas pessoas e agora com esse absurdo, onde é que vamos parar? A esperteza sempre levou o ser humano a ruína e continuará levando enquanto um quiser passar por cima do outro. Parabéns ao MAPA e ao MP pelo excelente trabalho.

  • Elza Fagundes diz: 8 de maio de 2013

    O que mais falta acontecer a fim de prejudicarem a população?Com certeza esses SEM VERGONHAS,desse leite eles não bebem.E o pior q eu tenho 3 caixas do leite mumu.Vai tdo fora.

  • Ministério da Agricultura afirma que fabricantes têm como identificar leite adulterado | Acerto de Contas diz: 8 de maio de 2013

    [...] – Ministério Público descobre no leite substância que causa câncer [...]

  • tiago diz: 8 de maio de 2013

    -Leite Bom Gosto –
    Líder
    SIF 4182
    Fabricação 17 de dezembro de 2012
    Lote: TAP 1 MB

    - Leite Italac –
    UHT Integral
    GoiasMinas
    SIF 1369
    Fabricação 30 de outubro de 2012
    Lote: L05 KM3

    UHT Semidesnatado
    GoiasMinas
    SIF 1369
    Fabricação 5 de novembro de 2012
    Lote: L12 KM1

    UHT Integral
    GoiasMinas
    SIF 1369
    Fabricação 5 de novembro de 2012
    Lote: L13 KM3

    UHT Integral
    GoiasMinas
    SIF 1369
    Fabricação 7 de novembro de 2012
    Lote: L18 KM3

    UHT Integral
    GoiasMinas
    SIF 1369
    Fabricação 8 de novembro de 2012
    Lote: L22 KM4

    UHT Integral
    GoiasMinas
    SIF 1369
    Fabricação 9 de novembro de 2012
    Lote: L23 KM1

    - Leite Mumu –
    UHT Integral
    Vonpar
    SIF 1792
    Fabricação 18 de janeiro de 2013
    Lote 3 ARC

    - Leite Latvida –
    UHT Desnatado
    VRS Latvida
    CISPOA 661
    Registro 37/661

    UHT Semidesnatado
    VRS Latvida
    CISPOA 661
    Registro 48/661

    UHT Integral
    VRS Latvida
    CISPOA 661
    Registro 36/661

    Integral
    VRS Latvida
    CISPOA 661
    Registro 24/661

    Semidesnatado
    VRS Latvida
    CISPOA 661
    Registro 48/661

  • Antonio Rolim diz: 8 de maio de 2013

    Isso tudo porque o MP recebeu denúncia. Onde fica os orgãos do ESTADO no processo, Secretarias envolvidas, não adianta prender somente esses gananciosos falta IMPUTAR responsabilidades a TODOS, PRIVADOS E PUBLICOS.

  • Fernando diz: 8 de maio de 2013

    Será que os filhos desses corruptos tomovam o leite por eles adulterados?????????????

  • Oito suspeitos são presos em ação que apura substância cancerígena no leite | Caso de Polícia diz: 8 de maio de 2013

    [...] Saiba Mais: – Empresa LatVida está proibida de comercializar qualquer produto derivado de leite a partir de hoje – Ministério da Agricultura afirma que fabricantes têm como identificar leite adulterado – Leite no Rio Grande do Sul já está livre de formol e ureia – Veja quais são os lotes de leite contaminado e orientações para o consumidor – Fraude no RS: Ministério Público descobre no leite substância que causa câncer [...]

  • Joel diz: 8 de maio de 2013

    Depois que ocorreu algo parecido a alguns anos atrás eu só compro Piá ou Elegê. É uma diferença de 10 centavos por dia que não dá nem 3 reais no fim do mês.

  • marina diz: 8 de maio de 2013

    Minha família vem consumindo essas marcas de leite suspeitas nos últimos meses e agora pergunto: e o risco á que fomos expostos? quem garante que não consumimos lotes contaminados? como saberemos lá na frente se porventura algum sonsumidor tiver doença proveniente desse crime? e como pode ser provado que foi porisso? infelizmente mais uma vez somos vítimas da ganancia e do mau caratismo desses criminosos, que não tem um pingo de respeito á vida, muitas crianças só são alimentadas com mamadeiras feitas com leite industrializado, o que pode acontecer com esses inocentes.Esses criminosos deveriam ser presos e só receberem leite na mesma composição feita por eles.

