Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de maio 2009

Primeira derrota avaiana. Cenário complicado

31 de maio de 2009 240

A busca pela primeira vitória já virou obsessão. O Avaí precisa acabar com esta agonia de não encontrar um triunfo, seu primeiro na era da Série A, e, assim, ganhar confiança para o restante do longo e desgastante torneio.

Eis que contra o Internacional, no Beira-Rio, onde os visitantes serão triturados ao longo do torneio, oferecia-se o cenário perfeito para o “crime”. Não foi possível. O que veio, pior ainda, foi a primeira derrota. O 2 a 1 para os gaúchos deixa quase uma obrigação de sucesso diante do São Paulo, no próximo domingo, na Ressacada.

A noite era fria, com vento gelado, 8° C, o público pequeno, o adversário com os reservas. Nem Guiñazu pintou sequer no banco. Taison ficou no banco.

Os reservas, que já colecionavam três vitórias desta forma, uma delas contra o Palmeiras titular, emplacaram a quarta. Impressionante este desempenho colorado.

O jogo estava equilibrado até o gol de Thales, aos 15 minutos. O problema é que o Avaí não conseguiu se impor, ditar o ritmo do início de partida, concedeu ao Inter o direito de armar o jogo. E foi punido por esta falta de ousadia.

Após o gol sofrido, o jogo reassumiu as características de um futebol truncado, pouco agudo, de ambos os times. As peças de criação não encontraram o jogo. Principalmente Marquinhos, no Avaí, e Andrezinho, no Inter, embora este tenha carimbado mais a bola que o rival avaiano.

E neste futebol burocrático das duas equipes, quem teve mais uma chance clara de gol foi, novamente, Thales. Ou seja, o Avaí, com seu time titular, tinha que ter imposto mais dificuldades ao Inter. Não poderia ter uma atuação anestesiada como apresentou na primeira etapa.

Falta de armação determinou insucesso

No segundo tempo, um ritmo de jogo bastante parecido com o primeiro. O Avaí, contudo, veio com mais volume de jogo. Pelo menos deixou de ser ameaçado pelo Inter. Infelizmente, esta imposição avaiana não resultou em lances de perigo.

Antes dos 10 minutos, Maicon foi expulso. Levou o segundo amarelo. O que seria um excelente aditivo para o Avaí, finalmente, tentar encontrar os espaços que, até então, não conseguia, virou nada. Emerson também foi expulso, numa visível “compensação” da parte do senhor Nielson Nogueira Dias. Caseirinho. Só para variar.

Daí até Alecsandro marcar o segundo gol e sepultar as chances avaianas foi bem rápido. O restante da partida foi de um time sem recursos para criar chances de gol.

Conseguiu diminuir, perto do fim, de pênalti, com Lima.

A chave para a derrota foi Marquinhos não ter voltado com bom ritmo. O time se ressentiu da falta de um homem de criação.

Postado por Marcos Castiel

Bookmark and Share

O doloroso plano B

31 de maio de 2009 100

Acaba de morrer, agora há poucos minutos, em Nassau, a candidatura de Florianópolis a ser uma das 12 sedes da Copa do Mundo.

Crônica de uma morte anunciada. Inclusive com um retumbante furo de reportagem internacional protagonizado pelo Cacau Menezes.

Para mim, um momento muito triste da história não só do esporte catarinense, mas de todo o contexto social de Floripa.

Perdemos uma alavanca turística e de remodelação da infra-estrutura única. Uma visibilidade internacional inigualável. Perdemos o bonde da história.

Tínhamos a faca e o queijo na mão. Não soubemos montar o sanduíche para alimentar a fome política e técnica da Fifa.

Resta colocar em prática o doloroso Plano B. O de ser contemplado com uma seleção de ponta durante a preparação, quem sabe, na melhor opção imaginável, ter aqui a Argentina.

Mãos à obra. Não só Floripa. Joinville é outra forte candidata, pela proximidade com o Paraná.

Postado por Marcos Castiel

Bookmark and Share

Cartilha deste blogueiro

31 de maio de 2009 18

Um leitor, sucesso.

Comentário, dádiva

Crítica negativa, aprendizado

Crítica positiva, carinho

Ameaça, pena

Informação, jornalismo

Polêmica, dialética

Inovação, orgulho

Incompreensão, erro bilateral

Fonte, sopro vital

Respeito, princípio

Surpresa, objetivo

Erro, lição

Verdade, busca

Interatividade, vida

Passado, respeito

Presente, ???

Futuro, aberto

Moral da história: post é postado, lambari é pescado.

Postado por Marcos Castiel

Bookmark and Share

Não importa o que acontecer, já perdemos

30 de maio de 2009 213

Todos apostam que Florianópolis já perdeu. Que o anúncio de amanhã das 12 sedes da Copa do Mundo não vai incluir nossa Capital na festa máxima do futebol brasileiro.

