Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Polícia indicia 39 pessoas em inquérito que apurou fraude no Banrisul

13 de outubro de 2016 10
Operação contra fraude no Banrisul ocorreu dia 26 de abril em 12 cidades e teve 27 pessoas presas / Foto: Cid Martins

Operação contra fraude no Banrisul ocorreu dia 26 de abril em 12 cidades e teve 27 pessoas presas / Foto: Cid Martins

A Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Administração Pública e a Ordem Tributária (DEAT) do Departamento Estadual de Investigação Criminal (Deic) finalizou o inquérito que apurava fraude no Banrisul e indiciou 39 pessoas. Entre os envolvidos, há dois ex-funcionários do banco, empresários e laranjas. O golpe foi estimado em R$ 7,5 milhões e consistia em montar empresas de fachada para realizar empréstimos fraudulentos. Pelo menos 15 empresas suspeitas foram abertas.

Apesar de 39 indiciados, 27 foram presos na época em que foi deflagrada a “Operação Stellio“, em abril deste ano. No entanto, dez dias depois, todos estavam soltos. O delegado Daniel Mendelski diz que isso já era previsto, tanto é que, ao remeter o inquérito para a Justiça de Viamão, não pediu novas prisões. Os crimes apurados são: estelionato contra a administração pública, falsidade ideológica, associação criminosa, agiotagem e lavagem de dinheiro.

Uma etapa foi concluída, mas continuam as investigações sobre fatos complementares“, destaca Mendelski.

A polícia ainda apura se houve mais fraudes contra o Banrisul e também contra outros bancos no Rio Grande do Sul.

Operação Stellio 

A ação foi desencadeada no dia 26 de abril deste ano para desarticular uma organização criminosa que aplicava golpes financeiros com desvio de verbas públicas. A polícia cumpriu mais de 200 mandados judiciais em 12 cidades gaúchas, obtendo também 120 bloqueios de ativos financeiros e de bens.

Em relação à fraude, após montar as empresas de fachada, os criminosos apresentavam cheques sem fundo e bens que haviam sido obtidos com documentos falsos como garantia. Depois, o dinheiro era desviado para contas bancárias dos investigados. As ações sempre ocorriam com a conivência de bancários e as instituições financeiras acabavam sendo lesadas pelo esquema. A primeira fraude aconteceu no Banrisul de Viamão em 2014.

Comentários (10)

  • Galactus diz: 13 de outubro de 2016

    Quando o PT era oposição,jogavam para a população que o FHC ia privatizar a Petrobras,Caixa…e o PT ganhou o poder em 2003.E todo sabem o que aconteceu.O PT saqueou a Estatal.Se o FHC tivesse privatizado nunca o PT teria roubado.Eles só roubam de estatal.Quando o Sartori fala em privatizar,caem de pau,principalmente o Banrisul.E aí está a prova.Meteram a mão no banco.E aí?Tem que privatizar tudo,até o Banrisul.

  • LAERT diz: 13 de outubro de 2016

    Estes bancos estatais, além de ser cabides de empregos de políticos, parentes e amigos destes, ainda são administrados como empresas sem dono. Todo mundo faz o que quer.
    Esta liberdade e falta de fiscalização, contribue para que aconteça todas essas fraudes.
    Concordo que a privatização de todas as estatais seja a solução.
    Quero ressaltar que somente uma minoria ínfima de empregados que se vale da posição para tirar proveito ilícito. A esmagadora maioria dos bancários são trabalhadores honestos e só querem executar suas tarefas da forma mais correta possível.
    A maioria dos bancários é apenas vítima de um sistema corrupto cuja cultura está
    implantada no Brasil há anos, basta ver como se comportam alguns políticos quando
    tem acesso à verbas públicas.

  • joao carlos diz: 13 de outubro de 2016

    Mas, a primeira fraude ocorreu em 2014, segundo a materia, depois trocou o governo e seguiu o roubo!!!
    Pq somente o PT na história??? Ah já sei a direita é honesta e pode roubar!!!

  • Eu diz: 13 de outubro de 2016

    O Banrisul não é estatal, é economia mista(o estado tem a maioria das ações), como a maioria dos bancos “públicos”.
    Os funcionários não são funcionários públicos, são regidos pelo regime CLT como qualquer outro banco privado.
    O estado não paga salário de nenhum funcionário do banco, as contas do banco são separadas das contas do estado, o estado só recebe os lucros do banco, não paga nada ao banco.
    O Banrisul lucrou LIQUIDO 188,1 milhões de reais só no primeiro trimestre de 2016, (27% a mais do que no 1º trimestre de 2015).
    Lucrou LIQUIDO 848,8 milhões no ano de 2015 e a expectativa é um lucro ainda maior em 2016.
    Destes valores 98.5% são do estado (devido a quantidade de ações que o estado tem).
    Se o estado vende as ações que tem do Banrisul (lembrando que ele não é uma estatal), o estado quebra. imagina o estado recebendo +- 800 MILHÕES a menos por ano do lucro LIQUIDO.

