Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Haja coração...e haja matemática!

25 de março de 2009 41

É chover no molhado a mobilização que a rodada desta noite vai provocar nos quatro cantos de Santa Catarina. Do Oeste ao Norte, do Sul ao Litoral, todos ligadíssimos, seja com televisão, pay-per-view, internet, radinho, ou no estádio.

Como sempre, logo depois desta loucura toda, aqui no blog vamos discutir à exaustão os jogos, as torcidas, a festa, o choro e as arbitragens.

Coloco abaixo a matemática da classificação. Muita gente ainda não entendeu a situação. Então, bem didático, destaco todos os detalhes. Não tem como não entender.

A matemática
Três clubes chegam à última rodada do returno do Estadual disputando duas vagas no quadrangular semifinal. São eles o Avaí, a Chapecoense e o Metropolitano, que podem conquistar o título desta fase e ainda levar de bonificação um ponto extra. Criciúma, campeão do primeiro turno, e Joinville, pelo índice técnico, já estão classificados.

Dos três que seguem na luta, o Avaí é o único que depende só dele na busca do ponto extra. Com 19 pontos, o Leão garante a vaga e a bonificação com uma vitória simples sobre o Metropolitano, em Blumenau. Mas um empate e, até mesmo uma derrota, também podem classificar o Avaí. Para tanto será preciso uma combinação de resultados (confira a situação no quadro com as chances do Avaí e no tópico critérios de desempate).

Já a Chapecoense e o Metropolitano terão um desafio maior. Ambos precisam vencer e fazer as contas a partir do regulamento. É que Metropolitano e Chapecoense estão empatados em todos os critérios no returno, inclusive no saldo de gols e números de gols marcados. O critério de desempate seguinte é o confronto direto, em que o time de Blumenau leva vantagem, 0 a 0 no turno e 2 a 1 no returno.

Entenda a situação de cada time
Criciúma
Garantido no quadrangular final pelo título do primeiro turno com um ponto de bonificação.

Joinville
Classificado pelo índice técnico, mas sem chances de conquistar o returno e o ponto extra.

Avaí
_ Vitória sobre o Metropolitano _ Coloca o time no quadrangular com o título do returno.
_ Derrota para o Metropolitano _ Pode se classificar pelo índice técnico, desde que a Chapecoense não vença o Joinville. Se o time do Oeste vencer, confira explicação no tópico “critérios de desempate”.
_ Empate _ É o suficiente para garantir a vaga pelo índice técnico. Para ficar com o título do returno com este resultado, a Chapecoense terá que ao menos empatar com o Joinville.

Chapecoense
_ Vitória sobre o Joinville _ Garante a vaga pelo índice técnico e o título do returno em caso de empate no jogo do Avaí e Metropolitano. Se o Metrô vencer, confira explicação no tópico “critérios de desempate”.
_ Derrota para o Joinville _ Tira a equipe da disputa pelo título do returno. Consegue a classificação pelo índice técnico caso o Avaí empate ou derrote o Metropolitano, sendo campeão do turno.
_ Empate _ Só garante a vaga pelo índice técnico se o Avaí for o campeão do returno. Neste caso, se o Metrô for campeão, o time perde a vaga para o azurra na classificação geral.

Metropolitano
_ Vitória sobre o Avaí _ Garante o time no quadrangular com o título do returno, desde que a Chapecoense não vença. Se houver vitória do time do Oeste, confira explicação no tópico “critérios de desempate”.
_ Derrota ou empate _ Elimina a equipe de qualquer possibilidade de classificação.

Critérios de desempate
Chapecoense e Metropolitano estão iguais em tudo no returno (número de pontos, vitórias, saldo e gols-pró). O critério de desempate seguinte é o confronto direto. Neste, o Metrô leva vantagem (0 a 0 no turno e 2 a 1 no returno). Portanto, vitórias com escores iguais, classificam o time do Vale. Placares diferentes, com mesma diferença de gols, vai prevalecer quem fizer mais gols, ativando o critério de gols pró. Saldos diferentes, ativa o critério de saldo de gols.
Se o Metrô for o campeão, portanto, a Chapecoense só entra pelo índice técnico se vencer o Joinville. O Avaí até pode classificar-se perdendo, desde que o time do Oeste não vença ou supere o Metropolitano nos critérios de desempate acima descritos.

Os rebaixados
_ Marcílio Dias, com 17 pontos, e Atlético-Tu, com cinco, estão rebaixados para a Segunda Divisão. As duas equipes não podem mais alcançar o oitavo colocado, o Metropolitano, com 21 pontos.

