Apesar de atraso, Susepe mantém prazo para instalação de tornozeleiras e divulga distribuição por regiões
20 de dezembro de 2013 1O prazo inicial para a chegada das novas quatro mil tornozeleiras era no início de dezembro, mas houve atraso por parte da empresa responsável. Mesmo assim, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) manteve para final de fevereiro o prazo para a instalação. Além disso, divulgou o número de equipamentos a serem distribuídos por regiões.
Atraso
De acordo com Cezar Moreira, da Susepe, peças fabricadas nos Estados Unidos não puderam ser enviadas para o Brasil devido ao mau tempo na região e com isso o atraso foi de pelo menos duas semanas. O material chegou nesta semana e aguarda liberação da Receita Federal para que a empresa possa iniciar a montagem. Com isso, Moreira acredita que em janeiro as tornozeleiras vão estar disponíveis. Ele destaca que este atraso não vai prejudicar o prazo para a instalação.
Tornozeleiras
Hoje, 800 presos dos regimes aberto e semiaberto da Região Metropolitana estão usando e estão previstos até fevereiro de 2014 mais 4 mil novos equipamentos, com uma tecnologia mais avançada. Inicialmente, pelo menos 50 vão ser testadas para crimes envolvendo violência contra mulheres.
Regiões
- Da 1ª quinzena de Janeiro até Fevereiro:
De 2,5 mil a 3 mil para a Região Metropolitana
- 1ª quinzena de Janeiro:
450 disponibilizadas para a Serra
220 já garantidas pela Justiça para Caxias do Sul
30 já garantidas para Bento Gonçalves
- 2ª quinzena de Janeiro:
200 tornozeleiras para Santa Maria
- 2ª quinzena de Janeiro:
150 para Passo Fundo
[...] Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) alterou o cronograma de instalação das tornozeleiras eletrônicas, mas por um bom motivo. Se até meados de 2013 [...]