Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Novo sistema de comunicação digital por rádio da BM é invadido dias após instalação

05 de outubro de 2016 5
Novo sistema digital de comunicação por rádio da BM é invadido dias após instalação / Foto: Divulgação

Novo sistema digital de comunicação por rádio da BM é invadido dias após instalação / Foto: Divulgação

Começou na semana passada no 21º Batalhão de Porto Alegre, na Restinga, o projeto da Brigada Militar (BM) que deveria impedir a captação, por terceiros, da frequência dos rádios comunicadores. No entanto, dias depois, o novo sistema digital foi invadido na noite desta terça-feira (4).

* Ouça a interferência:

A interferência prejudicou a comunicação de ocorrências, tanto é que os PMs passaram a usar apenas celulares e foram orientados a não responder as provocações para não congestionar o canal.

* Ouça a continuidade da interferência:

Sistema seguro

O tenente coronel Marcelo Giusti, do Departamento de Informática da BM, confirma o fato e já está tomando providências. Mas ele destaca que o sistema é seguro e, de uma forma didática, explica que a interferência ocorreu pelo sistema analógico.

Como no caso de ontem, a pessoa que estava entrando no sistema digital apenas interferia no sinal digital. Os PMs conseguem ouvi-la, mas ela não ouve as conversas entre viaturas e a base do 21º batalhão. O sistema é seguro“, ressalta Giusti.

Medidas

De qualquer forma, o Departamento de Informática está fazendo na manhã desta quarta-feira (5) uma verificação técnica do sistema para ter certeza de que não houve maiores problemas. Os brigadianos do 21º Batalhão também estão sendo informados de que não houve prejuízos em relação ao sigilo das informações sobre ocorrências. Giusti lembra que o sistema digital tem ainda uma segurança a mais. Segundo ele, tudo é criptografado.

A BM também mantém contato com a Anatel para localizar e identificar quem foi o responsável por interferir no novo sistema de rádio comunicação.

 

Comentários (5)

  • pedro diz: 5 de outubro de 2016

    Tem q chamar o comando da brigada , que encheu a boca pra falar “que agora o sistema é seguro que a bandidagem não ia mais entrar na frequência da brigada, para dar explicação .
    Mas quanto amadorismo , vão estudar , pô .

  • Linhares Paulo diz: 5 de outubro de 2016

    Pois é Pedro. Todo técnico em telecom sabe que a informação da brigada é verdadeira. Isso é coisa da vagabundagem pra tentar desacretitar a coisa. não duvido que estejas contente com isso: ou por ser petralha, ou por ser conivente com a chinelagerm (ou até o próprio chinelo). Padrão Enem pra ti.

  • Régis diz: 5 de outubro de 2016

    Desinformação do repórter ou má fé mesmo. A banda digital ainda está operando nas vias analógica e digital. Assim, aqueles que possuem equipamentos analógicos, transmitem na rede, mas não a ouvem.

  • BM do séc XV diz: 5 de outubro de 2016

    É duro de acreditar que uma tecnologia cara que foi adotada recentemente possa ser derrubada por um único marginal com um radinho de R$1,99. Tem caroço, dos grandes, nesse angú. Com a palavra: Os oficiais sabem-tudo da BM.

Envie seu Comentário