O regulamento
_ Os clubes disputam quatro fases: turno, returno, quadrangular e finais. Os campeões de turno e returno estão classificados para o quadrangular e lavam um ponto de bonificação. Os outros dois classificados são as equipes com melhor índice técnico.

Para a Série D
Vale somente a classificação do quadrangular para Chapecoense, Joinville e/ou Metropolitano (Brusque já tem uma vaga). Se um ou dois destes for à final, vale a decisão do título.


Mando de campo na final
Soma-se todos os pontos (classificação geral, ponto extra e quadrangular)

Ufa!!! Se faltou algo, mandem nas msgs e até a noite.

Postado por Marcos Castiel

Bookmark and Share

Comentários (41)

  • Marcio Shinderish diz: 25 de março de 2009

    Parabens para o Avai, mereceu vencer, passaram a mao no Metro num penalty nao anotado a favor do Metropolitano, mas tb passaram a mao no Avai anulando um gol legitimo do Evando q seria o 3 do avai, mas agora vcs vao vir aqui primeiro em Chapeco e nao se esqueçam do chocolate q vcs levaram aqui heim!!!! Da-lhe Chapecoense, unico time q nao se vendeu para beneficiar o Avai, pq o Joinville eh vendido!!!

  • Paulo diz: 25 de março de 2009

    Amigo, você está equivocado e o meu comentário está certo. Veja o que dispõe o regulamento: Art. 11. Ao término da … 2ª… Fase,… no caso de duas ou mais associações terminarem empatadas em número de pontos ganhos, o desempate será estabelecido sucessivamente pelos seguintes índices técnicos: … IV – confronto direto, somente no caso de empate entre 2 (duas) associações; O Parágrafo único se aplica apenas ao empate para a classificação geral (soma da 1 e 2 fase) e para a 3 fase.

    Nota do editor: sua argumentação faz sentido, por tratar-se do returno. Contudo, o regulamento é omisso neste caso e a FCF não entende assim. Para sorte de quem redigiu, sob sua ótica, ou sob a ótica da entidade, dá no mesmo, como você disse, o Metrô venceu em qualquer caso…mas foi sorte…tivesse a Chapecoense vencido no turno e rolo estaria feito…

  • Mario L. Nascimento diz: 25 de março de 2009

    Castiel, concordo com o Paulo quando diz que o Metrô tem a vantagem. O empate entre ele e a Chap, se houver, será no 2º turno. Não está 100% claro no Cap. IV, mas deve valer o confronto apenas nessa fase e não a soma das 2. O que você postou seria para empate na soma dos 2 turnos, que não seria o caso. A confusão é fruto de um regulamento impreciso e incompleto, além da aberração de os pontos extras poderem ir para o 6º e o 8º colocados . Tenho mais observações, mas o espaço é muito pequeno…

    Nota do editor: impreciso, ou não, a vantagem no confronto direto, pelas duas interpretações, é do Metrô, para sorte de quem redigiu

  • carlos diz: 25 de março de 2009

    Castiel,por favor faz um post do time da barbie,pra eles comentar,coitados,não tem time,tem que ficar torcendo pra time do interior,pobre infelizes!Alguma coisa com moda,vestido,parada gay,ou hospital ,qualquer coisa que não seja futebol ,porque isso eles não tem,e hoje pode secar,porque vai dar Avai!Chorem bando de barbyes,mundiça!

  • Fernando Avaiano diz: 26 de março de 2009

    Marcio, ninguém que o mal do Metro, mais o time tem que ter o campo de futebol em condições. O Sesi só serve para aquelas peladas de funcionários, para clubes que se dizem profissionais, tem que ter coisa melhor. A propósito, Blumenau é uma cidade rica que podia com tranquilidade construir um campo/arena em melhores condições. Abç.

  • Felipe diz: 25 de março de 2009

    Castiel, o regulamento é tão esdrúxulo que tanto uma vitória quanto uma derrota da Chapecoense podem beneficiar o Avaí. São tantas contas que a gente vai ter que assistir o jogo com calculadora na mão, caso o Leão esteja perdendo.

    Nota do editor: é o problema do formulismo. Os clubes não aprendem. E, pior, reclamam de inustiça, depois, de algo que eles mesmos aprovaram 

  • robson diz: 25 de março de 2009

    quero avisar ao amigo do litoral que se o avai perde e a chapecoense ganha o avai ta fora. dalhe verdao do oeste e metro

  • Marcio Shinderish diz: 25 de março de 2009

    PASSARAM A MAO NO METRO, NAO DERAM PENALTY CLARO

  • odilon monteiro diz: 25 de março de 2009

    na minha opinião, se o metropolitano ganhar do avai por 3×0 e chapecoense ganhar do joinvile por 4×0 o meu avai entra no quadrancular final, obrigado, avai campeão.

