Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Leite Compensado 12: escutas telefônicas apontam como funcionava fraude no leite

14 de março de 2017 17
* Cid Martins, de Nova Araçá, Norte do RS 

Após deflagrada a operação Leite Compensado 12, no Norte do Estado e no Vale do Taquari, o Ministério Público divulgou escutas telefônicas feitas durante a investigação, que comprovam a adulteração de produtos. Responsáveis pelo transporte e industrialização são flagrados em áudio falando sobre a adição de soda cáustica e água, além da utilização de leite vencido (até mesmo podre).

Produtores falam sobre creme de leite velho e sobre adulteração para mascarar produto ruim:

Produtores falam sobre queijo podre:

Produtores, com tom de deboche, falam que laticínio aceita até queijo “pegando fogo”:

12ª fase:

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) deflagrou na manhã desta terça-feira (14) a 12ª fase da Operação Leite Compensado.  Quatro pessoas foram presas e uma está foragida.

Foram presos Claudionor Mognon e Henrique Alessi Pasini, funcionários da laticínios Modena, de Nova Araçá; Eduardo Grave, proprietário da indústria Rancho Belo, de Travesseiro; e o transportador Evandro Luís Kafer, de Estrela. Flávio Mezzomo, da empresa C&P, de Casca, é considerado foragido.

Um dos principais alvos foi o Laticínios Rancho Belo Ltda, de Travesseiro, no Vale do Taquari. Além da própria marca, ela fabrica e envaza leite para a rede de supermercados Dia%. As outras marcas impróprias para consumo são o queijo e creme de leite Bonilé, fabricado pelo Laticínios Modena, de Nova Araçá,  e o queijo Princesul, do Laticínios C&P, de Casca.

O MP tem dez dias para oferecer denúncia. Quarenta pessoas serão ouvidas. O Ministério da Agricultura inicia nesta semana a rastreabilidade do leite para conferir se o produto comercializado da marca Dia% apresentava problemas.

Contraponto

Em nota, o Dia% afirma que “decidiu retirar proativamente todos os lotes do produto de suas lojas e bloqueou a saída do centro de distribuição. Além disso, todos os clientes que compraram o Leite integral UHT DIA (sachê 1 litro) em uma das lojas da rede, podem devolvê-los e ser reembolsados do dinheiro”.

“A empresa esclarece também que tem um rigoroso processo de qualidade com os produtos da marca própria. Especificamente sobre o Leite integral UHT DIA (sachê 1 litro), fabricado por Laticínios Rancho Belo Ltda, foram realizados testes de qualidade – parte da rotina da empresa – e não foram encontradas alterações nos lotes distribuídos. Além disso, o DIA está refazendo os testes de qualidade com o leite em questão”, conclui a nota.

Cid Martins/Rádio Gaúcha

Cid Martins/Rádio Gaúcha

leite b

 

leite c

Comentários (17)

  • Denis de Paula diz: 14 de março de 2017

    Na China isso dá tiro na cabeça, aqui, na Banânia… não dá nada!

  • Carlos Henrique Pacheco martins diz: 14 de março de 2017

    INDIGNADO pois comprei e compro leite dessa Rede de Super Mercado Dia . . .

  • Joao diz: 14 de março de 2017

    Lista de marcas e indústrias pegas nas operações Leite Compensado até agora:
    Leite Dia%
    Laticínios Modena – Bonilé
    Laticínios C&P – Princesul
    Laticínios Rancho Belo
    Latvida
    Leite mumu
    Italac
    Bom gosto
    LBR
    Pavlat
    Hollmann
    Polly
    Rempel – Batavo e Elegê
    Cotrel – Aurora, Indústria DPA, Nestlé
    Lactalis
    Piracanjuba
    Lactibom
    Latte Bios
    Laticínios Roesler
    Campestre LTDA
    Calábria Casa do Queijo
    Nei Casa de Queijo
    Luza

  • Cristiano diz: 14 de março de 2017

    Cadeia é puco para esse picaratas.

    Mas gostaria de fazer uma citação referente a escuta, não são produtores como citado no site, e sim intermediadores que compram dos pequenos produtores e revendem para industria.

  • João Luiz Luft diz: 14 de março de 2017

    É por estas e outras que prefiro a rede de súper mais cara (todos sabem de quem estou falando); lá não vendem produtos “marca-diabo”.

