Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Uma luz na C e na D

03 de janeiro de 2009 15

Novamente com algumas dificuldades em manter a celeridade na publicação do post, por estar viajando, aí vai a coluna deste sábado, naquela parceria temporária do blog com o impresso, na coluna do Roberto Alves, que faço como interino. 

A partir deste domingo, esta breve falta de agilidade, mortal no universo dos blogs, se encerra e as mensagens voltam a ser publicadas com rapidez. A parceria continua e estão abaixo as opiniões que emplacaram no impresso deste sábado.

Muitos não sabiam que havia opinião tão consistente e tanta polêmica no mundo digital. Estou feliz por catapultar leitores eletrônicos para o jornal e colher debatedores para o mundo digital. 

É o que está acontecendo e este era o humilde objetivo, embora não tivesse certeza do sucesso, que muito me alegra por ter ocorrido.

A dificuldade, agora, é encaixar todo o material no DC. Mas vou dar um jeito. Afinal, promesa é dívida.

Vamos à coluna:

 

Uma luz na C e na D
A implantação da Série D do Campeonato Brasileiro me parece a consolidação do calendário nacional. Agora, não há mais o que criar. E os estaduais continuarão importantes, não só pela tradição, mas por ser o portal de entrada na quarta divisão nacional. Isto para quem não está em nenhuma outra série.

A CBF confirmou que a Série D terá 40 clubes, o que ampliará o universo de participação de clubes e profissionais do futebol em mais estados no país.

Portanto, serão cem clubes de futebol brasileiros envolvidos nas quatro divisões. O Brusque já está garantido como um dos catarinense da quarta divisão.

Os demais brigarão no regional. Será que, desta vez, o JEC consegue?

 

Como será

Os times da D serão divididos em oito grupos de cinco, levando-se em conta as distâncias regionais, com os clubes se enfrentando dentro dos grupos em partidas de ida e volta, todos contra todos. Classificam-se dois clubes de cada grupo para a segunda fase. Os 16 clubes classificados jogam em ida e volta, no sistema de mata-mata, classificando-se, sucessivamente, os vencedores, até a decisão do título.

Terão acesso à Série C 2010 os quatro clubes que obtiverem classificação para a quarta fase (semifinais).

E a Série C?

A Série C será dividida em dois grupos de 10, igualmente levando-se em conta as distâncias regionais, com as partidas disputadas em ida e volta, jogando todos contra todos.

Classificam-se oito clubes (quatro de cada grupo) para a segunda fase, que passam a jogar em ida e volta, no sistema eliminatório (mata-mata) até a decisão do título. Terão acesso à Série B em 2010 os quatro clubes que se classificarem para a terceira fase (semifinais).

Sucesso

Depois do sucesso no lançamento em Tubarão, quando mais de cem livros foram autografados pelo autor César do Canto Machado, também bombou na Feira do Livro de Florianópolis a obra esportiva Hercílio Luz Futebol Clube _ Vida e Glória do Leão do Sul, foi a mais vendida no estande da Unisul. O bom resultado mostra que é possível, sim, se falar do futebol catarinense em livro e ter uma boa procura.

Um resgate importantíssimo feito pelo autor. Tomara que ele nos brinde com mais obras deste nível e importância. Ah, e sem esquecer o Hercílio Luz, clube tradicional, que precisa se reerguer. A rivalidade em Tubarão não pode adormecer. É dela que a cidade vai beber para voltar aos bons tempos no futebol.

Surfe

Devido às chuvas, o evento de surfe radical que aconteceria hoje, na Praia Brava, no Norte da Ilha, na Capital, foi transferido para amanhã, no mesmo local, a partir das 10h. O Expression Session Surf, que faz parte da programação do Floripa Tem, vai reunir Teco Padaratz e Guga Arruda, dois dois maiores nomes do esporte, para uma disputa de manobras radicais nas ondas da Praia Brava.

Teco foi bicampeão do WQS, divisão de acesso à elite do esporte, em 1992 e 1999. Já Guga participou de etapas do WCT em 2006 e 2007 e figurou entre os melhores do país.

Memória

Vejam a equipe do Figueirense (foto do post), posando para a foto antes do clássico número 97, em 15/11/1954. No detalhe, a camisa listrada horizontal. Na foto, em pé, da esquerda para a direita, Mafra, Trilha, Vico, Aníbal, Hélcio, Laudares, Geraldo, Ney e Wilson. Agachados: Plácido, Julinho, Pacheco, Araújo, Danyr, Ayrton e Altamiro.

Contra-Ataque

BOCÕES _ Os bocas grandes do futebol brasileiro aproveitam o final de ano, a falta de notícias sobre futebol dentro de campo e deitam e rolam. O que pinta de coletiva cujo o papo é totalmente sem conteúdo é uma grandeza. As mais recentes foram de Ronaldo, Romário e Edmundo. De Ronaldo, mesmo, o papo chegou a ser um desrespeito à inteligência do torcedor. A frase “infelizmente do meu peito não sai leite”, proferida pelo atleta, dá a dimensão de por onde transitaram as ideias.