  • Marcio Shinderish diz: 25 de março de 2009

    Jah querem arrumar desculpas pra tirar o Metro fora do quadrangular citando o numero d lugares disponiveis para os torcedores vizitantes em Blumenau, tenho q escutar essa avaianada malhando o Figueira pq o msm caiu p/ serie B, sendo q qdo o Avai jogou na A eu nem tinha nascido e faz 11 anos q nao ganham nada, ainda tenho q aturar tb os Bvaianos falarem q o Figueira tem q torcer para time do interior, q eu saiba o Bvai tem q torcer pro JEC ganhar da Chapeco ou estou errado? Pq do Metro nao ganham

  • glaiton Santos diz: 25 de março de 2009

    Arrumaram uma expulsão para o time do mangue ficar mais tranquilo, cuidado pessoal do interior, a arbitragem voltou a atacar.

  • glaiton Santos diz: 25 de março de 2009

    Lucas é disparado melhor que o MERDina, com o time do Figueira ele ta fazendo milagre, a sorte do MERDina é seu empresário e a imprensa avaiana que fala mais do que ele vale.

  • Paulo diz: 25 de março de 2009

    Quero avisar ao amigo de Chapecó que a Chapecoense tem que torcer para o Avaí empatar ou ganhar do Metrô, caso o Verdão do Oeste não ganhe do JEC (o que não é tão fácil), pois se o Metrô ganhar do Avaí e a Chapecoense não ganhar do JEC quem dança é o time do Oeste.

  • Lili diz: 25 de março de 2009

    Para quem não acreditava… É isso aí, VERDÃO!!! Parabéns, Chapecoense, FURACÃO DO OESTE!!!!

  • Luiz Valério diz: 25 de março de 2009

    Parabéns ao pessoal de Blumenau!
    Parabéns ao Metropolitano que dificultou ao máximo a vitória do Avaí – mostrou um grande futebol.
    E parabéns para a Nação Avaiana, a maior, a mais querida. Uuuuuuurra Leão!!!!

  • jonecir diz: 25 de março de 2009

    Pô meu, nunca um clássico como Figueirense x Criciuma foi tão sem importância como esse de hoje, e tem gente que diz ainda que o futebol catarinense tem um nível baixo, pra mim esse é um dos melhores campeonatos dos ultimos tempos, todos os 4 do quadrangular tem plenas chances de ser campeão.

  • Ademir Allysson diz: 25 de março de 2009

    Tá tudo bem explicadinho Castiel.Vou pro Scarpelão ver o mais vezes campeão,levar um radinho e torcer pros times que trazem a cor da esperança em seus uniformes.Não é questão de secar não.É que costumo torcer para os times que ficam mais pertos do Scarpelão.E como Chapecó e Blumenau ficam mais perto que a Ressacola, vou ficar na secação(quer dizer torcida) pelos dois “times amigos do interior”.Um abraço!

  • Giovanni Ramos diz: 25 de março de 2009

    Castiel, o Avai se classifica…em segundo lugar no índice técnico, porque a Chapecoense não ganha em Joinville. O returno vai ficar em Blumenau mesmo!

  • Ricardo Jacques diz: 25 de março de 2009

    Amigo Castiel, Não serão somente nos quatro cantos do estado…. pela internet tem gente em todo o mundo ligado… a nação avaiana eh grande!!!!! Eu mesmo hoje estarei acompanhando via internet o Jogo do Sesi e vibrando pelo Avaí….. Abraço!!!

    Nota do editor: pertinente colocação. Restringi, inadvertidamente, o universo de internautas que, por óbvio, é de amplitude global. Pena que não pude ir a Blumenau fazer o Cover it Live, mas vamos ver se rola no quadrangular e na final!

  • AVAI-lson diz: 25 de março de 2009

    “Jean Moriarty”
    Amador não, agora com certeza menos colorido… falta o time de rosa!!
    Também conhecido como SÉRIE B…
    de Barbies

  • Fernando Avaiano diz: 25 de março de 2009

    Jean, para com isso, acho que nem vc. acredita nisto que falou. O Figueira não se classificou, primeiro pq não soube montar um plantel, tinha um treinador ruim e por último pq não teve competência para se classificar ou pelo menos disputar o título. A propósito, ninguém esta sendo mais amador do que a diretoria alvinegra este ano, começando pela questão da exposição do vestidinho. Cara, permitir isto foi deprimente, queimou o filme nacionalmente, mesmo que se trate de uma brincadeira. Abç.

