Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Previsões para o Estadual

04 de janeiro de 2009 58

Os blogueiros mais assíduos vão perceber que o texto desta coluna dominical não é inédito. Apenas foi repaginado para atender, também, os leitores do jornal, onde ainda não foi publicado.

Claro que fiz atualizações. Mas fiquei feliz ao ver que, ao republicá-lo, não precisei alterar as previsões iniciais. O que significa que caprichei no original.

Quem já leu e debateu, dê um desconto. Quem ainda não tomou contato com o texto, concorde, discorde, mas lembre que previsão é previsão, está aí para ser tão confirmada quanto dilacerada pela realidade.

Vamos à coluna. Na base, como sempre, os blogueiros que emplacaram, neste domingo, no impresso.

Previsões para o Estadual
O mundo do futebol ainda adormece dentro de campo. Pela frente, só a Copa São Paulo de futebol júnior, um pequeno aperitivo para a temporada. O noticiário é dominado pela movimentação extracampo dos dirigentes, e, pelo início da pré-temporada.

Para o torcedor, isso é muito chato. Bom é ver bola rolando. Mas, para a agremiação, ainda mais na era dos pontos corridos, cada vez mais sai na frente quem sabe planejar melhor seu início de ano.

Dois pontos que podem significar o fracasso ou o sucesso da temporada: uma boa base física e um grupo de jogadores escolhido de forma equilibrada e estratégica.

Seja para os clubes com mais poder de investimento, seja para aqueles com orçamento mais apertado.

Claro que aos clubes sem calendário nacional resta uma estocada nos estaduais e contar mais com a sorte do que com a competência. Foi o que aconteceu com a Chapecoense em 2007, quando ganhou o título.

Agora, para os times que jogam as séries A, B, C e D, planejamento é tudo. Ou mau planejamento é nada.

Avaí, na A, Figueira, na B, Tigre e Marinheiro, na C, e Brusque, na D, precisam ser espertos para prosperar. Numa primeira análise, o time a ser batido será o esquadrão do comandante Silas.

Aí vai um pequeno exercício de Mãe Dinah, versão Ano-Novo. Sem compromisso.


A briga pelo título

O favorito à conquista do título catarinense de 2009 é o Avaí, do competente Silas. Claro que são apenas teses jogadas ao léu em início de temporada. A prática pode desmentir. Mas há muito tempo que a nação azurra não começa com tanta esperança um ano. O fim do jejum de 11 anos seria a cereja no bolo para coroar a volta à Série A do Brasileiro.

Correm por fora

Figueirense e Criciúma, por tradição, e por necessidade de recuperação, vão apostar as fichas no regional. O Figueira, o último a se apresentar das férias, pode iniciar com problemas, mas sempre consegue atropelar no final. O Tigre, se tem uma coisa que já comprovou saber fazer, é reerguer-se após tropeços.

Gigante adormecido

Que um dia o Joinville voltará a ser grande, não há dúvida. Um estádio de primeiro mundo, uma torcida apaixonada e que nunca abandona o time, enfim, os ingredientes para fazer um clube competitivo estão à disposição. Falta, agora, a organização dos dirigentes para por em prática esta receita e, claro, o fermento de tudo isso, que é o investimento dos empresários da região.

Olho vivo

Dois clubes merecem muita atenção nesta temporada. O primeiro é o Brusque. Os dirigentes acertaram a mão, aprenderam com os equívocos e estão formando um time competitivo e que promete correr por fora.

O outro é o Marcílio Dias, clube com muita torcida e que às vezes tropeça em problemas internos. Mas que sempre tem potencial para surpreender.

Zebra

O Cidade Azul pertence à região de Tubarão, onde muitos times de alto nível já foram montados. Contudo, a cidade enfrenta problemas para se unir e garantir que suas equipes tenham qualidade, seja o Hercílio Luz na segunda divisão, seja o Cidade Azul na elite. Até provem em contrário, o representante da Cidade Azul é a grande zebra deste ano.