  • Gabriela Petry diz: 8 de maio de 2013

    E agora? Se meus filhos e alunos da minha escola beberam este leite…. procuro o médico pra ver se eles estão com cancer??????

  • Maykel diz: 8 de maio de 2013

    Quem vai nos garantir que não bebemos esse maldito leite contaminado??? Tenho duas filhas, uma de 1 ano e uma de 9 anos… Será que ainda haverá impunidade para esse tipo de animal??? Ou nossos filhos ainda terão que pagar por essa ganância e irresponsabilidade. Tchê, que revolta!!!!

  • margrid schwantes diz: 8 de maio de 2013

    não podem aceita r pagamento de fiança…cadeia direto ..crime monstruoso…qtas pessoas já devem estar doente por causa desse crime..

  • Lorenzo Almeida diz: 8 de maio de 2013

    Por favor me diga inde esta o numero do lote referente a marca mu-mu pois não estou achando
    Obrigado Lorenzo Almeida

  • ALAN diz: 8 de maio de 2013

    Bom trabalho. Assim como nos postos de combustiveis adicionam solventes e outros produtos, transportadores de leite querem ganhar mais no frete. Sugestiono sempre a investigaçao quando as empresas CRESCEM assustadoramente.

  • Sindigêneros recomenda retirada de lotes de leite investigado por operação | Últimas Notícias Santa Maria diz: 8 de maio de 2013

    [...] no RS: Ministério Público descobre no leite substância que causa câncer: clique aqui e confira no blog "Caso de Polícia", da Rádio Gaúcha, os detalhes da [...]

  • Fabiana diz: 8 de maio de 2013

    Profundamente lamentável que tudo no Brasil possa ter fraude. Hoje não tenho nenhuma destas marcas em casa, mas as consumo, pois compro sempre as que estão em promoção. Uma pergunta que me intriga: As fabricantes/embaladoras do leite não fazem testes no produto que recebem? Qualquer líquido com aparência de leite é embalado e vendido? E a fiscalização do MAPA e Secret Agricultura, Vigilância Sanitária, e outros órgãos?

  • brenda rodrigues diz: 8 de maio de 2013

    o que é isso gente essa gente que não pensa nos outros.JESUS QUE É ISSO…
    ganãcia, egoismo ou cancêr???? a me poume né!!
    JESUS para o mundo que eu quero descer imediatamente!!!!
    e se eu e meu irmão estivermos com cancêr??? DEUS ME LIVRE!!!!!!!!!!!

  • Jaime diz: 8 de maio de 2013

    Bom Gosto/Líder não deve ser só o leite que é aguado, o Creme de leite que eles industrializam também é uma guarapa.

  • mauricio diz: 8 de maio de 2013

    E os responsaveis quimicos destas industrias serao punidos??ora se não de que servem eles apenas para seu nome aparecer na embalagem dos produtos.E aee CRQ????REspostas

  • Maicon diz: 8 de maio de 2013

    Sabemos que pelo código penal vigente em nosso país, eles vão sair impunes com pagamento de multa..

    O que temos à fazer é parar de comprar estes leites e investir na indústria em pó. Anotar estas marcas e nunca mais comprar NADA,NENHUM produto deles. No mínimo vão à falência.. essa é uma maneira que nós podemos dar prejuízo à esses miseráveis!!

  • Helena diz: 8 de maio de 2013

    Esses que vcs pegaram pode contar q sao os pequenos pode contar ten gente mais grauda envolvida pois é sempre assiam cai sempre os mais fracos

  • Fraude do Leite: Ministério Público busca mais envolvidos e interroga suspeitos presos | Caso de Polícia diz: 8 de maio de 2013

    [...] Saiba Mais: – Cadeia leiteira já foi tema de CPI na Assembleia Legislativa – Oito pessoas são presas por adicionar substância cancerígena ao leite – Empresa LatVida está proibida de comercializar qualquer produto derivado de leite a partir de hoje – Ministério da Agricultura afirma que fabricantes têm como identificar leite adulterado – Leite no Rio Grande do Sul já está livre de formol e ureia – Veja quais são os lotes de leite contaminado e orientações para o consumidor – Fraude no RS: Ministério Público descobre no leite substância que causa câncer [...]