PARCERIA _ A lista de discussão Finet, que costuma ser bem informada das coisas do Figueirense, fala muito na possível parceria do clube com a empresa BIS, que pertence a José Carlos Lages.

Logo, se realmente a parceria guardada a sete chaves for esta, será algo apenas formal, uma vez que, na prática, já existe. E, convenhamos, este ano não deu certo.

FERA _ O surfista Dê da Barra, um dos melhores do Brasil em ondas grandes, já partiu para mais uma temporada de inverno no Havaí, onde estão os maiores surfistas do mundo neste época do ano.

O ilhéu fechou parceria com o amigo Rico Grunfeld, da Confraria das Artes, para se aventurar no town in, modalidade no qual o surfista é rebocado por um jet ski para entrar nas ondas. Dê, natural da Barra da Lagoa, em Florianópolis, surfou a maior onda registrada no Brasil: 16 metros na praia do Cardoso, no Farol de Santa Marta, Sul catarinense.

PREPARADOR _ Depois de uma passagem pela Seleção da Jamaica e participação no Congresso Internacional de Futebol, o preparador físico e fisiologista José Alexandre Monteiro (Zeca) também esta na Ilha, aguardando propostas para 2009!.

O telefone para contato é (48) 84055637.

 

Aqui, as opiniões dos blogueiros em posts anteriores, selecionadas para o impresso. Quem ainda não apareceu, dois que apresentei na lista, aparece no domingo ou na segunda-feira.

Jair (Criciúma)

“Apesar de torcedor do Tigre, admito um favoritismo que há muito tempo não se vê num início de campeonato em Santa Catarina, como ocorre em 2009 para o Avaí. No ano que terminou, o Avaí tinha o melhor time, alguns tropeços e arbitragens desastrosas tiraram o título, portanto, o favoritismo não garante a conquista, principalmente em se tratando de Catarinense. Quanto ao Criciúma, espero que faça um bom regional e volte à Série B já em 2009.”

Jackson (Itapema)

“Vejo com muito bons olhos como o Avaí vem conduzindo este final de temporada e início da próxima, está mantendo boa base, fazendo alguns bons negócios, como a venda do Jef Silva para a Ucrânia, empréstimo de alguns jogadores do clube, como Batista, Abuda, Jandson, e trazendo bons jogadores e com o mesmo perfil do início do ano passado, pouca badalação, e que darão resultado dentro de campo.”

Juliano (Tijucas)

“Sobre o Davi, sinceramente, acho que ele vai encarar muito bem este desafio, o Avaí foi muito inteligente ao trazê-lo, pois se três jogadores do Bragantino eram acima da média, o Avaí trouxe um deles, o outro, que é o Pará, ainda pode vir também, e o atacante Nunes, que deve muito seus gols ao futebol de Davi e Pará. Fique de olho neste cara, pois joga muito, pode não dar a mídia do Ronaldo Fenômeno, mas dentro de campo vai dar muito mais resultado.”

Adilson Batista (São José)

“Meu xará é um grande treinador. Geralmente quando o cara já era um grande líder dentro de campo, como foi o caso do Adilson e do Silas, por exemplo, a tendência de ser um bom técnico é grande, e o Adilson, em suas entrevistas, sempre demonstra ter muito carinho pelo Avaí, que foi quem realmente projetou sua carreira como treinador. Hoje estamos bem servidos com o Silas, mas quem sabe em um futuro não tenhamos meu xará de novo no Avaí.”

Cadu (Palhoça)

“O Avaí que subiu à Série A, o time do Estreito foi rebaixado e a mídia só fala dos “maravilhosos” 13 juniores que estão subindo, quanto cacife junto à mídia tem esse tricolor do Estreito, não?” 

Postado por Marcos Castiel

Bookmark and Share

Comentários (15)

  • paulinho melo diz: 3 de janeiro de 2009

    sobre essa molecada do figueirense q ta jogando a copinha em SP..se alguem se destacar vao deixar pra subir para o profissional ano q vem tbem?…seria o mesmo erro…

  • glaiton santos diz: 4 de janeiro de 2009

    Maiquel Felpis, eu também vejo dessa maneira, não to nem ai de ir ao Scarpelli na segunda feira, mais é um absurdo a cbn ter um avaiano como comentarista, que no ano passado falou horrores da pré temporada do Figueira, e muito mais o bem é que a lingua não tem osso, e só pra lembrar o time do avai parece ser o favorito pro estadual, mais pra mim só parece, esperaaaaaaaa…

  • Fabio diz: 3 de janeiro de 2009

    Castiel sobre a Série D, a CBF não aprende e fazer uma primeira fase com grupos de 5 equipes, imagina na última rodada da primeira fase os arranjos de resultados que podem acontecer(se lembram do episódio do Marcilio Dias ano passado?). Para evitar isso deveriam colocar mais 8 equipes e fazerem grupos de seis equipes. Assim todos jogariam no mesmo dia e horário e os problemas não seriam tão graves com todas as equipes em iguais condições de classificação.

