Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Anvisa proíbe comercialização de três marcas de palmito envolvidas em esquema ilegal de produção no RS

07 de dezembro de 2015 0

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) editou nesta segunda-feira (7), no Diário Oficial da União, resoluções proibindo a fabricação, distribuição e comercialização em todo o território nacional de três marcas de palmito em conserva. As marcas Conservas Serra Azul, Conservas Manzan e Três Forquilhas Brehm são as mesmas investigadas na Operação Jussara e que foi deflagrada dia 10 de novembro deste ano no Rio Grande do Sul.

Esquema ilegal

De acordo com o Ministério Público, que coordenou a operação, a palmeira Jussara está ameaçada de extinção e é extraída ilegalmente em área de proteção ambiental na Mata Atlântica, no Litoral Norte gaúcho. Depois disso, foi constatado que não havia qualquer tipo de higiene para a produção do palmito, o que colocava em risco a saúde humana. Os envolvidos no esquema também não pagavam os tributos devidos e colocavam rótulos nos frascos de diversas marcas, a maioria legalizada e sem ligação com o esquema criminoso.

A ação resultou na apreensão de cerca de sete toneladas de palmito. Escutas telefônicas comprovaram a fraude e os riscos à saúde humana. Além disso, as gravações serviram para mostrar que, mesmo após a Operação Jussara, a extração e produção clandestinas continuaram. Por isso, no dia 26 de novembro foi realizada nova ação. A Delegacia do Meio Ambiente do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) descobriu extração irregular dentro de uma área da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) em Maquiné, no Litoral Norte gaúcho. A entidade confirmou a irregularidade e informou que está mapeando as áreas atacadas.

Palmeira cortada dentro da área da Fepagro / Foto: Cid Martins

Palmeira cortada dentro da área da Fepagro / Foto: Cid Martins

Saiba mais:

Operação apreende cerca de 7 toneladas de palmito ilegal no Rio Grande do Sul.

Polícia descobre extração ilegal de palmito em área de pesquisa do Estado no litoral.

Envie seu Comentário