Equilíbrio garantido

Atlético, de Ibirama, Chapecoense e Metropolitano, de Blumenau. Três clubes enxutos, bem administrados e que prospectam jogadores com muita competência. A Chapecoense brilhou recentemente, com o título estadual de 2007. Os demais buscam espaços.

São garantia de disputa equilibrada e de que, se algum grande bobear, pode lidar com o rebaixamento.


BLOGUEIROS QUE EMPLACARAM NO IMPRESSO DE DOMINGO
Marcos Souza (Curitiba)

“O Avaí não está montando um time novo, e, sim fazendo o mesmo que no final de 2007, mantendo uma boa base e agregando novos valores. Já sobre o Catarinense não podemos colocar o Avaí como favorito, geralmente apenas a qualidade não é suficiente para vencer este campeonato, outros fatores externos acabam sendo decisivos, infelizmente.”

Cunha (Florianópolis)

“Não tem como a gente não apontar o Avaí como franco favorito ao título de 2009. É o único que ficou com uma base forte, está trazendo jogadores estudados e nas posições que ainda estavam carentes. Para as outras agremiações resta correr atrás, ou, então, vão assistir ao Avaí e bater palmas.”

Márcio (Florianópolis)

“Estive no restaurante do Avaí no lançamento do livro sobre os 85 anos do clube. O presidente conversou com os torcedores, passando uma mensagem de muita confiança no trabalho realizado e que o Leão vem ainda mais forte pra 2009! As críticas feitas são infundadas, pois somente conversando com ele, pessoalmente, podemos ter uma ideia melhor do grande profissional que é o presidente Zunino. Torcedores avaianos, podem ficar tranquilos que o time será tão bom quanto o de 2008!!!”

Zé da Ilha (Florianópolis)

“Sobre a notinha Incrível, no Contra-ataque, qualquer semelhança com o que acontece aqui em SC não é mera coincidência. Enquanto o clube vencedor só leva pau, o perdedor, rebaixado, é só incentivo. Qualquer disse-me-disse é motivo para críticas ferozes e desabonadoras. Depois é só dizer-se “proativo”. O presidente Zunino já viu que não vai ter vida fácil mesmo na Série A.”

Postado por Marcos Castiel

Bookmark and Share

Comentários (58)

  • rafaalvinegro diz: 4 de janeiro de 2009

    Nego acredita que o Figueirense vai jogar o catarinense com 13 jogadores do junior, eles irão treinar no time de cima, depois de 15 dias uns 5 serão emprestados 6 voltam para o time junior e 2 ficam treinando no time de cima, desses 2 um será o Gustavo goleiro e outro deve ser o Ricardo volante, parem quem não sabe a copa SP e de jogadores até 18 anos, por isso esse 13 treinaram nesse começo de ano no time de cima.

  • Roberto diz: 5 de janeiro de 2009

    Impressionante… alguém com tamanha incapacidade e falta de conhecimento sobre futebol ter espaço em um veículo de comunicação tão importante… voçe poderia fazer um favor? Crie e escreva em um blog onde somente a torcida do Avai seja obrigada a ler suas besteiras… por favor!

  • Eduardo Medeiros diz: 5 de janeiro de 2009

    Sou alvinegro, freqüento o blog há muito tempo e peço que quem não sabe argumentar, ou não gosta das opiniões, que não entre, é uma opção…quem conhece o Castiel sabe que ele tem opinião…ou se discorda, ou concorda…nós que fazemos isso não precisamos conviver com quem não é democrático…

    Nota do editor: tem razão, eduardo, xingamentos não vou publicar. Aliás, já vinha fazendo isso. Se for só ataque ao blogueiro, vou eliminar. Publicarei somente opinões contrárias, nunca pessoais. Valeu pelo alerta

  • Alexandre Carlos Aguiar diz: 4 de janeiro de 2009

    Evidentemente que o Avaí é o favorito. Está na “onda”, manteve-se, sem mudar muito o elenco e tem no técnico Silas o seu grande articulador. Dizer que será campeão é outra conversa. Vamos com os pés no chão, jogando um campeonato extremamente difícil que é o Catarinense e respeitando a todos. Diferente de um certo clube rebaixado, cuja torcida ainda se acha.