  • Marina diz: 8 de maio de 2013

    É um absurdo o que está ocorrendo. Pessoas, para terem um lucro pouco maior, adulteraram leite sem qualquer preocupação com as consequência disso. Apenas gostaria de ressaltar que conforme as manifestações dos órgãos competentes pela investigação quanto a adulteração do leite: tal adulteração em alguns casos, ao menos, ocorreu antes da chegada do produto nas empresas para o beneficiamento. Ou seja, não foram tais empresas que adulteram o produto. Vamos ficar de olho para não escrever bobagem e condenar os verdadeiros culpados.

  • Renata Gomes diz: 8 de maio de 2013

    Daqui a pouco o MP vai advertir nas embalagens do leite, como fazem com o cigarro: Que o uso do produto leva a morte por cânce de estomago, figado intestino e aí, fica tudo certo… Esse corruptos vão continuar sequelando a humanidade. Lamentável.

  • Carlos diz: 8 de maio de 2013

    Os tipos de leite condenados são:
    Italac Integral (Lotes L05KM3, L13KM3, L18KM3, L22KM4 e L23KM1)

    Italac Semidesnatado (L12KM1),

    Bom Gosto/Líder UHT Integral (lote TAP1MB),

    Mumu UHT Integral (lote 3ARC),

    Latvida UHT Desnatado (com fabricação em 16 de fevereiro de 2013 e validade até 16 de junho de 2013)

  • Elizandra diz: 8 de maio de 2013

    Sou da cidade de Ibirubá e estou por dentro do ocorrido. Só quero deixar claro que o leite não foi adulterado nas propriedades rurais e sim em um galpão longe de tudo.. Provavelmente os produtores estão tão indignados com tudo isso, quanto nós!

  • Adair diz: 8 de maio de 2013

    Esses vagabundos que praticam essas atrocidades contra o povo deveriam ser tratados como terroristas e condenados a pena de morte ou pena perpétua, incluído aí o consumo desse veneno que eles próprios fabricaram. O que eu acho mais absurdo é que indústrias que recebem esse leite, simplesmente nao detectaram essas substâncias, cadê o controle de qualidade dessas empresas? Ou sabiam da adulteraçao e liberaram assim mesmo? Só os atravessadores serao investigados? E as empresas, permanecerao impunes? A sociedade exige e implora pelas respostas o quanto antes, porque esse caso é monstruoso, é crime contra a humanidade. Que país bagunçado é esse, isso é revoltante e nojento!!!!!!!!!

  • Luciana diz: 8 de maio de 2013

    O que fazer meu filho tem 5 anos e sempre tomou dessas marcas?

  • Roseli vieira zanuni diz: 8 de maio de 2013

    tenho uma filha de 3 anos,estou apavorada sempre dei estas marcas pra ela,inclusive tenho 12 cxs em casa q estou dando pra ela,e agora que eu faço?

  • Carlos diz: 8 de maio de 2013

    Pessoal, quem é que prova que foi só o leite beneficiado no dia 16 que está contaminado com produto altamente intoxicante. E os outros lotes, dias 01, 02, 03…estão limpos para o consumo? Graças a Deus, em minha cidade ainda existe o leiteiro da carrocinha. Estou voltando imediatamente a comprar leite do leiteiro, até por que eu fervo o produto para consumí-lo, o que os laticínios não fazem, apenas pasteurizam-no. Fica o alerta. Espero que esses calhordas sejam exemplarmente punidos.

