Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Obrigado, Fernandes. Esperamos por você

29 de março de 2009 39

Foto do Fernandes publicada no blog do Tainha/Carlos Amorin, divulgação

Sobre barca, leia o Tainha e o Gigante Alvinegro

Dois assuntos importantes do Figueirense que não posso deixar de tratar. Só falo deles neste domingo, com todo atraso do mundo quando se trata de internet, porque seria sacanagem discutir o alvinegro em meio à rodada do quadrangular de ontem.

Mas estou a horas para escrever sobre estes assuntos e não consigo encaixar. Neste início de domingo, à espera do jogo da Seleção, e com os posts dos jogos de sábado em pleno debate, me parece oportuno.

Primeiro, faço um apelo público: para que a torcida e o Figueira esperem todo o tempo do mundo pelo Fernandes. Oremos, vamos concentrar forças positivas, não vamos desistir de acreditar na recuperação deste atleta.

Além de craque, de exemplo de profissional e de dedicação a um clube, é uma pessoa maravilhosa.

Que o Figueira renove seu contrato em qualquer circunstância.

Conto uma história:

Certa feita, naquela churrascaria na Beira-Mar, vizinha do Habibs, estava almoçando com minha família.

Meu filho viu o Fernandes na mesa ao lado e perguntou:

- Pai, é o Fernandes. Posso pedir um autógrafo?

- Claro, eu disse. O Bruno foi lá, o Fernandes o atendeu com carinho, deixou seu almoço, a atenção a sua família, sorriu, deu o autógrafo e disse:

- Obrigado pelo carinho – com um sorriso verdadeiro no rosto.

O Bruno não esqueceu. E de sua ingenuidade futebolística, até hoje me pergunta porque o Fernandes ta demorando para fazer um gol.

Futebol é mais que resultado, patrocínio, fanatismo. São seres humanos interagindo. Fernandes precisa entrar em campo novamente, pelo Figueirense, sob ovação do Scarpelli. Se não ocorrer, o Bruno, eu, a torcida alvinegra e o clube ficarão em débito com a magia do futebol.

Muito atleta profissional, com 1% do futebol do Fernandes, jogaria na Europa e na Seleção Brasileira.

Já passo dos 20 anos acompanhando futebol e quando me deparo com um caso destes, o destino impedindo um craque de brilhar, fico revoltado.

De forma egoísta, queria ter o direito de vê-lo distribuindo passes, cadenciando o jogo, chamando a responsabilidade, descobrindo espaços, tratando a bola com requinte e delicadeza, dom de poucos.

Ainda mais num caso sui-generis. Um atleta com espaço no exterior ou em qualquer grande clube brasileiro, mas que percebeu ser o Figueira sua casa e não cedeu a um mercado sem cores nem credo.

Quem errou neste drama? O clube. O atleta. Pouco importa. Médicos de Floripa (alguns dos melhores moram por aqui). Uni-vos por esta causa.

Ah, ia esquecendo. A segunda coisa que faltou comentar foi sobre a barca alvinegra. Os nomes eu nem trato, o blog do Tainha (clique aqui) e do Gigante Alvinegro (confira aqui) adiantam tudo com detalhes, é sacanagem querer competir com eles em informação quando o assunto é Figueira.

Mas não posso deixar de lamentar o desligamento de alguns juniores. Jogaram os garotos às feras num campeonato de gente grande como o Estadual, os garotos seguraram uma barra que muito marmanjo não aguentaria e, agora, pagam o pato. Lamentável.

Postado por Marcos Castiel

Bookmark and Share

Comentários (39)

  • Sergio diz: 29 de março de 2009

    Engraçado, ohh paquita é idolo la no mangue, ele ja foi campeao do que??? kkkkkkk

  • glaiton Santos diz: 29 de março de 2009

    Bom post e você está valorizando um cara muito bom e que te respeita e admira, o Tainha do Blog do Figueira no globo.com, Fernandes a exemplo do Albeneir é nosso idolo e ele vai se recuparar a axemplo do Albeneir, claro casos diferentes mais com boa recuperação, e também acho que os juniores passaram por um teste e agora voltando para a base podem usar essa experiencia muito bem, para um futuro estarem de volta.

  • Reinaldo diz: 29 de março de 2009

    Parabéns Castiel assumisse o teu amor pelo time da Barbie: “Obrigado, Fernandes. Esperamos por você”

  • O time do Estreito é Barbie diz: 29 de março de 2009

    Ah! Ah! Ah! Não desejo mal algum para o Cara, pelo contrário, que se recupere! Mas convenhamos, este ídolo está para o Barbiegayra assim como o Adilson Heleno está para o Avaí, ou seja, Ídolo do PASSADO!