  • glaiton santos diz: 3 de janeiro de 2009

    Castiel porque botaram o jogo do Figueira na segunda feira, seria porque a RBS é gaucha e avaiana? não me importo muito com isso não, mais não vi o Miguel falar nada se fosse o time dele seria um escandalo.

    Nota do editor: sinceramente, Glaiton. Esperava de um blogueiro como você um pouco mais de evolução na argumentação. Esta é digna daqueles que escrevem aki, blz, vc, hj e não sustentam nem uma frase de tão vazias. Em consideração a você, vou relevar a parte xenófoba. A outra, quanto à torcida pelo Avaí, ligue para o clube e pergunte o porque do jogo na segunda. Conforme a resposta que você receber, talvez eu me manifeste.

  • Maiquel Félpis diz: 3 de janeiro de 2009

    Sinceramente, eu não acho ruim jogo as segundas as 20:30. Acho infinitamente melhor que jogo as 22:00 após novela e big bost*.
    Agora, tem que ver como é que vai ficar a questão da transmissão do campeonato. O negócio tá na justiça e tá enrolado.

    Glaiton, em relação ao citado comentarista torcedor, acho que tá faltando um contraponto mesmo. Tinha que ter um comentarista torcedor alvinegro também. Ainda bem que nós temos o maior poder de escolha. Basta usar o dial e pronto.

  • Ademir diz: 5 de janeiro de 2009

    Time de segunda tem que jogar na segunda, e não reclamar.

  • roberto diz: 4 de janeiro de 2009

    Castiel é lamentável como você se desvencilha de comentários que vc considera delicados opinar (rbs,diretores de clubes etc.)o teu modus operandi tem sido atacar o blogueiro e substimar o comentário ou a pessôa,te orienta ou caia fora,imprensa não é lugar para covardes.Sair pela tangente é muito fácil.

  • Doris diz: 3 de janeiro de 2009

    E o desmonte do Avaí? Agora vão ver como a porca torce o rabo!

  • SEU CUNHA diz: 4 de janeiro de 2009

    Goleiros – Martini, Paes e Diogo Zagueiros – Rafael, Turatto, Emerson e Fábio Fidélis Laterais – Ferdinando, Volantes – Marcos Winicius, Bruno, Meias – Odair, Marquinho, Gustavo e Hegon Atacantes – Evando, William, Rafael Costa e Thiaguinho. Olhem bem e vejam que o Avai tem uma bela base. Parem de falar asneiras, reconheçam uma bela base para inicio de ano eu acho e tenho certeza de quem conhece de futebol também. Ou alguém acha que o Castiel iria dar essa bobeira, não né, ele conhece.

  • Juliano diz: 5 de janeiro de 2009

    Que ibope grande que temos heim, os caras estão falando até que conhecem a espinha dorsal do time do Avaí, tebol, acompanhavam mesmo os jogos do melhor time de Santa Catarina, parabéns por ter o bom gosto de ver o bom futebol, diferente do time que só tomou goleada e envergonhou o trabalhador povo catarinense, com um time frouxo, fraco e despreparado.

  • glaiton santos diz: 4 de janeiro de 2009

    Um sonha com Adilson Batista no avai, o outro está com ciumes dos juniores do Figueira, será que já é uma demonstração do chorororo versão 2009….

  • João Bolão diz: 4 de janeiro de 2009

    Doris, quantos desses jogadores do “desmonte” são titulares?

  • glaiton santos diz: 3 de janeiro de 2009

    Castiel talvez eu tenha forçado no comentário, mais falei mesmo pra causar polemica, sei que nem sempre a maioria está certa, mais no final de ano foi só isso que escutei dos Alvinegros e o que eu falava é que o Figueira queria ganhar mais um dia de preparação, mais não fica magoado não, é que não consigo mais escutar o Bairrista do Miguel e tantas criticas que ele já fez a FCF por coisas bem pequenas em horário nobre, um abraço e sei que tudo que ta vindo pro Figueira é pro bem dele.

  • Zé da Pomba diz: 3 de janeiro de 2009

    Sobre o POST “Uma luz na C e na D”, Zé da Pomba informa que já tem seus dois TIMES de preferência ali. TORCE para UM da “C” subir para “B”; E igualmente TORCE para outro da “D” subir para “C”. Quer porque quer que TODOS não queimem ETAPAS, ou seja, que não ENTREM pela janela. NÓS vimos o que deu com o FIGUEIRA né? Como somos infinitamente pequenos diante do UNIVERSO esportivo, o IMPORTANTE, creio, é manter a VIDA em perspectiva, não tem! Agora, na “B”, torço para o FIGUEIRA, sempre ali.

  • glaiton santos diz: 3 de janeiro de 2009

    Castiel pelo que estou lendo o grande Favorito é o avai, mesmo porque estão na serie A, então eu só digo esperaaaaaaa…..

Envie seu Comentário