  • marcel diz: 4 de janeiro de 2009

    Concordo c vc Roberto, que base é essa ??? Acho q o Castiel q dizer base area, de fato o aeroporto continua do lado da ressacola.

  • joaosousa diz: 5 de janeiro de 2009

    mais esse tal de glaiton realmente nao sabe o que é ciume mesmo, por que ciume mesmoé o que ele tem do avai que esta na sarie A e deve ser um desocupado sem nada a fazer se fose eu que estivese caido ficaria quiétinho mais sabemos que eles nao tem vergonha mesmo.cuidado figueiro na serie B

  • Alexandre Carlos Aguiar diz: 4 de janeiro de 2009

    O medo faz coisas, hein! Os caras estréiam a Copa SP com vitória e comentam o desempenho do nosso time, hehe. Esse som que estou ouvindo é UFA, ELES PERDERAM? É um som de alívio? Tudo bem, tudo bem, podem assistir ao nosso time jogar, não faz mal. Quanto a começar como sempre, se for tudo igual ao ano passado, tem um time aí que será rebaixado para a Série C, se seguir à risca. A propósito: cavalo paraguaio é aquele que começa bem e acaba mal? Foram campeões e, ao final do ano, foram rebaixados.

  • Doris diz: 4 de janeiro de 2009

    Começamos bem o ano: Figueira 2 x 0 e Avaí 1 x 2 na Copa São Paulo.

  • CABOCO SECADOR (O pé frio). diz: 4 de janeiro de 2009

    Lendo a coluna do amigo, fico a imaginar se não estarei prestes a perder meu posto de secador oficial dos times da capital.

    Estadual? Bem, vai dar Criciúma com certeza e esses dois mulambos vão comer poeira esse ano.

    Com relação ao resto do ano vai ser o seguinte.

    O Figueira vai ter sua melhor participãção em brasileiros de sua história…SERÁ 5º COLOCADO E EM 2010 finalmente veremos os 2 times da capital na mesma divisão, juntamente com o Criciúma que vai voltar pra B, igual ao Azaí.

  • Seu Cunha diz: 4 de janeiro de 2009

    Realmente o Avai é o grande favorito.
    Alguns vão que é pura soberba minha por ser avaiano. Então me apontem um time que esteja na frente do Avai em termos de elenco.
    Também quero dizer que não é por isso que o Avai já seja o campeão, nada disso. Apenas é o maior favorito por ter em seu elenco jogadores diferenciados dos demais clubes. Sem falar da revelação de Silas como grande treinador.

  • Zé da Pomba diz: 4 de janeiro de 2009

    “Mô” querido Castiel! Sobre o POST “A briga pelo título”, REALMENTE o favorito ao título do Catarinense de 2009 é o GLORIOSO – Avaíiii. E por que? Ora, pelo simples fato de ter um PLANTEL diferenciado dos demais clubes. Respeito o contraditório, mas, outra “ideia” (sem acento) distinta, acho engraçada. Veja! O Figuerira esfacelou-se e NÃO pode criar especttivas, impondo obrigações aos TORCEDORES. A questão NÃO é de fanatismo, nem de bairrismo, é de ignorância mesmo – cegueira. Ui! Ui! Ui!

  • Totonho diz: 5 de janeiro de 2009

    Acho que vou ter que desenhar, tem gente aqui que não entra nada na cabeça e tudo que o Rei o rincipe falam eles ficam repetindo igual papagaio.

  • Brócolis na segunda, em breve na terça…. diz: 5 de janeiro de 2009

    Ao vinicius, em lugar algum eu li uma declaração oficial de que o Avaí quer sediar a copa do mundo, e sim ser um lugar de apoio para alguma seleção que venha aportar aqui no sul do mundo.
    Em tempo, uma das obras imprescindiveis, para a realização da cop em SC, é a conclusão da vi aexpressa sul, ligando o centro ao aeroporto, beneficiando o TIME DO MANGUE, o AVAITINGA, O HAVAI, O AVAÍ…sei lá, são denominações que podem comportar a letra “A”…..e voces estão indo bem no campeonato para menores

  • Hugo diz: 7 de janeiro de 2009

    Se for analisar realmente a última temporada e os plantéis atuais, o Leão é o favorito sim, mas como vc bem lembrou Castiel na prática é outra coisa. Acho que o “B”rocolense este ano não rep resenta maiores perigos devido a baixissima qualidades de seus jogadores. Também acho que Edmundo em fim de carreira não seria a solução, muito menos um remédio. Este ano no catarinense boto fé também no Brusque que pode pintar como uma zebra. Na real bola de cristal todos acham que tem, é esperar pra ver.