  • glaiton Santos diz: 29 de março de 2009

    Idolo é Idolo não precisa mais jogar já fez historia e vamos respeitar o cara sempre, valeu pelos titulos conquistados Fernandes, e hoje para satisfazer a avaianada quero dizer que meu coração está Rosa, Rosa para lembrar essa mulherada linda que torce pro Figueira.

  • Leo diz: 29 de março de 2009

    Aí Joaquim.. Deves ser aquele que está na fila da loja da barbie esperando o teu vestidinho, né?

  • Marcello diz: 30 de março de 2009

    Ótimo post, Castiel. Em uma época na qaul jogadores milionários não fazem valer os seus salários e o peso da camisa que vestem (ex: seleção), Fernandes é um exemplo de profissionalismo e amor ao futebol. Eu tb aguardo para ovaciná-lo no Scarpelli. Força Fernandes!

  • Leo diz: 29 de março de 2009

    Filho aquele ali é o Fernandes que joga no Figayra. Vai lá e pede um autografo pra ele.
    Se ele perguntar o teu nome diz que é Marcos.
    Quanta babação. O cara ta no DM a menos tempo que o Ronalducho. O gordo já tá fazendo gol e o Fernandes só pegando praia.
    Tem gente comendo o dinheiro do timeco do além pontes e os tansos acham que ele tá dodói.

  • Zé da Pomba diz: 29 de março de 2009

    Castiel! Sobre o POST “Obrigado, Fernandes. Esperamos por você” tenho a dizer que apesar de torcer pelo GLORIOSO, desejo muito sucesso ao FERNANDES. Quanto a BARCA, convenhamos – ela tinha que passar mesmo. Ora! Estando desclassifucados no estadual, na segundona nacional “Série B” de portas fechadas, NÃO arrecadam nada MESMO. Meus informantes disseram-me que a coisa tá tão feia, que estão chupando prego para virar parafurso. TADEU 15 e tropa adoram isso. Ai eu Fujooo!!!!

  • Tadeu Kinze diz: 29 de março de 2009

    Fernandes reune todos os predicados essencias num ser humano: Humildade, educação, dedicação, honestidade, caráter e personalidade, qualidade estas que o tornaram o nosso ídolo maior. Força FERNANDES, pois ainda tens bala na agulha. O Zé dá a Pmba está doido para botar a mão no meu alopético, hehehe. TÔ FORA e fujo também.

  • Berloque Gomes diz: 29 de março de 2009

    Sou avaiano desde sempre, mas não sou fanáticoa ponto de não reconhecer os fatos. Ou seja, reconheço que o Fernandes é um grande jogador e que, em boa forma física, é titular em qualquer time do Brasil. Tomara que se recupere logo. Mas, caso se recupere logo, provavelmente vai jogar em algum time da série A. Por mim, bastaria atravessar a ponte!

  • Rodrigo diz: 30 de março de 2009

    Concordo, é um excelente jogador e, me parece, uma pessoa de bom cárater. Mas, seleção brasileira?? Aì, pegasse pesado, mô quirido!!

    Pra jogar na Europa e na Seleção, não basta ser simpático com crianças.

    Abraços,

  • Ideraldo diz: 30 de março de 2009

    Realmente o Fernandes é bem isso que vc contou nessa história do menino. No primeiro jogo da Copa do Brasil de 2007, a do vice campeonato, lá em Moça Bonita, quarta feira de cinzas, 40 graus a siombra eu estava lá, com mais um amigo quando morávamos no Rio. Ao término do jogo, na saída do vestiário ficamos mais de meia hora batendo papo com ele. Uma grande figura.

  • Marlon diz: 30 de março de 2009

    Castiel, lembro do Fernandes jogando a extinta Copa Sul-Minas, contra o América-MG, um jogo cheio de gol´s, no Scarpelli, onde ele, Fernandes, pintou umas obras de arte com chutes de fora da área. Bons tempos. Quando ele saia driblando, fazendo fila, e aparecia a oportunidade de chutar, era incrível como sempre acertava o gol ou a bola passava muito perto da meta adversária. Torço muito pela volta dele. E que os deuses do futebol olhem com carinho por esse craque. Vai voltar, tenho certeza.

  • Alemão diz: 30 de março de 2009

    É isso aí rafaalvinegro. Só pra ver o nível do time: um jogador tem 1/3 dos títulos estaduais do time. História curta de títulos, hein? Mas tem explicação:um time que conseguiu ficar 20 anos sem ganhar título estadual, acaba por concentrar as vitórias em poucos anos. Deve ser recorde no Brasil em se tratando de time considerado grande dentro de um estado. Mais uma para o memorial. E ainda falam do rival. Quem já ficou 20, não tem moral para falar de 11.

  • glaiton Santos diz: 30 de março de 2009

    Fernandes Eterno, e com certeza a BARRIGUEIRA que já fez um Bandeirão pro Albena, vai Fazer um pro Fernandes Eterno.