  • luis diz: 14 de março de 2017

    de novo esta história? tem que cassar as licenças de todas estas marcas e prender estes meliantes

    “Falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de substância ou produtos alimentícios” (NR)

    “Art. 272. Corromper, adulterar, falsificar ou alterar substância ou produto alimentício destinado a consumo, tornando-o nocivo à saúde ou reduzindo-lhe o valor nutritivo:”(NR)

    “Pena – reclusão, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, e multa.”(NR)

    “§ 1o-A. Incorre nas penas deste artigo quem fabrica, vende, expõe à venda, importa, tem em depósito para vender ou, de qualquer forma, distribui ou entrega a consumo a substância alimentícia ou o produto falsificado, corrompido ou adulterado.”

    “§ 1o Está sujeito às mesmas penas quem pratica as ações previstas neste artigo em relação a bebidas, com ou sem teor alcoólico.”(NR)

    “Modalidade culposa

    § 2o Se o crime é culposo:

    Pena – detenção, de 1 (um) a 2 (dois) anos, e multa.”(NR)

  • Ale diz: 14 de março de 2017

    Deveriam levar uma prisão perpétua esses caras, enquanto não derem uma pena duríssima, vai passar um tempo e vai voltar algum esperto pra fazer isso novamente. Será que esses caras não param pra pensar que o leite é consumido por crianças, idosos, sem falar na população de um modo geral, o que não faz a ganância… Já que a justiça dos homens não faz nada, é esperar a justiça divina, certamente alguém que faz isso vai pagar logo ali na frente.

  • Roger diz: 14 de março de 2017

    não tem mais como consumir laticinios…

  • Pedro diz: 14 de março de 2017

    João Luiz, a rede mais cara é confiável, ou quem sabe, a menos pior. Mas sabemos que mesmo essa rede mais cara não pode controlar tudo que todos os fornecedores fazem dentro de suas indústrias. Saiba que nessa rede mais cara algumas vezes meu genro comprou maminha e vazio embalados à vácuo que ao abrir estavam estragados. Prontamente trocados, sem discussão. E eu já comprei lá esse queijo Princesul em pedaços. O problema maior é o fornecedor marca diabo, você não está enxergando o que ele faz na produção dele.

  • Bruno diz: 14 de março de 2017

    só podia vir da gringolandia… mão fechadas…

  • Elis diz: 14 de março de 2017

    Isso provoca irritação em pessoas normais, vontade real de sair nas ruas protestando até esses lixos apodrecerem na cadeia .

  • Roberto Schmitt diz: 14 de março de 2017

    Só tem um jeito, para esses caras pararem com o banditismo com crianças, pois 85% delas bebem leite ! Bala e uma cova de 70×70 cm que é para enterrar de cabeça para baixo!

  • Alberto diz: 14 de março de 2017

    RS virou vergonha nacional com criminalidade, falta de investimentos, crimes e ainda por cima é o Estado onde estão os maiores esquerdopatas do Brasil. Cadeia para todos!

  • Zinho diz: 14 de março de 2017

    Se, eu disse se houvessem enforcado o primeiro em praça pública, o segundo, terceiro… décimo não faria igual o primeiro.
    AH, o tal de se.

  • CLOVIS RRB diz: 15 de março de 2017

    Tinha que fazer esses tranqueira tomar esse leite. Só isso…vagabundos.
    Debochando de quem tom o leite e paga o salário deles.
    Na china é bala na cabeça.

  • Henrique diz: 17 de março de 2017

    Quando que esse País irá tomar jeito? Corja de vagabundos. Imundos. Políticos que não valem nada. Brasileiros vergonhosos. O País onde tudo que sempre foi errado tornando se “certo”. Prisão para esses vagabundos que estão adulterando alimentos e matando as pessoas aos poucos? Prisão é pouco. Merecem ser fuzilados em praça pública. Direitos humanos? Pau neles também caso queiram meter o nariz onde não são chamados. Caso queiram defender quem não merece.

  • Henrique diz: 18 de março de 2017

    Quem sabe os brasileiros deixam de comprar leite, lacticínios e carne por 1 ano? Vamos mandar esses criminosos a falência. Na mídia americana o Brasil passou e ser conhecido por País da carne podre. Além é claro, do País da pizza onde roubar é normal. Tomara que os EUA deixem de importar carne do Brasil. Nosso País é maravilhoso. Só precisamos mandar alguns porcarias para a cadeira elétrica. Aliás, alguns não. Muitos! Uma pessoa que adultera alimentos consumidos por crianças, idosos e por todos os demais com substâncias cancerígenas merece ir para a cadeia ou ser morto?

Envie seu Comentário