  • André diz: 4 de janeiro de 2009

    O avai é o favorito teoricamente, mas n ganha ha 11 anos, entao sempre se fica com um pé atras. Acredito q o criciuma, mesmo na C, é q vai incomodar, nao pq foi rebaixado, mas pq perdeu os dois ultimos campeonatos em casa, a pressao para ganhar vai ser enorme.

  • Totonho diz: 4 de janeiro de 2009

    …continuando … e na lateral esquerda temos o Eltinho que é mais qualificado que o Jef e o Zé Rodolfo, portanto a base está mantida sim, quer gostem ou não.

  • Jair diz: 4 de janeiro de 2009

    Como já comentei anteriormente também acho o Avaí o grande favorito ao título, mas que o Criciúma já pensando em montar um time forte para subir novamente a B já este ano venha forte para o catarinense e não deixe o Avaí levar este título tão facilmente. O Figueirense só se refoçando muito no decorrer do campeonato, pois não tem nem time.

  • Totonho diz: 4 de janeiro de 2009

    Não posso dizer que concordei com no máximo 2 ou 3 jogadores do Avaí, agora manter a base não qu er dizer ficar com 100% da equipe. Vamos analisar por setores antes do Emerson machucar a zaga era Emerson e Turato, os dois continuam, a dupla de ataque Evando e Willian, os dois continuam, dupla de volante, Marcos Vinícius e Batista, saiu apenas Batista, meio campo Marquinhos e Valber, e qdo esse machucou Odair, saiu apenas Valber, lateral direita Maracanã e Ferdinando que permanecem, … continua

  • marcel/ para a imensa torcida azul diz: 5 de janeiro de 2009

    A 30 ANOS ATRÁS. DIRETO DO TÚNEL DO TEMPO. QDO O AVAI ESTEVE P ÚLTIMA VEZ NA ELITE. O Q ACONTECIA NO ANO DE 1979…FLORIPA: NÃO EXISTIA A TERCEIRA PONTE/PONTE HERCILIO LUZ AINDA NÃO INTERDITADA/PRAIA DA MODA: JOAQUINA/POINTS DA GALERA: BOATE DIZZY, BAR O ESPETINHO(ambos na beira-mar). PRESIDENTE DO BRASIL-GENERAL FIGUEIREDO (nesse ano aconteceu a novembrada em fpolis). CINE CECOMTUR (era o cine chic). NÃO EXISTIA SHOPPING EM FLORIPA.FPOLIS TINHA 180.000 HABITANTES.É INAUGURADA A RBS TV…..

  • Edson Nascimento diz: 5 de janeiro de 2009

    Conseguiram escrever tanta besteira em tão pouco tempo, além de colocarem um elenco que está longe de honrar as tradições do time do estreito, falando em tradição o barbudo da federação tem prejudicado muito ao Avaí para ficar tanto tempo sem títulos, aliás isso não é demérito pra ninguém, o figueirense já ficou 23, o avaí 13, só que essa animosidade da federação em relação ao Avaí não vai durar para sempre. E em tradição deve-se respeitar as cores azul e branca. Espero um bom papel do Brusque.

  • piricutico diz: 4 de janeiro de 2009

    depois esses avaianos não querem ser motivos de piada…agora tão se achando favoritos…sabe o q isso significa?..se eles não ganharem (DE NOVO) o catarinense o q vai acontecer?…vão ser gozados por todos(DE NOVO)..o time tah se desmontando e mesmo assim se acham o CHELSEA….AVAI,PIADA ETERNA!!!