Acontece que a cidade não comprou esta briga. Os cidadãos não abraçaram esta causa.

Infelizmente, por conta de desentendimentos menores, o bem maior ficou prejudicado.

Se não voltarmos os olhos e as ações para o futuro, o futuro se volta contra nós.

Mesmo que acontecesse uma surpresa e Floripa aparecesse entre as escolhidas, já teremos perdido.

Perdido a chance de unir os cidadãos da Capital em torno de seu bem mais precioso, o melhor lugar do mundo para morar.

Assim, continuaremos reclamando o acesso ao aeroporto. Da falta de outra ligação com o Continente. De um aeroporto maior. De mais cuidado e respeito com nossa fauna e flora. De um plano diretor mais inteligente. Mas, desunidos, continuaremos a ver nossa Floripa definhar. Muito amada, é verdade; mas pouco e mal cuidada.

Postado por Marcos Castiel

Bookmark and Share

Silas diz que fica

29 de maio de 2009 63

Esquentou a coisa. Zunino conversou com Silas. Mas o papo decisivo será entre quatro paredes/Roberto Scola

ATUALIZAÇÃO DO POST (19H)

O repórter Mauricio Frighetto obteve, com exclusividade, a informação. A proposta do Sport realmente balançou a relação de Silas com Avaí.

Mas o técnico vai ficar. Leia os bastidores completos na edição impressa do Diário Catarinense de amanhã.

Repito, a informação é quente. O treinador optou por ficar no Avaí. Inclusive, a resposta ao Sport teria que ser dada ainda hoje e foi negativa.

POST ORIGINAL

A declaração de Silas, reconhecendo uma proposta do Sport, que a CBN/Diário já antecipou em sua programação com exclusividade, antes do treinador reconhecer o fato, ainda não preocupava.

Porém, os fatos evoluíram de forma a fugir do controle ao longo desta sexta-feira.

Dá para dizer que o treinador está insatisfeito com algum tipo de situação interna. A admissão pública e o reconhecimento da proposta são preocupantes. É a primeira declaração de Silas em que ele admite algo que não seja seu compromisso absoluto e inexorável com o Avaí.

Silas vai se reunir com Zunino, oficialmente. Mas os dois já bateram longo papo informal. Acho que o Avaí chega a um momento delicado para seu futuro na Série A. Tudo vai depender desta conversa e dos esclarecimentos do presidente para com o treinador.

Aguardemos, pois, a sequência dos fatos, com atenção e apreensão.

Postado por Marcos Castiel

Bookmark and Share

Fernandes renova e já pode jogar

29 de maio de 2009 23

O craque estara, em breve, jogando pelo alvinegro/Hermínio Nunes

E o clube não coloca o jogador para dar coletiva

Uma notícia maravilhosa para a torcida do Figueirense. O ídolo Fernandes renovou oficialmente com o clube.

Já pode até jogar contra o Guarani, na sexta-feira, dia 5 de junho, no Estádio Orlando Scarpelli.

Está aí um grande motivo para uma nova mobilização da torcida. Estádio cheio, com mais de 10 mil, para aplaudir Fernandes e, quem sabe, superando o Guarani, voltar para as cabeças.

O ponto negativo foi o fato do atleta não ser disponibilizado para dar entrevistas.

Mais uma aula de como perder espaço na mídia. O assessor de imprensa, Gustavo, diz que o motivo dele não falar é “não criar expectativa ao torcedor de que ele vá estrear”. Pelamordedeus. Fosse assim, Ronaldo não daria mais entrevistas no Corinthians.

Postado por Marcos Castiel

Bookmark and Share

Crise de identidade: Criciúma azul

29 de maio de 2009 18

Uniforme azul no Criciúma? O clube adotou, como informa o blog Diário de Criciúma, uma enquete para saber qual a sua futura terceira camisa. E, entre as opções, estão duas versões em azul (confira clicando aqui).

Será que a agremiação começa a dar uma guinada às suas origens, quando ainda era chamado de Comerciário?

Alguma chance de o Avaí ganhar um novo parceiro azul e branco?

E os torcedores do antigo Metropol e do Próspera que aderiram ao Tigre, como vão se sentir?

Esta eu pago para ver. E na votação está apertada a diferença entre o uniforme todo preto e o azul.

Postado por Marcos Castiel

Bookmark and Share

Misto fervendo do Inter

29 de maio de 2009 84

Em família: cachorrinho olha Guiñazu correr. Em comum, os dois sabem morder!/Valdir Friolin

Para elucidar o enigma de como (ou melhor, qual) Internacional vai enfrentar o Avaí, domingo, no Beira-Rio, recorri aos colegas da Zero Hora.

