Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Santa Maria tem 19 roubos por dia e a Zona Sul registra aumento dos casos de abigeato

17 de novembro de 2014 4

* Por Julia Otero da Gaúcha Zona Sul e Daniel Fraga da Gaúcha Santa Maria

Enquanto que a cidade de Santa Maria, a principal da Região Central, registra 19 furtos e roubos por dia, a Zona Sul do estado tem aumento do número de abigeato, roubo de gado. E falando de novo sobre o centro do Rio Grande do Sul, a cidade de Cachoeira do Sul preocupa pelo fato de ser menor que Santa Maria, mas ter praticamente o mesmo percentual de roubos por habitantes.

Santa Maria

Na Região Central gaúcha, Santa Maria aparece em décimo segundo lugar no ranking de furtos e roubos entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. Ficando na frente, por exemplo, de Caxias do Sul, Viamão e Passo Fundo. Foram 4,7 furtos e roubos até setembro. Nesse período, teve destaque uma série de ocorrências de invasões seguidas de furto durante a madrugada.

O Lar Vila das Flores, que atende 75 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, sofreu, pelo menos 20 casos nos últimos quatro anos segundo a diretora Jussara Petry.

Cachoeira do Sul

Vale destacar que Cachoeira do Sul, com bem menos habitantes que Santa Maria, tem praticamente o mesmo percentual de vítimas assaltadas, de uma forma proporcional ao número de habitantes, com 1,2 mil casos. O delegado João Silveira Goulart explica que smartphones e veículos estão entre os itens mais visados pelos criminosos da cidade e que explicam o número elevado. Como comparação, São Gabriel é uma cidade que tem porte parecido com Cachoeira do Sul, e, proporcionalmente tem metade da incidência desse tipo de crime.

Zona Sul do estado

Rio Grande é a sétima cidade com maior número de ocorrências por número de habitantes e Pelotas é a oitava. O curioso é que Rio Grande tem 135 mil habitantes a menos que Pelotas. Os dois principais municípios da zona Sul do Estado são mais violentos do que Alvorada, Gravataí e Viamão, na Grande Porto Alegre.
Na região sul, um dos maiores problemas é o aumento das ocorrências na zona rural. Criminosos invadem propriedades no meio da noite para abater os animais no meio do campo, muitas vezes levando apenas as partes consideradas nobres das carnes, levando sem refrigeração ou qualquer higiene até um açougue. Depois, nestes locais, a carne é revendida por muito menos do que o quilo regularizado. O nome desse crime é “abigeato” e segundo o Sindicato Rural de Pelotas chegam a roubar de 16 a 18 animais por semana. O produtor Leonel Rodrigues da Fonseca deixou de produzir ovelhas porque foi muito saqueado.

Assaltos à mão armada
Outro problema recorrente no campo, que está aumentando na zona sul, é o assalto à mão armada. Isso porque os bandidos roubam insumos agrícolas. Uma carga que cabe em um porta malas pode chegar a valer 100 mil reais. A falta de segurança também está presente no meio urbano. Em Rio Grande, em função da explosão demográfica por causa do porto, a violência atingiu números recordes. São quase mil roubos só em 2014, que a polícia acredita estar ligada com pessoas que vieram tentar a sorte no sul do Estado, mas acabaram desempregadas. Em Pelotas, celulares são os objetos mais furtados pela facilidade na hora de trocar por drogas.

* À tarde:

- Furtos e roubos de celulares lideram os registros de ocorrências policiais em Porto Alegre.

* Confira as duas primeiras reportagens:

- Municípios do interior têm mais roubos por habitantes do que a Grande Porto Alegre.

- Montauri, na Serra, registrou este ano apenas uma ocorrência de furtos e roubos em geral.

Comentários (4)

  • Municípios do interior têm mais roubos por habitantes do que a Grande Porto Alegre | Caso de Polícia diz: 17 de novembro de 2014

    […] – Santa Maria registra 19 roubos por dia e a Zona Sul registra aumento dos casos de abigeato. […]

  • Montauri, na Serra, registrou este ano apenas uma ocorrência de furtos e roubos em geral | Caso de Polícia diz: 17 de novembro de 2014

    […] – Santa Maria registra 19 roubos por dia e a Zona Sul registra aumento dos casos de abigeato. […]

  • Furtos e roubos de celulares lideram os registros de ocorrências policiais em Porto Alegre | Caso de Polícia diz: 17 de novembro de 2014

    […] – Santa Maria tem 19 roubos por dia e a Zona Sul registra aumento dos casos de abigeato. […]

  • Ana Lucia rudiger diz: 11 de dezembro de 2015

    Fui assaltada, com um revolver na cabeça ,hoje às 18h30 na Rua Teixeira de Freitas, bairro Santo Antonio, Porto Alegre.Levaram celular e bolsa com documentos e chaves.Me senti humilhada. Pedestres me ajudaram a ligar para 190. Chegaram 1 hora depois. Não tem culpa, viaturas sem gasolina, pouco pessoal, salários parcelados. E se pegassem os 4 bandidos, em poucas horas os mesmos estariam fazendo outros roubos.

Envie seu Comentário