  • glaiton santos diz: 4 de janeiro de 2009

    O Raul Plasmann em uma transmissão da Copa São Paulo falou que tem muitos garotos que podem jogar tranquilamente os Estaduais e a Série B, e concordei com ele vejo que o Figuera está no caminho certo, a Série A exige mais contratações, mais nas demais é fazer uma boa Base sem inventar muito, atletas jogando com amor ao Manto isso é muito importante.

  • Fran diz: 4 de janeiro de 2009

    Olá Castiel, um ótimo 2009 para você e sua família. Que aliás já começou muito bem, parabéns por ter sido escolhido para substituir o Roberto Alves, o que estás fazendo com muita competência. Você merece todo esse sucesso e reconhecimento. Quanto ao comentário do Zé da Ilha, sou obrigada a concordar com ele, tenho lido todos as reportagens e a sensação que dá, pelo tratamento dado, é que o Avaí está na série B e o time do estreito na série A. É impressionante. “Deixa o time trabalhar”.

    Nota do editor: Obrigado, Fran. Um excelente ano para você, sua família e para o clube do seu coração

  • Adilson Batista diz: 4 de janeiro de 2009

    Quero ver o clube rebaixado e perdedor vencer alguma coisa (Profissional) fora das Barbas do Doutor.

  • Jackson diz: 4 de janeiro de 2009

    Acho que a leitura do Castiel é perfeita, qualquer opinião diferente só pode ser movida a parcialidade de um torcedor, simples assim.

  • Juliano diz: 4 de janeiro de 2009

    Se permanecer com 8 dos 11 titulares não é manter a base, realmente eu não sei o que é manter a base de um time. O Avaí não só manteve a base do time, como manteve parte do elenco que tinha interesse que ficasse. Mesmo não concordando com todas as negociações, tenho que dar um voto de confiança a diretoria. Todos os 3 jogadores que sairam Batista, Cassio e Valber tem contrato com o Avaí, portando suas saídas tiveram compensação financeira, diferente de outro time ai.

  • Cadu diz: 4 de janeiro de 2009

    Castiel, a parceria do Cidade Azul, parece que é o CFZ do Zico, tanto que o Tiago filho do Zico está jogando lá.

  • Totonho diz: 4 de janeiro de 2009

    Na época da Copa Santa Catarina estavam falando que a parceria do Tubarão era com CFZ, Centro de Futebol do Zico, do Rio de Janeiro.

  • Totonho diz: 5 de janeiro de 2009

    Tá certo time rebaixado tem que comemorar vitória em jogo de guri pequeno pois o time de verdade, o profissional só fez papelão.

  • ANDRE “AMOR SEM DIVISÃO” diz: 4 de janeiro de 2009

    avaintiga favorito so para rbs…não ganham nada a muito tempo.kkkk

  • glaiton santos diz: 4 de janeiro de 2009

    Novos garotos já estão aparecendo na Copa São Paulo, então é a hora mesmo de usar quem já foi campeão, caso contrario o investimento foi em vão, e eu como um torcedor Fiel vou apoiar muito o nosso time em 2009, Força Figueira estamos juntos e juntos venceremos.

  • Totonho diz: 5 de janeiro de 2009

    Opa é festa na coloninha, ganharam um jogo de um campeonato para menores, ou seja até 18 anos, não oficial, pois não é organizado pela CBF, e estão tão eufóricos pela derrota do Campeão Catarinense de Juniores. Nem por isso vou tirar o valor da copinha, mas menos né, o time de vcs ainda está de férias.

  • glaiton santos diz: 4 de janeiro de 2009

    Tem um cidadão ai dizendo que a imprensa fala mais do time rebaixado, só que ele ta misturando as coisas, rebaixado sim mais perdedor não, pelo que eu sei o time que não ganha nada a anos é o time do mangue, e por sinal acho até que a imprensa deveria dar mais atenção ao atual campeão da Copa São Paulo que é a competição do momento, mais como o choro é livre e eles já são acostumados, acredito até que um ano novo não fez bem a eles.

  • Carlinhos diz: 4 de janeiro de 2009

    Só posts falando o Haway ué
    da uma disfarçada ao menos…
    querem que engulam o time amarelo na marra.. ninguem quer saber de haway!