  • João Frederico H., Leite diz: 29 de março de 2009

    No FIGUEIRA, por falta de alguem que enten-
    da de futebol na $$$$DIRETÓRIA$$$$, fez-se o
    contrario do que é indicado, ou seja, fize-
    ram um time de MENINOS, com dois ou tres
    profissionais e conseguiu-se queimar ao in-
    vez de PROMOVER os garotos. A IMBECILIDADE
    sobrou, e o resultado foi o que vimos. O
    que importa é $$$$$$$$$$$$$.

  • joaquim diz: 29 de março de 2009

    Este tal de leoleão deve ser parente do leão lobo. Sujeito raivinha! Pessoas que perdem tempo na vida torcendo contra os outros, são dignas de pena. Deve ter dificuldade nos estudos, na vida profissional, sexual, esse pobre rapaz.São pessoas que põem o futebol acima de tudo. Provavelmente nunca leu um livro, não sabe nada de coisa nenhuma, só tem futebol na cabeça. E ainda teve azar de escolher o time errado, pois há muito não ganha nada.

  • MacGregor diz: 29 de março de 2009

    Força Fernandes. O estado todo deseja que retorne aos gramados porque todos gostam de ver o futebol bem jogado. Castiel: uma pergunta: Se o figuera está desde o início do ano cortando custos e reduzindo o orçamento, qual vai ser o impacto de ser eliminado do estadual já na primeira fase e perder a renda de até 8 partidas? É uma perda muito significativa ou simples de se compensar?

    Nota do editor: nossa, um tremenda perda. Quatro jogos com seu estádio lotado e duas possíveis finais são uma receita que ninguém abriria mão

  • Leo diz: 29 de março de 2009

    Mas nós avaianos também temos ídolos alvinegros…
    Asprila e Wilson mão furada( mais vazado do brasileiro 2008).
    São todos ídolos.
    O Jairo por exemplo é o principal ídolo do time do Vestidinho. Ele o Podrinho.
    E vê se essa torcidinha arranja uma grana pra levar o Fernandes num médico né!!!
    Só levar pra benzer não dá!!

  • JulioAzzurra diz: 30 de março de 2009

    Fernandes está lutando para tentar voltar.. isso é muito nobre e merece respeito… pessoalmente, acho que ele é um ex-jogador.

  • Leo diz: 29 de março de 2009

    Time pequeno é assim mesmo.. Ídolo parado a mais de ano e continua sendo ídolo por que não tem ninguem que jogue futebol no lugar dele. Nem te preocupa Marcos o Podrinho já esta voltando. Vai jogar mais uma partida e ficar mais uns quatro meses no DM, porque Floripa tem uma noite sem igual..
    Tem pai que é cego..

  • Leonardo diz: 29 de março de 2009

    Sou obrigado a comentar sobre esse post. PRIMEIRA VEZ que concordo contigo em tudo que escreves!Parabéns pelo post!Não teve deboxe e nem ironia!

  • Leonardo diz: 29 de março de 2009

    E pra torcia de pijama que adora ficar remoendo as coisas: PQ QUE VOCÊS NÃO COMENTAM DO EPISÓDIO DA SAUNA COM O ZELÃO E O MURILO EM 99????
    O caso do Jairo era brincadeira! Agora esse ai até aonde eu sei…

  • Ademir Allysson diz: 29 de março de 2009

    Show de bola o seu post Castiel.Traduziu com intensidade todo o sentimeno da nação alvinegra.Um camarada que joga muito,leve,sutil nos toques.Lembro quando ele no melhor da forma,pegava a bola pela esquerda e vinha cortando os adver´sários pelo meio,chegava na meia lua e chutava no canto.Fez alguns gols assim.Espero que a diretoria renove desde já com o maior jogador alvinegro que eu vi jogar.Um abraço!

  • Marlon diz: 30 de março de 2009

    Castiel, por favor, peço a RBS que faça uma edição com gol´s e jogadas do Fernandes no Figueira, para que possamos matar saudades de suas jogadas. Coloque no teu blog o link. Busque os gol´s da Sul-Minas também. Tem muita obra de arte arquivada. Valeu.

    Nota do editor: boa, vou sugerir…

  • José Roberto de Abreu diz: 30 de março de 2009

    Gostei muito do seu post.
    Sobre os garatos achei interesante devolve-los a base para se prepararem melhor para voltarem aos proficionais em melhor ocasião.
    Sobre o Fernandes concordo com tudo que falas e tenho muita Fé que ele volte a mostrar seu bom futebol no decorer da Série B 2009 e junto com os outros atletas levar o Figueirense novamente ao seu devido lugar na série A em 2010. Diretoria Alvinegra RENOVE JÁ COM NOSSO GRANDE IDOLO FERNANDES… Quem é Alvinegro é FERNANDES Sempre…

  • José Roberto de Abreu diz: 30 de março de 2009

    Ah e caso o Fernandes não volte a jogar acho que ele merece uma vaga na comição tecnica do Alvinegro. Um grande abraço FERNANDES. Torço muito por ti.