  • rudinei diz: 8 de maio de 2013

    QUE vergonha nosso brasil até nós alimentos a gente é roubados por estes bandos de bandidos aonde está nossa vigilacia é espeção dos produtos agricolas cade o ministerio da agricultura o que esta fazendo está dormindo que vergonha

  • Valéria diz: 8 de maio de 2013

    E agora como fica a minha saúde e dos meus dois filhos,sendo que o mais novo tem apenas 1 aninho?!já consumi todas essas marcas aí. O governa ja disponibilizou atendimento a população? Isso é uma vergonha,tenho nojo de ser brasileira,somos lesados em tudo,agora até na alimentação e o pior de tudo é sermos obrigados a votar

  • fabiano diz: 9 de maio de 2013

    Por favor enviem para mim uma cópia do papel que aparece na primeira foto, para saber as marcas e os lotes para poder evitá-los e divulgarei para meus familiares pois, somos consumidores de leite.

  • lindionei diz: 9 de maio de 2013

    atuo hoje como profissional de campo alem de ser produtor de leite tbm estive observando ,os comentarios abaixo descritos, muitos falam da indignação para com o consumidor,com toda razão pois estes meliantes tem que pagar carro por isto, minha colocação se estende para os fiscais do ministerio para com os produtores que são cobrados de forma severa e dependendo das regioes estão com dificuldade financeira devido ao preço de insumos para produzir leite.
    minha pergunta é\;sera que as cobranças estão começando pelo ponto certo?;sera que ninguem esta fechando os olhos para alguns problemas que perpetuan.

  • Pedro Luiz Sirangelo diz: 9 de maio de 2013

    Porque as vacinas que nossas crianças tomam no primeiro ano de vida contem formol favor responder obrigado.

  • Fraude no RS: Presos por adicionar no leite substância que causa câncer são interrogados nesta manhã | Caso de Polícia diz: 10 de maio de 2013

    [...] formol e ureia – Veja quais são os lotes de leite contaminado e orientações para o consumidor – Fraude no RS: Ministério Público descobre no leite substância que causa câncer [...]

  • Marcio Leandro diz: 10 de maio de 2013

    Todo mundo que conhece a substância uréia, é capaz de perceber sua presença em leites como o Hércules e outros mais baratos, pelo odor e sensação gustativa característicos. 100% dos leites mais baratos são adulterados.
    Já sentiu uma sensação de “fazenda de gado” ao tomar leite ? isso é característica da uréia.
    Sou de São Paulo, acho que o Ministério Publico deveria investigar, todo mundo que conhece a uréia é capaz de perceber que quase todas as marcas aqui em São Paulo usa leite “compen$ado”.

  • Operação Leite Compensado: Ministério Público Estadual desarticula mais dois núcleos da fraude no leite no Rio Grande do Sul | Caso de Polícia diz: 22 de maio de 2013

    [...] Saiba Mais: – Ministério da Agricultura destrói seis toneladas de leite em pó adulterado no Rio Grande do Sul – Justiça aceita denúncia contra 13 dos 14 suspeitos de participação na Fraude do Leite no Rio Grande do Sul – Grupo denunciado pelo Ministério Público usou produtor rural para receber dinheiro da fraude do leite – Veja quais são os lotes de leite contaminado e orientações para o consumidor – Fraude no RS: Ministério Público descobre no leite substância que causa câncer [...]

  • Ministério Público denuncia mais dois envolvidos na fraude do leite | Caso de Polícia diz: 29 de maio de 2013

    [...] Promotoria Criminal denunciou hoje mais dois envolvidos na fraude do leite, quando foi descoberto que substância cancerígena foi adicionada ao produto no norte do Rio [...]

  • Operação Leite Compensado 4: descoberta nova distribuição de leite adulterado com formol no RS | Caso de Polícia diz: 14 de março de 2014

    [...] Compensado do Ministério Público (MP), dez meses depois da primeira, foi descoberta nova distribuição de leite adulterado no Rio Grande do Sul (RS). Desta vez, o alvo são cidades na região das [...]

  • “Enquanto a indústria for cúmplice, não teremos leite de qualidade”, diz promotor | Caso de Polícia diz: 8 de maio de 2014

    [...] Leite Compensado: MP descobre no leite substância que causa câncer. [...]

  • Operação Leite Compensado 6: Fraude continua no noroeste gaúcho e envolve cooperativa do PR | Caso de Polícia diz: 11 de junho de 2014

    […] Operação Leite Compensado 1. […]

Envie seu Comentário