    FFC – A Maior Torcida de Santa Catarina.

  • roberto diz: 4 de janeiro de 2009

    Alguém aí pode me dizer que base é esta que o AVAI está mantendo se:desmontou o meio campo,alterou a defesa,e emprestou atacantes? Esta conversa de manter a base é o grande engodo de todos os anos em todos os clubes para não serem criticados por venderem jogadores,me engana que eu gosto.

  • glaiton santos diz: 4 de janeiro de 2009

    Lendo mais uma vez o comentário acima de um avaiano começo a rir muito, primeiro ele ta com ciumes porque a imprensa está valorizando os juniores que subiram para o profissional do Figueira depois ele diz que o Zunino não vai ter vida Fácil, se me lembro quem sempre pedia a saida desse Presidente era a própria torcida deles, o o engraçado é que fazem esse tipo de comentário ganha um espaço nobre no DC e ainda criticam a imprensa rsrsrsr é de rir muito, enquanto isso eles choram muito……

  • Marcel/concluíndo diz: 5 de janeiro de 2009

    ….NO BRASIL: O PASSAT/OPALA(são os caros dos bacanas).SUCESSOS MUSICAIS(internacionail: Y.M.C.A. c/ Village People, nacional Lady Zu c/ A noite vai chegar). NO CINEMA OSCAR PARA: KRAMER VRS. KRAMER(c/Dustin Hoffman). NOVELA NO BRASIL: PAI HERÓI(c/ Tony Ramos), A IBM BATE RECORD DE VENDAS C A SUA MAQUINA DE DATILOGRAFAR ELÉTRICA. FALCÃO NO INTER ELEITO O MELHOR JOGADOR DESSE ANO. MARADONA É LANÇADO PARA O FUTEBOL…. DEPOIS EU CONTINUO SE HOUVER INTERESSE.

  • Ademir diz: 4 de janeiro de 2009

    Castiel acho que depois do Avaí, outro favorito ao título seria o Brusque afinal além de Avaí e Criciúma é o outro único time catarinense com um título nacional, a recopa sul brasileira, conquistado ao final de 2008. Os outros só ganham catarininha.

  • Julio Cesar Fernandes (Avaiano) diz: 4 de janeiro de 2009

    O paulinho mello, do Avai, voce nao entende nada, deixa de se preocupar com o Leao, unico serie A do Estado, e comente sobre seu time, o rebaixense. Olha, as previsoes dos janelenses para o Avai, voltaram todas contra o time do estreito, entao, acho melhor voces ficarem calados. Qualquer nao arrogante e soberbo, reconhece que ja temos o melhor plantel para 2009 comparado aos Catarinenses, e somos favoritos sim, e so esperar e constatar. Urra leao !

  • rafaalvinegro diz: 4 de janeiro de 2009

    O plantel do Figueirense sem esses 13 jogadores é: G: Wilson e Dalton; LD: Anderson Luiz; Z: Bruno Perone, Bruno Aguiar, Rafael Lima; LE: William Mateus; V: Carlinhos, Roger, Leandro Carvalho; M: Rafael Ueta, Juninho, Jairo, Fernandes; A: Rafel Coelho, Bruno Santos, Edu Sales, Ricardinho. Ou seja 18 atletas, mais o Gustavo Goleiro e o volante Ricardo serão 20, mais umas 3 contratações que devem vir até o começo do campeonato fica 23, 34 atletas não existe e nenhum time do mundo.

  • Adriana diz: 4 de janeiro de 2009

    CONCORDO COM O JACKSON, O QUE O CASTIEL FALOU EM SUA POSTAGEM ESTÁ CERTO, MAS FAVORITISMO NÃO GARANTE NADA, ASSIM COMO OS OUTROS DOIS NA ESCALA DO CASTIEL PODEM FICAR BEM ABAIXO DE CLUBES DE MENOR EXPRESSÃO. ATÉ PQ EM CATARINENSE ESTAMOS MUITO ACOSTUMADOS A VER CERTAS COISAS ACONTECEREM, SEMPRE EM PREJUÍZO AO BOM FUTEBOL E PARA AGRADAR CERTOS INTERESSES. MAS BOLA PRA FRENTE NÃO A MAL QUE SEMPRE DURE E ESPERO QUE 2009 SEJA UM DIVISOR DE AGUAS E VOLTE A PREVALECER O ESPORTE NÃO OS INTERESSES.