  • Paulo diz: 25 de março de 2009

    A matemática está certa, mas o Metropolitano leva vantagem no critério desempate com a Chapecoense pela vitória do returno. Mesmo que a Chapecoense tivesse ganho de 50×0 no turno, não ia fazer diferença, pois os critérios de desempate são apenas para o returno.

    Nota do editor: amigo, você está equivocado e o post correto. Veja o que dispõe o regulamento:

    Parágrafo único.

    Mais detalhes em

    http://www.fcf.com.br/competicoes/2009/div_principal/regulamento.doc?competicoes=1Na soma das 1ª e 2ª Fases (TURNO e RETURNO) e na 3ª Fase – QUADRANGULAR, caso venha a ser aplicado o disposto no item IV (confronto direto), considerar-se-á a soma dos dois jogos realizados entre ambas as associações, e, se persistir o empate, o desempate dar-se-á pelo maior número de gols marcados na casa do adversário.

  • Danilo Costa – Avaiano Nato diz: 25 de março de 2009

    oOo VAI PRA CIMA DELES LEAO…. humildade, pe no chao!!! mas vai sem dó. Atropela mesmo, é serie AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.

  • Eduardo Medeiros diz: 25 de março de 2009

    Pô,tive q ler 2 vzs para entender como o Avaí se desclassifica…acho q ñ adianta secar…dessa vez o leaozinho amarelo nem tentando fica d fora…

  • Paulinha diz: 25 de março de 2009

    tenho uma duvida… A Federação Catarinense tem alguma coisa com o aumento dos ingressos pro quadrangualar? nos dois turnos foi cobrado R$15,00 aqui em Joinville e agora vão cobrar R$25,00…

    Nota do editor: acho que existe um acordo prévio dos clubes, com valor mínimo para cada fase, feito antes da competição começar. No caso, não sei se é a FCF, ou a Associação de Clubes. Mas não tenho certeza se realmente há um acordo, vou verificar e esclareço mais tarde

  • avinegro de floripa diz: 25 de março de 2009

    o castiel, o leaçozinho não adianta fazer contas vai dar METRO 3X0, E CHAPECOENSE 2X0. E ADEUS SONHO, DIFICIL DE ACONTECER, OLHA E ISSO JÁ FAZ DEZ ANOS, E +10, ADEUS avaizinho timinho de 2.

  • Lobichomem diz: 25 de março de 2009

    Eu gostaria de saber,porque é que os bofes do time barbie estão postando aqui?o time de vcs ja morreu queridas…ou melhor,morreu não,virou purpurina.

  • MacGregor diz: 25 de março de 2009

    Venho aqui solicitar mais respeito por parte de alguns torcedores do figuera que usam este espaço para chamar o Avaí de “Real Madri ou Barcelona do Mangue”, dando a entender que o Avaí é o maior do estado, assim como Real e Barcelona são os maiores do mundo. Esse pensamento é ultrapassado, já que a espanha não é mais o maior futebol do mundo. Isso é da época que o figuera jogava a série A. Agora a inglaterra é o destaque. Então se quiserem comparar, que pelo menos chamem de Chelsea ou Manchester

  • Cristian Goes diz: 25 de março de 2009

    Nossa… espero q o Avaí vença ou empate prá não precisar fazer esse monte de contas… Mas, parabéns pelo post, ajudou a esclarecer…

  • Lucas diz: 25 de março de 2009

    Castiel, como que estão disponibilizando somente 300 ingressos pra torcida do Avaí, se o estádio (sem as arquibancadas improvisadas) tem capacidade pra 6200 torcedores, e de acordo com os meus conhecimentos seria necessário disponibilizar a torcida visitante no mínimo 10% da capacidade do estádio (no caso 700 / 620)?

    Nota do editor: A informação do blogueiro de Blumenau, de que o Avaí necessitaria fazer a solicitação com três dias de antecedência, para contar com 10% das vagas, era correta. Está no regulamento. Estamos verificando se o clube fez o pedido. Do contrário, o clube mandante pode dar o espaço que quiser.

  • Zé da Pomba diz: 25 de março de 2009

    Castiel! Sobre o POST “Haja coração…e haja matemática!” quero registrar que vai ser um BELA noite de ALTO NÍVEL de futebol – capaz de causar INVEJA a turma COR DE ROSA. Dizem que o Tadeu 15 já está TOMANDO masuco de MARAcujá – é para ACALMAR Castiel, pois, aprendeu na ESCOLA que contra força não há resistência. Meu informante diz ainda que NÃO é só um COPINHO, mas, ELE (TADEU) VAI tomar a JARRA TODA, em 90 minutos. Pode? Dá-lhe AVAI MEU LINDO. PRÁ CIMA DELES!

