Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Defrec de Caxias prende cinco, apreende drogas, carros e armamento

23 de junho de 2014 2

Uma quadrilha formada por ex-assaltantes de bancos, carro-fortes e criminosos especializados em extorsão foi desarticulada na manhã desta segunda-feira (23) pela Defrec de Caxias do Sul. Os cinco homens presos eram investigados há dois meses e foram capturados em três bairros de Caxias do Sul e em Farroupilha. Um fuzil Ruger, calibre 5.56, de fabricação americana, uma escopeta Hatsan, de origem turca, três pistolas e munição, foram apreendidos com o grupo que é investigado em seis inquéritos por assaltos em Caxias e um em Flores da Cunha. Agentes também apreenderam 400 gramas de cocaína, 1,1 quilo de maconha e 67 gramas de crack.

De acordo com o delegado Mario Mombach, titular da Defrec, o alvo preferencial da quadrilha eram residências, de onde bandidos levavam joias. Tanto que a ação policial recebeu o nome de Operação Esmeralda. Nos próximos dias a polícia vai chamar vítimas para fazer o reconhecimento do material que também foi apreendido.

“Além dos assaltos a residências, o grupo era especializado em roubo e clonagem de veículos”, salienta Mombach.
Policias apreenderam cinco veículos com os bandidos: um Sandero, um Honda Civic, um Palio, uma BMW e uma Zafira blindada.

Como estão com prisão temporária, os nomes dos criminosos não foram revelados pela polícia. Mas três dos presos são velhos conhecidos dos policiais mais experientes da Defrec. Um dos presos foi investigado algumas vezes nos últimos anos. Assaltante de bancos, o homem teria em seu poder um fuzil (provavelmente o apreendido hoje) e teria praticado alguns assaltos contra empresas. Em uma abordagem de PMs, há pouco mais de três anos, brigadianos apreenderam a capa do fuzil. Integrante de quadrilha responsável por dezenas de assaltos a banco no final da década de 90, ele chegou a ser vítima de uma tentativa de assassinato em 2009. A motivação seria uma desavença com origem dentro do sistema prisional.

O outro preso já conhecido dos agentes da Defrec é assaltante de carro-forte. O criminoso ficou conhecido no meio policial depois de usar uma roupa de vigilante para apanhar o dinheiro da movimentação dos caixas da Estação Rodoviária de Caxias. A atendente achou que ele fosse da empresa responsável pela coleta. Com conexões com criminosos da Região Metropolitana de Porto Alegre, ele também já foi investigado pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais. O bandido também integrou por algum tempo a quadrilha de Elizandro Rodrigo Falcão, morto um confronto com PMs em Cotiporã, em dezembro de 2012. Na época, Falcão era o foragido número um do Estado.

Guilherme Pulita/ Gaúcha Serra

Guilherme Pulita/ Gaúcha Serra

Comentários (2)

  • Roosevelt Camargo diz: 24 de junho de 2014

    Na foto não é um fuzil Ruger 5,56!
    É Carabina Ruger .30

    Abraço

Envie seu Comentário