  • marcel diz: 4 de janeiro de 2009

    Castiel, o figueirense fez sua estréia na copa sp com uma excelente vitória hj 2 x 0 sobre o marília. O Avai perdeu, normal isso não é novidade. Só para constar q como sempre largamos na frente.

  • Vinicius Soares diz: 5 de janeiro de 2009

    Acho engraçado o fato dos torcedores de um certo time do sul da ilha ainda terem esperanças de que o seu estádio será o escolhido para sediar alguns jogos da copa. Já está decidido pela Comissão Executiva(criada pelo governo), que o estádio escolhido para os jogos da copa é o do Figueirense. O projeto do Figueira é o mais elogiado por membros da comissão da Fifa, CBF, e o Ministro dos Esportes, visto que já tem contratos assinados com investidores privados para a execução de tal empreendimento.

  • Jean Moriarty diz: 5 de janeiro de 2009

    E que belo gol o do Robertinho do Figueirense. Emplacou o Globo Esporte com direito a elogios da bela Glenda. Comecamos o ano novamente emplacando bem na midia. Enquanto isso la no manguezal … . Tudo e questao de tempo ate a volta ao `status quo`. Aguardem.

  • cristiano pinheiro diz: 5 de janeiro de 2009

    vai toma no (…) castiel… dizer q a chapecoense em 2007 ficou campeã na sorte.. não assistiu os jogos filho da mãe… manézinho puxa saco!!! vcfd

    Nota do editor: Poderia te processar. Mas vou deixar a vida processar gente mal educada como você.

  • Peter diz: 4 de janeiro de 2009

    O Joinville merece o devido respeito. Qual a discriminação em sua coluna em não falar do JEC?

    Nota do editor: já esclareci este erro em nota abaixo e a nota, que saiu no impresso, já foi anexada ao post

  • Juliano diz: 4 de janeiro de 2009

    Só acho que geralmente não é o brocolense que atropela no final, mas sim que dão um jeito de atropelarem com o adversário dele no final. Alô dotô …

  • Marcos Castiel diz: 4 de janeiro de 2009

    Marcel (Florianópolis), Paulinho Mello (Florianópolis), Juliano (Tijucas), Alexandre (Joinville) e Totonho (Florianópolis) emplacaram na edição impressa de amanhã. Segue o dueto blog/coluna. Já tenho outros blogueiros para a edição de terça e continuo atento às opiniões para serem aproveitadas no DC.

  • João Bolão diz: 4 de janeiro de 2009

    Creio que o trabalho principal a ser realizado dentro do Avaí com relação às características de jogadores que vieram – ou ainda estão por vir – seria a identidade do atleta com o time entrelaçado à motivação. O Silas é um grande enaltecedor da motivação. Fez com que algumas peças evoluíssem num curto ínterim de tempo apenas trabalhando a parte da importância do jogador dentro do grupo. Na minha concepção, essa receita é infalível para o sucesso.
    Esse ano promete grandes notícias a nós, avaianos

  • paulinho melo diz: 4 de janeiro de 2009

    JULIANO..realmente naum sabes o q eh MANTER A BASE…base naum eh o time titular,e sim quem comandava o time,a ESPINHA DORSAL,como dizem por aih….essa espinha era o marquinhos,batista e valber,todos sabem disso.eles q FAZIAM o time jogar..

  • Alexandre diz: 4 de janeiro de 2009

    Daí, avaianada: viram o Globo Esporte sexta e sábado? Que time apareceu lá? O Avaí? É claro que não! Agora, vão dizer que a Globo é puxa-saco do Figueira?