  • Fernando Avaiano diz: 26 de março de 2009

    Glaiton vai cuidar da tua mulher que deve estar sózinha em casa. Também, o cara vai torcer contra um time que nem é o dele e não comparece em casa. Daqui a pouco não da para reclamar do RICARDÃO. A propósito, o jogo do Figueira não era experimental, pq não usaram experimentalmente o baby doll. Ia ficar uma gracinha estes boiolas usarem tal vestimenta. ha ha ha. AZULÃO CAMPEÃO, vão ter que nos engolir rosados.

  • Rafael Petry diz: 25 de março de 2009

    No quadrangular aposto no Jec, tem uma grande equipe, acho que o Criciuma bobeou demais no segundo turno, espero que no quadrangular e Copa do Brasil venha forte. Na minha opinião o titulo do Catarinense fica em Joinville! Abraços!!!

  • Omar Avaiano diz: 25 de março de 2009

    O Castiel, o Avaí sente mais a falta do Marquinhos do que O Metro da ausencia do Acerola?( claro que o Marquihos é melhor, mas não é essa a pergunta)

    Nota do editor: entendi sua correlação. Acho que o Avaí sai perdendo mais

  • Avaiano com Fervor diz: 25 de março de 2009

    Hoje vai ter Leão Comendo Salsishon e Tomando Bier em Blumenau.
    Avai 4 x 1 Metropolitado, leão campeão e choroes no outro dia dando desculpa.
    Avante Leão…..

  • janco diz: 25 de março de 2009

    Castiel bom dia. Na verdade o Avaí só não se classifica se o Metropolitano vence-lo com a combinação de vitória da Chapeconse com placar inferior ao do metroXAvaí. Qualquer outro resultado o Avaí está classificado.Ex. Metro 01 x 0 Avaí e Chapecoense 2 x 0 Jvl = Xpcó Campeã do returno pelo saldo de gols ( 01 a mais que Metro) e Metro eliminado do quandrangular. jvl vencendo = Avaí classificado,Avaí empatando ou vencendo= Avaí classificado. Está correto a minha configuração?

    Nota do editor: sim, você só ratificou o que está escrito no post. Como estão iguais em tudo no returno – e o Metrô só entra se for campeão -, tem que vencer nos critérios de desempate da Chapecoense, obviamente superando o Avaí. Detalhe: no confronto direto o time de Blumenau leva vantagem. Portanto, escores iguais, dá Metrô. Você está certo na sua interpretação do exposto no post.

  • julio cesar fernandes ( AVAIANO ) diz: 25 de março de 2009

    Em 2008, foi uma tremenda injustiça o Avaí ter ficado de fora nas finais do catarinense; se isto acontecer este ano, é sinal que o fim do mundo está próximo mesmo. Urra Leão !

  • soda caustica diz: 25 de março de 2009

    NUNCA SUBSTIME A CAPACIDADE HUMANA DIZ O BOM SENSO.O JOGO DE HOJE INCLUI INGREDIENTES QUE ATENTAM P/ISSO,JOGO IMPREVISÍVEL,MAS O AVAI DEVERÁ MOSTRAR QUE TEM MAIS CONDIÇÕES DE VENCER,PELO MENOS PELA LÓGICA ATÉ ENTÃO.MAS FUTEBOL TEM LÓGICA?URRA LEÃO!

  • SEU CUNHA diz: 25 de março de 2009

    Tem BARBIE só esperando para comentar depois do jogo.
    Porque será? KKKKKKK
    Pior que ser Barbie é ser Barbie secador KKKKKKKK.
    Avai classificado para o quadrangular ou não já provou que é o melhor elenco de SC e dez vezes melhor que os Barbies.
    Só que eu digo o Avai estará no quadrangular.

  • Jean Moriarty diz: 25 de março de 2009

    Apenas uma constatação. Com a saída do Figueirense da disputa do título desse ano, perceberam como o campeonato ficou com cara de torneio amador ?

  • Fernando Avaiano diz: 26 de março de 2009

    Bem Marcio de Chapecó, podemos ter visões distorcidas de um mesmo ponto de vista. Eu por exemplo, podia ser induzido a acreditar que o Jec tenha intregue o jogo para o Verdão para prejudicar o Avai. Acho que não, seria uma atitude antipática e antidesportiva. Abç.

Envie seu Comentário