Explosivos que seriam usados em mais de 15 ataques a bancos são apreendidos em Viamão
28 de setembro de 2016 0*Por Cid Martins
A Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) realizou uma ação pontual na manhã desta quarta-feira (28) em um sítio na região de Águas Claras em Viamão. No local, foram encontrados explosivos utilizados por uma quadrilha que atacou pelo menos sete bancos e terminais bancários no Rio Grande do Sul nos últimos três meses. Conforme
Cerca de 15 agentes cumpriram um mandado judicial de busca e apreensão e encontraram 35 artefatos explosivos, que, segundo a polícia, seriam usados em pelo menos 15 ataques a bancos e terminais eletrônicos. O material pertence a um grupo suspeito de sete ataques confirmados com uso de explosivos, sendo o mais recente nesta semana, no distrito de Otávio Rocha em Flores da Cunha, na Serra. Neste caso, houve uma tentativa. Outros ocorreram há pouco no Litoral e na Região Carbonífera.
Ataques (6 consumados e 1 tentativa)
Xangri-lá
Terra de Areia
Capão Novo
Passa Sete
Barão do Triunfo
General Câmara
Flores da Cunha
Investigação
Segundo os Delegados Joel Henrique Wagner e João Paulo de Abreu, a quadrilha tem entre cinco e seis integrantes, todos já presos anteriormente pelo mesmo tipo de crime. No entanto, voltaram a agir após progressão de regime ou fugas. Os criminosos têm obtido os explosivos por meio de desvios em pedreiras do interior gaúcho.
“Conseguimos encontrar, com a ajuda de um cão farejador da polícia, os artefatos que estavam enterrados, no interior do sítio. Cada um deles é usado para explodir caixa eletrônico e, ao menos dois, por vez para destruir uma sala de terminais”, explica João Paulo de Abreu.
- Foto: Cid Martins / Gaúcha
- Foto: Cid Martins / Gaúcha
- Foto: Cid Martins / Gaúcha
- Foto: Cid Martins / Gaúcha
- Foto: Cid Martins / Gaúcha
- Foto: Cid Martins / Gaúcha