  • decio sarda diz: 4 de janeiro de 2009

    Com relação ao teu comentario, coluna do Roberto,sobre a resposta do Ronaldo, acho interessante também que seja publicada a pergunta feita pelo jornalista. Vocês escrevem somente o que interessa. Se alguém me perguntar se eu iria cuidar do meu filho, se iria leva-lo ao peito, também responderia que não tninha leite.
    Para uma pergunta idiota, uma resposta igual.
    As manchetes de hoje são Ronaldo chega atrasado no treino! So faltou dizer que foi no treinamento.
    sardá

  • marcel diz: 4 de janeiro de 2009

    E qto ao avai largar na frente. Normal cavalo paraguaio sempre larga na frente. o q importa é q no final figueira levanta o caneco. O avai devia investir menos nas arbitragens ( campeonato passado jogou varias partidas c seus adversários terminando c 10 ou 09 jogadores). E investir mais no futebol. Talvez a base da arbitragem esse ano não o ajude tanto qto o ano passado. Apesar mesmo c mãozinhas ele se quer conseguiu chegar a vice. Medíocre.

  • Jean Moriarty diz: 5 de janeiro de 2009

    Apenas para corrigir os desavisados torcedores do hawaii, que talvez pela pouca idade e pelo pouco conhecimento sobre futebol (porque se o conhececem torceriam pelo mais vezes campeao e assim evitariam tanto sofrimento), Edson Arantes do Nascimento (sabem que e ele ?) foi campeao do mundo, eu escrevi DO MUNDO com apenas 17 anos. Menor portanto …

  • Tinoco de Oliveira diz: 5 de janeiro de 2009

    O Avaí conquistou o acesso a Série A, com justiça.Foi aclamado por todos. Agora os avaianos começam a chorar novamente. Não podem ver umaq manchete enaltecendo o Figueira e lá vem o chororô. Não sei se é complexo de inferioridade ou de megalalomania? Se liguem avaianos, há espaço para todos brilharem. Preocupam-se demais com o Figueira, será isso ódio ou paixão recolhida?
    Tinoco

  • Alberto Sasso diz: 4 de janeiro de 2009

    Castiel, estive de férias e sem internet. Podes me dizer que tipo de parceria o Cidade Azul tem? Eles trouxeram alguns jogadores conhecidos no RJ, como Marco Brito e Rocha (ex-Fla).

    Nota do editor: Para repassar uma informação bem precisa, tentei contatar nosso repórter, Marcelo Becker, lá em Tubarão, mas não consegui o contato. Tento mais à noite, do contrário, amanhã faço o levantamento com ele e, conforme a informação, faço uma nota na coluna. Abs.

  • LUCIANO GUIMARÃES diz: 4 de janeiro de 2009

    O Joinville não merece nem ser citado no seu texto sobre o prognóstico para o próximo estaudal Castiel? Você entende tudo de Campeonato Catarinense. Parabéns gênio!

    Nota do editor: peço desculpas por esta falha. Na realidade, na edição impressa tem um tópico somente para o Joinville, que, na transposição para o eletrônico foi esquecida. Reproduzo aqui para você o parágrafo e estou atualizando o blog com esta parte do texto. Foi uma falha terrível e peço desculpas. Aí está o texto, que já incluí no post:

    Gigante adormecido – Que um dia o Joinville voltará a ser grande, não há dúvida. Um estádio de primeiro mundo, uma torcida apaixonada e que nunca abandona o time, enfim, os ingredientes para fazer um clube competitivo estão à disposição. Falta, agora, a organização dos dirigentes para por em prática esta receita e, claro, o fermento de tudo isso, que é o investimento dos empresários da região.

  • Alberto Sasso diz: 4 de janeiro de 2009

    O Cidade Azul é o time que pode surpreender pelas contratações que foram feitas. Porém a garotada que foi campeão em 2008 da Copa SP pelo Figueirense, é sim uma base boa mesclando com jogadores mais experientes e que decidem, no caso Wilson e Fernandes. Mesmo mantendo alguns jogadores do ano passado, é complicado dizer que o Avai é favorito, porque um time que não ganha título a 11 anos não pode ser favorito. Resta ao Criciuma com mudanças na direção de futebol, revelar seus jovens jogadores.

Envie seu Comentário