    Então façam me o favor e se informem antes de postar besteira.

    Fontes
    http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/economia/noticia/2016/05/lucro-liquido-do-banrisul-sobe-27-9-e-atinge-r-188-milhoes-no-trimestre-5798769.html

    http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/economia/noticia/2016/02/lucro-liquido-do-banrisul-sobe-22-7-em-2015-4976428.html

  • Clovis RRB diz: 13 de outubro de 2016

    Prezado Laert
    Não fale mal dos políticos pois vi no seu discurso agora na campanha que são todos honestos e em muitos casos passa de pai para filho. Eles são trabalhadores incansáveis muitas vezes sem nenhuma formação que se aposenta depois de 8 anos de trabalho árduo administrando pesados impostos que você paga. Eles costumam transitar pela RS-118 para trabalhar e os coitados estão a 30 anos em uma luta sem fim para acabar com as obras dessa rodovia. Fora que eles também tem poucos assessores com baixíssimos salários que os coitados não pagam pois é você que paga essa catrefada de sem vergonha com o seu imposto. Um abraço Laert.

  • CESAR DOS SANTOS CABREIRA diz: 13 de outubro de 2016

    muito bem seu galactus se o FHC tivesse privatizado mas ele privatizou a
    vale do rio doce por bagatela onde foi parar o dinheiro da negociação nos bolsos do FHC eu sou a favor da privatização mas interna não para o estrangeiro vir aqui pegar nosso dinheiro e o nosso PIB cair de vez ja que o pre-sal foi vendido para o capital estrangeiro quantos bilhoes vai para eles agora pergunto quanto o temer ganhou nessa transação ou voces acreditam em papai noel e coelhinho da pascoa

  • paulo ritter da luz diz: 13 de outubro de 2016

    Joao Carlos, eu sei que os outros roubam, só QUE o PT, era o mais honesto partido de moral e ética, só que é pior que os outros todos,roubou mais que todos juntos.

  • Carlos Eduardo diz: 13 de outubro de 2016

    O “Eu diz:” deveria se informar melhor sobre como funciona uma sociedade por ações, sobre Ação Ordinária, Ação Preferencial, quais dessas ações o estado do RS possui e em que quantidades, o valor das ações, reinvestimento e sobre distribuição de dividendos. Ele é o típico esquerdopata falando sobre negócios e empreendedorismo que eles jamais desenvolveram em suas vidas. Quanto mais dessas pessoas “tão bem informadas quanto ele” assumem prefeitura, governo do estado e governo federal todos nós já sabemos como as coisas terminam. Para eu saber que caminho seguir, basta ver para qual caminho eles apontam. Sigo para o lado oposto.

  • Roberto Monteiro diz: 13 de outubro de 2016

    Este galactus ou é mal informado ou mal intencionado. Os partidos que mais roubaram a Petrobrás foram pmdb e pp. Antes do pt e destes outros dois, o psdb e cia roubaram a petrobrás. Mas não foi desvio da estatal, diretamente como bem noticiam dia e noite. Foi através de empreiteiras que não são estatais. Quem rouba, na maioria das vezes ou são funcionários mal intencionados ou empresários mal intencionados. Neste caso específico do Bantisul tá ali na matéria: 2 funcionários e o restante tudo empresários. É muita má-fé e ódio. Ou não sabem o que escrevem ou sabem e fazem por gosto por puro ódio e rancor. Deve ser doença.

  • Eu diz: 14 de outubro de 2016

    “Carlos Eduardo”, esquerdopata? que “mercadoria” é isso?
    Eu sei como funciona a sociedade por ações, se não soubesse não saberia que o banco é uma economia mista. A quantidade de ações ordinárias e preferenciais que o estado tem estão descritas no site do Banrisul para investidores (bem descritas por sinal, inclusive separando pelas subdivisões do banco).
    Independente de quanto o governo tem dessas ações é estupido “privatizar” (na realidade vender todas as ações) para terceiros de algo que só dá lucro (e muito lucro diga-se de passagem).
    O Banrisul só gera dinheiro para o estado, não consome nenhum, não mexe nas contas do estado, muito pelo contrário.

    Me mostre notícias de que o estado teve que injetar dinheiro no banco, mostrando que o banco não traz lucro, e daí a gente pode conversar sobre ser ou não uma boa ideia “vender o banco”.
    Não escolho esquerda ou direita, avalio a situação e escolho a alção que me parece o mais correto. Tratar politica como clubismo, escolher um lado e abraçar ele sem avaliar os prós e contras, é o que cega a população hoje em dia.

Envie seu Comentário