  • rafaalvinegro diz: 29 de março de 2009

    Para mim um cara que tem mais 1/3 de titulos do maior campeão catarinense só pode ser IDOLO. Antes o Fernandes de idolo do que um jogador que nunca ganhou nada

  • Alberto Sasso de Sá diz: 29 de março de 2009

    Castiel parabéns pelo post. Não é que eu não aceito críticas ao Figueira, mas esse sim foi um assunto que mereça destaque, que vai servir pra melhorar alguma coisa (nem que seja a auto-estima de um grande jogador). É que grande jogador é quem ganha título, quem realmente faz a diferença em decisões.

  • MacGregor diz: 29 de março de 2009

    Já me corrigindo na pergunta anterior, se o figuera fosse até a final, jogaria até 4 partidas a mais em casa.

  • Fernando Dutra diz: 30 de março de 2009

    Concordo com alguns blogueiros que acham muito difícil o Fernandes voltar, mas acho que o Figueira deve sim prestar todo o apoio ao jogador. Que ele trabalhe ao menos nas categorias de base, serviria pelo menos como exemplo, e que exemplo. Das estórias que contas de teu filho, tenho a “quase certeza” de saber para quem ele torce, e muitas vezes por tuas palavras acredito que nutres uma certa “simpatia” pelo mesmo clube. Apesar de muita gente falar ao contrário.

  • Victor Hugo diz: 29 de março de 2009

    Sou Avaiano mas desejo sucesso pro Fernandes. Só que espera ai Castiel, cara com 1% do futebol dele jogaria fácil na Europa e Seleção Brasileira? Acho que te empolgasse demais né? Acho que nem 200% do futebol dele chegaria a esse ponto, mas realmente joga muito e tem o status de ídolo por tudo que fez. Agora finalmente com esse post admitisse que torces pro tricolor do estreito, falando no autógrafo do teu filho. Demorou hein? Hahahaha

  • Marco Santana diz: 29 de março de 2009

    Alguns avaianos condenam estes post, mas na verdade é inveja, de o Figueira ter um ídolo do quilate de Fernandes, e o ídolo deles, é um (…) e enganador, com futebol mediano (em terra de cego quem tem um olho é rei)!! FORÇA FERNANDES, VC É O CARA!!!

  • O Analista diz: 30 de março de 2009

    Ano passado já achava que Gallo extraía leite de pedra com um time considerado limitado; porém, com jogadores como Cleiton Xavier, Marquinho, Felipe Santana, Fernandes e César Prates. No Catarinense 2009, o Figueira contou com jogadores da base sem condições técnicas, além de jogadores contratados que não deslancharam. Mesmo assim, R.Fernandes continua invicto, quase venceu Chapecoense fora, e dificilmente perderia p/ os outros 3 finalistas. Aguardemos, então, por boas contratações.

  • Fernando Avaiano diz: 30 de março de 2009

    Acho o Fernandes um grande profissional e que teve uma história de títulos no alvinegro. Mais o futebol não é instituição de caridade, é momento. O alvinegro precisa de jogadores e não de um que se encontra a mais de 1 ano parado. Que se de um cargo administrativo ou técnico para ele, mais o futebol já deu. Infelizmente ele não tem massa muscular para aguentar um jogo do jeito que é, apesar de ter sido um excelente jogador quando tinha condição de jogo.

  • Luis Felipe diz: 30 de março de 2009

    discordo completamente que os juniores pagaram o pato. eles nao sao mais crianças, tem de ser cobrados pelos investimentos que neles sao feitos, e nisso inclui a confiança que todos tem neles. para mim ficou claro que a intencao sempre foi dar mais experiencia para eles e se necessario trazer de volta a base para reforçar-los tecnicamente, caso nao emplacassem

    acho que tais distorcendo as coisas. eles tiveram oportunidade para se firmar, se o lucas conseguiu, pq eles nao? nao foi castigo

  • Guilherne diz: 30 de março de 2009

    não esta maisB conseguindo esconder o teu time…serie

  • Zé da Pomba diz: 29 de março de 2009

    Castiel! Tem blogueiro já admitindo que seu CORAÇÃO é ROSA, PODE ? Ai ó: Eu particularmente, nunca ouvi falar que existe CORAÇÃO ROSA, o que pode ser ROSA é o “FOREVER”, ou seja, o “FOGÃO” que se não raspar, é todo florido – tipo CORAÇÃO. Pois, agora!!! O do TADEU 15 é careca. É????

Envie seu Comentário