Afinal, a esperança é bem grande de que o Avaí aproveite o cansaço pela maratona do Internacional, mais o foco totalmente voltado para a Copa do Brasil, e consiga a proeza de voltar de Porto Alegre com três pontos na bagagem.

A tendência é a utilização de um time misto quente mesmo pelo colorado gaúcho, embora tenha uma corrente no Beira-Rio que queira usar um reserva total, já praticamente descartada.

Mas o técnico Tite afirmou que “três pontos podem fazer falta na luta pelo título ou pela Libertadores no final da Série A, têm o mesmo valor agora ou no final do campeonato”.

Portanto, o treinador deve apostar no mistão turbinado, com os 12º e 13º titulares Andrezinho e Alecsandro. E Guiñazu, o cão de caça, vai jogar. Outra: a ordem para Guiñazu é marcar Marquinhos. Não deixar o Anjo Loiro jogar. E agora? Vai sair fumaça!

Nilmar, contudo, não vai ficar nem no banco. Se esta notícia é boa para os avaianos, tem uma ruim: a reserva contará, quase certo, com Taison, para ser utilizado no segundo tempo.

Três pontos, aliás, que, se obtidos pelo Avaí, serão virtualmente seis, nove, enfim, dada a certeza de que o colorado gaúcho, assim que voltar as baterias para a Série A, vai tirar pontos de muita gente boa.

Sempre bom lembrar que é interessante reforçar aos marcadores avaianos: com lealdade, com profissionalismo, mas duvido que os titulares escalados vão “entrar com tudo” nas divididas e arriscar a presença nos jogos decisivos da Copa do Brasil.

Portanto, virilidade, sem violência, mas com tesão nos lances que, tenho certeza, as divididas serão, na maioria, ganhas pelos atletas avaianos.

Postado por Marcos Castiel

Bookmark and Share

Os polêmicos rankings

28 de maio de 2009 72

Revista Placar mexe em vespeiro

 

Estava surfando os blogs avaianos e alvinegros para agitar os neurônios e vi um levantamento da revista Placar, feito junto a internautas, no blog Resistência avaiana que me chateou e, também, tem números bem polêmicos.

O motivo é o fato de nosso Estado ainda dar prioridade, pelo menos no levantamento da revista, a clubes de outras regiões.

Confira o resultado apurado:

1º) Flamengo, 16%

2º) Vasco, 14%

3º) Corinthians, 11%

4º) Internacional e Grêmio, 8%

6º) São Paulo e Avaí, 7%

8º) Palmeiras, 5%

9º) Criciúma e Figueirense, 4%

11º) Santos, 3%

12º) Botafogo e Joinville, 2%

14º) Atlético-MG, Coritiba, Fluminense e Paraná, 1%

 

Aproveitei, só por curiosidade, para dar uma passada pelos três principais rankings de clubes braileiros. Veja como está a situação:

Ranking da Placar (clique aqui e confira)

Tigre na frente, em 34º. Seguem Figueirense (37º), Avaí (40º) e Joinville (48º)

 

Ranking do Lance (clique aqui e confira)

Criciúma lidera na 22ª colocação. Seguem Figueirense (33º) e Avaí (35º). O JEC não aparece entre os 40 primeiros

Ranking da Folha de S. Paulo (clique aqui e confira)

Figueirense lidera, em 23º. Segue o Criciúma (25º). O ranking foi divulgado somente até o 32º, Avaí e JEC não aparecem. 

 

Ranking da CBF (clique aqui e confira)

Criciúma na frente, em 28º. Seguem: Joinville (33º); Figueirense (38º) e Avaí (43º)

Postado por Marcos Castiel

Bookmark and Share

Tudo normal na superquarta

27 de maio de 2009 45

Jogo no Beira-Rio foi previsível/Divulgação Vipcomm

ATUALIZAÇÃO DO POST (0H34MIN)

Acabo de chegar do Rio Tavares, sob chuva, vindo da casa do meu amigo Olavo Moraes. Lá vi o jogo do Internacional na sofrível narração da ESPN Internacional.

Os resultados da superquarta? Normais. Todos. Vai dar Grêmio. Vai dar Inter. Entre Cruzeiro e São Paulo, está indefinido. Deve dar Timão. Nada fora do script.

Troquei a foto do post. E vou dormir. Inté!

POST ORIGINAL

A final da Liga dos Campeões, comprovou: futebol, é futebol, Marketing e desfile de beleza, é outra bem diferente.

O europeu Cristiano Ronaldo, o modelo Cristiano Ronaldo, o boçal Cristiano Ronaldo, o mascarado Cristiano Ronaldo, este, é só imagem, como diz a música, é um filme mudo.

Futebol vem da África. Dos pés de Eto`o. E da América do Sul. Da cabeça de Messi.

O resto, é para inglês ver.

Mais na madruga, comento o resto da superquarta.

Postado por Marcos Castiel

Bookmark and Share