Leite Compensado 5: MP denuncia 14 pessoas por adulterar o produto no Vale do Taquari
16 de maio de 2014 1Depois de interrogar nesta semana cerca de 15 pessoas no Vale do Taquari sobre a fraude do leite, inclusive os responsáveis por duas indústrias, o Ministério Público (MP) denunciou nesta sexta-feira (16) 14 pessoas pelo uso do produto vencido e com água. São eles: o proprietário da Pavlat, ÉrcioVanor Klein (seria interrogado na manhã de hoje mas preferiu ficar em silêncio) e o proprietário da Hollmann, Sérgio Seewald, e o responsável pela política leiteira desta última, Jonatas William Krombauer. Todos foram presos semana retrasada na Operação Leite Compensado 5. Os outros denunciados são 11 transportadores. Em caso de condenação, cumprirão pena de 4 a 8 anos mais multa. No total 69 delitos foram apontados.
Investigação
De acordo com a investigação da Promotoria Criminal e de Defesa do Consumidor, o principal objetivo foi comprovar a adulteração do leite e posteriormente tentar confirmar se havia também substâncias prejudiciais à saúde humana, como formol, entre outros. Além de escutas telefônicas, foram usados como provas caminhões que transportavam o produto, computadores, documentos, notas fiscais e produtos diversos.
Leite adulterado
Em relação à Pavlat, 25 amostras foram coletadas para comprovar a adulteração. E na Hollmann, foram coletadas outras 66 amostras. O leite, cerca de 1 milhão de litros, distribuído pelas indústrias não está mais no mercado. Parte ficou no Vale do Taquari, Sinos e região de Porto Alegre, sendo que outra parte foi para Florianópolis, em Santa Catarina.
Saiba mais:
Polícia pede prisão de sócios de dois laticínios gaúchos por uso de formol e leite vencido.
Ministério Público vai interrogar 15 suspeitos de adulteração de leite na próxima semana.
[...] Saiba mais: Leite Compensado 5: MP denuncia 14 pessoas por adulterar o produto no Vale do Taquari [...]